Vlad Publicado Dezembro 19, 2004 Publicado Dezembro 19, 2004 Boas Duas questões para que peço algum esclarecimento. Primeira questão... Após o lindo despontar de uma ligeira cama de algas no meu comunitário, e após vários testes deparei-me com um nível de nitratos superior a 60mg/L. Ao que me informei, a redução de nitratos é feita pelas plantas e, em caso de excesso de nitratos por TPA's. Decidi testar os nitratos da água da torneira: 40mg/L Portanto tenho um problema: como fazer TPA's para reduzir os nitratos se a água com que faço os TPA's tem nitratos numa quantidade considerável? Existe outra maneira de combater os nitratos sem ser com TPA's ou de baixar os nitratos da água da torneira? Segunda questão... O aumento de 20mg/L ter-se-á devido a quê? O meu palpite é excesso de alimento. Desde que comprei a faca que tenho alimentado o comunitário com bloodworm (e ultimamente verme de mosquito) 3 vezes por semana. Dada a quantidade de peixe e o apetite voraz, também coloco alguns flocos para os mais rápidos e só depois a comida congelada. Do que sei do ciclo de nitrogénio, e corrijam-me se eu estiver errado, se existir comida em excesso e os filtros estiverem a funcionarem correctamente, o que sobra é nitratos. Existe mais alguma forma de o nível de nitratos subir que eu possa levar em conta? Na vossa opinião, devo dar menos comida? Entretanto vou fazendo uns TPA's para tentar combater as algas com a ajuda de umas japónicas Obrigado Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 20, 2004 Publicado: Dezembro 20, 2004 Viva. Citação como fazer TPA's para reduzir os nitratos se a água com que faço os TPA's tem nitratos numa quantidade considerável? Existe outra maneira de combater os nitratos sem ser com TPA's ou de baixar os nitratos da água da torneira?A minha opinião seria colocares umas plantas para te "sugarem" os nitratos. Isto se as puderes por no aquário claro está. Citação O meu palpite é excesso de alimento. Desde que comprei a faca que tenho alimentado o comunitário com bloodworm (e ultimamente verme de mosquito) 3 vezes por semana. Dada a quantidade de peixe e o apetite voraz, também coloco alguns flocos para os mais rápidos e só depois a comida congelada Como em tudo, eu não sei a quantidade de comida que dás aos teus peixes. Experimenta dar menos, ou então faz tipo eu, que tive um problema, de certa forma, idêntico. Num dos dias da semana os peixes jejuam Não há comida para ninguém. O alimento "natural", sem ser flocos, pastilhas, granulado, geralmente têm uma quantidade de proteínas superior a estes últimos. E como as proteínas são a maior fonte de azoto numa cadeia alimentar... não admira que os peixes produzam níveis maiores de NH3/NH4+ e consequentemente, de NO3-. Mais formas de remover nitratos... também não estou a ver. Sem recorrendo a agentes químicos, só mesmo as TPA's ou muita plantinha... Espero ter ajudado. Cumprimentos. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
caotropheus Publicado: Dezembro 20, 2004 Publicado: Dezembro 20, 2004 Podes também tentar baixar os nitratos fazendo a mudança de água com água branda de osmose inversa ou água de garrafão misturada com água da torneira. Claro como o Ivan disse, manda-te também às plantas Se a comida introduz nitratos, sem dúvida e não importa que quantidade colocares, mais tarde ou mais vais aumentar o nível dos nitratos mesmo com TPAs. A formula química é simples e em termos geral incluo o alimento que os peixes ingerem e o que excretam pelas guelras e intestino alimento -> ureia -> amónia -> nitrito -> nitrato Se conseguires formar zonas anaeróbias no aquário, existem bactérias que transformam nitrato a azoto puro e este tem efeito inerte na água e em excesso, sai para a atmosfera. Citar
Vlad Publicado: Dezembro 20, 2004 Autor Publicado: Dezembro 20, 2004 Boas O aquário está bem plantado, embora não densamente plantado. caotropheus disse: Se conseguires formar zonas anaeróbias no aquário, existem bactérias que transformam nitrato a azoto puro e este tem efeito inerte na água e em excesso, sai para a atmosfera. Esta baralhou-me O que são zonas anaeróbias e como é que elas se formam no aquário? Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
jonas63 Publicado: Dezembro 22, 2004 Publicado: Dezembro 22, 2004 Para reduzir os nitratos sem grande chatice: - usa água de osmose inversa ou água de garrafão nas TPA - coloca mais plantas - usa resinas iónicas para nitratos no filtro João Citar
Vlad Publicado: Dezembro 22, 2004 Autor Publicado: Dezembro 22, 2004 Obrigado Acrescentei uma matéria filtrante só para nitratos. Entretanto vou controlar os niveis, mas dado a questão dos nitratos na torneira e antes de optar pela osmose ($$$) vou tentar a água de garrafão para estabilizar. Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
jonas63 Publicado: Dezembro 22, 2004 Publicado: Dezembro 22, 2004 O problema das águas de garrafão e osmose é que são muito macias...dependendo do tipo de áquário que tens pode ser bom ou nem por isso... Se precisares de uma água mais dura usa Carvalhelhos ou Evian, mas as resinas para nitratos são boas e podem ser recarregadas com água e sal. Citar
gonçalolourenço Publicado: Dezembro 24, 2004 Publicado: Dezembro 24, 2004 Já li que as Valisnérias são plantas que baixam esses valores,não sei se é verdade ou não. É só dessas plantas que eu uso no meu aquário de discos,pois sâo as preferidas deles. Tenho esses valores sempre baixos,pois faço muitas mudanças de águas,na verdade, não deve ser só das valisnérias. Até...breve. Citar
Recommended Posts