Sabrina Publicado Dezembro 20, 2004 Share Publicado Dezembro 20, 2004 como se distingue se uma colisa é macho ou fêmea sem ter de esperar pela época do acasalamento? gosto muito dos meus peixinhos!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
five pra one Publicado: Dezembro 20, 2004 Share Publicado: Dezembro 20, 2004 boas n o macho e mais colirido com vermelhos e azuis a femea n tem cores quaze nenhumas abraços abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Mr_Skin Publicado: Dezembro 27, 2004 Share Publicado: Dezembro 27, 2004 boas!!! é muito facil identifica-los. O macho parece alaranjado misturado com azul da femea. A femea costuam ser toda azul. Hugo M. Viana Tá Doxinhoooooo!!!Toma tá li assim Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nscm Publicado: Dezembro 27, 2004 Share Publicado: Dezembro 27, 2004 ois para alem das cores a femea é maior... xauz Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joana Silva Publicado: Dezembro 27, 2004 Share Publicado: Dezembro 27, 2004 nao, o macho é que é maior do que a fêmea. O macho tem uma forma mais oval enquanto que a fêmea tem mais a forma de um gota de agua(na horizontal com o fundo da gota a fazer de cabeça). depois: colororaçao, depende dos colisas pois ha varias espécies deles. Qual é a especie dos teus? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nscm Publicado: Dezembro 29, 2004 Share Publicado: Dezembro 29, 2004 ois As fêmeas são mais encorpadas e menos coloridas do que os machos. é o q está no aquariofilia.online.pt mas ja o li noutros sitios e também foi assim q a lojista onde normalmente vou me descreveu... se estiver enganado peço desculpa, há mais alguem a discordar?! fico à espera xauz Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dsousa Publicado: Dezembro 29, 2004 Share Publicado: Dezembro 29, 2004 eu tenho colisa lalia e o macho e maior que qualquer 1 das 2 femeas, as femeas são todas azuis e o macho tem riscas vermelhas. já os tenho juntos à algum tempo e só tenho visto o macho a atacar as femeas, e nada de reprodução. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joana Silva Publicado: Dezembro 29, 2004 Share Publicado: Dezembro 29, 2004 eu tenho um casal e a fêmea é sem duvida mais pequena que o macho. ser mais encorpado não significa ser maior mas sim mais cheio(grossura; espesso) a tua fêmea é assim: ou assim? é porque são fêmeas colisa diferentes a primeira, de cima, é a variedade néon, uma espécie diferente desse teu colisa se for desta espécie: se for desta, esta tudo optimo porque sao da mesma: redsumindo e concluíndo, o primeiro e o quarto colisa formam casal e a segunda e a terceira formam outro. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joana Silva Publicado: Dezembro 29, 2004 Share Publicado: Dezembro 29, 2004 ah! mais uma coisa! isso do macho atacar é bom sinal, quer dizer que está a escolher o sítio onde vai construir o seu ninho. tem cuidado com as correntes feitas pelo filtro, e põe muitas plantas a flutuar(cabombas é o ideal) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nscm Publicado: Dezembro 29, 2004 Share Publicado: Dezembro 29, 2004 ois fico a correcção: ser mais encorpado não significa ser maior mas sim mais cheio(grossura; espesso) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dsousa Publicado: Dezembro 29, 2004 Share Publicado: Dezembro 29, 2004 redsumindo e concluíndo, o primeiro e o quarto colisa formam casal e a segunda e a terceira formam outro. Eu tenho 2 femeas da segunda foto e um macho da quarta foto. Será que não combinam? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joana Silva Publicado: Dezembro 29, 2004 Share Publicado: Dezembro 29, 2004 combinar combinam porque sao ambos colisas lalias. apenas têm é variedades diferentes! Faz uma experiencia e vê o que dá! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dsousa Publicado: Dezembro 30, 2004 Share Publicado: Dezembro 30, 2004 já os tenho a algum tempo no aquario comunitario mas nunca vi o macho a construir o ninho. será que precisam de um aquario so para eles? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joana Silva Publicado: Dezembro 30, 2004 Share Publicado: Dezembro 30, 2004 eu pessoalmente acho que nao, pois os meus ja vão na quarta ninhada(fizeram um ninho ontem) e é sempre no comunitario...enfim, salvo os que posso. Faz como quiseres mas se eu fosse a ti arranjava uma femea variedade néon para ver se esse macho se decide. nao penso que seja uma questão de espaco...qual é o tamanho do teu aquario? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dsousa Publicado: Dezembro 30, 2004 Share Publicado: Dezembro 30, 2004 qual é o tamanho do teu aquario? é de 70 cm. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nscm Publicado: Dezembro 30, 2004 Share Publicado: Dezembro 30, 2004 ois o casal q eu tive o macho passava a vida a fazer ninho mas n sei porque nunca deu em nda... e alem disso o ninho parecia-me sp fragil... xauz Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joana Silva Publicado: Dezembro 30, 2004 Share Publicado: Dezembro 30, 2004 nscm, ja tentaste por um cudrado de esferovite de 10 cm à superficie do aquario? isto cria humidade e impede com que o ninho se desfça com facilidade. depois ainda há probablidade de o macho abortar o ninho apos a desova da fêmea. todos o factores são importantes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nscm Publicado: Dezembro 30, 2004 Share Publicado: Dezembro 30, 2004 oi janetilde axas q me consegues explicar isso melhor... ou dizeres algum sitio onde isso esteja bem explicado... agr ja n tenho esse casal mas estou a pensar em arranjar dois... agradeço desde já xauz Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joana Silva Publicado: Dezembro 30, 2004 Share Publicado: Dezembro 30, 2004 desculpa. A mensagem foi escrita à pressa. Cortas um cuadrado de esferovite com 10cm de comprimento e poes a flutuar no aquario, o que leva o colisa macho a fazer um ninho se estiver de bom humor e saudável. A esferovite cria humidade e permite com que o ninho nao se desfça com facilidade. RESUMINDO: é uma espécie de "apoio" para os colisas porem os ovos. É postura certa...nunca falhou comigo. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nscm Publicado: Dezembro 31, 2004 Share Publicado: Dezembro 31, 2004 ois fixe vou tentar com certeza.. obg janetilde Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sabrina Publicado: Dezembro 31, 2004 Autor Share Publicado: Dezembro 31, 2004 olá e muito obrigado por todas as respostas mas ainda tenho uma dúvida, é assim tenho uma tia que tem uma uma colisa sunset e ela gostava de saber se ela era macho ou fêmea, mas como ela tem andado muito ocupada eu estou a ajuda-la a tentar descobrir. penso ser macho é laranja e tem a barbatana dorsal cor azul metalico. à pouco tempo pôs uma substância que parece ser só ovos ou parece também ser só esperma, não sei tem protegido essa substância verozmente agora estou confusa porque parece ser ovos e parece ser esperma, as fêmeas pôem ovos, e os macho colocam o esperma, se a colisa é um elemento só fico confusa... colocou essa substância num ninho de bolhas por baixo duma folha de planta, e agora que me dizem? gosto muito dos meus peixinhos!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joana Silva Publicado: Dezembro 31, 2004 Share Publicado: Dezembro 31, 2004 sim, esse colisa é um macho agora. essa substancia sai da boca do colisa ou do corpo dele??? É porque quando ele está a fazer um ninho, as bolhas com a saliva saiem pela boca. Quando as bolhas saiem do corpo é ele a fertilizar os ovos: esperma. É por isso que nunca devemos retirar o ninho até os ovos eclodirem, ou seja três dias após o "abraço". os alevins são minusculos portanto fica de olhos abertos! são pretinhos e parecem girinos com 1mm de comprimento. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sabrina Publicado: Dezembro 31, 2004 Autor Share Publicado: Dezembro 31, 2004 sai pela boca as bolhas de saliva, quanto á tal substancia...não sei!! obrigado por me ajudares a descobrir! Não vão haver alevinos porque só existe o macho, que por acso é igualzinho a esse da foto. gosto muito dos meus peixinhos!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sabrina Publicado: Janeiro 5, 2005 Autor Share Publicado: Janeiro 5, 2005 a colisa sempre é macho mas aconteceu uma coisa muito engraçada, eu vou contar-vos: o caracol já grandito pôs ovos, nas pedras, a colisa fez um ninho e achou os ovos do caracol, levou-os para o ninho dela e tomou conta deles pensando que eram ovos de uma fêmea colisa. agora no fim de ela os proteger nasceram milhões de pequenos caracolitos. quanto à mamã caracol encontrava-se muitas vezes "virada de pernas para o ar" nos últimos dois dias, e ontem á noite estava nessa posição mas morta gosto muito dos meus peixinhos!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dsousa Publicado: Janeiro 10, 2005 Share Publicado: Janeiro 10, 2005 fui dar com a minha colisa femea a por alguma coisa junto a um vidro, hoje tão lá pequenas bolinhas que parecem oxigenio. Não vi o macho a fazer nada. Será que são ovos ou outra coisa qualquer? Se forem ovos como posso salva-los(estão num aquario comunitario)? Obrigado. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts