Recommended Posts

Publicado (editado)

Caros amigos,

Após um tempinho de pausa, voltei novamente ao hobie e gostaria de partilhar convosco a evolução do meu novo aquário marinho.

este sistema está em funcionamento há sensivelmente 8 meses, oportunamente, vou actualizando o tópico com um resumo da evolução até chegar ao tempo presente.

Apenas será publicado o que acho mais interessantes, sejam experiências positivas ou negativas.

As coisas não aconteceram à velocidade a que as relato, foram acontecendo ao longo dos 8 meses.

Setup:

• Aquário 216 Litros 80x60x45, rimless em vidro extra-claro.
  • Sump 112 Litros 50x50x45
  • Móvel 80X60X80 em madeira maciça de 4cm, com portas de vidro fosco e pés ajustáveis
  • Controlador electrónico de temperatura (arrefecimento e aquecimento, precisão de 0.1º)
  • Bomba de retorno aquabee 2000/1 (2000L/h, até 3.10m de altura, 33w de consumo)
  • Escumador H&S 150-F2001 (com bomba aquabee 2000/1, a puxar ar consume aprox. 15w)
  • Circulação Tunze 6045 4500 l/h + 1500L/h do retorno a 1m (Gráfico)
  • Iluminação HQI 150W (inicialmente)
  • Iluminação HQI 150W 30.000 Kelvin + 2X24W T5 actinicas (actualmente)
  • Sistema de reposição SP3000 com bóia de nível (com kalkwasser)
  • Aquecimento 2X150w
  • Arrefecimento por evaporação com ventoinha

• 1cm de areia viva caribsea
  • 30kg de Rocha viva
  • Água natural

Rocha a curar em aquário provisório durante 30 dias

img4460640x427.jpg

Móvel projectado e executado por mim.

movel640x545.jpg

só o Layout - ficou a ciclar 2 meses

img44677640x378.jpg

img4472640x427.jpg

img4469640x960.jpg

Introdução dos primeiros habitantes depois de ciclar: 2 sarcophyton, 2 Amphiprion percula

img4507640x427.jpg

...continua

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
(clica nos links para ver) Sobre mim
Publicado:

...Continuação

Entrada gradual de seres vivos, (não entrou tudo de uma só vez):

Corais:

1 seriatopora calendrium

Peixes:

1 Zebrazoma flavecens

1 labroides diminautos

Invertebrados:

1 Lysmata amboinensis

1 lysmata debelius

1 Calcinus elegans

Vários ermitas, cerites e nassarius

img4586640x426.jpg

img4579640x427.jpg

img4568640x427.jpg

img4562640x427.jpg

img4556640x427.jpg

img4565640x426.jpg

...Continua

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
Publicado:

...Continuação

Apareceram pequenas fugas de agua na tubagem, que foram resolvidas com recurso à cola de PVC.

Voltei a ligar as bombas passadas 3 ou 4 horas de secagem, convencido que esse tempo seria mais que suficiente e realmente não haviam fugas.

O problema, é que a cola liberta toxinas até estar completamente seca, processo que demora 24h.

Segundo as instruções a cola vai aumentando a resistência com o tempo, com 1 hora de secagem já aguenta "não sei quantos bares" e isso induziu-me em erro.

O resultado foi a perda de todos os peixes a excepção do zebrazoma, que resistiu à toxina.

depois desta "desgraça", foram efectuadas 4 grandes TPAs: duas de 50% e mais duas de 25%, utilizei também carvão activo para limpar algum resíduo tóxico que tenha ficado.

Resolvido o problema, o aquário foi graduadamente repovoado

(esta lista de vivos também não entrou no aquário de 1 só vez, a introdução aconteceu ao longo de sensivelmente 2 meses)

com:

Peixes

2 Amphiprion percula

1 Pterapogon kauderni

1 Paracanthurus hepatus

1 Acanthurus leucosternon

Corais

1 Montipora de prato vermelha

1 colónia de Zoanthus com centro laranja

1 Lobophyllia verde

1 Montipora Danae

invertebrados / Esponjas

1 Psuedaxinella lunaecharta

1 Trikentrion Flabelliforme

O maior problema destas esponjas é que nunca, mas mesmo NUNCA podem ser retiradas de dentro de água desde o momento de captura até chegarem ao nosso aquário e isso é uma utopia. É quase sempre um tiro no pé.

