Rebocho Publicado Julho 2, 2010 Share Publicado Julho 2, 2010 Boas pessoal... É o seguinte, eu tenho um aquário comunitário neste momento com 4 discus. O que acontece é que eu não sei se o comportamento que estes têm é o mais normal... Supostamente os discus deveriam andar todos juntos como cardume e a nadar no aquário de um lado para o outro. O que acontece com os meus é que não sei porquê ou se é normal deles (sou novato nos discus), eles passam grande parte do tempo no topo do aquario com a cabeça virada mesmo para cima, parecendo que querem respirar. Eu dou.lhes vários tipos de comida desde Granulado Sera, artémia congelada, etc. E como eu vejo em muitos videos, mal o dono lhes mete a comida no aquário eles nada timidos "correm" atrás desta, o que comigo não acontece. Parecem tão timidos em comer, que tenho medo de que não o estejam a fazer, pois a comida vem para o areão e os outros peixes do aquário acabam com a ração, nunca vendo estes a comer (excepto 1, que é o mais atrevidinho que se mete no meio de todas as confusões aha). Por favor ajudem.me, digam-me o que se passa (se eventualmente se passa algo), se é de serem poucos no mesmo cardume, se é de falta de oxigenação (faço TPA's 20% semanais), ou por outro motivo qualquer, ou se este comportamento é normal nos Discus... PS: Apesar de tudo os discus parecem.me bastante saudáveis pois têm uma cor muita bonita e avivada. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Riskas Publicado: Julho 2, 2010 Share Publicado: Julho 2, 2010 boas a quanto tempo os tens??? de inicio e normal enquanto nao se habituam a ser mais dificil e podem ficar algum tempo mesmo sem comer tb sou novo tenho discus a cerca de 1 mes mas antes de os adequirir o nuno da mania dos peixes disse que era normal isso acomtecer embora os meus vem logo comer mas ainda sao juvenis tenta ver se todos comem mas andarem na superficie acho que nao e normal os meus estao mais a meia agua so sobem quando e hora do tacho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rebocho Publicado: Julho 2, 2010 Autor Share Publicado: Julho 2, 2010 boasa quanto tempo os tens??? de inicio e normal enquanto nao se habituam a ser mais dificil e podem ficar algum tempo mesmo sem comer tb sou novo tenho discus a cerca de 1 mes mas antes de os adequirir o nuno da mania dos peixes disse que era normal isso acomtecer embora os meus vem logo comer mas ainda sao juvenis tenta ver se todos comem mas andarem na superficie acho que nao e normal os meus estao mais a meia agua so sobem quando e hora do tacho acabei de comprar um ontem... mas os outros 3 tenho-os à 1 ou 2 meses. desses 3 um deles foi o que melhor se adaptou, provavelmente é o lider, come como um leão, não tem medo de nada é mesmo muito bom disco, agora os outros é a tal questao... Eles são todos juvenis têm entre 7-9 cm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Riskas Publicado: Julho 2, 2010 Share Publicado: Julho 2, 2010 entao ja comem podes e nao reparar os meus quando ja nao dou mais tb procuram no fundo qualquer coisa para mastigar...lol ja agora qual e o teu setup??? e mais facil se soubermos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rebocho Publicado: Julho 2, 2010 Autor Share Publicado: Julho 2, 2010 entao ja comem podes e nao reparar os meus quando ja nao dou mais tb procuram no fundo qualquer coisa para mastigar...lolja agora qual e o teu setup??? e mais facil se soubermos mas como é que eles comem o comer do fundo se eles praticamente não saem da superficie?? Basicamente o meu aquário tem 120l +/- , 4 discus juvenis, 5 escalares muito novinhos, 12 neons, 2 limpa fundos, 1 cascudo bomba de +/- 700l/h , TPA's 20% semanalmente. Os peixes tao todos saudaveis e bonitos nunca me morreu um unico, já tenho este aquário há uns bons 7 meses, inseri os discus a 1,5 meses e tou com o tal problema... =( Cumps, obrigado pela iniciativa de ajuda =) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Pereira Publicado: Julho 2, 2010 Share Publicado: Julho 2, 2010 mas como é que eles comem o comer do fundo se eles praticamente não saem da superficie?? Basicamente o meu aquário tem 120l +/- , 4 discus juvenis, 5 escalares muito novinhos, 12 neons, 2 limpa fundos, 1 cascudo bomba de +/- 700l/h , TPA's 20% semanalmente. Os peixes tao todos saudaveis e bonitos nunca me morreu um unico, já tenho este aquário há uns bons 7 meses, inseri os discus a 1,5 meses e tou com o tal problema... =( Cumps, obrigado pela iniciativa de ajuda =) Já fizeste um teste à amónia? Pela descrição que fizeste ou é isso ou falta de oxigenação no aquário... APSA Facebook - Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloAgra Publicado: Julho 2, 2010 Share Publicado: Julho 2, 2010 Boas, Basicamente o meu aquário tem 120l +/- , 4 discus juvenis, 5 escalares muito novinhos, 12 neons, 2 limpa fundos, 1 cascudobomba de +/- 700l/h , TPA's 20% semanalmente. Os peixes tao todos saudaveis e bonitos nunca me morreu um unico, já tenho este aquário há uns bons 7 meses, inseri os discus a 1,5 meses e tou com o tal problema... =( 120L para esses peixes todos? Os problemas mais tarde ou mais cedo iam aparecer! Oxigénio deve ser pouco e amónia deve ser muita! Resultado? Peixes à superfície a respirar! Podes começar por meter uma bomba de ar e mudar a tpa de 20% semanal para uma de 20% diária! Os outros peixes não se queixam mas os discus se alguma coisa estiver mal eles avisam logo e os teus estão a dar avisos que se não fizeres nada vão morrer! Tens duas hipóteses! Ou montas um aqua não menos de 240L e divides os peixes pelos aquas! Ou livra-te dos discus e dos escalares pois o teu aqua é minúsculo para eles! cumpz 260L Discus http://aquariofiliapt.com/index.php?showtopic=219&st=0 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
heyfishyfishy Publicado: Julho 2, 2010 Share Publicado: Julho 2, 2010 quando se compra peixes a primeira coisa que tens que saber e ate quanto eles crescem, a menos que ja tenhas na cabeça bem defenido que dentro de pouco tempo tens que arranjar um aqurio com o dobro da litragem... Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Riskas Publicado: Julho 2, 2010 Share Publicado: Julho 2, 2010 pois isso ja e mt populaçao eu so tenho discus uns neons e guppies fora a equipa de limpesa mas tb o meu aqua e de 300ltr se calhar como foi dito anteriormente devias acrescentar uma bomba de ar mas principalmente reduzir esse populaçao so para esses discos deves ter uma media entre 30 a 50 litros por peixe logo so para os disus ja nao chega Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rebocho Publicado: Julho 3, 2010 Autor Share Publicado: Julho 3, 2010 Ok. Então secalhar vou fazer isso, vou separar os peixes e comprar uma bomba de oxigenação e depois digo qualquer coisa para ver se deu resultado. Obrigado, e até breve Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ridisc Publicado: Julho 3, 2010 Share Publicado: Julho 3, 2010 a bomba pode ajudar mas pode nao ser o suficiente, recomendo a por a flauta do filtro acima do nivel da agua, assim a agua ao fazer um "repuxo" vai oxigenar a agua, faz isso e em poucos minutos vez a diferença. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rebocho Publicado: Julho 3, 2010 Autor Share Publicado: Julho 3, 2010 Pessoal obrigado, hoje coloquei a bomba de oxigenaçao e deu resultado, os discos e os escalares já não estão a superfície. Quanto ao nível de amónio, também poderia ser uma causa mas fiz o teste hoje e tá nas 2mg/l , tá um pouco alto mas também ja estou a fazer para que desapareça. Obrigado pelas dicas pessoal, felizmente não me morreu um único peixe :D Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts