exman Publicado Junho 27, 2010 Publicado Junho 27, 2010 Tenho um filtro da Rena. Filstar ...não sei neste momento bem qual. Ele tem uma esponja e dentro da esponja tem um recepiente para colocar carvão activado. A minha dúvida é o que faz este carvão e se as cerâmicas que se vendem são para colocar em vez da esponja no filtro. Quais as vantagens de do carvao e das ceramicas? Cumps Citar Renato Ferreira Santa Maria da Feira/Aveiro
Quo Publicado: Junho 27, 2010 Publicado: Junho 27, 2010 (editado) Ceramicas: fazem filtração mecanica é colonizada por bacterias, logo também fazem filtração biologica extremamente duráveis Carvão activado: fazem a filtração mais eficiente, no entanto, alguns dirão que é mesmo excessiva, ao ponto de poder ser incompativel com aquarios plantados/fertilizados remove com grande eficacia particulas em suspensão na coluno de água, poe a agua cristalina remove cloro e outros produtos toxicos, inclusive medicamentos (logo é incompativel com medicação, o que pode ser um grande transtorno se o carvao é a unica forma de filtragem) não é tão boa para colonizar por bacterias, mas é colonizavel durabilidade extremamente reduzida e facil de entupir, pode ser lavada de 3-5 vezes e depois deixa de fazer a filtração de produtos toxicos na água depois de perder essa garantia como super-filtro (que dura um mes), precisa de ser substituido, mas pode continuar a ser usado para filtração mecanica e biologica. muito caro e pouco duravel eu nos filtros coloquei ceramica e cobri com uma pequena camada de carvao activado (muito menor que a original), ou pus o carvao activado à entrada do filtro. Em alternativa podes usar la de vidro para filtrar pequenas particulas que a ceramica deixa passar, para substituir o carvao, mas a la de vidro entope com maior facilidade, ou seja tens que fazer mais manutenção. Editado Junho 27, 2010 por Quo Citar
AquaBoy78 Publicado: Junho 27, 2010 Publicado: Junho 27, 2010 Oi quo! já agora o que sabes acerca da leca? funciona? tenho aqui disso mas não sei até que ponto será eficaz! abraço! Citar Em cada pequena acção existe uma reacção...
totamikarte Publicado: Junho 28, 2010 Publicado: Junho 28, 2010 Tenho um filtro da Rena. Filstar ...não sei neste momento bem qual. Ele tem uma esponja e dentro da esponja tem um recepiente para colocar carvão activado. A minha dúvida é o que faz este carvão e se as cerâmicas que se vendem são para colocar em vez da esponja no filtro. Quais as vantagens de do carvao e das ceramicas? Cumps Concordo com o Quo, e acrescento algo. Mantém as esponjas e adiciona lã, se não sabes bem o que é, em qualquer loja da especialidade basta pedires. As cerâmicas são uma prioridade em qualquer filtro, em qualquer aqua. Sem elas... as colónias de bactérias são escassas. O carvão já é algo mais especifico e de curto prazo. Também não sei bem sobre essa tal "Leca" mas creio que são resinas filtrantes. Algo ainda mais especifico que o carvão. Citar
AquaBoy78 Publicado: Junho 28, 2010 Publicado: Junho 28, 2010 (editado) boas pessoal! entretanto coloquei as bolas de leca no filtro e espero resultados mas lá que são bastante porosas são! entretanto aguardo se possivel por opiniões! abraços! Editado Junho 28, 2010 por AquaBoy78 Citar Em cada pequena acção existe uma reacção...
inaciosilva Publicado: Junho 28, 2010 Publicado: Junho 28, 2010 boas pessoal! entretanto coloquei as bolas de leca no filtro e espero resultados mas lá que são bastante porosas são! entretanto aguardo se possivel por opiniões! abraços! Olá, eu uso também leca e com bons resultados, tenho um filtro biologico Laguna "triplo", onde para alem de duas caixas com filtração por esponjas tem uma de filtração por cerâmicas, com tenho a mania de alterar tudo fiz uma caixa onde inseri este filtro e onde coloquei 10 litros de cerâmicas e 25 litros de leca, ambas as camadas são destintas e filtram antecipadamente ao filtro da Laguna, a limpesa passou de uma vez por semana para uma de duas em duas semanas e apenas com uma lavagem superficial, já que as colonias de bactérias são muito grandes, estão activas e não são para destruir. Se quiseres um esboço do meu filtro manda-me um email. Citar
Recommended Posts