co2 na agua

five pra one

Recommended Posts

boas

comprei a dois dias o teste de co2 o akilo diz me que o co2 esta bom para as plantas o que e estranho ja que o aqua e de 80 e tem la 3 peixes dois deles mt pequenos

sera da bonba de ar que funciona dia e noite e que para alem de mistura o2 tb mistura todos os outros gazes existentes na atmosfera?

abraços

abraços

Partilhar nas redes sociais

Uma bomba de ar mete todos os gases em concentração de equilibrio na água...ou seja...O2...CO2...Azoto...etc...só que algumas plantas beneficiam de concentrações de CO2 na água muito superiores á concentração de equilibrio. Para além disso esses testes dão os resultados tambem de acordo com outros agentes acidificantes da água e não apenas o CO2.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me

os testes têm indicado valor maximo de CO2... ou seja, supostamente ja tem demais por causa dos peixes...

usamos turfa na agua.

isso influencia?

se influencia, entao o teste n tem qq uso certo? como ter entao, uma leitura correcta de co2?

smflogo.gif

Aquilo é mais teste de pH do que outra coisa qualquer...se estás a usar a turfa para baixar o pH, deixa de usar...e mantem apenas o CO2....ai vai começar a dar valores mais correctos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me

Injectar CO2 e usar uma bomba de ar de dia, anula a injecção de CO2. É como agitar a superfície da água.

Sem a injecção de CO2 e com a bomba de ar é quase impossivel que o CO2 esteja bom para as plantas.

De facto a leitura de CO2 pode fazer-se ou calcular-se a partir do PH ou do oxigénio ( variação entre o acender e apagar das luzes) e depende também de outros factores ( capacidade tampão, etc).

Se as tuas plantas ( e não a bomba de ar) estão a produzir O2, então o nivel de Co2 está ok. À noite as plantas ( e peixes) consomem O2 pelo que é prudente ter a bomba de ar a funcionar. Se o PH oscilar muito pode ser prejudicial. Nos aquários que tive nunca usei bomba de ar e sempre injectei Co2 ( de dia e de Noite). Experimenta e está atento aos peixes.

Fica bem

A questão é que o CO2 reage formando ácido carbónico...enquanto que o O2 ,se nao me engano, fica mesmo dissolvido na água...e por isso o teste é um teste de pH para o CO2 e teste de concentração para o O2.

Pedro Alves

e ha algum problema em ter um sistema de CO2 ligado a um aquario que ja tem turfa para ser acidificado, ou n tem qq problema??

e tendo turfa ( ou seja, os testes n resultam ) como e que eu sei que e seguro meter um aparelho de co2, ou seja, como e que eu sei que n esotu a meter co2 a mais na agua??

n sera arriscado?

smflogo.gif