Hugo R. Silva Publicado Julho 1, 2010 Publicado Julho 1, 2010 Boas este tópico tem a intenção de saber que tipo de solo utilizam nos vossos aquários de camarões e qual a razão para tal utilização. Alguns exemplos: ADA JBL Manado Akadama Alguns dos meus aquários (shrimps)
Paulo Lisboa Publicado: Julho 1, 2010 Publicado: Julho 1, 2010 (editado) Estou a acabar de ciclar um filtro para montar um aqua com 50cms de frente e 30 litros. Conto usar substrato inerte preto para realçar o mais possível as cores dos animais. Como gosto muito de plantas, queria meter um substrato fertil por baixo, coisa pouca (1 ou 2 Kg no max) mas não está fácil de encontrar e não queria gastar mais dinheiro... já bastou a calha e o filtro para este pequeno, bem como a remodelação do 180L! btw... o JBL é Manado Editado Julho 1, 2010 por plisboa Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
hugo feio Publicado: Julho 1, 2010 Publicado: Julho 1, 2010 (editado) Eu uso vários... Basalto--- Inerte, escuro, agradável á vista e a sua tonalidade ajuda a definir melhor as cores dos camarões. Quartzo--- Inerte, não tão bonito como o basalto mas é mais barato e geralmente tem uma granulometria inferior... Akadama--- Agradável á vista, a sua porosidade ajuda a estruturar uma boa colónia de bácterias, e ainda contém alguns Micro nutrientes... ELOS TERRA--- Alguns ntrientes para as plantas que em combinação com outros substractos, diminuem a necessidade de fertilização líquida... Igualmente agradável. Editado Julho 1, 2010 por hugo feio
Joao_Costa Publicado: Julho 1, 2010 Publicado: Julho 1, 2010 Boas, Para Crystal Red tenho ADA Amazonia I - Só ADA - coloquei porque baixa o ph e as durezas da agua. Neste momento como está no ciclo ainda tenho as durezas algo altas pelo que ja me aconselharam a fazer uma Tpa de 10% e colocar 10% com agua de garrafão Ph baixo. Ao nivel do aspecto é mto agradavel e não suja em nada a agua. Para Red´s - Wild - Green - Blue Pearl - Areão do Rio com Akadama por cima do mesmo. Consegues sustentar minimamente plantas de baixa manutenção, preço mais acessivel e mantem o PH a 7. Ao nivel de aspecto considero agradavel mas suja imenso a água. Apesar de experiencias menos boas que li em foruns de pessoal com Akadama, que com o passar do tempo com a akadama vira lama, eu ao nivel dos inverts n tenho tido problema com 2 anos de uso. Tenho um projecto em andamento para Sulawesi que vou aproveitar este tópico para saber qual o melhor subs. a utilizar. Gostava de experimentar JBL na próxima montagem, apos ter visto resultados optimos num aqua de um amigo, gostava assim de opiniões vossas. Abraço João AbraçoJoão CostaProjecto CBS | Projecto Taiwan | Projecto Carbon Rili | Projecto Paracaridina sp. Blue Bee
Armando Fernandes Publicado: Julho 1, 2010 Publicado: Julho 1, 2010 Olá, Na minha zona a água tem um pH de 7.0, como tal na minha fishroom constituída por 8 aquários, uso apenas ADA em 2 sistemas onde estão os Crystal Red e Black, nos restantes uso basalto triturado que realça as cores dos camarões. 1 Abraço.
$HMN$ Publicado: Julho 1, 2010 Publicado: Julho 1, 2010 Só uso 2... Basalto-"Inerte, escuro, agradável á vista e a sua tonalidade ajuda a definir melhor as cores dos camarões." Elos bottom mineral-Diminui a necessidade de fertilização liquida e ajuda a desenvolver uma boa colónia de bactérias Hugo Nunes
Fábio Silva Publicado: Julho 7, 2010 Publicado: Julho 7, 2010 Uso consoante a espécie que tenho nesse aquário, ADA Amazónia I e II porque ajuda a baixar a dureza da agua Lisboeta e estabiliza-me o pH a 6,5 / 6,8, deixando-me bastante descansado com os parâmetros. Uso-p em espécies que precisam de agua mole e acida. Uso Akadama, Basalto e areão inerte em espécies que necessitam de pH a 7 ou mais. Cumprimentos Fábio Silva Bateria 500 litros Crystal e Taiwan bee | Shrimproom Jungle | CRS Jungle | Black Jungle | Taiwan bee Jungle | Jungle Stripes | Lost Jungle| Real Jungle | Bee Jungle
Rio Publicado: Julho 10, 2010 Publicado: Julho 10, 2010 Boas, Eu uso Red Bee Sand Shirakura A minha escolha caiu para esta marca por causa dos parâmetros da água.
Hugo R. Silva Publicado: Julho 10, 2010 Autor Publicado: Julho 10, 2010 Rio quanto tempo tem a tua montagem com esse substrato? Tens ideia da variação dos parâmetros da água no decorrer do tempo? Alguns dos meus aquários (shrimps)
Rio Publicado: Julho 10, 2010 Publicado: Julho 10, 2010 Rio quanto tempo tem a tua montagem com esse substrato? Tens ideia da variação dos parâmetros da água no decorrer do tempo? Data de Montagem: 10-02-2010 Aquario: 60x30x35 (CxLxA) PH: 6.5 GH: 3 KH: 2 NO2: 0 NO3: 5 Na montagem usei no fundo Old Sea Mud Powder e neste mes comecei a por uma colher de Old Sea Mud Powder por semana. A unica variação que tive desde a montagem foi a temperatura que foi sempre 23 e agora por causa do calor esta nos 26.
Recommended Posts