five pra one Publicado Dezembro 20, 2004 Share Publicado Dezembro 20, 2004 boas comprei a dois dias o teste de co2 o akilo diz me que o co2 esta bom para as plantas o que e estranho ja que o aqua e de 80 e tem la 3 peixes dois deles mt pequenos sera da bonba de ar que funciona dia e noite e que para alem de mistura o2 tb mistura todos os outros gazes existentes na atmosfera? abraços abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Dezembro 20, 2004 Share Publicado: Dezembro 20, 2004 Uma bomba de ar mete todos os gases em concentração de equilibrio na água...ou seja...O2...CO2...Azoto...etc...só que algumas plantas beneficiam de concentrações de CO2 na água muito superiores á concentração de equilibrio. Para além disso esses testes dão os resultados tambem de acordo com outros agentes acidificantes da água e não apenas o CO2. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Esgalha Publicado: Dezembro 20, 2004 Share Publicado: Dezembro 20, 2004 os testes têm indicado valor maximo de CO2... ou seja, supostamente ja tem demais por causa dos peixes... usamos turfa na agua. isso influencia? se influencia, entao o teste n tem qq uso certo? como ter entao, uma leitura correcta de co2? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Dezembro 20, 2004 Share Publicado: Dezembro 20, 2004 Aquilo é mais teste de pH do que outra coisa qualquer...se estás a usar a turfa para baixar o pH, deixa de usar...e mantem apenas o CO2....ai vai começar a dar valores mais correctos. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
af Publicado: Dezembro 20, 2004 Share Publicado: Dezembro 20, 2004 Injectar CO2 e usar uma bomba de ar de dia, anula a injecção de CO2. É como agitar a superfície da água. Sem a injecção de CO2 e com a bomba de ar é quase impossivel que o CO2 esteja bom para as plantas. De facto a leitura de CO2 pode fazer-se ou calcular-se a partir do PH ou do oxigénio ( variação entre o acender e apagar das luzes) e depende também de outros factores ( capacidade tampão, etc). Se as tuas plantas ( e não a bomba de ar) estão a produzir O2, então o nivel de Co2 está ok. À noite as plantas ( e peixes) consomem O2 pelo que é prudente ter a bomba de ar a funcionar. Se o PH oscilar muito pode ser prejudicial. Nos aquários que tive nunca usei bomba de ar e sempre injectei Co2 ( de dia e de Noite). Experimenta e está atento aos peixes. Fica bem Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
five pra one Publicado: Dezembro 21, 2004 Autor Share Publicado: Dezembro 21, 2004 boas entao bazicamente como eu trato o ph com turfa o teste de co2 para mim da da para nada correcto? n ha nenhum teste que meça co mm a concentraçao de co2 tal como ha para o O2? abraços abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Dezembro 21, 2004 Share Publicado: Dezembro 21, 2004 A questão é que o CO2 reage formando ácido carbónico...enquanto que o O2 ,se nao me engano, fica mesmo dissolvido na água...e por isso o teste é um teste de pH para o CO2 e teste de concentração para o O2. Pedro Alves Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Esgalha Publicado: Dezembro 21, 2004 Share Publicado: Dezembro 21, 2004 e ha algum problema em ter um sistema de CO2 ligado a um aquario que ja tem turfa para ser acidificado, ou n tem qq problema?? e tendo turfa ( ou seja, os testes n resultam ) como e que eu sei que e seguro meter um aparelho de co2, ou seja, como e que eu sei que n esotu a meter co2 a mais na agua?? n sera arriscado? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts