Termostato Externo


Recommended Posts

Boas.

Estou a ponderar comprar um termostato externo para nao ter mais um acessorio dentro do aquario, e surgiu-me uma questao para a qual ainda nao consegui encontrar uma resposta.

 

Será que este termoestato pelas caracteristicas do local onde fica instalado, no fluxo de agua, passa mais tempo ligado que um interno?

Considerando que esta bem dimensionado para o aquario em questao

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Tenho um externo há cerca de um ano, de 200 Watts para um aqua de 112 litros.

 

Aquece o tempo necessário para manter a água a uma temperatura de 25º, já experimentei baixar a temperatura e ligou-se menos (naturalmente) já subi a temperatura 3 ou 4 graus e o mesmo esteve a funcionar mais tempo para poder aquecer a água à temperatura pretendida (naturalmente).

 

Ou seja, não encontrei diferenças no aquecimento ou tempo ligado dos que tive internos.

 

Certifica-te apenas de uma coisa: as dimensões dos tubos do teu filtro externo pois isso deverá ser tido em conta na aquisição do aquecedor externo: 12mm ou 16mm julgo eu. Pois em caso de erro poderás estar a ligar uma mangueira pequena demais para a entrada do termoestato (o que será dificil ligar) ou então larga demais para a entrada do mesmo liga-se facilmente é certo, mas o que obriga o filtro a trabalhar em esforço, pois envia água que está com dificuldades de circular.

 

Eu estou contente com o investimento (muito) que fiz, pois ganhei um pouco mais de espaço assim como na estética do conjunto.

 

Espero ter ajudado.

 

EDIT: Não esquecer ainda que existem regras de colocação deste equipamento, por exemplo não ficar deitado para que não haja o problema de sobreaquecimento, quando vamos limpar o aqua/filtro, convém desligá-lo pois pode-se ligar quando não está água a correr por ele ou não ter água lá dentro. Enfim regras básicas.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar no de 300W para 240L.

A minha duvida é se vai passar muito tempo ligado, uma vez que esta no fluxo de agua, comparativamente a, por exemplo, um interno de 300W.

 

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A menos que esse fluxo fosse mesmo muito pequeno, que levaria a água a aquecer mais na mangueira e a aumentar a dissipação na mangueira para o exterior, não há diferença considerável. (mesmo com fluxo baixo a diferença seria mínima, esquece esses problemas).

 

Preocupa-te é com a qualidade da instalação, para que não existam fugas de água.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o AGA.

O cuidado maior será na instalação:

1 - A escolha correcta do termoestato para as medidas das mangeiras do filtro

2 - A correcta instalação do mesmo.

 

É o hydor que vais comprar certo?

O meu também é e só é pena ser carote.

 

Pelo que li o equipamento obedece a normas comunitárias e regras de segurança. No site deles tem lá mais informação para aqueles que ficaram curiosos:

http://www.hydor.it/prodotti/show/famprod/9/list/3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

eu tenho o hydor 300 pelas mesmas razoes, ja que tb tenho lily pipes, fazia todo o sentido retirar o jager de dentro do aquario. Aquece-me muito bem a agua, mas agora no verao ta quase sempre desligado. Ainda não foi posto à prova nos dias rigorosos de inverno, mas até aqui tem-se portado muito bem a manter o meu comunitario de 275L a 28ºC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.