pit Publicado Julho 2, 2010 Publicado Julho 2, 2010 Viva a todos, sou novo nestas coisas de fóruns e também neste mundo da aquarofilia por isso, peço de antemão desculpa por alguma incorecção técnica da minha parte. A questão é a seguinte: mandei fazer um aquário com 129x55x60 e estou na fase de escolher a calha de iluminação. O aquário será um pouco plantado e já decidi optar por t5. Agora com tantas marcas é que uma pessoa se confunde. Gostar gostar seria uma 6x54W agora qual delas e onde comprar barato é que não sei. Já visualizei as ATI e parecem-me boas. Que me dizem? Citar
PioM Publicado: Julho 2, 2010 Publicado: Julho 2, 2010 Se fosse a ti nao ia por marcas. Preocupava-me mais com: 1- rácio watts/litro 2- lumens produzidos 3- Kelvins produzidos (K) 4- Restituição cromática (irc) Claro que evitaria aquelas lampadas das lojas dos chineses. A dramática diferença de preços tem que afectar a qualidade. Eu diria que é indispensável visitares a pagina da aquaeden na área dos patrocinadores. Cumps. Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
Paulo Lisboa Publicado: Julho 2, 2010 Publicado: Julho 2, 2010 Quanto à iluminação subscrevo o que foi dito antes de mim. Deixava-te uma sugestão se ainda for a tempo. Pensa em fazer o aqua com 1,20 em vez de 1,29. Equipamentos como as calhas de iluminação são standartizados sendo produzidos em tamanhos 1m, 1,20, 150, etc, etc. Poderás ter problemas (de sobre ou sudimensão) da calha que aí coloques. A menos, claro está, que a mandes fazer à medida Boa sorte com o projecto! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
pit Publicado: Julho 5, 2010 Autor Publicado: Julho 5, 2010 Obrigado pelas respostas. Quanto ao aqua, já está em minha posse com as medidas mencionadas. Quanto à questão levantada pelo PioM, depois terei tempo para estudar as lâmpadas que irei lá colocar. A minha dúvida, já que não posso fugir aos 54w devido às dimensões, é se compro calha de 6 ou de 4 T5? E qual calha me aconselham Qualidade/preço e onde comprar barato que parece que estamos em crise e ainda me falta bastente material para comprar!!! Cumprimentos e mais uma x obrigado pelas respostas. PS: vou espreitar o site indicado Citar
PioM Publicado: Agosto 11, 2010 Publicado: Agosto 11, 2010 desculpa a resposta vir tarde, mas, o numero de lampadas que terá a calha depende da "quantidade" de iluminação que queres. o rácio deverá rondar os 0,75w/litro. Há opiniões contrárias, mas no fundo depende das plantas que vais adquirir. umas exigem mais, outras menos. Por exemplo, quanto aos watts, duas lampadas de 54watts para 200l dá pouco mais de meio watt p litro (0,5w/litro) No meu 204litros brutos, cerca de 180 reais, tenho 2x54w + 1x28w. Não é um mundo simples este da conjugação plantas/iluminação. Boas pesquisas. Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
Recommended Posts