Darkside

Filipe Simões

Recommended Posts

• Replies 239
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Se queres pedras pretas , vais a parte de trás do autódromo do Estoril e apanhas la uns bons xistos pretos ...

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

Paulooliveira

Partilhar nas redes sociais

xistos nao mudao PH

esse conjunto de plantas, basta cortar e voltar a plantar, cresce de novo, com substracto fertil e co2...vai parecer uma selva hehehe

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

xistos nao mudao PH

esse conjunto de plantas, basta cortar e voltar a plantar, cresce de novo, com substracto fertil e co2...vai parecer uma selva hehehe

Mas eu não tenho substrato fértil, dai a duvida de que plantas posso usar.

Acham que nestas plantas vai fazer diferença?

essas plantas nao vao sentir, a unica diferença é que teras de fazer fertilizaçao (que é o que eu faço)

mas se tiveres com paciencia e disposiçao de despejar novamente o aqua (sem deitar fora a agua, é claro) coloca uma camada d subs fertil, nem que seja de terra de vaso

fiz uma pequena experiencia nuns cubos de telm, entre 2 tipos de terra, o da marca baratucha do continente, "É" e a "delgarden", e a 2ª deita cheiro de podre passado algum tempo de estar dentro da agua, deve ter mta materia organica, enquanto a da "E" n deita cheiro

misturei 2 doses de terra para 1 dose de areia de rio, areia usada na construçao civil, previamente lavada, é claro

as plantas iram se dar bem sem o subs fertil, pois tambem tens co2, mas espera pelos expert na materia

cumps

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Cheguei a pensar no Húmus com o devido tratamento, mas não sei, não trás problemas no futuro?

Tenho apenas 10Kg de areão para cobrir.

Editado por filipegordo

São estas ou nem por isso?

Todas elas dão para podar e replantar, ou não?

Sim Filipe, sao essas mesmo :eusathink:

Dão para podar e replantar ... São muito fáceis de mantes =)

[Desculpa so responder agora :roflroll2:]

Cheguei a pensar no Húmus com o devido tratamento, mas não sei, não trás problemas no futuro?

Tenho apenas 10Kg de areão para cobrir.

Quanto a isso, eu usei terra do jardim xD

Mete uma camada muito peqena de terra e nao terás qualqer tipo de problema ... Visto qe vais montar de novo, aconselho-te a fazê-lo.

Já iniciei a remodelação.

Não irei colocar nenhum tipo de substrato fértil até porque não cheguei a tirar a agua toda.

Neste momento retirei tudo do aquário menos o substrato e tirei-lhe boa parte da agua.

Não vou prometer fotos da montagem porque já sei que enquanto estou a montar esqueço-me das fotos.

Mas meto uma no fim!

Editado por filipegordo

Boas.

Ontem já não consegui colocar fotos mas faço-o logo a noite.

Entretanto fui medir os parâmetros e estão assim:

pH - 8

GH - 8

KH - 4

NO2 - 0.0mg/l

NO3 - 5mg/l

Amónia - -0.02ppm

Ciclo completo???

Vou postar as fotos junto com o novo setup, porque algumas coisas mudaram, mas a nível de equipamento técnico esta igual.

Nome: DarkSide

Setup:

Aquario - DIY 80X40X40 - 130Lts

Móvel - DIY com estrutura em ferro Coberto com MDF 3mm

Filtro - Eheim 2213 440l/h

Termoestato - Jäger 150W(desligado)

Iluminacão - Calha Boyu STS-900 2X21W T5 HE

CO2 - DIY

Hardscape:

Substrato - 10kg Arião Inerte Negro

Rochas - Basaltos

Background - Vinil Preto

Flora:

Musgo de Java

Anubia barteri var. nana

Rotalas rotundifolia(por entrar)

Hygrophila polysperma(por entrar)

Fauna(em estudo):

Ancistrus Dolichopterus

Corydoras Aeneus "Black Venuzuela"

Escalar Negro

Parâmetros da água:

pH - 8

GH - 8

KH - 4

NO2 - 0.0mg/l

NO3 - 5mg/l

Amónia - -0.02ppm

Temperatura - 27/26ºC

Fotos:

Pic_19001_3.jpg

Pic_19001_4.jpg

Pic_19001_5.jpg

Pic_19001_6.jpg

Pic_19001_7.jpg

Agora algumas duvidas:

O KH baixou para metade mas o pH continua na mesma. Isto deve-se a que?

O ciclo está completo?

O que acham do aquário?Melhor?

Vou estar fora durante cerca de um mês por isso não vou introduzir fauna nem flora para já.

Editado por filipegordo

Eu há uns tempos tive o mesmo problema que tu.

O que eu descobri depois de ler um bocado é que enquanto o KH não baixar o PH tb não baixa. Se o KH já está a metade já tens meio caminho andado. Outra coisa que tb li por aí é que para estabilizar um aquário é preciso mt tempo e paciencia e que alterar o PH dum dia para o outro só dá mesmo com liquidos como o PH minus e por aí fora.

O ciclo do azoto demora um bocado a ficar completo mas se fores acompanhando os parametros ao longo do tempo vais reparar que primeiro a amónia e os nitratos vão aumentar até que chega a uma altura em que começam ambas a baixar e começam a aumentar os nitritos. Quando a amónia e os nitratos estiverem dentro dos parametros aceitaveis o ciclo está feito.

Isto da aquariofilia é preciso é calma e paciencia. De qualquer das formas está interessante o teu aquário.

Saúdinha...

Rui Rodrigues

sinceramente, acho que ficou muito melhor assim, com pedras só de um tipo. boa mudança na minha opinião ;) agora é plantas aí pra dentro

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Como disse vou estar fora por isso não vou colocar nada para já porque se houver algum problema não estou ca para resolver.

Mas ate agora as plantas que estão para vir são:

Rotalas rotundifolia

Hygrophila polysperma

Mas espero mais sugestões, agora que podem ver o aquário fica mais fácil.

Continuo a achar que o ciclo está feito...

Editado por filipegordo

a melhor sugestão que te posso dar é vai á net e pesquisa por sites de aquascaping. tiras ideias, vês os nomes das plantas e fica mais fácil

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

tas a ver filipe.

diz lá que as pedrinhas nao sao um mimo??

eheh muito bem encaminhado;)

quanto ao ciclo parece-me completo eheh

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Sim, compensou bem ir busca-las.

A mim também parece que o ciclo está feito mas só depois da ferias é que entra em acção.

Mas agora surgiu um problema, como já disse vou estar fora no mínimo umas 2/3 semanas mas vai estar gente em casa e já foi avisado para ir pondo uns flocos para alimentar as bactérias.

Já quando eu voltar, volto a sair mais uma semana e ai a casa fica vazia, como faço com as bactérias?

Editado por filipegordo

• 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!