Visitante Publicado Junho 8, 2003 Publicado Junho 8, 2003 Há seis anos atrás, quando me mudei para o apartamento onde ainda vivo, comprei um aquário de àgua salgada de pouco mais de 300 litros... A única coisa que sabia de aquários de àgua salgada era o que tinha visto em filmes e em alguns livros... em resumo... NADA! :D Depositei a minha confiança no dono de uma loja e joguei-me de cabeça. Queria um aquário com um cardume de Cirurgiões Amarelos (Zebrasoma flavescens)... :D Hoje já sorriu quando penso no assunto, mas na altura fiquei desesperado. Para os que têm aquários marinhos o procedimento é normal mas para mim foi um desespero esperar mais de três meses para poder colocar um ser vivo no aquário. Tive na minha sala um aquário só com àgua durante 3 meses até lá poder meter qualquer ser vivo. Ninguém me tinha dito isto e, apesar de ter aquários desde os meus 7 anos, sempre foram aquários de rápida estabilização... Depois gastei um dinheirão em rocha viva, anémonas e 2 ou 3 peixes... e não haviam Cirurgiões Amarelos em nenhuma loja... Entretanto consegui um Cirurgião Azul e passados 2 meses finalmente consegui 2 Cirurgiões amarelos. Assim que os coloquei no aquário foi uma luta tal que fiquei com o azul sozinho outra vez. Voltei a troca-lo por um amarelo - o meu objectivo - que se tornou dono e senhor do aquário matando tudo o que era introduzido lá postriormente. O meu desejo de um cardume foi por àgua abaixo. Não coloco aqui esta mensagem por desanimar ninguém mas a minha pouco informação, a minha imaturidade em aquários marinhos e o meu objectivo de impossivel cumprimento puseram fim ao aquário passado quase um ano e algumas dezenas de contos gastos... Hoje tenho outro entendimento sobre o assunto e passados estes anos está-me a começar a nascer de novo o bichinho da àgua salgada. Gostaria de tentar de novo, com outro objectivo... sem no entanto deixar de ter o meu querido Cirurgião Amarelo... um dos peixes mais graciosos na minha opinião. Para quem se quer iniciar em àgua salgada, aconselho principalmente que tenhas MUITA PACIÊNCIA e que sejam limitados nas vossas escolhas de peixe para não gastarem dinheiro em vão e assistirem à morte de peixes fabulosos sem poderem fazer nada, só porque os hábitos desses peixes são desconhecidos. O melhor será encontraraem uma loja de aquariofilia que sejam mais do que vendedores de peixes e fazerem tudo com muita calma... ... Eu estou pronto a tentar de novo um destes dias!!!
Visitante Publicado: Junho 9, 2003 Publicado: Junho 9, 2003 Olá, realmente quem ler a história vai ficar um pouco desanimado ... :D o aquário de àgua salgada requer um pouco mais de dedicação do que o de àgua doce, no entanto, na minha opinião, depois de estável é mais fácil de manter. quando começei com o meu aquário de 1,20m foi "penoso" aguentar quase 2 meses sem ver os belos peixes a dançarem na nossa frente. começei com um palhaço (daí o meu "amor" e "gratidão" ao pioneiro) e a partir daí foi sempre a criar um habitat onde os colonizadores se podessem sentir bem. mais um cirugião, donzelas ... é preciso muita paciência inicial, alguns EURs e muito cruzamento de informações (de várias experiências, nunca ouçam apenas uma pessoa). Depois é só tentar aplicar o melhor de cada um. o resultado final é divinal. o que pode pagar aquele pequeno reino das caraíbas mesmo perto de nós ?
Visitante Publicado: Junho 14, 2003 Publicado: Junho 14, 2003 Pois a intenção não é desanimar mas sim alertar... ou melhor, relatar o meu começo dificil... Mas como eu disse, não desisti... estou pronto para recomeçar. No entanto, não se esqueçam que o meu objectivo era um cardume :D :D :D :D ... e vendo a lista de peixes do Clownfish com 4 peixes faz-me rir ao pensar na minha ignorância!!! Agora quando partir para outro aquário de àgua salgada será também para ter 2-3 peixes e alguns corais!!!
Visitante Publicado: Junho 22, 2003 Publicado: Junho 22, 2003 Olá, Desde mais quero alertar que sou novo aqui no fórum.... mas já deu para ver que ele é de alta qualidade e vale a pena participar! O que nem sempre acontece! Eu tenho aquário marinho à cerca 3 anos, contudo tive aquário de agua doce antes do marinho! Quero participar e trocar opiniões regularmente, ajudar e ser ajudado sempre que assim seja necessário! Um abraço, Rui
Visitante Publicado: Julho 10, 2003 Publicado: Julho 10, 2003 Olá Mantenho aquários de água doce há seis anos e, por vezes, assalta-me a ideia de "me atirar para a àgua salgada". Um dos problemas que me manteve sossegado tem sido o facto dos verões serem muito quentes (por vezes o meu aquário de água doce chegar a atingir os 30 graus) e, pelas informações que tenho, isso era o fim do de água salgada. Tenho razão?
Visitante Publicado: Julho 11, 2003 Publicado: Julho 11, 2003 De facto essas temperaturas são perigosas para muitos seres do aquário marinho... A temperaturas (30º) altas, o oxigénio da agua é muito reduzido... e os corais e invertebrados emitem uma substancia que é bastante importante para eles... e vem a morrer devido a isso! Se o aquário for apenas de peixes... os problemas serão bastante mais reduzidos... já que o grande problema deste está nas variações de temperatura (também prejudica dos corais e invertebrados)... eles se tornam mis sensíveis e com maior possibilidade de contrair doenças! Mas em principio podes estar descansado! Uma ventoinha apontada para a frente do aquário e as lâmpadas suspensas resolve o problema! Eu nunca tive... Mas se viveres por exemplo no Brasil....... o refrigerador é essencial!!!!!!! Um abraço, Rui
Visitante Publicado: Julho 11, 2003 Publicado: Julho 11, 2003 Olá Obrigado pela explicação, Rael. Não vivo no Brasil mas sim no Alentejo o que é quase a mesma coisa. De verão desligo os aquecedores e a temperatura dos aquários, após a noite com as luzes apagadas, não baixa dos 28. Durante o dia com a luz acesa mantem-se nos 30. Este fenómeno dá-se durante os dias mais quentes que por vezes dura semanas.Para o aquário de água salgada ia mesmo precisar do refrigerador. Como é que isso funciona? Não fica muito caro? Cumprimentos
Visitante Publicado: Julho 11, 2003 Publicado: Julho 11, 2003 Olá pessoal, em minha casa, nesta altura do ano, a temperatura também anda à volta dos 29º mas os meus belos não têm sinais de se sentirem mal, bem pelo contrário, por vezes quando a temperatura està nos 26, 27 eles ficam mais stressados. não uso nenhum tipo de arrefecimento.
Visitante Publicado: Julho 11, 2003 Publicado: Julho 11, 2003 Olá pessoal, em minha casa, nesta altura do ano, a temperatura também anda à volta dos 29º mas os meus belos não têm sinais de se sentirem mal, bem pelo contrário, por vezes quando a temperatura està nos 26, 27 eles ficam mais stressados. não uso nenhum tipo de arrefecimento. Olá amigo, Mas vc não tem corais nem invertebrados pois não? É que estes quando atingem essas temperaturas expelem as suas ZOOXANTHELLAES, e com o tempo morrem por falta das mesmas! Eu próprio já perdi 2 corais com temperaturas de 30 graus! Considero 24º a temperatura ideia !! Temperaturas de 28,29 e 30 são espadas para a saúde e bem estar da maioria dos corais e invertebrados! Não vivo no Brasil mas sim no Alentejo o que é quase a mesma coisa. De verão desligo os aquecedores e a temperatura dos aquários, após a noite com as luzes apagadas, não baixa dos 28. Durante o dia com a luz acesa mantém-se nos 30. Este fenómeno dá-se durante os dias mais quentes que por vezes dura semanas. Para o aquário de água salgada ia mesmo precisar do refrigerador. Como é que isso funciona? Não fica muito caro? De facto aconselho a experimentares a minha técnica... ela dá bastantes resultados e consegues ter temperaturas de 24º sem muita preocupação! Podes mesmo apenas ligar a ventoinha quando tiveres as luzes acesas! O facto das luzes estarem a uns 50cm do aquário é importante para a temperatura ser menor! Acho que assim vais conseguir! Mas depois existe outras técnicas.... se esta não resultar! Experimenta neste aquário... se funcionar... vai fundo Abraço.
