Recommended Posts

Publicado

Boas eu gostaria de saber se estes valores sao prejudiciais aos meus peixes

o meu pH encontra-se a 8

NO2 a 0.1 e

NO3 a 5 (mg/L)

o aquario (6oL) tem 4 corydoras e uns quantos guppys

serao estes niveis maus para eles?

so alimento os guppys 1 vez por dia

as TPA's sao feitas 2 vezes por semana (8/9L) devo fazer TPA's maiores? ou devo fazer mais TPA's?

Publicado:

Os nitritos deveriam estar a zero idealmente, ainda assim não são níveis muito perigosos...Mas estranho esse nível de nitritos (imagino que já tenhas o aquário montado há muito tempo) com TPAs tão regulares...Certifica-te que a água da tua torneira não tem nitritos. Quando limpas o filtro, limpas a água do aquário e não lavas em água da torneira, certo?

O pH é um pouco alto para as corydoras, mas se estiver estável, também não é nada de anormal...

Publicado:

sim ja tenho o aquario a muito tempo...

o ph nao o consigo baixar nem com CO2 caseiro :S

em relaçao ao limpar o filtro limpo sempre com aqua do aquario nunca com a da torneira!

obrigado pelas dicas!

Publicado:

8 de pH... vem assim da companhia? mete troncos no aquario, ajuda a baixar, nota que é preferivel um pH estavel ao pH "ideal" (coisa que nem existe), mas é sempre bom ter o pH no intervalo dos 7 ponto qualquer coisa...

o aquario é quase de certeza absoluta muito novo (menos de um mes), se tiver menos de 15 dias, atenção urgente aos nitritos, se tiver 3 semanas ou mais, os nitritos vao desaparecer.

Publicado:

1 mes? nem por sombras! tem prai uns 6 meses ou mais...

o problema e que os valores tem estado assim tirando 1 crise em que subiu muitos os nitratos ...

a agua da companhia sai a 7.5 mas nao consigo fazer com que fique por ai nao sei por que...

eu dantes dava comida 2 vezes por semana agora so dou 1 e nota-se que os nitratos baixaram ag os nitritos sempre tiveram aquele valor

acham que devo arranjar agua noutro sitio? (tenho 1 fonte relativamente perto)

Publicado: (editado)

tens que tipo de medição de nitritos? aqueles de tira com vários testes? o erro pode estar na leitura dos dados. No entanto, 0,1% é o limite maximo do nitritos, o problema é se passa disso.

Se o pH passar de 7.5 para 8.0 deve-se ao facto de teres algo que o faz subir, isso não sobe por magia. A areia é proveniente de uma praia? colocaste conchas do mar?

das comida 2 vezes por SEMANA? não queres dizer por DIA?

A unica forma viavel de baixar nitratos é apenas por TPA. Em aquarios pouco povoados, com poucas plantas e comida controlada é possivel baixar os nitratos. Os nitritos baixam naturalmente há medida que um aquario fica maturado (ou seja cerca de 1 mes), podes ter desiquilibrios naturais devido a alimentares um pouco mais que o normal ocasionalmente. Podes também ter desiquilibrios devido ao sobrepovoamento, a problemas com as colonias de bacterias (lavagem do filtro errada, água não tratada contra o cloro e cloramina, etc.)

os teus nitratos estão baixos, o limite aceitavel para muitas especies é de 25 mg/l, tens 5 vezes menos.

Editado por Quo
Publicado:

sim queria dizer por dia enganei-me xD

eu fiz os testes com gotas da JBL

o areao nao e da praia e 1 areao grosso que tb tenho no aquario de inverts mas o ph dos inverts ta a 7.5

realmente troncos nao tenho vou ver se arranjo

conchas nao tenho nenhuma

provavelmente o problema e comida a mais creio que so pode ser isso

tenho uns 8 guppys adultos e uns tantos juvenis e tenho tambem 4 corys (num aquario de 60L nao esta povoado a mais) eu notei que desde que comecei a dar comida 1 vez por dia os nitratos baixaram mas os nitritos nao sempre tiveram assim

nao limpo o filtro a muito tempo...

aa ja agora as folhas que se desprendem das plantas e depois apodrecem criam nitritos certo? e que e costume ver umas folhitas soltas mas nao as tiro acham que devo tirar?

Publicado: (editado)

bom dia

eu tambem nunca consegui "ver" os nitritos a ZERO.

Isso poderá ser de várias coisas externas ao aqua.

1º os homens tendem a ser mais daltonicos que as mulheres, deves pedir a uma mulher para verificar os valores.

2º as luzes de casa são artificiais, deves ver isso com luz do sol directa.

a minha mulher diz que estão a ZERO eu digo que estão na côr seguinte.

Em relação ao Ph, tens qualquer coisa dentro do aqua ques está a fazer subir o Ph, por exemplo pedras, conchas.

Alem disso deves ter a "Dureza" (Gh) muito alta.

cumprimentos

Nuno Costa

Editado por Nuno Costa

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!