Paulo Lisboa Publicado Junho 30, 2010 Publicado Junho 30, 2010 Boas, depois de ter lido vários tópicos por aqui, de ter falado com alguns lojistas e de ter lido várias páginas online nacionais e estrangeiras, acabo por dar por mim na dúvida sobre o caminho a seguir. A verdade é que me estão a aparecer cianobacterias no substrato e nas folhas de algumas plantas. há relatos de quem tenha tido sucesso só com TPAs, de quem tenha tido sucesso com a aplicação de um antibiótico (Eritromicina) e quem tenha tido sucesso com um apagão de 3 ou mais dias. Depois há quem defenda que se deve continuar a fertilizar mas aqui levanta-se a minha primeira dúvida. Com TPAs diárias, de que vale fertilizar??? E, se fertilizamos, não estamos também a 'alimentar' as cianobactérias? Esta noite retirei o substrato que estava contaminado através de sifonagem e fiz uma TPA de 50%. Coloquei-o, depois de bem lavado, dentro de um pequeno tupperware e vou deixá-lo dentro de um saco preto durante uns 4 ou 5 dias. Será que, depois deste 'apagão' e num ambiente sem água, as cianobacterias resistirão? Será seguro voltar a usá-lo depois destes dias às escuras ou é melhor fervê-lo ou coisa parecida? Por agora parei com as fertilizações de Micros, fosfatos e nitratos (todos da Horizonte Aquático) mas vou continuar com o CO2. Se a coisa não melhorar, acho que vou optar pela técnica do apagão... Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
canito Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 Boas. Existe muita informação na Net... sobre o apareçimento das cianobacterias. Infelismente... tambem, bastante contraditórias. Por mim... as cianos combatem-se com antibiotico. Já as tive... e foram completamente irradicadas com a utilização da Eritromicina. Com Tpa`s... sifonagens, movimentações e fertilizações rigorosas... nunca as consegui irradicar por completo. Mais tarde ou mais cedo... lá aparecia um pequeno foco de cianos. Fiz o antibiotico... e foi a irradicação total. Portanto... prefiro a utilização da Eritromicina... ao apagão. Já agora... parar com a fertilização... na minha opinião é um erro.... é que assim, vais enfaquecer as plantas. E plantas fracas... é meio caminho andado para algumas algas aparecerem. JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
Paulo Lisboa Publicado: Junho 30, 2010 Autor Publicado: Junho 30, 2010 Obrigado pela tua resposta Canito! Estive agora mesmo a ler um post anterior teu no Salutem Per Aqua onde dizias exactamente isso... Para um 180L que quantidade de Eritromicina colocarias e de que forma? Tenho lido que o uso do antibiótico vai matar uma boa parte das bactérias. Da tua experiência esse é um problema relevante? Quanto à fertilização, faço Micros, Fostafotos (que já parei...), Nitratos e Potássio. Devo então continuar só com Micros, Nitratos e Potássio, certo? Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
canito Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 Para um 180L que quantidade de Eritromicina colocarias e de que forma? No meu antigo aquário "Jardim do Eden".. de 200 litros... fiz um comprimido de 500mg de Eritromicina... por dia. Fiz 5 dias seguidos. Desfazia o comprimido em agua do aquário(num vasilhame) e assim que as luzes se apagavam... deitava a "mistela" para dentro do aquário. As cianos desapareceram por completo. Nunca mais as vi. Tenho lido que o uso do antibiótico vai matar uma boa parte das bactérias. Da tua experiência esse é um problema relevante? Não te sei responder a essa pergunta. O que sei... é que tive zero baixas na fauna... e a flora continuou a crescer. Na altura, não observei qualquer problema. Durante o tratamento, mantive as ferts, a luz, o co2... tudo igual. Quanto à fertilização, faço Micros, Fostafotos (que já parei...), Nitratos e Potássio. Devo então continuar só com Micros, Nitratos e Potássio, certo? Tu deves fertilizar de acordo com o teu método. E deves fertilizar o que estiver em falta. E retirar... atravez de tpa`s... o que estiver em excesso. Seja fosfatos, nitratos, potassio... ou micros. Existe quem afirme... que o aparecimento das cianos.. está relacionado com a falta de nitratos na coluna de água. Portanto... na minha opinião, parar as fertilizações... não é solução. JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
Visitante Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 (editado) Tambem ja tive um grande tapete de cianos no meu aquario do serviço, era nos vidros areão por todo o lado, não fiz nada durante 1 mês e depois arranquei as cianos e fiz uma grande tpa, foi a 2 meses e até agora não apareceram. Mas se conhecesse o truque do Canito tinha usado, é uma chatice concordo. Agora parar de fertilizar é que não é boa ideia, podes é descer o nível de iluminação, isso pode ajudar a combater as cianos. Boa sorte Editado Junho 30, 2010 por Visitante
Paulo Lisboa Publicado: Junho 30, 2010 Autor Publicado: Junho 30, 2010 @ canito: Em excesso não tenho nada. Pelo menos é o que os testes de NO3 e Fosfatos dizem... mas vou continuar com as adições de NO3, Potássio e Micros. Talvez em quantidade ligeiramente inferior mas vou continuar! Quanto à 'teoria' de ser por falta de Nitratos, pode muito bem ser o meu caso. O teste da Sera andava a dar-me valores a rondar os zero. @ Isménio: Conseguires ver-te livre delas assim foi excelente! No meu caso tenho folhas de plantas (pequenas!) cobertas com a película. Limpar folha por folha seria algo muito trabalhoso. Hoje, depois da remoção do substrato afectado ontem à noite e TPA de 50%, vou olhar com carinho para o estado da coisa. Se notar que estão a voltar, avanço para a Eritromicina, se não, deixo andar. Honestamente acho que vão voltar pois ainda tenho folhas afectadas... Depois tenho de descobrir onde vou arranjar receita para comprar o antibiótico LOL Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
hugo feio Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 Não necessitas de receita em príncipio... Basta pedires e dizeres para o que é, em príncipio vendem-te isso sem receita, a mim venderam... E olha que eu não só trouxe a eritromicina como trouxe uma seringa, para um diy, convém explicares para o que é se fizeres como eu, ainda pensam que te vais injectar com eritromicina...
Paulo Lisboa Publicado: Junho 30, 2010 Autor Publicado: Junho 30, 2010 eheheheh bem, como disse vou primeiro ver como correm as coisas hoje e, talvez, amanhã. Depois logo tomo uma decisão e avanço para o tratamento. Acho que hoje ainda faço nova TPA de 30%... para ajudar. Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Recommended Posts