Anti-cloro  

142 votos

  1. 1. Anti-cloro

    • Ponho anti-cloro e espero o tempo que diz no rotulo;
      26
    • Ponho anti-cloro e espero 1 Hora ou mais;
      11
    • Não Ponho anti-cloro mas deixo a água parada durante 24Horas;
      38
    • Não ponho anti-cloro e ponho directamente a água no aquário;
      50
    • Tenho um aparelho de agua de osmose Inversa que tira o cloro da água;
      0
    • Outra (Justificar).
      17


Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa Noite,

Criei este tópico para sabermos quais os metodos que as pessoas usam nas TPA's do(s) aquário(s).

 

Cumprimentos João Dias

Editado por joaoadias
  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

eu também escolhi "Outra" porque meto a água no balde com o máximo de pressão que o 'telefone' do chuveiro da banheira permite.

A agitação é imensa e, logo de seguida, meto a água no aquário.

Normalmente faço TPAs de 30%.

Publicado:
selecionei outra, porque nao ponho 24h a agua a espera mas tambem nao meto anti cloro...uma horita ta bom ;)

a propria agitaçao (bastante) ja evapora o cloro...

Boas Bruno

Tens testes de cloro? como sabes que uma horita está bom?

 

Abraço

 

Bruno Branco

 

Parece que sou o unico que usa anti-cloro...

Boas!

 

Não és não. Não é só cloro que os condicionadores removem. Normalmente cloramina e metais pesados. Alguns até amonia,nitritos e nitratos (o da seachem, por exemplo).

Eu prefiro não arriscar. Corres o risco de estar a introduzir poluentes que com a exposição prolongada dos mesmos podem dar origem a baixas na fauna que na altura te parecem misteriosas...

 

Abraço

 

Bruno Branco

Publicado:

Olá.

 

Não és não. Não é só cloro que os condicionadores removem. Normalmente cloramina e metais pesados. Alguns até amonia,nitritos e nitratos (o da seachem, por exemplo).

Eu prefiro não arriscar. Corres o risco de estar a introduzir poluentes que com a exposição prolongada dos mesmos podem dar origem a baixas na fauna que na altura te parecem misteriosas...

Já não é a primeira vez que se discute isto aqui no Fórum, mas mesmo assim eu volto a fazer a pergunta de sempre:

 

Como é que um produto qualquer "elimina" metais pesados? Torna-os voláteis? Não me parece... Fá-los precipitar ou são quelatados? Tudo bem... e depois? São introduzidos no aquário, e são metabolizados por bactérias e tornam-se biodisponíveis novamente...

 

Estou-vos a assustar? Talvez, mas não sei porque é que ainda se preocupam com a história dos metais pesados. Já fizeram uma análise à vossa água canalizada? É que se fizeram e têm a certeza que a concentração é problemática, aí devem ficar assustados, não pelos vossos peixes, mas por vocês... até lá, não pensem que é um líquido dentro dum frasquinho qualquer que vos vai salvar os peixinhos. O que esta dentro desses frascos é tiosulfato de sódio e pouco mais.

 

O Cloro sim é problemático, e vária gente pode ter águas cujo o tratamento implica concentrações altas de Cl2, e aí sim, convém adicionar o anti-cloro ou usar um qualquer outro método para o eliminar/diminuir a sua concentração.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Não faço nada... a água vai directamente da torneira para o aquário, e com TPA's da ordem dos 75%. Mas como se costuma dizer: "Faz o que eu digo, não faças o que eu faço"

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)

Boas,

 

Realmente ha varios topicos sobre o mesmo por ai.

Mtos com a conclusão que os anti-cloros são maneiras de gastar dinheiro e mtos que usavam deixaram de usar e perguntam agora porque usaram durante tanto tempo.

 

Eu pessoalmente é agua no balde .... a pressão é a do chuveiro mas porque quero fazer aquilo rapido LOL e aqua com ela.

Medi apenas o PH e a Amonia da origem da agua antes de começar a utilizar essa agua nos aquas.

