JPedro35 Publicado Junho 30, 2010 Publicado Junho 30, 2010 Ois Alguém me sabe dizer se existem sitios, nomeadamente zonas de Guincho, Cascais, Sintra, Ericeira e arredores, onde se possa encontrar algumas rochas do estilo Moon Stone ou Pagoda Stone? Fora estas zonas, que outros locais existem, se existirem em Portugal onde possa encontrar as mesmas rochas? Abraços Citar
gervas Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 (editado) Exceptuando raras excrecensias, a zona litoral associada á planicie de aluvião do Tejo e Sado, é primordialmente composta de relevo carsico, logo as suas rochas não são adequadas á aquariofilia pois rapidamente irão lixiviar carbonatos de calcio para água, aumentando o GH e o pH. Calcário e aquarios não é boa ideia... Duvido que encontres xistos, granitos, dioritos ou basaltos nas areas que falas. Talvez uns arenitos, e outros conglumerados sedimentares, mas duvido que sejam aquarium safe, devido á natureza conglomerativa destas rochas. Dá uma espreitadela no mapa geológico nacional em... http://sites.google.com/site/geologiaebiol...%20Portugal.jpg Na sua maioria as rochas sedimentares não são grande coisa quando respeita a tanques plantados. A tua melhor aposta de encontrar rochas do estilo que queres, é mais para o interior do pais, especificamente na região norte do pais, e na região do Ribatejo nordeste e beiras. E mesmo indo para as rochas magmáticas convém que tenhas cuidado com as que usas, pois as rochas magmáticas ácidas têm tendência a alterar os parâmetros da água. Editado Julho 1, 2010 por Hugo R. Silva Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS Citar The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
JPedro35 Publicado: Junho 30, 2010 Autor Publicado: Junho 30, 2010 (editado) É para um aqua de ciclideos africanos... E no mapa como identifico o que quero? Olhando para o mapa sinto-me um pouco perdido... o que procuro é mesmo esses dois tipos de rocha Obrigado Editado Julho 1, 2010 por Hugo R. Silva Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS Citar
Quo Publicado: Julho 1, 2010 Publicado: Julho 1, 2010 podem haver xistos que se pareçam com essas rochas. mas igual não serão. vi essa pagoda stone, que raio ves naquilo?! olha que num aquario so deves ter pedras de um tipo só ou pelo menos que se pareçam bastante, senao fica uma parolada artificial.... Citar
gervas Publicado: Julho 1, 2010 Publicado: Julho 1, 2010 (editado) Artificial dizes tu Quo? Sim os seixos rolados dos rios, são todos iguais....Ou então espera! Alguém andou a por pedrinhas de várias cores, tamanhos, e tipos, na natureza só para ser parolo.... Sinceramente Quo, ás vezes arrotas cada posta de pescada ainda para mais sem dar argumentos!... Uma coisa é o esteticismo que por mais natural que pareça é artificial, e que é bonito, outra é dizer que padrões que ocorrem expontaneamente na natureza são parolas. Para além disso o lixo de um homem é o ouro do outro, quero por isto dizer que o que tu achas parolo é porventura visto por muitos como belo e sublime, ao passo que o que tu achas bonito e atractivo, pode ser visto como parolo e artificial nas tuas palavras. Quanto ao OP. Epah para um tanque de africanos, podes usar calcários á vontade, tendo o cuidado de fazer TPA's regulares, visto que ciclideos africanos habitam águas alcalinas visto que4 conforme os lagos tens pH's altos: Lake Malawi..................7.4 - 8.6 Lake Tanganyika...........7.8 - 9.0 Lake Victoria..................7.2 - 8.6 Logo aí já podes usar cálcarios á vontade sem grandes medos. É claro que tens que ter cuidado com as pedras que uses, nomeadamente pedras com minérios, e metais, que te estragam a água em 3 tempos. Quanto ao mapa, convém que tenhas alguns conhecimentos mesmo que rudimentares, de geologia, e um pouco de história natural, de forma a reconheceres as eras geologicas da Terra. Por exemplo uma pedra do Cretácio, é muito provavelmente uma pedra sedimentar, nomeadamente um calcário, ao passo que uma pedra do Ordovicico, ou do Pérmico é muito mais facilmente uma rocha metamórfica, como por exemplo um mármore, ou um xisto, dada a sua antiguidade, e aos processos associados á deposição de camadas sucessivas de rocha, que ao fim de muitos milhões de anos podem levar á metamorfisação de uma rocha sedimentar. Depois por exemplo as rochas vulcanicas e as rochas magmáticas, são mais estáveis que as sedimentares, lixiviando menos sais para a