Aqui fica um pequeno vídeo HD 720P e algumas fotos desta fase, espero que gostem.

name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>">
name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

img4808640x426.jpg

img4739640x427.jpg

img4734640x427.jpg

img4728640x960.jpg

img4722640x960.jpg

Continua...

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
Publicado:

...continuação

Cá estou com mais algumas novidades sobre este projecto.

Noto que a colónia de zoanthus tem vindo a diminuir, esta situação é bastante estranha pois trata-se dum coral resistente.

Os 2 corais duros SPS também estão com problemas, noto branqueamento em partes do tecido.

Os corais afectados são:

Colónia de Zoanthus – a desaparecer

seriatopora calendrium – a perder tecido

Montipora Danae – completamente morta

Montipora de prato vermelha – a braquear em algumas partes

Nesta fase, a Lobophyllia verde e o sarco não parecem afectados

Os parâmetros da água estão bons, a salinidade estava um pouco baixa, mas já foi corrigida.

Amónia = 0

Nitritos = 0

Nitratos = 5

Fosfatos = 0

KH = 8

Ca = 360

Mg = 1100

Temperatura = 26,5º constantes

densidade = 1.025

Ando desconfiado que seja radiação UV emitida pela lâmpada HQI a queimar os corais, não tenho vidro de protecção no reflector... embora a lâmpada diga UV stop.

...continua

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
Publicado: (editado)

Boas,

morreram os seguintes corais:

Colónia de Zoanthus de centro laranja – desapareceu totalmente

seriatopora calendrium – Morta

Montipora Danae – Morta

Montipora de prato vermelha – Morta (esta foi a que custou mais, tinha uma forma lindíssima, com vários "andares"

img5202640x427.jpg

img5198640x427.jpg

O sarcophyton começou também a desaparecer, passavam dias em que não acontecia nada, e noutros desapareciam grandes "dentadas" de coral durante a noite.

foi assim até ficar só o pé, toda a parte com pólipos desapareceu.

esta devastação não está a afectar Lobophyllia, nem os outros peixes ou invertebrados.

em acto de desespero, retirei também todos os patas verdes para outro aquário, não fossem eles os responsáveis...

sei que é pouquíssimo provável, mas a certa altura já se acredita em tudo

Troquei também a calha de iluminação, por causa das possíveis radiações UV.

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
Publicado:

Boas

grande epopeia.

embora não saiba tambem o que tem atacado os teus corais se fosse da lampada os peixes andariam muito escondidos. Tambem acho estranho serem os ermitas pois normalmente os predadores têm corais especificos que gostam de atacar. Isto deixa-nos com a iluminação(a confirmar) ou algo na quimica da agua. Embora os parametros pareçam bons, um bom de nitratos mataria corais e deixaria os peixes porreiro. Verifica o teu teste....

abraço e boa sorte

Boas

grande epopeia.

embora não saiba tambem o que tem atacado os teus corais se fosse da lampada os peixes andariam muito escondidos. Tambem acho estranho serem os ermitas pois normalmente os predadores têm corais especificos que gostam de atacar. Isto deixa-nos com a iluminação(a confirmar) ou algo na quimica da agua. Embora os parametros pareçam bons, um bom de nitratos mataria corais e deixaria os peixes porreiro. Verifica o teu teste....

abraço e boa sorte

Boas Luís,

Obrigado pelo teu comentário.

A ideia dos nitratos faz sentido, mas eram necessários valores mesmo muito elevados para matar o sarco e os zoanthus.

os zoanthus apresentaram sempre uma aparência saudável, nenhuns sinais de muco, ou qualquer outro sinal de doença, até ao ultimo pólipo.

outro indicador da boa qualidade da água, era a boa saúde de todos os invertebrados e da Lobophyllia.

Mas a seguir já vão perceber o que aconteceu.

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef

Boas,

confesso que durante uns tempos fiquei um pouco desanimado, talvez estivesse a fazer alguma coisa mal.

Os corais morreram praticamente todos, sobrou a Lobophyllia intacta e 2 cotos de sarco sem pólipos, por isso pensei em transformar o aquário num FOWLR.

Comprei também uma coisa diferente do habitual, uma anémona Macrodactyla doreensis para os meus percula.

Normalmente nunca compraria uma anémona, mas por esta altura as "regras" já pouco importavam.

coloquei a anémona perto de uma fenda na rocha e ela agarrou-se rapidamente,

por acaso, fiquei por ali, a contemplar a beleza do animal durante um bocado,

a certa altura, começo a ver a anémona "pulsar" em movimentos peristálticos rápidos,

achei esse comportamento estranho e fui-lhe mexer,

ao retirar a anémona, vem agarrado um monstro de caranguejo preto, com as pinças maiores que o corpo !!

já estava a comer-lhe um bocado de tecido no pé, sim! não estão a ler mal, o caranguejo estava a comer a anémona!

Tenho pena de não ter fotos para vos mostrar...

quando tentei apanha-lo voltou a escondeu-se rapidamente na toca, mas não antes de me levantar a pinças de forma ameaçadora :)

Foi dessa forma que descobri o culpado de toda esta destruição. Um caranguejo bem grande, que se conseguiu esconder de mim durante todos estes meses.

Deduzi que tenha sido o caranguejo pelo seguinte:

Os zoanthus são corais de combate, só temos problemas com eles quando a água esta mesmo muito má, e os parâmetros estavam bons, por isso, só me resta pensar que foram devorados.

O sarco também é muitíssimo resistente, mas foi comido aos bocados, ainda cheguei a apanhar 1 o 2 bocaditos, espalhados pelo aquário.

estes dois corais não desapareceram de forma linear, as vezes ficavam dias sem regredir... e depois, lá ia mais um bocado.

Quanto aos 3 corais duros, o mais certo foi apanharem alguma infecção, causada pelas repetidas investidas do caranguejo aos seus pólipos.

A Montipora Danae foi a 1ª a morrer porque estava mesmo ao pé da toca dele.

Faltou ainda mencionar, que esse bandido também me matou o acanthurus leucosternon, corto-o ao meio, por baixo, perto na barriga. Provavelmente quando estava a dormir.

Na altura as culpas foram para o zebrasoma, mas hoje, avaliando pelas características da ferida, percebo que era inocente.

continua...

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
Publicado:

Boas,

Nunca pensei que um caranguejo pudesse de facto provocar tantos danos... :P mas parece mesmo que terá sido ele o culpado! :eusathink:

Tens ideia de que espécie será? Qual era o aspecto dele? Podes por uma foto tua ou da net do caranguejo (parecida com o que viste)!?

E vá conta lá o resto da novela... :popcorn:

Cumps

Joao Gomes

Boas,

Nunca pensei que um caranguejo pudesse de facto provocar tantos danos... :P mas parece mesmo que terá sido ele o culpado! :eusathink:

Tens ideia de que espécie será? Qual era o aspecto dele? Podes por uma foto tua ou da net do caranguejo (parecida com o que viste)!?

E vá conta lá o resto da novela... :popcorn:

Cumps

Joao Gomes

Boas,

infelizmente não tirei foto... oportunidade não faltou... mas na altura não pensava partilhar a experiência no fórum... é daquelas coisas.

Era preto malhado, com manchas grandes de preto carregado e cinzento muito escuro. As pinças eram muito robustas e grandes e tinha comportamento um agressivo. Devia de ter uns 4cm.

Já procurei na net, mas não encontro nenhum igual...

Não é o 1º caranguejo que tiro deste aquário, antes já tinha tirado outro,

foi depois disso é que começou a razia,

se calhar o tipo viu-se sozinho e pensou que o restaurante era todo dele. #food

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef

Boas,

Excelente site Gomes :drool3:

Era bastante parecido com este menino:

mrcrabs640x500.jpg

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
Publicado:

Continuação…

Estava montada a caça ao caranguejo assassino!

Armei-me com mais 2 aquários, um de cada lado do principal, umas caixas plásticas, e toalhas.

Recrutei também a minha mulher para ajudar na captura.

Antes de remexer as pedras, retirei água do aquário principal para os 2 aquários mais pequenos já equipados com bombas de circulação.

Num deles, coloquei os restos de sarco e a lobophilia, no outro, coloquei os peixes que ia pescando.

Tive que desmontar o layout e retirar todas as rochas, mas finalmente o sr caranguejo saltou do buraco e foi caçado.

Fogo… só de imaginar que até de calha troquei, por julgar que eram as radiações UV a queimar os corais… até me faz dor de cabeça…

Enfim… Problema resolvido.

O destino

Uma vez que não convém deitar ao mar espécies tropicais e também não queria o bicho na sump, optei por inverter a cadeia alimentar.