Faço em alguns aquas 50% ... e nos aquas dos inverts por 15% ... vou sim é repondo sempre a agua da evaporação neles todos tb directamente.

 

Mas neste tipo de assuntos tento sempre deixar à responsabilidade de cada um. Não vás tu agora mudar os habitos e dp acontecer qq coisa e a culpa é ......

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Publicado: (editado)

COMO COLOCO ÁGUA NOVA

eu não uso anti-cloro, tive ma experiencia, é que o anti-cloro demora a actuar e não tira cloramina! E a nossa água tem cloramina em pequenas quantidades. Uso Aquasafe!

 

A cloramina so tiras com condicionadores melhores ou vitamina C.

 

Eu tenho um balde, e ao encher faço muitas vezes o truque do chuveiro (como ja fizeram) e sente-se na hora o cheiro do cloro (cheiro a lixivia), logo é verdade, que o chuveiro ajuda a evaporar. deixo repousar a água com o balde 3/4 cheio, depois 24 a 48 horas depois, encho o resto com agua quente, logo faço isso por causa da temperatura apenas, e meto uns pingos de tetra aquasafe (menos quantidade que a recomendada) para remover essencialmente o restante do cloro, a cloramina e o chumbo.

 

depois claro, posso ainda meter na água decalcit (cálcio para moluscos, mas também pode ser usado pela fauna e flora) e esha optima (vitaminas para a fauna), depende. O resultado é que tenho peixes super-brilhantes, não ligo muito à cor, mas sim ao brilho dos peixes. Pois é a caracteristica que vejo nos peixes, pelo menos era o que via nos cardumes de sardinha. Brilham muito. Se bem que no brilho penso que os insectos que dou também ajudem ao brilho e o proprio aquasafe... Logo estas 4 coisas.

 

COMO RETIRO ÁGUA VELHA

Para retirar a água com nitratos, uso um bocado de mangueira e uso a tecnica do sifão. Isto permite-me remover o lixo que se deposita e tirar a água mais suja. Ou seja, faço pequenas TPAs na ordem dos 10-20%. Prefiro 10%. Só excepcionalmente faço de 50%.

 

A água do aquario mais antigo, comprovadamente muito boa para a fauna, tenho inclusive medo de tirar fauna dali e por nos outros, as vezes tive maus resultados quando fiz isso. Aproveito essa agua para envelhecer a água dos outros aquarios, logo nesse aquario não retiro a água com sujidade... mas a água boa da superficie. Pelo menos nesta fase nao tenho colocado fora a água desse aquario, mas reaproveitado para os outros. mas os outros aquas também ja estao a ficar com a água com igual qualidade. A água mais velha, deve ter micoorganismos quaisqueres, provavelmente algas boas e bacterias, pois pareceu-me inclusive ajudar no combate a problemas na água nos outros aquarios (turbidade, algas feias).

 

por ultimo, a água que sobra das TPAS reutilizo, por exemplo ao retirar, meto a mangueira directamente para garrafas de 1.5 L que uso para regar plantas... isto é uma das situações, uso para outras.

Editado por Quo
Publicado:
O Cloro sim é problemático, e vária gente pode ter águas cujo o tratamento implica concentrações altas de Cl2, e aí sim, convém adicionar o anti-cloro ou usar um qualquer outro método para o eliminar/diminuir a sua concentração.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Não faço nada... a água vai directamente da torneira para o aquário, e com TPA's da ordem dos 75%. Mas como se costuma dizer: "Faz o que eu digo, não faças o que eu faço"

 

Olá Luis!

 

Eu quero acreditar que o que os produtos anunciam é de facto o que fazem. Nos tempos que correm e com tanta norma de defesa dos direitos do consumidor acho que seria demasiado arriscado andarem ainda a vender "gato-por-lebre" passados tantos anos e ainda não terem sido processados por publicidade enganosa. Algumas marcas explicam mais detalhadamente o que fazem; A conversa dos metais pesados creio que seja por quelatização, mas sinceramente pouco me importa. Os boletins municipais das analises de agua tem uma lista interminavel de quimicos na agua, que eu, leigo, não faço ideia do que mais de metade sejam. Depois há águas e águas. Na minha zona, por exemplo tenho oscilações de fosfatos de entre 0.5 a 2.0. Sei lá o que mais pode oscilar. Se me sinto mais seguro com o condicionador? Sinto. Se é apenas um efeito placebo? Talvez, mas não é por 5ml por cada 200L dum frasco que me custa 10€ que me vai fazer perder o sono!