água. Sendo por isso preferiveis, e no seu geral (não no especifico, antes que os preciosistas ataquem ^^) ás sedimentares para utilizar em aquário. Já as rochas metamórficas que são mais estáveis que as rochas sedimentares, pois são rochas Re-cristalizadas, um pouco á imagem das rochas magmáticas, podem ser uma faca de dois gumes, pois algumas delas ao fim de algum tempo podem lixiviar sais para a água, por exemplo, os mármores apesar de serem calcários sujeitos á recristalização, os carbonatos no marmore podem e irao começar a lixiviar, mais tarde ou mais cedo. Isso é visivel nos marmores que estão expostos aos elementos na rua, que acabam por inicialmente perder a sua cor, e mais tarde começam a ser erodidos. Já os Xistos são pedras metamórficas mais estáveis que toleram mais facilmente a erosão mecanica e quimica num ambiente aquático. Como tudo, convém saberes que pedras metes no teu aquário, e o seu comportamento a longo prazo, algo que é quase sempre descorado na aquariofilia. E as Dragon stone e a Pagoda stone não são diferentes. O que levanta a pergunta muito pertinente a meu ver acerca da verdadeira identidade de o que raio é uma "Dragonstone" ou um "PagodaStone". Estes nomes não existem, e se pesquisares na net, 90% dos resultados relevantes são relacionados com a ADA, que "inteligentemente" omite a identidade geológica da pedra em si. Pensa-se que a Dragon stone/Ohko stone é na realidade dolomite, mas certezas não existem, pois nenhum geológo se chegou á frente e identificou a rocha. E por que é que tão pouca gente levanta a questão, O que é realmente a Dragon Stone? Que tipo de rocha é? Seremos todos tão ovelhas, que nem queremos saber o que pomos nos nossos tanques? Com certeza que não apenas os japoneses têm estas rochas, tem que existir em outros lugares também, pois na geologia nada é local, uma rocha não existe somente numa região, existe também noutras areas geográficas. Isso ou então a Dragonstone é na realidade sintética, uma rocha qualquer esculpida através de um qualquer processo para ter estas formas. Uma coisa sei... Não é pedra pomes, e muito provavelmente não é nenhum tipo de basalto. Seja o que for ilude-me. "what is odd about Ohko and all the stones sold by ADA is when you google them, only ADA relevant links come up, which leads me to believe they basically made up names for all the stones they advocate and resell, and that in actuality they most probably called something very different by true geologists." em : http://www.plantedtank.net/forums/substrat...stone-ohko.html E realmente a falta de curiosidade que as pessoas mostram em relação ás coisas que usam é realmente intimidante. Editado Julho 2, 2010 por gervas Citar The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
Quo Publicado: Julho 2, 2010 Publicado: Julho 2, 2010 Artificial dizes tu Quo? Sim os seixos rolados dos rios, são todos iguais....Ou então espera! Alguém andou a por pedrinhas de várias cores, tamanhos, e tipos, na natureza só para ser parolo.... Sinceramente Quo, ás vezes arrotas cada posta de pescada ainda para mais sem dar argumentos!... Uma coisa é o esteticismo que por mais natural que pareça é artificial, e que é bonito, outra é dizer que padrões que ocorrem expontaneamente na natureza são parolas. Para além disso o lixo de um homem é o ouro do outro, quero por isto dizer que o que tu achas parolo é porventura visto por muitos como belo e sublime, ao passo que o que tu achas bonito e atractivo, pode ser visto como parolo e artificial nas tuas palavras. Disseste bem, os seixos rolados, acho que nem te les. Nao é a pagoda stone, a moon stone, os granitos e os xistos misturados, são os seixos rolados com... seixos rolados, se bem que pouca gente usa seixos rolados... se bem que há gostos para tudo, a prova disso mesmo é ver alguém usar areão de rocha vulcanica para decorar um aquario... deve ter sido o mesmo que inventou os seixos rolados... ou não... mas bom nao vale a pena discutir contigo. A história é sempre a mesma, o cheiro é que é diferente. Citar
gervas Publicado: Julho 2, 2010 Publicado: Julho 2, 2010 Já a pagoda stone parece-me uma rocha sedimentar qualquer, muito provavelmente um arenito qualquer... Pergunto-me se o Dragon Stone não será na realidade um tipo de calcario qualquer por causa da capacidade que esta rocha tem de alterar os parametros da água... Citar The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
Recommended Posts