Ivo Rodrigues Publicado: Dezembro 7, 2010 Publicado: Dezembro 7, 2010 boas... bela montagem...muito profissional. onde arranjas-te esse belíssimo tronco? cumps http://escalaresi12m.blogspot.com/
Valter Cardoso Publicado: Dezembro 24, 2010 Publicado: Dezembro 24, 2010 Olá João, Muito bonito o teu aquário, muito simples e equilibrado. Os teus discos são bem bonitos, adorei as Nymphaeaceae sp., será que se dá com os mbunas ou ph alto? Um abraço, VC Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY) Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal "QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"
killer_villa Publicado: Janeiro 23, 2011 Publicado: Janeiro 23, 2011 Boas Bem está simplesmente fantástico e equilibrado, os meus parabens
warman98 Publicado: Março 1, 2011 Publicado: Março 1, 2011 parabens muito bom e estruturado. Apesar de eu odiar discus gostei das cores dos teu. O meu preferido claro que é o panaque hehe Abraço Cumprimentos, Antonio Mendes de Almeida MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish
Diogo607 Publicado: Maio 25, 2011 Publicado: Maio 25, 2011 Muito Bonito mesmo! Mete aí uma foto de actualização Cumps 150l dedicados a Cacatuoides Blues Cube - Mais um Cubo Vodafone
vale Publicado: Julho 8, 2011 Publicado: Julho 8, 2011 Boas. E que tal uma atualização! Se é que este aquário ainda existe. Cumpr. Plantado VS Discus
warman98 Publicado: Julho 16, 2011 Publicado: Julho 16, 2011 Muito louco outra vez acho que amazonas e: corydoras, discus, l's, apistoa e cardumes pequenos acho ue deves incuir tudo isso. Overall boa montagem, vai dando noticias! Abraco Cumprimentos, Antonio Mendes de Almeida MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish
tuguinho Publicado: Dezembro 6, 2011 Publicado: Dezembro 6, 2011 não há novidades deste belo aquário?!
Filipa Branco Publicado: Janeiro 7, 2012 Publicado: Janeiro 7, 2012 amo de loucura o teu aquário muitos parabéns lindo mesmo!
Filipa Branco Publicado: Janeiro 7, 2012 Publicado: Janeiro 7, 2012 João, diz-me pf onde compraste essa areia, gostaria de comprar igual, o meu projecto irá tentar assemelhar-se ao teu
João Pedro Palma Publicado: Janeiro 23, 2012 Autor Publicado: Janeiro 23, 2012 (editado) Olá Fórum (finalmente)!! Desde que entrei para o ensino superior que tem sido dificil conciliar os estudos com o hobby... Até mesmo nas tarefas mais simples como TPAs ou ligar as luzes, ficam para mais tarde. Mas mesmo assim, num tópico aparentemente quase morto, o projecto não foi esquecido, muito menos o aquário morto! Antes pelo contrário, está vivo, bem vivo e quase no ponto daquilo que tinha idealizado quando comecei a delinear o projecto em folhas e papéis. A verdade é que já passou mais de um ano desde a ultima actualização (que vergonha!) e que este aquário já passou por muito... Sim, ele já tinha levado com a calha de luz dentro mas desta vez foi pior. O meu pai que queria encher um pouco o aquário porque a saída de água da flauta, fazia muito barulho, pegou num balde que estava na casa de banho, encheu o e meteu a água no aqua. Ora nao sabia ele, que o balde tinha resto de lixivia... Os peixes foram todos retirados vivos em menos de 30 minutos do aquário, passados para um aquário de 130L maturado mas mais de 1/3 da fauna do aquário nao conseguiu resistir, morrendo nos dias seguintes... Desde discus a apistogrammas, de corydoras a otocinclus. O aquário foi remontado, fiel ao conceito inicial e quando ficou pronto, os peixes que resistiram voltaram ao aquário de novo maturado e saudável. Face aos estudos e ao acidente, a minha máquina fotográfica tambem avariou... Como ainda continua mas deu para as fotografias! Bem, o estado do aquário ao fim de mais de um ano é este: Desde já quero, não só pedir desculpas por ter ficado mais de um ano sem actualizações, mas também pelos elogios, pelo interesse e pelo pedido das tais actualizações! Em resposta aos membros: Olá vale, penso que tenhamos falado por MP mas acabei por arranjar as tais folhas de carvalho! Obrigado Ricardo, receber um elogio desses de uma pessoa que tanto percebe de, não só ciclideos anões como dos seus habitats e tudo o que gira à volta da manutenção de