 

Grande Abraço

 

 

Bruno Branco

Publicado:

boas. ponho anticloro, agito a agua com 1 chuveiro (o da cozinha) so nao espero uma hora... espero 15 minutos ou algo do genero

 

cumps

Publicado:

o facto é que é verdade que mesmo muitos produtos e empresas ainda hoje usam artimanhas para vender. Muito do que consumimos não é seguro. Continudo se o produto nao fizer aquilo a que se propõe podes sempre processar a tetra, mas nesse caso o melhor é guardar as facturas de compras. Também nao sei como aquilo trata os metais, se vao para outra dimensao paralela ou ficam depositados no fundo. é uma questao pertinente... mas também não me parece que seja apenas uma solução simples...

 

no pacote do tetra aquasafe diz o seguinte:

"A nova formula promove água e peixes saudáveis, graças a uma mistura especial de biopolímeros naturais, além de eliminar a cloramina."

Publicado: (editado)

Boas , eu ponho anti-cloro, penso que é mais seguro. Pelo menos espero que não esteja a ser aldrabada no produto que compro, é o aquatan da sera, mas ás vezes tb compro o da tetra.

Editado por Tânia Filipa
Publicado:

provavelmente nao estas a ser enganada, mas nao ha milagres.

Publicado:

Boas

 

Eu não uso nada para acondicionar a água. As minhas TPA´s são feitas com a água do telefone do chuveiro para o balde. De seguida, ponho o balde em cima do aquário com um tubo de plástico normal, tipo os das bombas de ar, a passar a água do balde para o aquário lentamente.

 

Nunca tive problema nenhum com a fauna ou flora, nada me morreu. A água que me sai da torneira (já testei) vem com o ph a 7, o mesmo do meu aquário. Mas, penso que o ph fosse diferente julgo que não havia problema pois a água corre lentamente para o aquário.

 

E atenção que tenho um aquário de 260 litros e faço tpa´s quase todos os dias de 10%...

Publicado:

Quo, achas então que eu e muitos outros gastamos dinheiro à toa :D ? bem se achas/am, se calhar vou começar a fazer o mesmo, chuveiro e balde, mas e os metais pesados e blá blá, que estes produtos dizem que fazem.

Bem e é só o anti-cloro ou vamos descobrir que há testes e remédios que é o mesmo que não fazer nada?

Publicado:

Eu tiro água normalmente á 4ª feira com o chuveiro no máximo e deixo em garrafões a repousar até 6ª quando faço a TPA.

Tenho o cuidado de nunca tirar água da torneira á 6ª feira já que os niveis de cloro serão mais elevado nesse dia devido á proximidade do fim de semana (li algures que colocam doses maiores de cloro nos tanques de água potável para aguentarem o fim de semana)

 

É o unico cuidado que tenho...de resto na minha modesta opinião...quantos menos quimicos se meter na água melhor.

Népia de quimicos...

 

 

Cumprimentos

Publicado: (editado)
Quo, achas então que eu e muitos outros gastamos dinheiro à toa :D ? bem se achas/am, se calhar vou começar a fazer o mesmo, chuveiro e balde, mas e os metais pesados e blá blá, que estes produtos dizem que fazem.

Bem e é só o anti-cloro ou vamos descobrir que há testes e remédios que é o mesmo que não fazer nada?

já tive que fazer TPAs grandes e todos os dias e claro o anti-cloro nao durava, e morreu-me fauna à pala disso...

 

pelo menos o remedio do ictio, acho que nao serve para muito... os testes de pH depende, pode haver casos de pedras calcarias e a água da rede ter alguma questao, mas também não servirao para muito.

