Aquário tartarugas com Background DIY


Recommended Posts

Boas,

 

Primeiro post neste Forum. Aqui deixo algumas fotos do meu aquário de tartarugas neste album

 

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0...388_2829841.jpg

 

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0...388_2400694.jpg

 

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0...388_1060070.jpg

 

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0...388_3281662.jpg

 

As 2 tartarugas têm aproximadamente 3 meses e têm +/- 5 a 6 cm de carapaça.

Aquário de 120x60x40

Filtro externo Fluval 403

Aquecimento nos 27ºC

Luz UVB 5.0 - 8 horas por dia

Algumas plantas artificias. Tentei colocar verdadeiras mas comiam.

Areão e algumas pedras de fundo

Background e plataforma DIY com esferovite e cimento + areia pintado com primário epoxi e colado com silicone

A plataforma superior está um pouco submersa para ver se elas se habituam a ir para lá. Depois ficará uma zona seca.

 

Estou a alimenta-las num recipiente separado para não sujar muito a água (principalmente sticks e de vez em quanto camarões secos como petisco).

 

Gostava de saber a vossa opinião sobre o aquário e o background. Elas agora são juvenis mas se calhar quando crescerem este aquário já será pequeno.

Gostava também de ver fotos dos vossos aquários de tartarugas maiores.

 

Cumprimentos,

 

Rui

Editado por ruicompany
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui, assim já se conseguem ver.

 

Um conselho, alinhe o volume da água, pela base inferior da plataforma.

As tartarugas vão agradecer muito um local seco para se refastelarem.

 

Cuidado com as pedras do fundo, para que elas não as comam, mas de resto parece-me muito bem.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois realmente, pedras pequenas e que nao convem, a minha tartaruga ja e maiorzinha, e nao posso meter la nada, nem decoraçao. so mesmo coisas de barro ou assim. ainda a poucos dias meti um termometro daqueles de vidro interiores, e fui a ver pouco depois estava ela a dar-lhe dentadas na parte de preta e vermelha do termo...que vale e que tirei a tempo! :animal_fish:

 

ja agora as tuas nao mordem as plantas falsas?

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro José Pedro,

 

Obrigado pelos comentarios. A plataforma será a zona seca, mas como vi que elas não subiam, nao sei se por dificuldade ou qualquer outro motivo, resolvi subir um pouco o nivel de água para elas se aperceberem que ali há mais uma plataforma. Mas brevemente reduzo a água para o nível.

 

Quanto às pedras de fundo, elas vão lá com a boca mas não engolem...só andam a testar se é comida. Mas irei estar atento.

 

Cumprimentos,

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Heyfishyfishy!

 

Até agora não vi que comessem areia. Parece que a testam mas não a comem. A mesma coisa com as plantas artificiais. Já com as verdadeiras comeram ainda uns bons bocados, mas retirei logo quando me apercebi que não iam parar e as plantas iam durar 10 minutos...

 

Tens fotos do teu aquario? Quantos litros tem? E a tartaruga quantos cm? Penso que quando as minhas crescerem mais o aquario vai ser pequeno demais.

 

Cumprimentos,

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

falei nas plantas falsas, porque a algumas semanas abriram um topico aqui porque a tartaruga lhe tinha arrancado e comido um bocado de uma planta falsa, e andava toda aflito se era grave. :animal_fish:

 

o aquario tem 160 litros o meu e quando a medi pela ultima vez tinha 15cm de carapaça.

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito boa escolha do aquário e filtro! Quanto a substrato aconselho apenas "calhaus" grandes ao ponto de equivalerem a metade da carapaça da tartaruga que sejam arredondados e que não tenham provindo do mar ;) de resto tá bem fixe! Só fazia algumas alterações mas que não são de todo muito importantes. Aumentava a zona seca pois, na minha opinião, as tuas têm pouca e pintava o teu background de várias cores que lhe dessem um aspecto rochoso :) Boa sorte com esse projecto! Já agora, que espécie de tartarugas são?

 

Cumps :transport027:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ruicompany,

 

Parece-me bastante razoavel o aquario e as tuas opçoes.

 

É pena nao ter um pouco mais de largura, com o espaço e litragem extra talvez pudesse ser definitivo - mas mesmo assim acho-o bastante bom.

 

Em relaçao ao areao, esteticamente acho-o muito apelativo. É no entanto pouco practico face ao potencial poluidor das nossas tartaruguinhas, na medida que complicam bastante as limpezas periodicas. Existe tambem a preocupaçao de ingestao se forem demasiado pequenas...

 

Muito bem conseguida a plataforma. Concordo com a sugestao do Allistor para pintar o background a imitar um aspecto rochoso, acho que ia melhorar o aspecto visual.

 

Sugeria eventualmente um tronco e mais uma ou outra planta artificial.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Allistor,

 

Obrigado pelos comentários e sugestões. Como já tinha dito até agora nao as vi a comerem areão, mas tenho estado alerta a ver se por acaso o fazem, e caso disso troco por um mais grosso. Eu tb queria ter pintado o background com cores mais realistas...mas infelizmente é dificil arranjar tintas que nao sejam toxicas e nao libertem compostos para a água. Talvez esse seja a maior falha do background de facto, mas agora já nao posso fazer nada...Talvez para outro projecto :thumbup3:

 

A espécie de tartaruga...perguntas bem mas não perguntei na loja ...! Também duvido que soubessem Talvez seja uma map turtle, pelas fotos e descrição que encontrei na net, mas nao tenho a certeza. Se alguem puder ajudar nesse sentido agradecia.

 

Cmps,

Rui

Editado por ruicompany
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Norby,

 

Obrigado pelas sugestões! Vamos ver se elas nao comem o areao...pois gosto bastante do aspecto dele...e agora trocar tudo era uma seca!

 

Quanto à cor do background, concordo plenamente com os vossos comentários. Infelizmente nao consegui por uma cor mais realista que nao fosse contaminar o aquario e libertar compostos toxicos.

 

Eu gostava de arranjar um tronco ja gasto pela agua para colocar no aquario (driftwood), mas os que encontrei sao mt grandes e caros. Quem sabe indo a um rio ou regato encontro alguma coisa...! Alguem tem experiencia em encontrar esse tipo de madeira (troncos) e que tipo de tratamento é necessario fazer para o tornar seguro para o aquario?

 

Cmpts,

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente Rui,

 

Se puseres fotos da cabeça podemos tentar ajudar na identificaçao.

 

Nao acho que seja uma Map Turtle. Parecem-me Pseudemys , talvez Pseudemys concinna hieroglifica.

 

Em relaçao aos troncos a meu ver, e com a tua aptidao para a bricolage, nao precisas de gastar dinheiro. Deves escolher um tronco que te agrade, de preferencia seco, descasca-lo e lixa-lo.

 

Posteriormente existem varias formas de tratamento para mim a mais rapida e eficaz é a tecnica da fervura, fervendo os troncos tantas vezes quanto as necessarias para que deixe de libertar coloraçao (taninos).

 

Outra possibilidade é o estagio em agua, com trocas regulares de agua e com um peso em cima até que fique "bebado" e perca as propriedades flutuantes. Este tipo de tratamento é mais lento e nao tao eficaz em relaçao aos taninos libertados. Deve ser feito durante mais ou menos durante 30 dia.

 

Practicamente todas as madeiras podem ser elegiveis para este efeito, excepto as resinosas.

 

Normalmente a videira é muito apreciada e utilizada em aquarofilia dadas as suas formas peculiares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.