Foi para um aquário de balistoides (triggers fish), que fizeram dele um belo petisco. :sick003:

...continua

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
Publicado:

Boas,

Depois de ter retirado o caranguejo, as coisas foram melhorando.

Os corais crescem bem e estão cada vez mais bonitos.

Começaram a aparecer pólipos nos “cotos” de sarcophyton, é incrível a sua capacidade de regeneração destes corais!

regenerao640x427.jpg

Nesta altura tenho:

Corais:

• 2 sarcophyton
  • 2 “cotos” de sarco a regenerar
  • 1 colónia de Zoanthus rosa florescente
  • 1 colónia de Zoanthus com centro verde
  • 2 actinodiscos vermelhos
  • 2 colónias bem grandes de GSP
  • 1 caulastrea curvata
  • 1 Lobophyllia verde
  • 1 euphyllia glabrescens

Ofereceram-me este coral, é um duro SPS, mas n sei o nome cientifico… ajudem-me a identifica-lo!

img5019640x427.jpg

Peixes:

• 2 Amphiprion percula
  • 1 Zebrazoma flavecens
  • 1 Paracanthurus hepatus
  • 1 centropyge bicolor (até ver...bem comportado)

Invertebrados:

• 1 Lysmata amboinensis
  • 1 lysmata debelius
  • 1 Calcinus elegans
  • Vários ermitas, cerites e nassarius

As esponjas Psuedaxinella lunaecharta e Trikentrion Flabelliforme começaram a desfazer-se e optei por retira-las. Já era de esperar,

como tinha dito anteriormente estas espécies não podem estar nem por um momento fora de água e o mais provável é isso ter acontecido.

até eu, no meio desta confusão toda as tirei da agua inadvertidamente!

Devolvi o peixe Pterapogon kauderni à loja, pois não estava a gostar de o ver no cardume

A anémona está agora totalmente recuperada da pequena ferida

anemona640x427.jpg

Fotos:

zoantos640x427.jpg

twinsarcos640x427.jpg

gsp2640x427.jpg

euphylliaglabrescens640.jpg

causlastreiaelobo640x42.jpg

anjobicolor640x426.jpg

...continua

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef

Continuemos então a nossa aventura aquática.

compras

Para além de algumas coisitas para o aquário vieram também 3 peixes:

(estes entram de uma vez só, 2 minorcas e 1 maiorzito)

• 1 Pseudocheilinus hexataenia
  • 1 Cryptocentrus cinctus
  • 1 chelmon rostratus

Antes de adquirir o chelmon, tive o cuidado de investigar muito sobre ele, aliás, isso é prática corrente com tudo o que ponho no aquário.

Na loja, atirava-se com gosto à comida, apresentava boa coloração e estava bastante activo.

Tenho consciência que os espirografos vão todos à vida, juntamente com alguns bichitos da rocha, também sei que no futuro não posso colocar tridacnas, pois corro o risco do peixe as mordiscar.

No entanto, parece ser consenso geral, que bem alimentado raramente toca nos corais, por isso decidi arriscar... agora vamos lá ver...

A habituação dos 3 peixes foi feita pelo método gota a gota, todos juntos, ao longo de hora e meia.

Não tive qualquer problema com os peixes pequenos, pois foram completamente ignorados pelo cardume.

No entanto, quando libertei o chelmon, o zebrasoma ficou possesso e começou uma perseguição a alta velocidade. Nunca o tinha visto assim… até vibrava, com espasmos por todo corpo! Parecia o Hulk, só não ficou foi verde. :dance:

Tinha que fazer alguma coisa rapidamente! :discuss_gathering:

Durante um bocado andei a separar os dois peixes, não deixando o zebrasoma aproximar-se do chelmon. Depois tentei apanhar o agressor com a rede, mas ele é muito esquivo e não consegui.

entretanto, consegui por apanhar o chemon e coloca-lo na sump, até decidir o que fazer.

…continua

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef

A Captura

Decidi apanhar o zebrasoma!

Como? :P Perguntam vocês.

É simples.

Vou repetir o procedimento adoptado com o crustáceo e “desmontalar” isto tudo novamente. :cool2:

Antes de mexer nas pedras, passei água para outro aquário e coloquei lá os corais.

Tirei boa parte da rocha e apanhei o HULK amarelo, que ficou confinado à casa das máquinas (leia-se SUMP).

Voltei a colocar a rocha no aquário.

