Visitante Publicado Junho 8, 2003 Share Publicado Junho 8, 2003 Há seis anos atrás, quando me mudei para o apartamento onde ainda vivo, comprei um aquário de àgua salgada de pouco mais de 300 litros... A única coisa que sabia de aquários de àgua salgada era o que tinha visto em filmes e em alguns livros... em resumo... NADA! :D Depositei a minha confiança no dono de uma loja e joguei-me de cabeça. Queria um aquário com um cardume de Cirurgiões Amarelos (Zebrasoma flavescens)... :D Hoje já sorriu quando penso no assunto, mas na altura fiquei desesperado. Para os que têm aquários marinhos o procedimento é normal mas para mim foi um desespero esperar mais de três meses para poder colocar um ser vivo no aquário. Tive na minha sala um aquário só com àgua durante 3 meses até lá poder meter qualquer ser vivo. Ninguém me tinha dito isto e, apesar de ter aquários desde os meus 7 anos, sempre foram aquários de rápida estabilização... Depois gastei um dinheirão em rocha viva, anémonas e 2 ou 3 peixes... e não haviam Cirurgiões Amarelos em nenhuma loja... Entretanto consegui um Cirurgião Azul e passados 2 meses finalmente consegui 2 Cirurgiões amarelos. Assim que os coloquei no aquário foi uma luta tal que fiquei com o azul sozinho outra vez. Voltei a troca-lo por um amarelo - o meu objectivo - que se tornou dono e senhor do aquário matando tudo o que era introduzido lá postriormente. O meu desejo de um cardume foi por àgua abaixo. Não coloco aqui esta mensagem por desanimar ninguém mas a minha pouco informação, a minha imaturidade em aquários marinhos e o meu objectivo de impossivel cumprimento puseram fim ao aquário passado quase um ano e algumas dezenas de contos gastos... Hoje tenho outro entendimento sobre o assunto e passados estes anos está-me a começar a nascer de novo o bichinho da àgua salgada. Gostaria de tentar de novo, com outro objectivo... sem no entanto deixar de ter o meu querido Cirurgião Amarelo... um dos peixes mais graciosos na minha opinião. Para quem se quer iniciar em àgua salgada, aconselho principalmente que tenhas MUITA PACIÊNCIA e que sejam limitados nas vossas escolhas de peixe para não gastarem dinheiro em vão e assistirem à morte de peixes fabulosos sem poderem fazer nada, só porque os hábitos desses peixes são desconhecidos. O melhor será encontraraem uma loja de aquariofilia que sejam mais do que vendedores de peixes e fazerem tudo com muita calma... ... Eu estou pronto a tentar de novo um destes dias!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Junho 9, 2003 Share Publicado: Junho 9, 2003 Olá, realmente quem ler a história vai ficar um pouco desanimado ... :D o aquário de àgua salgada requer um pouco mais de dedicação do que o de àgua doce, no entanto, na minha opinião, depois de estável é mais fácil de manter. quando começei com o meu aquário de 1,20m foi "penoso" aguentar quase 2 meses sem ver os belos peixes a dançarem na nossa frente. começei com um palhaço (daí o meu "amor" e "gratidão" ao pioneiro) e a partir daí foi sempre a criar um habitat onde os colonizadores se podessem sentir bem. mais um cirugião, donzelas ... é preciso muita paciência inicial, alguns EURs e muito cruzamento de informações (de várias experiências, nunca ouçam apenas uma pessoa). Depois é só tentar aplicar o melhor de cada um. o resultado final é divinal. o que pode pagar aquele pequeno reino das caraíbas mesmo perto de nós ? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Junho 14, 2003 Share Publicado: Junho 14, 2003 Pois a intenção não é desanimar mas sim alertar... ou melhor, relatar o meu começo dificil... Mas como eu disse, não desisti... estou pronto para recomeçar. No entanto, não se esqueçam que o meu objectivo era um cardume :D :D :D :D ... e vendo a lista de peixes do Clownfish com 4 peixes faz-me rir ao pensar na minha ignorância!!! Agora quando partir para outro aquário de àgua salgada será também para ter 2-3 peixes e alguns corais!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Junho 22, 2003 Share Publicado: Junho 22, 2003 Olá, Desde mais quero alertar que sou novo aqui no fórum.... mas já deu para ver que ele é de alta qualidade e vale a pena participar! O que nem sempre acontece! Eu tenho aquário marinho à cerca 3 anos, contudo tive aquário de agua doce antes do marinho! Quero participar e trocar opiniões regularmente, ajudar e ser ajudado sempre que assim seja necessário! Um abraço, Rui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Julho 10, 2003 Share Publicado: Julho 10, 2003 Olá Mantenho aquários de água doce há seis anos e, por vezes, assalta-me a ideia de "me atirar para a àgua salgada". Um dos problemas que me manteve sossegado tem sido o facto dos verões serem muito quentes (por vezes o meu aquário de água doce chegar a atingir os 30 graus) e, pelas informações que tenho, isso era o fim do de água salgada. Tenho razão? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Julho 11, 2003 Share Publicado: Julho 11, 2003 De facto essas temperaturas são perigosas para muitos seres do aquário marinho... A temperaturas (30º) altas, o oxigénio da agua é muito reduzido... e os corais e invertebrados emitem uma substancia que é bastante importante para eles... e vem a morrer devido a isso! Se o aquário for apenas de peixes... os problemas serão bastante mais reduzidos... já que o grande problema deste está nas variações de temperatura (também prejudica dos corais e invertebrados)... eles se tornam mis sensíveis e com maior possibilidade de contrair doenças! Mas em principio podes estar descansado! Uma ventoinha apontada para a frente do aquário e as lâmpadas suspensas resolve o problema! Eu nunca tive... Mas se viveres por exemplo no Brasil....... o refrigerador é essencial!!!!!!! Um abraço, Rui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Julho 11, 2003 Share Publicado: Julho 11, 2003 Olá Obrigado pela explicação, Rael. Não vivo no Brasil mas sim no Alentejo o que é quase a mesma coisa. De verão desligo os aquecedores e a temperatura dos aquários, após a noite com as luzes apagadas, não baixa dos 28. Durante o dia com a luz acesa mantem-se nos 30. Este fenómeno dá-se durante os dias mais quentes que por vezes dura semanas.Para o aquário de água salgada ia mesmo precisar do refrigerador. Como é que isso funciona? Não fica muito caro? Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Julho 11, 2003 Share Publicado: Julho 11, 2003 Olá pessoal, em minha casa, nesta altura do ano, a temperatura também anda à volta dos 29º mas os meus belos não têm sinais de se sentirem mal, bem pelo contrário, por vezes quando a temperatura està nos 26, 27 eles ficam mais stressados. não uso nenhum tipo de arrefecimento. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Julho 11, 2003 Share Publicado: Julho 11, 2003 Olá pessoal, em minha casa, nesta altura do ano, a temperatura também anda à volta dos 29º mas os meus belos não têm sinais de se sentirem mal, bem pelo contrário, por vezes quando a temperatura està nos 26, 27 eles ficam mais stressados. não uso nenhum tipo de arrefecimento. Olá amigo, Mas vc não tem corais nem invertebrados pois não? É que estes quando atingem essas temperaturas expelem as suas ZOOXANTHELLAES, e com o tempo morrem por falta das mesmas! Eu próprio já perdi 2 corais com temperaturas de 30 graus! Considero 24º a temperatura ideia !! Temperaturas de 28,29 e 30 são espadas para a saúde e bem estar da maioria dos corais e invertebrados! Não vivo no Brasil mas sim no Alentejo o que é quase a mesma coisa. De verão desligo os aquecedores e a temperatura dos aquários, após a noite com as luzes apagadas, não baixa dos 28. Durante o dia com a luz acesa mantém-se nos 30. Este fenómeno dá-se durante os dias mais quentes que por vezes dura semanas. Para o aquário de água salgada ia mesmo precisar do refrigerador. Como é que isso funciona? Não fica muito caro? De facto aconselho a experimentares a minha técnica... ela dá bastantes resultados e consegues ter temperaturas de 24º sem muita preocupação! Podes mesmo apenas ligar a ventoinha quando tiveres as luzes acesas! O facto das luzes estarem a uns 50cm do aquário é importante para a temperatura ser menor! Acho que assim vais conseguir! Mas depois existe outras técnicas.... se esta não resultar! Experimenta neste aquário... se funcionar... vai fundo Abraço. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Madeira Publicado: Julho 14, 2003 Share Publicado: Julho 14, 2003 Oi Rael... Discordo um pouco de ti quanto á temperatura.... Mantenho os meus corais e peixes a 26º de Inverno e 28º no Verão sem qualquer problema. Já atingi os 31 em 1 dia por causa da ventuinha de arrefecimento ter avariado e não perdi nenhum coral.... quanto á espera de 2/3 meses penso que não é necessaria... consegue-se perfeitamente iniciar o aquario em 1 mês ou menos desde que o aquario esteja bem montado e tenha-se algum rigor... no meu caso montei o aquario e esperei apenas 2 semanas com trocas semanais de 20%... Abraço... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Julho 15, 2003 Share Publicado: Julho 15, 2003 Olá Marco, De facto estamos de desacordo isso é sempre bom... as diferenças são sempre pontos de crescimento! As temperaturas provenientes de regiões de recifes de corais do Oceano Pacífico, os animais estão acostumados a temperaturas médias de 25 a 26 Graus Centígrados. Picos de 27 a 28 Graus são tolerados por períodos curtos de tempo, e a baixa aceitável pode chegar a 23. No aquário, observamos limites bem mais estreitos de tolerância. Os níveis citados acima são realmente importantes de se observar. Principalmente os níveis mais altos. A 28 Graus Celsius, observamos perda total de zooxanthellae pelos corais, e sua recuperação no aquário, caso tomemos as medidas necessárias, pode levar meses.... A noção mais importante é a de que o coral, contrariamente a nós, não é capaz de controlar sua temperatura corpórea. A temperatura escolhida pelo aquarista será aquela que o animal terá para tentar continuar seus ciclos vitais. Acontece que para poder completar esses ciclos, o animal depende de uma série de eventos químico / físicos em seu organismo, e vários deles são regidos por sínteses enzimáticas. Enzimas são catalisadores de reacções orgânicas. O factor que rege a possibilidade de síntese enzimática é a temperatura do meio. Determinadas enzimas "funcionam" em certas temperaturas apenas, e observa-se que seu graus de tolerância em certos casos é bastante estreito. Eu já li aliás do livro (Corals in Space and Time-Australia) que a temperatura ideal para o bom desenvolvimento metabólico em corais se encontra em 26 a 26,5 Graus Celsius. Essa é uma média de corais pesquisados por todo o Indo-Pacífico pelo autor durante 12 anos. Apesar de os meus estarem mais abertos com temperaturas de 24-25 graus! Um coral é capaz de aproveitar apenas 10 a 12% da luz que recebe, e mesmo assim, depende da temperatura do meio para se desenvolver (Dr. Veron, comunicação pessoal), e testes em laboratório mostraram que um desses animais pode consumir até 80% de sua reserva de energia para conseguir sobreviver em meio pouco apropriado (muito quente ou frio demais). Em nossos aquários, observamos isso quando o coral não cresce e se desenvolve bem. Não obrigatoriamente, mas freqüentemente, a temperatura "errada" inibe o crescimento e desenvolvimento do animal em taxas aceitáveis. Seu metabolismo está consumindo energia para mantê-lo vivo, apenas. O animal começa a não se expandir normalmente, ou expelir zooxanthellae demais, produzir muito muco, ou todos esses eventos em conjunto. É claro que é possível que já tenhas temperaturas de 30-31 graus sem morrer nenhum coral.... e mesmo de manter a 28º ! Mas não é o mais correcto... eu já vi aquários sem escumador... com iluminação fraca... com altos valores de material organico... e outros poluentes... e mesmo assim os peixes se apresentavam aparentemente bem! Apenas me referi à regra.... Um abraço, Rui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Julho 16, 2003 Share Publicado: Julho 16, 2003 Concordo com aluns factos citados mas não todos. Perda zooxanthellae pelos corais, e sua recuperação no aquário, caso tomemos as medidas necessárias, pode levar meses.... Não concordo e não verifiquei isso nunca... O facto é que obtenho crescimento crescimentos absurdos com esse tipo de temperatura. Já tenho o aquario á quase 5 anos com estas temperaturas e qualquer coral que tenho cresceu muito. Já tive 25º 26º e penso que não obtive tão bons resultados... Concordo que a media deferia andar entre os 26,5 27 e essa que se verifica actualmente nos recifes de corais. Dai eu manter os 26 de Inverno e 28 de Verão o que dara de 27 de média... mas, experimenta.... tenta elevar um pouco a temperatura e verifica como vai reagir o metabolismo dos teus corais... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Madeira Publicado: Julho 16, 2003 Share Publicado: Julho 16, 2003 Rael... A resposta de cima é minha, eu é que me enganei e entrei como visitante.... Abraço... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SD Publicado: Julho 18, 2003 Share Publicado: Julho 18, 2003 Viva, ora cá um tema bastante polémico e que normalmente nunca se chega a nenhuma certeza. Apenas irei dar a minha opinião. É claro que para manter um aqua a qualquer temperatura desejavel é possivel sem grandes problemas à excepção daquilo que a nossa carteira nos permitir fazer. Com um refrigerador qualquer essa tarefa é muito simples basta é haver muito dinheiro pois é um equipamento caro. Se alguem comprar tenha em atenção à serpentina ser em titanio para não enferrujar. Por muito menos dinheiro pode-se tambem refrigerar o aqua por exemplo por 5 ou 10 € compra-se um ventilador a 220 v que se coloca num dos extremos do aqua a apontar para a superficie da agua ou seja no intervalo desta com os projectores ligado ao mesmo periodo de luz das HQI. Isto é sufeciente para baixar a temperatura da agua a 26º com temperatura exterior de 35º para um aqua de 500l. Mais barato será se usarem ventiladores dos cumputadores mas assim precisam do transformador de 12v. Relativo à polémica de qual a temperatura correcta concordo plenamente com o intervalo de 26º a 28º. Mas tambem concordo plenamente com (e isso está provado) quando se diz que com o aumento da temperatura aumenta o metabolismo dos animais e eles crescem mais rapidamente. Também concordo com o 'perigo' de se acidentalmente a temperatura subir aos 30º 31º durante um curto espaço de tempo (meia duzia de dias) não acontece nada de especial. Até que reparem se consultarem os registos internacionais de meteorologia a temperatura média têm vindo a aumentar havendo tambem dias de 30 e muitos graus nos locais mais importantes de recife do mundo. Por exemplo quando o El nino fez das suas houve locais com alguns dias de 38º e 39º!!! O grande problema das temperaturas é sem dúvida (à semelhança de outros factores) as alterações bruscas!!! Estas sim podem ser e são na maioria das vezes fatais. Outros truques para baixar a temperatura: sacos ou recepientes de gelo dentro do sump (não colocar o gelo em contacto com a agua). Evitar: diminuir o periodo de luz pois isto poderá ser fatal para alguns corais. A iluminação é a principal fonte de alimentação dos bichos!!! Abraços Sérgio Dantas Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Madeira Publicado: Julho 24, 2003 Share Publicado: Julho 24, 2003 Oi... Este texto do Miozzo ja é um pouco antigo e algumas afirmações que ele faz não se verifica na pratica... pelo menos comigo. Actualmente tenho médias de 28, 29º sem problemas, e até com optimos resultados no seu crescimento. Por outro lado sei que não é bom para peixes e corais, mas também já tive variações de temperatura no mesmo dia e durante dias de 2,3 graus sem problemas. É claro que se conseguirmos evitar essas variações é optimo. Que é stressante para os habitantes tambem é verdade, mas não é tão drastico que leve á perda dos mesmos... Abraço... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SD Publicado: Julho 24, 2003 Share Publicado: Julho 24, 2003 Viva, heheh acho que estamos todos de acordo que a temperatura do aqua deverá estar sempre nos 26º. Esse texto do Miozzo dá-me sempre vontade de rir, não pelo conteudo em si, até porque acho que ele e o Peter fizeram muito mas mesmo muito pela aquarofilia do Brasil e percebem disto como gente grande, mas sim pelo facto que esse texto foi um dos que deu maior polémica nos foruns mais conhecidos do Brasil com a discussão mais do que acesa entre estes dois e o Alexandre Gois. Aquilo é que era chamarem-se tudo e mais alguma coisa... enfim episódios tristes dos foruns. Sérgio Dantas Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Zé Publicado: Julho 24, 2003 Share Publicado: Julho 24, 2003 Marco. Também concordo contigo mas nada como tentar manter o mais estavel possivel. Se assim não fosse coitados dos brasileiros que na grande maioria de reefs montados são refrigerados com ventoinhas e no verão chegam a atingir 32 graus. Neste reef atual não mas no outro também cheguei a ter temperaturas de 29 graus e não me apercebi de problema nenhum. Mas tento sempre manter o mais perto possivel dos 26. Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes; cada um deles tem também uma vida que contar. Zé Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts