Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos...

Sou relativamente nova no fórum (leio mas ainda n tinha escrito).

Queria tirar uma pequena dúvida...

Tenho alguns betas junto com outros peixes num aquário (no geral dão-se bem), e decidi tentar acasalar dois deles....

O macho já tem algum tempo e quando coloquei a fémea ele deu-se logo bem com ela, nunca a perseguiu e até protegeu dos outros, pareceu-me um bom sinal...

Agora decidi colocar os dois, sozinhos, num aquario mais pequeno para se reproduzirem... Andam todos contentes, de roda um do outro e não se mordem (já se conhecem...lol), mas não sei se me precipitei, porque ainda não há ninho de bolhas...

Ou seja, ela está com riscas verticais e ele anda de roda dela, mas não há ninho, se ela estiver dentro do aquário ele vai fazer o ninho?

Ou será melhor tirar a fémea e só colocar quando ele já tiver feito o ninho?

Eu sei que ele é bom a fazer o ninho, porque ja esteve sozinho num aquário e fazia ninhos que era uma maravilha... lol

Respondam sff...

Obrigada

p.s.: vou tirar fotos q a minha fémea é tão linda... :whocares::):P

Editado por tagid3
Publicado:
Olá a todos...

Sou relativamente nova no fórum (leio mas ainda n tinha escrito).

Queria tirar uma pequena dúvida...

Tenho alguns betas junto com outros peixes num aquário (no geral dão-se bem), e decidi tentar acasalar dois deles....

O macho já tem algum tempo e quando coloquei a fémea ele deu-se logo bem com ela, nunca a perseguiu e até protegeu dos outros, pareceu-me um bom sinal...

Agora decidi colocar os dois, sozinhos, num aquario mais pequeno para se reproduzirem... Andam todos contentes, de roda um do outro e não se mordem (já se conhecem...lol), mas não sei se me precipitei, porque ainda não há ninho de bolhas...

Ou seja, ela está com riscas verticais e ele anda de roda dela, mas não há ninho, se ela estiver dentro do aquário ele vai fazer o ninho?

Ou será melhor tirar a fémea e só colocar quando ele já tiver feito o ninho?

Eu sei que ele é bom a fazer o ninho, porque ja esteve sozinho num aquário e fazia ninhos que era uma maravilha... lol

Respondam sff...

Obrigada

p.s.: vou tirar fotos q a minha fémea é tão linda... :music_singguitar::):laugh:

Boa noite,

Vou relatar a minha experiência, espero que ajude.

1 - Separar os dois ex.: meter uma divisória transparente entre os dois.

2 - Alimentar muito bem ambos [ao longo do tempo e não de uma só vez :o) ]. Utilizar comida viva de preferência.

3 - Em princípio o macho irá iniciar o processo de construir o ninho de bolhas e a fêmea começa a ficar mais roliça (indicando que está cheia de ovos).

4 - Remover a divisória e acompanhar o processo (porque é bonito de se ver mas principalmente porque pode correr mal e assim sendo terá que os separar rapidamente. O processo pode durar algumas horas pelo que interessa é ir passando e ver se tudo está bem.

Tudo correndo bem terá baby bettas...

Aí terá que ter comida viva para os bichitos e ter muito cuidado com o "levantar tampa" de forma a manter a humidade necessária para o bom desenvolvimento.

Espero que ajude.

Ab.

Gonçalo

Publicado:
Boa noite,

Vou relatar a minha experiência, espero que ajude.

1 - Separar os dois ex.: meter uma divisória transparente entre os dois.

2 - Alimentar muito bem ambos [ao longo do tempo e não de uma só vez :laugh:) ]. Utilizar comida viva de preferência.

3 - Em princípio o macho irá iniciar o processo de construir o ninho de bolhas e a fêmea começa a ficar mais roliça (indicando que está cheia de ovos).

4 - Remover a divisória e acompanhar o processo (porque é bonito de se ver mas principalmente porque pode correr mal e assim sendo terá que os separar rapidamente. O processo pode durar algumas horas pelo que interessa é ir passando e ver se tudo está bem.

Tudo correndo bem terá baby bettas...

Aí terá que ter comida viva para os bichitos e ter muito cuidado com o "levantar tampa" de forma a manter a humidade necessária para o bom desenvolvimento.

Espero que ajude.

Ab.

Gonçalo

Pois, a ver vamos... o macho não vai para novo... :music_singguitar:

Obrigada

Publicado: (editado)

colocas-te pergunta no sub-forum errado :laugh:

o macho quando nao faz ninho é porque nao ta bem de saúde ou é novo demais normalmente

se colocas a femea a vista e ele nao faz ninho passado no maximo 1 ou 2 dias, talvez seja melhor pensares em tentar com outro :music_singguitar:

Editado por DunKz

Cumprimentos

Publicado:
colocas-te pergunta no sub-forum errado ;)

o macho quando nao faz ninho é porque nao ta bem de saúde ou é novo demais normalmente

se colocas a femea a vista e ele nao faz ninho passado no maximo 1 ou 2 dias, talvez seja melhor pensares em tentar com outro :animal_fish:

Oh, peço desculpa,

biggrin.png' alt=':biggn:'> já está a fazer o ninho biggrin já vejo as bolhinhas...

a minha questão era se pelo facto de estar junto com a fémea haveria a possibilidade de não o fazer, podia distrair-se ou qq coisa, mas ja vi que sim :):)

agora é estar atenta...

quero bébés hihihi

Obrigada.