espécies Sul-Americanas, é de encher o ego!! O meu muito obrigado. Obrigado Ivo! O tronco foi comprado na antiga Naturline... A loja tinha sempre excelentes remessas de troncos e mesmo de inertes, foi uma grande pena a loja ter fechado. Ainda comprei lá uns 2 ou 3 troncos. Ahahaha Olá Valter! Como andam esses africanos? Ainda bem que gostas de um aqua o mais Sul-Americano que consegui! Tens mesmo de experimentar estes peixes e ambientes! Quanto ao nenúfar, é questão de experimentar. São plantas de lago e resistentes, eu também nao acredito que esses peixes tentem trincar estas porque é so caule rijo... Experimenta! Muito obrigado warman! Fico contente que nao gostando de discus gostes dos meus eheh! Já agora, porque nao gostas de discus? Acho que no fim de contas acabei por introduzir no aquário tudo o que mencionaste, espero que gostes! Ah e o teu preferido era o panaque? Pois olha, agora são 3!! Olá Filipa! O meu muito obrigado também. Fico muito feliz que não só gostes da minha montagem, como deste tipo de aquários! Não sei se já viste este tópico, usei muitos deles para tirar ideias e me inspirar para montar este aquário, se não viste, dá uma olhadela Esta areia, é areia de filtro de piscina e penso que podes comprar em qualquer casa que venda produtos para piscinas! Eu aconselho vivamente a usarem esta areia, não a de silica, porque como podes ver nesta montagem, a areia de silica compacta e cria um tamponamento do pH, nao te permitindo acidificar a água... Como tal aconselho te a de filtro de piscina, que é mais amarela (natural e real), menos fina e deixa te acidificar a água. Há outras alternativas, de marca registada mas mais caras também... Qualquer coisa, diz Bem, entao vamos ao que interessa, as actualizações (!!): Aquário: 120*45*50cm (270L) Iluminação: 4x55W pll 6500K + Moonlight Filtragem: Eheim Classic 2217 Acessórios: Eheim Air pump 400 (trabalhou durante 6 meses e depois, avariou...) Decoração: Tronco/Raíz, folhas secas, cocos, papel de fundo preto Substracto: Areia de filtro de piscina, Tropica Plant Substrate, JBL AquaBasisplus Flora: Echinodorus palaefolius var. latifolius, Echinodorus 'Red Diamond', Echinodorus 'Ozelot', Echinodorus bleheri, Echinodorus major martii, Echinodorus sp., Nymphaea lotus, Nymphaeaceae sp., Eleocharis parvula, Echinodorus quadricostatus Fauna: Symphysodon aequifasciatus (Discu), Dicrossus Filamentosus, Apistogramma agassizi 'super red', Corydora Sterbai, Panaque Maccus, Bunocephalus coracoideus (Banjo), Farlowella vittata, Paracheirodon axelrodi (Tetra Cardinal), Otocinclus sp. Fauna temporária: Pterophyllum scalare, Microgeophagus ramirezi, Apistogramma agassizi, Apistogramma trifasciata As mudanças ainda foram algumas, desde espécies de plantas que não aguentaram ou à diminuição progressiva de luz devido ao desenvolvimento das lotus e nenúfar, à insuficiencia de fertilizantes no substracto ou mesmo ao acidente com lixivia. Eu acredito num conjunto de factores... As plantas que melhorem se desenvolveram e multiplicaram foram as lotus, acabando por vencer o nenúfar (que se sentiu bastante com TPAs menos regulares, agora está a voltar a desenvolver se). As echinodorus bleheri embora ainda nao tenha se reproduzido, tem crescido bastante. A major martii, ressentiu se um pouco, eu penso que devido à carência de mais nutrientes. A nível da fauna, de discus apenas está um casal, prestes a colocar uma postura devido às recentes TPAs mais regulares, há mais 2 discus mas num outro aquário a engordar. Também entraram os dicrossus (1M e 3Fs), já foi há algum tempo mas como não houve uma actualização... Para os amantes de Loricarideos, o panaque que aqui estava também recebeu companhia de mais 2 da sua espécie (tenho quase a certeza absoluta de ter pelo menos um macho e uma fêmea, um deles, por acaso o das fotografias seguintes e o que habita na parte mais medial do aquário nao tenho a certeza). Houve também peixes que voltaram a entrar nos planos da fauna do aquário. A razão contrária a estes entrarem, anulou se, estou a falar de um cardume de 30 cardinais que entrou há 2 dias e ainda a aumentar! E como eu não consegui resistir e as saudades de apistos já era muito