Marco Madeira Publicado: Julho 14, 2003 Publicado: Julho 14, 2003 Oi Rael... Discordo um pouco de ti quanto á temperatura.... Mantenho os meus corais e peixes a 26º de Inverno e 28º no Verão sem qualquer problema. Já atingi os 31 em 1 dia por causa da ventuinha de arrefecimento ter avariado e não perdi nenhum coral.... quanto á espera de 2/3 meses penso que não é necessaria... consegue-se perfeitamente iniciar o aquario em 1 mês ou menos desde que o aquario esteja bem montado e tenha-se algum rigor... no meu caso montei o aquario e esperei apenas 2 semanas com trocas semanais de 20%... Abraço...
Visitante Publicado: Julho 15, 2003 Publicado: Julho 15, 2003 Olá Marco, De facto estamos de desacordo isso é sempre bom... as diferenças são sempre pontos de crescimento! As temperaturas provenientes de regiões de recifes de corais do Oceano Pacífico, os animais estão acostumados a temperaturas médias de 25 a 26 Graus Centígrados. Picos de 27 a 28 Graus são tolerados por períodos curtos de tempo, e a baixa aceitável pode chegar a 23. No aquário, observamos limites bem mais estreitos de tolerância. Os níveis citados acima são realmente importantes de se observar. Principalmente os níveis mais altos. A 28 Graus Celsius, observamos perda total de zooxanthellae pelos corais, e sua recuperação no aquário, caso tomemos as medidas necessárias, pode levar meses.... A noção mais importante é a de que o coral, contrariamente a nós, não é capaz de controlar sua temperatura corpórea. A temperatura escolhida pelo aquarista será aquela que o animal terá para tentar continuar seus ciclos vitais. Acontece que para poder completar esses ciclos, o animal depende de uma série de eventos químico / físicos em seu organismo, e vários deles são regidos por sínteses enzimáticas. Enzimas são catalisadores de reacções orgânicas. O factor que rege a possibilidade de síntese enzimática é a temperatura do meio. Determinadas enzimas "funcionam" em certas temperaturas apenas, e observa-se que seu graus de tolerância em certos casos é bastante estreito. Eu já li aliás do livro (Corals in Space and Time-Australia) que a temperatura ideal para o bom desenvolvimento metabólico em corais se encontra em 26 a 26,5 Graus Celsius. Essa é uma média de corais pesquisados por todo o Indo-Pacífico pelo autor durante 12 anos. Apesar de os meus estarem mais abertos com temperaturas de 24-25 graus! Um coral é capaz de aproveitar apenas 10 a 12% da luz que recebe, e mesmo assim, depende da temperatura do meio para se desenvolver (Dr. Veron, comunicação pessoal), e testes em laboratório mostraram que um desses animais pode consumir até 80% de sua reserva de energia para conseguir sobreviver em meio pouco apropriado (muito quente ou frio demais). Em nossos aquários, observamos isso quando o coral não cresce e se desenvolve bem. Não obrigatoriamente, mas freqüentemente, a temperatura "errada" inibe o crescimento e desenvolvimento do animal em taxas aceitáveis. Seu metabolismo está consumindo energia para mantê-lo vivo, apenas. O animal começa a não se expandir normalmente, ou expelir zooxanthellae demais, produzir muito muco, ou todos esses eventos em conjunto. É claro que é possível que já tenhas temperaturas de 30-31 graus sem morrer nenhum coral.... e mesmo de manter a 28º ! Mas não é o mais correcto... eu já vi aquários sem escumador... com iluminação fraca... com altos valores de material organico... e outros poluentes... e mesmo assim os peixes se apresentavam aparentemente bem! Apenas me referi à regra.... Um abraço, Rui
Visitante Publicado: Julho 16, 2003 Publicado: Julho 16, 2003 Concordo com aluns factos citados mas não todos. Perda zooxanthellae pelos corais, e sua recuperação no aquário, caso tomemos as medidas necessárias, pode levar meses.... Não concordo e não verifiquei isso nunca... O facto é que obtenho crescimento crescimentos absurdos com esse tipo de temperatura. Já tenho o aquario á quase 5 anos com estas temperaturas e qualquer coral que tenho cresceu muito. Já tive 25º 26º e penso que não obtive tão bons resultados... Concordo que a media deferia andar entre os 26,5 27 e essa que se verifica actualmente nos recifes de corais. Dai eu manter os 26 de Inverno e 28 de Verão o que dara de 27 de média... mas, experimenta.... tenta elevar um pouco a temperatura e verifica como vai reagir o metabolismo dos teus corais...