Publicado:
Oh, peço desculpa,

:) já está a fazer o ninho :) já vejo as bolhinhas...

a minha questão era se pelo facto de estar junto com a fémea haveria a possibilidade de não o fazer, podia distrair-se ou qq coisa, mas ja vi que sim :):)

agora é estar atenta...

quero bébés hihihi

Obrigada.

nao faz mal :D

vê a minha criaçao de VT's amarelos ou de outras pessoas, a minha coloquei já resumida :)

Cumprimentos

• 2 semanas depois...
Publicado:

Já tenho um bébé...

e alguns ovos que n eclodiram...

mas tenho um bébé... :( já está grandinho.... e ainda n lhe dei nada de comer... :S, se calhar comeu os outros... :s

Publicado:

Com quantos dias está?

Nos primeiros 3 dias, podes não dar nada ou apenas infusórios, depois até podes começar logo com a artémia recém eclodida =D

logofino320x76.jpg

Publicado:
Com quantos dias está?

Nos primeiros 3 dias, podes não dar nada ou apenas infusórios, depois até podes começar logo com a artémia recém eclodida =D

Não sei... ontem deram o abraço... estava a olhar p os ovos e vi um grande a nadar nas folhas...

já tinha tido a femea com o macho, mas como ele n avançava com o ninho separei-a dele, ate ontem...

mas n tinha reparado que ja tinham andado a por ovos...

deve ter uns 4 ou 5 dias...

Publicado:
já devias estar a alimentá.lo...

Pois, nem sabia que ele existia....

e Hoje descobri mais... minúsculos... tão giro... só espero que o outro não os coma...

em relação a comida... ele tem andado a comer o q está agarrado às plantas... mas é aconselhavel comprar artémia?

tenho comida congelada pra discus, posso dar dessa comida? é a que dou aos uraus bébés...

Publicado:

Para taxas de sobrevivência mais altas é sempre recomendado alimentar com artémia recém eclodida. É o ideal, se poderes, é o que deves dar.

logofino320x76.jpg

Publicado:

mal vires eles a nadar na horizontel, tira o macho sff ou ficas sem alevins

Cumprimentos

Publicado:
mal vires eles a nadar na horizontel, tira o macho sff ou ficas sem alevins

já o tirei, pq ele destruiu o ninho...

Publicado:

entao parece me que alguem devorou vários alevins...

Cumprimentos

Publicado:
entao parece me que alguem devorou vários alevins...

pois acho que é possivel... aliás acho q já andava nisso à algum tempo... pq tenho um que já é grandinho, bastante... e os outros são minúsculos... por isso acho que a primeira ninhada foi dizimada, e eu que pensava que nem sequer tinha existido... ;)

agora no aquario só estão os pequeninos, coloquei muitas plantinhas, pq tenho medo que o maior os coma..., mas tb ainda n o posso tirar de lá...

Publicado:

tu devias ter os alevins sozinhos.............

Cumprimentos

Publicado:
tu devias ter os alevins sozinhos.............

sozinhos? como assim? eles estão num aquário sozinhos... os grandes tão num comunitário.. já os guppys bébés estão noutro aquário sozinhos...

Publicado:

esquece :discuss_gathering: é o que faz ler à pressa..

vai alimentando com artemia recem eclodida e/ou microvermes

Cumprimentos

Publicado:

Boas!

Retiraste o macho e a fêmea! OK óptimo, fizeste bem!

Agora o que te falta fazer:

- Deves retirar esse maior que tens aí, pois corres o risco de ele comer os outros.

- Deves iniciar alimentação com artémia recém eclodida e micro-vermes assim que eles começarem a nadar na horizontal. (normalmente ao fim de 3 dias após a eclosão)

P.S. Ele há gente com sorte! Normalmente esse maiorzito que escapou de outra postura anterior, só escapou por sorte! Deve ter sido um surpresa agradável. :discuss_gathering:

Boa sorte!

Publicado:
Boas!

Retiraste o macho e a fêmea! OK óptimo, fizeste bem!

Agora o que te falta fazer:

- Deves retirar esse maior que tens aí, pois corres o risco de ele comer os outros.

- Deves iniciar alimentação com artémia recém eclodida e micro-vermes assim que eles começarem a nadar na horizontal. (normalmente ao fim de 3 dias após a eclosão)

P.S. Ele há gente com sorte! Normalmente esse maiorzito que escapou de outra postura anterior, só escapou por sorte! Deve ter sido um surpresa agradável. :D

Boa sorte!

Foi sim :P

Ok, obrigada...

já vi uns dos pequenos a nadar na horizontal... :):)

• 3 semanas depois...
Publicado:

Bem, os meus betas já estão maiorzitos... mas ainda n lhes dei artemia, porque não me estou a dar muito bem com aquilo...

Tenho-lhe dado a comida dos grandes em pó, e eles lá vão comendo, pelo menos até conseguir eclodir a artémia.

Tenho que colocar fotos dos pequenotes... O maior já faz uns tons de azul, mas espero que também apanhe o rosa da mãe...

Cumps.

Publicado:
Que idade é que o pequenos já tem???

Cumprimentos

Pedro

Têm duas semanas e qualquer coisa...

Sei que já lhes devia ter dado artémia, mas n está a correr mt bem... nem sei s ainda vale a pena... mas sempre ficam melhor alimentados... não é?...

Cumps.