 

Note-se que a cloramina (cloro composto) não sai da água com deixar ficar de repouso, a cloramina que é posta em pequenas doses, tem esse mesmo proposito, aguentar até à casa do consumidor.

 

"Quanto menos quimicos melhor" tá boa... pois nao por o produto é precisamente deixar esses mesmos quimicos na água.

 

A cloramina é toxica para os peixes e muitos outros animais. A cloramina está relacionada com o envenenamento de chumbo, aumentando a exposição ao chumbo, é perigosa inclusive para seres humanos.

Editado por Quo
Publicado:

Olá.

 

"A nova formula promove água e peixes saudáveis, graças a uma mistura especial de biopolímeros naturais, além de eliminar a cloramina."

Lol... lá está, isso é uma coisa extremamente vaga e estúpida de se escrever. Parece que basta juntar numa frase "bio" e "polímero" que é logo produto milagroso. Atenção que eu não digo que foste tu que escreveste, mas sim os gajos da Tetra.

 

Basicamente, todas as proteínas e açúcares poliméricos são "biopolímeros". Ou seja, podemos ir desde uma proteína qualquer (há infinitas) até ao amido ou outros que tais. Enfim...

 

Quanto ao resto da conversa... vamos lá a ver se me faço entender. Eu não digo que os produtos não têm agentes químicos que isolem os metais pesados, ou os tornem em formas não livres ou biodisponíveis. A questão que eu vos coloco para pensarem, tudo bem que foi em jeito de piada, é sobre o que acontece a essas mesmas formas não-livres...

 

Fazendo uma analogia um bocado macaca. Imaginem que o que vocês introduzem na água da torneira são uns sacos onde se colocam os metais pesados. Tudo bem, os metais pesados ficam dentro dos saquinhos... mas para onde é que eles vão? Para dentro do vosso aquário... pois é.

Bem, e será que os sacos aguentam bem? Em água apenas, se calhar até aguentam. O problema é quando temos dos micro-organismos mais simples do planeta, como as bactérias, não sabemos muito bem o que é que elas podem fazer. Se calhar para elas, romper os sacos é do mais fácil possível...

 

E com isto, vos deixo a pensarem para onde vão os metais pesados da vossa torneira... medo, muito medo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)

sim, transcrevi o que li no produto da Tetra.

 

Bio e natural transmitem a ideia de algo seguro. E, polimero transmite tecnologia de ponta, da era espacial.

 

Eu não sou de Quimica, tenho apenas as noções basicas (tive quimica até ao 11º ano) se bem que o meu departamento quando estudava na fac era mesmo ao lado de Eng. Quimica. Logo sou um leigo...

 

Quanto aos metais pesados, infelizmente sei para onde vao ficam depositados no corpo envenenando-nos aos poucos.

 

 

tive a ver a analise à agua daqui (proveniente do Rio Cavado) e lá nem fala do chumbo... espero que não tenha! Mas também há muito que se fala da perigosidade do chumbo, logo deve ser algo que têm a par.

 

diz que tem

Ferro 1 micrograma/litro quando o limite aceitavel é 100

Aluminio 19 microgramas/litro quando o limite aceitavel é 100

Manganes 0 quando o limite é 100 microgramas/litro

 

 

o Aluminio também não me cheira...

 

CLORO livre tem entre 0.72-0,97 mg/l

CLORO combinado tem 0.1 mg/l

Editado por Quo
Publicado: (editado)

Bem eu não sei porque é que neste tópico sou a única rapariga. Onde estão as outras :( ?

É que ainda por cima não percebo mesmo nada :) .

 

Quo e Luís Fortunato,primeiro vocês são uns crânios.

Agora é que fiquei mesmo muito baralhada. então os metais pesados, sem o tal anti-cloro não se desfazem e por isso são perigosos para os peixes não é? Então esse pode ser um motivo pelo qual devemos usar anti-cloro, ou vocês querem dizer que o que vem escrito no panfleto, no frasco são balelas. Então deixar a água repousar uns dias ou com a tal pressão do chuveiro tb elimina os metais ou nada os elimina?

Editado por Tânia Filipa
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.