jonymca7 Publicado Junho 30, 2010 Publicado Junho 30, 2010 Quanto tempo demora o ciclo do azoto??? É mesmo necessário os aparelhos ed medição do amónio e dos nitratos??? O que acontece se meter-mos peixes antes deste ciclo estar concluído (peixes resistentes)??? Que peixes devem ser os primeiros a ser introduzidos??? Deve-se usar filtro interno e externo ao memso tempo, ou basta só um deles??? Futuramente criarei mais tópicos com duvidas menos gerais e mais enquadrados no meu caso. Para já gostava de saber isto cumps jonymca7 Citar
joaoadias Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 1º-Quanto tempo demora o ciclo do azoto??? É mesmo necessário os aparelhos ed medição do amónio e dos nitratos??? O ciclo demora entre 2 semanas e 1 mês.Convem ter testes para medir a amonia/amonio para saberres quando o cilco está terminado. 2º-O que acontece se meter-mos peixes antes deste ciclo estar concluído (peixes resistentes)??? Se meteres os peixes antes de o ciclo estar concluido podes mata-los devido aos niveis elevados de amonia/amonio. 3º-Que peixes devem ser os primeiros a ser introduzidos??? Primeiro devem ser introduzidos peixes resistentes...(guppies,etc) 4º-Deve-se usar filtro interno e externo ao memso tempo, ou basta só um deles??? Depende do tamnho do aquario. Mas é preferivel externo por ter mais litragem para materias filtrantes. Futuramente criarei mais tópicos com duvidas menos gerais e mais enquadrados no meu caso. Para já gostava de saber isto umprimentos João Dias e espero que te tenha ajudado... Citar
crush Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 Os guppies não são propriamente dos peixes mais resistentes...Muitos utilizam-nos porque são os mais baratos e se morrerem, não é um rombo nas finanças...As corydoras sempre são mais resistentes... Mas deves evitar ao máximo colocar peixes durante o ciclo de azoto. A melhor forma de fazeres o ciclo é colocando comida todos os dias durante três semanas...E depois colocas uma cory...E passado uma semana, podes começar a colocar 2 peixes por semana...Consoante vais avançando nas semanas, podes subir um pouco mais o número... Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
joaoadias Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 Boas OS guppies podem nem ser os mais resitstentes mas sao tmb muito resistentes... Citar
Hugo Santos Costa Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 Olha que não..... Citar Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921
joaoadias Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 Eu sempre começei com guppies e nunca me morreram... Citar
jonymca7 Publicado: Junho 30, 2010 Autor Publicado: Junho 30, 2010 1º-Quanto tempo demora o ciclo do azoto??? É mesmo necessário os aparelhos ed medição do amónio e dos nitratos???O ciclo demora entre 2 semanas e 1 mês.Convem ter testes para medir a amonia/amonio para saberres quando o cilco está terminado. 2º-O que acontece se meter-mos peixes antes deste ciclo estar concluído (peixes resistentes)??? Se meteres os peixes antes de o ciclo estar concluido podes mata-los devido aos niveis elevados de amonia/amonio. 3º-Que peixes devem ser os primeiros a ser introduzidos??? Primeiro devem ser introduzidos peixes resistentes...(guppies,etc) 4º-Deve-se usar filtro interno e externo ao memso tempo, ou basta só um deles??? Depende do tamnho do aquario. Mas é preferivel externo por ter mais litragem para materias filtrantes. Futuramente criarei mais tópicos com duvidas menos gerais e mais enquadrados no meu caso. Para já gostava de saber isto umprimentos João Dias e espero que te tenha ajudado... 1º - basta ter o medidor de amonia, certo? 4º - num aquario de entre 100 e 120 litros que filtragem se deve ter???? Outra - Eu gosto muito dos bettas, mas é muito dificil tê-los em comunitarios. Há peixes que os mordem e outros que são mordidos por ele. quais os peixes que não devem estar junto dos bettas? Citar
crush Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 Peixes com barbatanas longas e coloridas não são aconselháveis...Os peixes de cardume normalmente não há problemas... Quanto ao filtro, preferencialmente deve ser um externo, que contenha vários tipos de filtragem (química, biológica e mecânica) e deve ter um caudal entre 3 a 5 vezes o volume do aquário, por hora. Ou seja, para aquários entre 100 e 120 litros, deve ter um caudal de 300-360 a 500-600 litros... Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