grande, um casal de apistogrammas agassizi também entrou. As folhas secas também passaram a ser uma decoração sempre presente, bem como 4 cocos que adicionei para servirem de tocas ou esconderijos, tanto aos panaques como apistos. Seguem se então as fotografias tiradas durante o dia de ontem. Vista geral: Vista frontal esquerda: Parte do aquário que simboliza as partes mais profundas, escuras e mortas dos habitats Sul-Americanos e território ocupado pelos dicrossus filamentosus. Vista frontal direita: Parte mais viva e luminosa, representante das margens dos rios e afluentes amazónicos, imediatamente (há 2 dias) reclamada pelo casal de apistogrammas. Vista lateral esquerda: Faz parte do território dos dicrossus e o coco deste lado é habitado pelo panaque fêmea. Vista lateral direita: Território dos apistogrammas com toca no coco. Cocos: Coco mais medial do aquário, tem duas entradas, uma para a frente e outra para trás que vai dar a uma cova entre o tronco e a areia, normalmente habitada por 1 ou 2 panaques e por vezes pelos dicrossus. Coco do lado esquerdo, camuflado pelas folhas secas e habitado pela panaque. Flora: Echinodorus bleheri atrás à esquerda, várias lotus no meio mas à volta do nenúfar (que está sem folhas) e echinodorus major martii à direita. Flor do nenúfar (já foi há alguns meses) Fauna: Casal de discus, cobalto à esquerda e azul turquesa à direita Discu cobalto Coco reclamado para toca do casal de apistogrammas agassizi e macho à espreita Macho e fêmea à espreita Macho e fêmea a mostrarem se um ao outro Fêmea Macho novamente Como disse anteriormente, os apistos entraram há 2 dias, as fotos foram tirados logo no dia a seguir à sua entrada, não estando ainda no seu máximo de ambientação! Hoje já era visivel um padrão mais definido e colorido, especialmente do macho. Ainda de salientar, que assim que o casal entrou (vieram da Aqua Porto e já eram um casal, um macho e uma fêmea nem sempre formam casal), estabeleceu se logo no coco do lado direito, tendo começado já as limpezas de areia e detritos de dentro para fora do coco e o macho a fazer logo frente ao macho dos dicrossus filamentosus, sendo este ultimo razoavelmente maior que ele e até aos discus e corydoras... Os discus ainda não o levam a serio, as corydoras não percebem ou nao querem saber e passam lhe por cima como se nao o vissem. No entanto, como li algures pela net: "Apistogrammas, large personalities in small packages." O macho dicrossus filamentosus. Embora seja um ciclideo anão, têm um comportamento muito diferente dos apistogrammas. São mais calmos, talvez mais elegantes e discretos, um comportamento muito interessante e diferente.Também mostram alguma agressividade com as fêmeas, mas frente a frente com um apistogramma mais pequeno, nao dão luta. Dicrossus filamentosus fêmea Fêmeas Corydora sterbai e Dicrossus filamentosus fêmea (eu tentava fotografar a primeira mas a dicrossus queria muito aparecer...) Sterbai Fila de corydoras sterbai, pelos menos com 2 fêmeas (maiores e mais gordas) Sterbai a focinhar na entrada do coco medial (por vezes entram mesmo dentro dos cocos). Panaque maccus (nao tenho a certeza do sexo deste) Farlowella vittata macho Otocinclus sp. Tetras cardinais (cardume para aumentar para pelo menos o dobro) Ultimas fotografias com fotos de hoje: Tona de água com folhas de lotus E uma ultima coisa, que se calhar muitos aquariofilistas com bem mais anos de experiencia que eu, nunca viram: Moonlight e tetras cardinais Tetras cardinais Estas ultimas fotos foram tiradas com uma maquina diferente e por acaso pior, porque a minha não conseguia apanhar o efeito.. A qualidade não é a melhor mas acho que dá para perceber Bem, depois de mais um ano, a actualização está feita! Como podem ver o conceito ainda é o mesmo e está quase no ideal que tinha projectado. Como já disse, peço mil desculpas por ter demorado tanto tempo a actualizar o tópico mas espero que estas 51 fotografias (!) sirvam como uma recompensa! Espero que gostem! Um grande abraço, jp Editado Fevereiro 12, 2012 por João Pedro Palma 1 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
