Recommended Posts

Publicado

Boa noite surgiume um grande problema tenho uma praga de caracois no aquario e gostaria de saber como me posso ver livre deles

obrigado

NuNo MeNdEs

Publicado:

Já experimentaste usar a função de pesquisa?

Em 5 minutos tinhas diversas respostas para o teu problema :wink:

Nem sempre o pessoal tem disponibilidade para responder de imediato.

Para caracois podes colocar peixes que os comam tipo os Botias. Mas os botias ficam grandes e depois vais ter outro problema para resolver.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Também já tive esse problema.

Comprei dois bótias,procurei os mais pequenos da loja.

Fiz um acordo com o dono da loja,assim que eles começassem a crescer de mais,iria lá troca-los por outros.

E assim ,ficou resolvidoo meu problema da praga.

Publicado:

os caracóis não são uma praga! depende quais tens :)

um ou dois botias palhaço comem os caracóis, mas comem todos! e olha que estes peixinhos ainda crescem bastante...!

João Lopes Farinha

Publicado:
Vocês tem caracois porque gostam, ou ajudam nalguma função?

Obrigado.

Bruno

Olá!

pricipalmente por que gosto ;)

mas ajudam muito no processamento de matéria organica, restos de comida, algas, matêm os vidros limpos, os que se enterram no areão ajudam a remexer o mesmo. Têm uma função muito importante.

Algumas espécies são muito engraçadas de se ver a andar pelo aquário.

Mas gostos não se discutem ;)

João Lopes Farinha

Publicado:

Viva! O que dizes é verdade João mas se não tiveres nada que os "detenha" em pouco tempo tens uma explosão populacional (tambem indesejável) de caracois.

A mim também resultou a introdução de 2 botias.

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Publicado:

Ok obrigado pela resposta.

Já agora os caracois dão-se bem com os guppies?

Estou a pensar fazer criação de guppies, além deles vou meter dois corydoras no aqua e estava a pensar meter 1 ou 2 caracois talvez. Que acham?

Abraço,

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Publicado:

Os caracois so crescem se tiverem condições para tal....uma explosão populacional deve-se a um cojunto de factores que se nao forem controlados pdem ser ainda piores. Assim , vejam os a explosão de caracois como um sintoma e nao como o problema. Simplesmente acabar com os caracois ainda vai trazer mais problemas.

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
os caracóis não são uma praga! depende quais tens ;)

um ou dois botias palhaço comem os caracóis' date=' mas comem todos!

Boas,

queres dizer que se juntares Ampulárias e Botias eles comem as ampularias?!

E já agora quais e que sao os piores?Os da concha tipo ampularia ou tipo buzio?!

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Publicado:

Acho sensato falar também da opção da 'folha de alface' no fundo do aquário..

Numa noite os caracóis, normalmente, ficam sobre ela e depois só terá de retirar a folha juntamente com os 'indesejados', mas bem importantes, bichinhos!! :D

Todavia nunca fiz essa operação; o que sei é teoria... :?

"água fresquinha é asneira!"... (in Gato Fed.)

Publicado:

Boas, há cerca de 2 meses introduzi algumas plantas no meu aquario e junto um minusculo caracolito, este fim de semana encontrei cerca de 12 novos caracolitos minusculos (mais pequenos que o areão) por todo o aquario, já dei alguns, mas acho que muitos estão por nascer!!! O vidro do aquario assim como as plantas estão muito mais limpinhas, mas se faltar "sujidade"para "limpar/comer" lá se vão as minhas plantinhas ou os caracois.... :D

Gosto muito de vê-lo a passear por lá. :?

Publicado:

Boas,

pois...eu a anubia que tinha tinha mais ou menos umas 8 folhas...agora so tenho 3...os caracois comeram-na! :D :?:? !

Que botias e que comem os caracois sem ser o Botia Palhaço...?

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Publicado:
Os caracois so crescem se tiverem condições para tal....uma explosão populacional deve-se a um cojunto de factores que se não forem controlados pdem ser ainda piores. Assim , vejam os a explosão de caracois como um sintoma e não como o problema. Simplesmente acabar com os caracois ainda vai trazer mais problemas.

Creio que o Pero resumiu muito bem a questão. Se souberem intrepretar os caracóis podem detectar a fonte de muitos outros problemas.

Eu cada vez tenho mais espécies de caracóis, em muito devido às trocas de plantas, e nunca tive nenhuma explosão...

A aquariofilia passa em muito por entender a natureza, pela busca da razão pela qual determinadas coisas contecem...

Boas sorte, boas entradas

João Lopes Farinha

Publicado:

Já ouvi dizer que podes deixar um recipiente com uma folha de alfaçe que os caracois irão para la depois é so tirares o recipiente :)

Publicado:

Boas,

aproveitando a "embalagem", quais são os factores (além do excesso de comida) que levam à reprodução exponencial dos caracois?

Obrigado

Publicado:
Boas,

aproveitando a "embalagem", quais são os factores (além do excesso de comida) que levam à reprodução exponencial dos caracois?

Obrigado

Desde que haja comida e não existam predadores... é sempre a bombar :)

isto se o meio ambiente for adequado às espécies em causa, é claro!

João Lopes Farinha

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!