Demorei uma tarde inteira, mas o layout ficou melhor que nunca… ou então não… :wacko:

Em 1 ou 2 horas, a água voltou a ficar cristalina e reina a harmonia entre os “barbatanas”.

O plano

Deixar o HULK na SUMP durante 2 semanas.

2 Semanas para que? :P Perguntam vocês.

Para o chelmon conhecer os cantos à nova casa e se alimentar sem stress.

Para criar novas hierarquias no cardume

Para acabar com a territorialidade, mudando completamente as “tocas” dos peixes

Para fazer uma “gaiola”, que servirá para meter o HULK no aquário sem fazer mal aos outros, as 2 semanas dar-me-ão tempo para inventa-la.

O que acham? Vai resultar, ou o HULK durante 2 semanas ainda ganha mais raiva ao outro e mata-o logo?

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
Publicado:
O que acham? Vai resultar, ou o HULK durante 2 semanas ainda ganha mais raiva ao outro e mata-o logo?

:sign_welcome::bs_quesexclaim:chainsaw

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
Publicado:

hehehe, interessante a tua novela.

Entendo-te muito bem porque passou-se exactamente a mesma coisa comigo e o amigo das pinças. Qdo finalmente descobri a penthouse dele ( sim porque ele tinha aquilo tudo decorado com os meus frags) nem fui de meias medidas. Rocha TODA pra fora e começa a caça. Só durou 2 min antes de o apanhar e ir parar a sump onde tinha um amigo a espera dele. MANTIS....... :chair::Smile-PT:

Mas assim como tu foi motivo para remodelar o layout que nunca me agradou muito desde o inicio.

Continuaçao de boa sorte com o hobby

<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Um mantis junto com o peixe-porco... isso é que era! para jogarem ténis com o Mr Crabs. :chair:

Obrigado pelo teu comentário :Smile-PT:

Já agora, o que pensas da minha pergunta? achas que o chelmon se safa de apanhar no bico?

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
Pela foto da tua assinatura...os 2 já são amiguinhos outra vez, nao?!

Pronto... já estragaste tudo LOL (brincadeira)

Qual a tua experiencia com o Chelmon? Come bem? O que come? Onde compras-te?

Foi comprado na Aquaplant em Lisboa, é um peixe com uma personalidade muito porreira. Vem comer à mão! Depois mostro-vos um vídeo dele a comer.

Come mysis, artemia (simples, + alho, + spirulina, + omega 3 e + aloe vera), de vez em quando também dou mexilhão ou camarão

Come bastante, mas em Alga nori, flocos ou ganulado, não toca.

Os meus peixes comem 3x por dia em pequenas quantidades.

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
Publicado:

Uups.... :D

Mas conta lá o resto da historia, para ficar completa, pelas tuas palavras!! banana rock

Gostava muito de ver esse Chelmon a almoçar!!! :)

De facto ele é mt esquesitinho...tipo o leucosternon que tive...mas esse só comia Nori mais nada!!

Cumps

Joao

Estranho o meu, só lhe faltava comer palha... costumam ser fáceis de alimentar os leucosternon, mas cada caso é um caso.

Mais logo já continuo a novela, que agora vou eu jantar banana rock

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef

...Continuação

O regresso

Passadas 2 semanas, estava na altura de por em pratica a parte final do plano.

A gaiola de reinserção social, foi construída com rede plástica verde.

gaiola2.jpg

Apanhei o Zebrasoma e coloquei-o na rede.

gaiola4.jpg

De imediato, os outros vieram falar ao patrão, e o chelmon fugiu para uma fenda (ainda dizem que os peixes n se lembram…).

Ao fim de umas horas, já o chelmon se aproximava da rede e o zebrasoma começava a virar o espigão.

No dia seguinte, o chemon parecia gozar com o outro, pavoneando-se mesmo das suas barbas.

Frustrado com o fraco impacto das suas investidas, o zebrasoma estava agora mais calmo e abstraído.

No 3º dia, O Chemon continuava a visitar o "amigo", mas este, já não lhe passava cartão.

È agora! Pensei…

e com aquela sensação de formigueiro no estômago, tombei a rede e deixei o HULK sair…

e...

e...

:rolleyes:Sucesso! Reina a paz no aquário. :P

cristallagoon640x376.jpg

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
Publicado:

Boas

essa do carangueijo não me lembrei, hehehe

pensas mudar de aquario? Tenho receio que o tamanho seja "curto" para esses cirurgiões...

abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!