Rikmorais Publicado Junho 28, 2010 Publicado Junho 28, 2010 Boas, Compre 2 escalares à cerca de 1 semana e desde o início que 1 deles não pára de morder o outro. Não sei bem o que fazer, pois trata-se de um aquário pequeno (60 litros) e receio que o mais "tímido" não se aguente muito tempo a conviver com o outro. Relativamente aos outros peixes o escalar também é agressivo, mas diria que um comportamento normal pois não nada todo o aquário para "atacar" como faz com o outro escalar. São escalares diferentes (o más tímido é riscado e outro essencialmente preto). Que posso fazer para tentar tornar esta convivência mais pacífica? Isto com o tempo pode passar ou é melhor devolver já um deles à loja (caso o aceite de volta)?. Obrigado, Ricardo
runforlife Publicado: Junho 28, 2010 Publicado: Junho 28, 2010 é normal esse comportamento, os escalares são territoriais, chegando por vezes a matarem outros individuos por território, especialmente se um deles estiver debilitado e não se puder defender convenientemente...Portanto, ou esperas que o novo habitante se adapte e se possa defender,ou ha algum problema com ele e o outro pode matá-lo....abraço...eu crio escalares tendo varios casais, e alguns em comunidade e as lutas territoriais são frequentes, mas raramente levam a mortes
anapinheiro Publicado: Junho 28, 2010 Publicado: Junho 28, 2010 Olá Ricardo Um dos problemas está no aquário: esse aquário é muito pequeno para escalares. Além disso, não é boa ideia teres apenas 2, porque são peixes de cardume, e há uma pequena regra a seguir nestes casos: comprar sempre três, porque o terceiro mete-se sempre nas quezilias dos outros dois. Que peixes tens no aquário sem ser os escalares?
runforlife Publicado: Junho 28, 2010 Publicado: Junho 28, 2010 Aqui o problema não é certamente o tamanho do aquario.....2 escalares podem-se mannter perfeitamente em 60 litros de água desde que tenham altura conveniente.O problema é ele ser recém chegado e ter invadido o territorio do antigo residente.....isso normalmente passa....
anapinheiro Publicado: Junho 28, 2010 Publicado: Junho 28, 2010 O que está no tópico inicial é que os dois escalares foram comprados ao mesmo tempo, logo não há territórios anteriores definidos. ALém disso, é preciso saber que mais peixes existem no aquário...
runforlife Publicado: Junho 28, 2010 Publicado: Junho 28, 2010 mesmo assim...sendo os 2 comprados ao mesmo tempo, trata-se de uma luta territorial....sei por experiencia propria que normalmente nao ha mortes, a nao ser que algum dos 2 esteja doente ou assim
alfapa Publicado: Junho 28, 2010 Publicado: Junho 28, 2010 Tens algumas opções, compras valisnérias ou outras plantas longas, para um deles se por esconder do outro, ou compras um terceiro escalar... ou as duas coisas. Quanto à litragem, é pouca, mas depende mais do tipo de filtragem que tens. PauloA
alfapa Publicado: Junho 28, 2010 Publicado: Junho 28, 2010 (editado) ahhh e claro e faltou o melhor conselho: começar a poupar para um aqua a sério.... com uns 300L Que essas pias de 60L é so para maternidade... PauloA Editado Junho 28, 2010 por alfapa
Sonia Silva Publicado: Junho 29, 2010 Publicado: Junho 29, 2010 (editado) Boa noite! De facto a primeira ideia que me vem à mente é que 60 litros é muito pouco para teres escalares. Mesmo que os compres pequenos e aches que 60l chega para eles, vão acabar por crescer ou então até podem acabar por ter dificuldade no seu crescimento e originar más formações, devido à falta de espaço. É verdade que a altura do aquário é das medidas mais importantes para este tipo de peixe (altura mínima recomendada 50cm), mas a litragem também é. O aconselhável é teres no mínimo 45l por cada escalar adulto. O ideal é trocares esse aquário por um maior. No caso de isso não estar nos teus planos aconselhava-te a pensares noutro tipo de peixes, que se adaptem melhor a essas dimensões. Cumprimentos, Sónia Silva Editado Junho 29, 2010 por Sonia Silva
Recommended Posts