Marco Madeira Publicado: Julho 16, 2003 Publicado: Julho 16, 2003 Rael... A resposta de cima é minha, eu é que me enganei e entrei como visitante.... Abraço...
SD Publicado: Julho 18, 2003 Publicado: Julho 18, 2003 Viva, ora cá um tema bastante polémico e que normalmente nunca se chega a nenhuma certeza. Apenas irei dar a minha opinião. É claro que para manter um aqua a qualquer temperatura desejavel é possivel sem grandes problemas à excepção daquilo que a nossa carteira nos permitir fazer. Com um refrigerador qualquer essa tarefa é muito simples basta é haver muito dinheiro pois é um equipamento caro. Se alguem comprar tenha em atenção à serpentina ser em titanio para não enferrujar. Por muito menos dinheiro pode-se tambem refrigerar o aqua por exemplo por 5 ou 10 € compra-se um ventilador a 220 v que se coloca num dos extremos do aqua a apontar para a superficie da agua ou seja no intervalo desta com os projectores ligado ao mesmo periodo de luz das HQI. Isto é sufeciente para baixar a temperatura da agua a 26º com temperatura exterior de 35º para um aqua de 500l. Mais barato será se usarem ventiladores dos cumputadores mas assim precisam do transformador de 12v. Relativo à polémica de qual a temperatura correcta concordo plenamente com o intervalo de 26º a 28º. Mas tambem concordo plenamente com (e isso está provado) quando se diz que com o aumento da temperatura aumenta o metabolismo dos animais e eles crescem mais rapidamente. Também concordo com o 'perigo' de se acidentalmente a temperatura subir aos 30º 31º durante um curto espaço de tempo (meia duzia de dias) não acontece nada de especial. Até que reparem se consultarem os registos internacionais de meteorologia a temperatura média têm vindo a aumentar havendo tambem dias de 30 e muitos graus nos locais mais importantes de recife do mundo. Por exemplo quando o El nino fez das suas houve locais com alguns dias de 38º e 39º!!! O grande problema das temperaturas é sem dúvida (à semelhança de outros factores) as alterações bruscas!!! Estas sim podem ser e são na maioria das vezes fatais. Outros truques para baixar a temperatura: sacos ou recepientes de gelo dentro do sump (não colocar o gelo em contacto com a agua). Evitar: diminuir o periodo de luz pois isto poderá ser fatal para alguns corais. A iluminação é a principal fonte de alimentação dos bichos!!! Abraços Sérgio Dantas Abraços
Marco Madeira Publicado: Julho 24, 2003 Publicado: Julho 24, 2003 Oi... Este texto do Miozzo ja é um pouco antigo e algumas afirmações que ele faz não se verifica na pratica... pelo menos comigo. Actualmente tenho médias de 28, 29º sem problemas, e até com optimos resultados no seu crescimento. Por outro lado sei que não é bom para peixes e corais, mas também já tive variações de temperatura no mesmo dia e durante dias de 2,3 graus sem problemas. É claro que se conseguirmos evitar essas variações é optimo. Que é stressante para os habitantes tambem é verdade, mas não é tão drastico que leve á perda dos mesmos... Abraço...
SD Publicado: Julho 24, 2003 Publicado: Julho 24, 2003 Viva, heheh acho que estamos todos de acordo que a temperatura do aqua deverá estar sempre nos 26º. Esse texto do Miozzo dá-me sempre vontade de rir, não pelo conteudo em si, até porque acho que ele e o Peter fizeram muito mas mesmo muito pela aquarofilia do Brasil e percebem disto como gente grande, mas sim pelo facto que esse texto foi um dos que deu maior polémica nos foruns mais conhecidos do Brasil com a discussão mais do que acesa entre estes dois e o Alexandre Gois. Aquilo é que era chamarem-se tudo e mais alguma coisa... enfim episódios tristes dos foruns. Sérgio Dantas Abraços
Zé Publicado: Julho 24, 2003 Publicado: Julho 24, 2003 Marco. Também concordo contigo mas nada como tentar manter o mais estavel possivel. Se assim não fosse coitados dos brasileiros que na grande maioria de reefs montados são refrigerados com ventoinhas e no verão chegam a atingir 32 graus. Neste reef atual não mas no outro também cheguei a ter temperaturas de 29 graus e não me apercebi de problema nenhum. Mas tento sempre manter o mais perto possivel dos 26. Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes; cada um deles tem também uma vida que contar. Zé
Recommended Posts