joaoadias Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 (editado) 1º - basta ter o medidor de amonia, certo? 4º - num aquario de entre 100 e 120 litros que filtragem se deve ter???? Outra - Eu gosto muito dos bettas, mas é muito dificil tê-los em comunitarios. Há peixes que os mordem e outros que são mordidos por ele. quais os peixes que não devem estar junto dos bettas? Não sei o que queres dizer com "medidor de amónia", mas se te estiveres a referir a um teste de amónia, sim. O Filtro deve ser externo para essa litragem e um eheim 2213 era o ideal... Como disse o Crush, para teres menos probabilidades do betta morder os outros peixes é, não teres peixes com barbatanas coloridas e compridas... Cumprimentos João Dias Editado Junho 30, 2010 por joaoadias Citar
jonymca7 Publicado: Junho 30, 2010 Autor Publicado: Junho 30, 2010 Peixes com barbatanas longas e coloridas não são aconselháveis...Os peixes de cardume normalmente não há problemas... Quanto ao filtro, preferencialmente deve ser um externo, que contenha vários tipos de filtragem (química, biológica e mecânica) e deve ter um caudal entre 3 a 5 vezes o volume do aquário, por hora. Ou seja, para aquários entre 100 e 120 litros, deve ter um caudal de 300-360 a 500-600 litros... Não sei o que queres dizer com "medidor de amónia", mas se te estiveres a referir a um teste de amónia, sim. O Filtro deve ser externo para essa litragem e um eheim 2213 era o ideal... Como disse o Crush, para teres menos probabilidades do betta morder os outros peixes é, não teres peixes com barbatanas coloridas e compridas... Cumprimentos João Dias Mas ja li (e na loja deu para comprovar) que por exemplo so danios comem as caudas dos bettas, e os danios não têm caudas desse género. Citar
AGA Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 Quanto tempo demora o ciclo do azoto??? É mesmo necessário os aparelhos ed medição do amónio e dos nitratos??? Se aproveitares massas filtrantes de outro filtro, pouco tempo, partindo do zero, cerca de 1 mês. Não é absolutamente necessário testes. Faz TPA´s de prevenção. O que acontece se meter-mos peixes antes deste ciclo estar concluído (peixes resistentes)??? O problema não é estar concluído ou não... o problema é que não tens bactérias para procesar toda a amónia e nitritos formados e esses compostos são tóxicos. Faz TPA´s de prevenção, para baixar a concentração dos que possam existir. Obviamente que convém adicionar primeiro peixes mais tolerantes, mas não deixes de fazer TPA´s. Que peixes devem ser os primeiros a ser introduzidos??? Primeiro peixes que estejam bem de saúde. Depois não sei o que estás a pensar colocar, para escolher... alguns caracídeos são resistentes. Há também os plecos (para aquários grandes) e ancistrus, para aquários mais pequenos. Deve-se usar filtro interno e externo ao memso tempo, ou basta só um deles??? Depende do filtro. Um bom e sobredimensionado filtro externo é suficiente. Casos já tenhas um externo a funcionar noutro local, transfere-o com cuidado e deixa estar a trabalhar em simultâneo, até que o externo esteja colonizado. Nesse caso a necessidade de TPA´s de prevenção é menor e até pode ser desnecessária, dependendo da quantidade de peixes. Nota: TPA´s de prevenção serão TPA´s que se fazem, por exemplo, de 2 em 2 dias. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
jonymca7 Publicado: Junho 30, 2010 Autor Publicado: Junho 30, 2010 Eu tenho aqui um aquario muito pequeno, que tem lá água à uns 5 anos ou algo assim. Está com algas nos vidros e a água está um bocado verde. eu posso esar parte dessa àgua para introduzir bactérias no novo aqua??? Curiosidade: nesse aquario pequeno esteve lá um peixe que foi apanhado num riacho e que sobreviveu lá cerca de 2 anos sem eu lhe dar comida, fazer TPAs ou qualquer tipo de cuidado, aquilo deve ter criado la´um ecossistema. Citar
AGA Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 Só a água é pouco significativo, mas pode ajudar. Se tiveres algum filtro aproveita-o provisoriamente. Também podes colocar algum do areão, durante uns tempos e dentro de um saco tipo rede, no novo filtro e/ou no novo aquário. O peixe pode ser uma boa adição ao novo aquário para ciclagem. Não te esqueças de fazer a adaptação desse peixe à nova água. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
jonymca7 Publicado: Junho 30, 2010 Autor Publicado: Junho 30, 2010 (editado) Apenas os picos de amónia são perigosos para os peixes??? Ou os picos de nitritos e nitratos também são? O filtro que eu tenho do antigo aquario é pequenos, parece um filtro de crianças. Além disso há muito que não está a funcionar E a 1ª água que se mete num aqua pode ser da torneira??? E nas TPAs, também pode ser da torneira??? Tambem estava a ponderar construir o meu proprio aqua 80x40x40. Qual é o preço do vidro??? Editado Junho 30, 2010 por jonymca7 Citar
crush Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 O pico de nitritos, que vem a seguir ao da amónia, também é mortal. O de nitratos nem tanto. Esses não vão desaparecer e sempre que aumentarem para níveis mais perigosos, é altura de fazer uma TPA. Não está a funcionar mas está dentro da água do aquário? Se não estiver, não vale a pena. Aliás, até pode ser prejudicial. Se estiver dentro do aquário, com água, então podes colocar a esponja ou que quer que seja, dentro do novo filtro para passar algumas bactérias. No entanto, nunca serão em número suficiente. Mas é uma ajuda... Pode ser da torneira sim. Quanto às TPAs podem ser da torneira, mas terás que ter alguns cuidados. Deves deixar a água repousar, pelo menos, 24 horas, num recipiente aberto (por exemplo, garrafões destapados), de forma a que o cloro evapore. Quanto ao preço dos vidros, isso vai depender imenso do sítio onde vais comprar. Mas tens a certeza que queres arriscar? Não poupas assim tanto dinheiro, tens trabalho e alguns riscos acrescidos, dado que nunca o fizeste (presumo eu). Há lojas que fazem aquários à tua medida...Podes até ver aqui nos patrocinadores do fórum... 1 Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
Quo Publicado: Julho 1, 2010 Publicado: Julho 1, 2010 (editado) o meu concelho é literalmente esquecer o mes e as TPAs, nao vai funcionar, e comprar um acelerador de ciclo, eu já com 3 aquarios, para montar o 4ª decidir usar bacterias do outro. Mas dá muito trabalho, pois as bacterias precisam de se acertar à fauna que colocaste... e acaba por causar uma ou outra baixa, perdas de apetite, etc... não queiras ver os peixes a sofrer. o meu conselho é comprar acelerador de ciclo. Até ajuda a por a água cristalina. já é a terceira vez que uso este produto, e a nova formula é ainda melhor, mais cara... 10 euros... é por os peixes que queres, e pinga, uma capsula hoje, e meia capsula no 2º e 3º dias. Já está! Editado Julho 1, 2010 por Quo Citar
jonymca7 Publicado: Julho 1, 2010 Autor Publicado: Julho 1, 2010 o meu concelho é literalmente esquecer o mes e as TPAs, nao vai funcionar, e comprar um acelerador de ciclo, eu já com 3 aquarios, para montar o 4ª decidir usar bacterias do outro. Mas dá muito trabalho, pois as bacterias precisam de se acertar à fauna que colocaste... e acaba por causar uma ou outra baixa, perdas de apetite, etc... não queiras ver os peixes a sofrer. o meu conselho é comprar acelerador de ciclo. Até ajuda a por a água cristalina. já é a terceira vez que uso este produto, e a nova formula é ainda melhor, mais cara... 10 euros... é por os peixes que queres, e pinga, uma capsula hoje, e meia capsula no 2º e 3º dias. Já está! Mais alguém usa disto e deu bom resultado??? Estou um bocado séptico . Citar
crush Publicado: Julho 1, 2010 Publicado: Julho 1, 2010 Não duvido que funcione (pelo preço que se pague, era o mínimo), mas é um custo desnecessário...Se colocares comida todos os dias (uns dois flocos, não mais que isso) e não fazeres TPAs durante umas três semanas e colocares os peixes gradualmente, garanto-te que não vais ter baixas. Se utilizares o tal produto, os peixes podem não morrer por causa da amónia, nitritos ou nitratos, mas tens um outro problema: é que aceleras o processo da montagem do aquário e quando assim é, maior a probabilidade de fazeres asneiras. Aquele tempo em que não há peixes no aquário pode (aliás, deve) servir para fazer experiências, estabilizar os parâmetros (como o pH e as durezas), certificar que os aparelhos funcionam todos bem, experimentar sistemas de CO2, colocar plantas e ver o seu desenvolvimento...E claro, ler muito sobre este hobby. Mas são opiniões. Há quem goste de fazer tudo depressa, há quem goste de fazer tudo devagar. Não é uma questão de um estar certo e outro errado. É uma questão de experiência, segurança e conhecimento... 1 Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
Recommended Posts