warman98 Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 Servem bastante bem! Bem começo por disser: Eu não gosto de discus..? Quem disse isso..? hehe se calhar foi um erro de há muito! É verdade que prefiro selvagens e ficavas melhor ai com uns selvagens. Quanto ao aquário acho que está fantástico só umas pedras para tapar os cales das plantas do lado direito e fica no ponto. As plantas estão fantásticas e o efeito das nenúfares é brutal! quanto ao Panaque não tenho a certeza mas parece um macho. Por fim chegamos há moonlight.. Qual é o objectivo de uma moonlight num aquário de um aquáriofilista? Não é para verem os peixes á noite? Se sim então porque não por uma moonlight encarnada ou verde sendo as únicas cores que os peixes não vem.. Azul apesar de representar a lua (não da melhor forma..), ajuda melhor um peixe a sentir-se confortável não nos deixa ver um comportamento nocturno completo! Por isso é que o melhor a fazer é uns spotlight's no aquário de umas led's verdes ou encarnadas. Mas de qualquer maneira gosto do que fizeste e as fotografias estão boas. Continua! Um Abraço Antonio MA Cumprimentos, Antonio Mendes de Almeida MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish
tat Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 Parabens João, continuas com uma montagem muito bonita, extremamente profissional. Tudo conjuga muito bem no aquario, tudo muito harmonioso e com ar muito clean. Depois logo dizes ao pessoal se os apistos conseguem fazer criação, com tanta companhia no aquario. Fica bem Aquario Tematico Amazonas
Ricardo Fonseca Publicado: Fevereiro 12, 2012 Publicado: Fevereiro 12, 2012 Não tenho nada a acrescentar ao comentário que fiz há uns tempos, excepto corrigir o tempo verbal do continuo para o perfeito. O aqua está muito bom e não há mais nada a dizer... os meus parabéns! Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
Dimota Publicado: Fevereiro 12, 2012 Publicado: Fevereiro 12, 2012 Esse aquário está um espectaculo, nao te esqueças de ir actualizando. Guardar um tesouro desses so para uma pessoa é crime Cumps. Aquários -- Escalares 225 litros -- Fishroom DIY até agora custo 0€
João M Monteiro Publicado: Fevereiro 13, 2012 Publicado: Fevereiro 13, 2012 Muito interessante, o biótopo. Parabéns pela montagem. Atento o cuidado pelo pormenor e rigor demonstrado na montagem, só não acho que encaixem aí muito bem os discus "asiáticos". Na minha opinião, uns sul americanos "puros" (leia-se selvagens), fossem heckel ou outros, dariam o toque final a esse aquário. AbraçosJoão M Monteiro
JaimeSousa Publicado: Março 7, 2012 Publicado: Março 7, 2012 Muito bom, só agora vi esta actualização, este para mim é um aqua biotipo modelo a todos os niveis!
sammy Publicado: Março 14, 2012 Publicado: Março 14, 2012 Muito bom. Está espectacular Tanganyika 54l Mini aquoponia 17 L - babaulti stripes Nano Red Cherry 20l (Desativo) Samuel Marcos
ricardinhorl Publicado: Março 14, 2012 Publicado: Março 14, 2012 5 estrelas! Vai actualizando aquanaturept.blogspot.com Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!
Gabriel Branco Publicado: Março 15, 2012 Publicado: Março 15, 2012 (editado) Excelente. De que marca e o aqua? Estou a pensar mudar tambem para um aberto de 120x60x50, embora tenha o fator gato a fazer-me hesitar. E facil encontrar os pes de nenufar? Editado Março 15, 2012 por Gabriel Branco
Marco Alves Publicado: Março 29, 2012 Publicado: Março 29, 2012 Boa noite, J.P.P. Para quando, é que temos nova actualização do tópico? Cumps. The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Marco Alves Publicado: Abril 16, 2012 Publicado: Abril 16, 2012 Boa noite, J.P.P. Então, as foto da actualização???? Já agora, fazes algum tipo de fertilização?? Cumps. The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Filipa Branco Publicado: Abril 19, 2012 Publicado: Abril 19, 2012 Adoro João, tens de visitar o meu tópico? E actualizações?
mad&mor Publicado: Junho 21, 2012 Publicado: Junho 21, 2012 Boas! Decidi dar cá um salto e só tenho 3 letras... WOW! A progressão que houve ao longo do tempo com este aquário foi fantástico! Os nenufares não vão fazer "take over" ao aquário? xD Meus sinceros parabéns para este projecto. Abraço Pedro M.
Recommended Posts