rodribike Publicado Junho 22, 2010 Publicado Junho 22, 2010 Boas eu gostaria de saber se estes valores sao prejudiciais aos meus peixes o meu pH encontra-se a 8 NO2 a 0.1 e NO3 a 5 (mg/L) o aquario (6oL) tem 4 corydoras e uns quantos guppys serao estes niveis maus para eles? so alimento os guppys 1 vez por dia as TPA's sao feitas 2 vezes por semana (8/9L) devo fazer TPA's maiores? ou devo fazer mais TPA's? Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Junho 22, 2010 Publicado: Junho 22, 2010 (editado) nao deverias ter nitritos...deveriam estar a 0... aumenta as tpa's para 15 litros 2 x/semana o valor dos nitratus estão bons... Editado Junho 22, 2010 por Bruno A. Cardoso Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
crush Publicado: Junho 22, 2010 Publicado: Junho 22, 2010 Os nitritos deveriam estar a zero idealmente, ainda assim não são níveis muito perigosos...Mas estranho esse nível de nitritos (imagino que já tenhas o aquário montado há muito tempo) com TPAs tão regulares...Certifica-te que a água da tua torneira não tem nitritos. Quando limpas o filtro, limpas a água do aquário e não lavas em água da torneira, certo? O pH é um pouco alto para as corydoras, mas se estiver estável, também não é nada de anormal... Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
rodribike Publicado: Junho 23, 2010 Autor Publicado: Junho 23, 2010 sim ja tenho o aquario a muito tempo... o ph nao o consigo baixar nem com CO2 caseiro :S em relaçao ao limpar o filtro limpo sempre com aqua do aquario nunca com a da torneira! obrigado pelas dicas! Citar
Quo Publicado: Junho 23, 2010 Publicado: Junho 23, 2010 8 de pH... vem assim da companhia? mete troncos no aquario, ajuda a baixar, nota que é preferivel um pH estavel ao pH "ideal" (coisa que nem existe), mas é sempre bom ter o pH no intervalo dos 7 ponto qualquer coisa... o aquario é quase de certeza absoluta muito novo (menos de um mes), se tiver menos de 15 dias, atenção urgente aos nitritos, se tiver 3 semanas ou mais, os nitritos vao desaparecer. Citar
rodribike Publicado: Junho 24, 2010 Autor Publicado: Junho 24, 2010 1 mes? nem por sombras! tem prai uns 6 meses ou mais... o problema e que os valores tem estado assim tirando 1 crise em que subiu muitos os nitratos ... a agua da companhia sai a 7.5 mas nao consigo fazer com que fique por ai nao sei por que... eu dantes dava comida 2 vezes por semana agora so dou 1 e nota-se que os nitratos baixaram ag os nitritos sempre tiveram aquele valor acham que devo arranjar agua noutro sitio? (tenho 1 fonte relativamente perto) Citar
Quo Publicado: Junho 24, 2010 Publicado: Junho 24, 2010 (editado) tens que tipo de medição de nitritos? aqueles de tira com vários testes? o erro pode estar na leitura dos dados. No entanto, 0,1% é o limite maximo do nitritos, o problema é se passa disso. Se o pH passar de 7.5 para 8.0 deve-se ao facto de teres algo que o faz subir, isso não sobe por magia. A areia é proveniente de uma praia? colocaste conchas do mar? das comida 2 vezes por SEMANA? não queres dizer por DIA? A unica forma viavel de baixar nitratos é apenas por TPA. Em aquarios pouco povoados, com poucas plantas e comida controlada é possivel baixar os nitratos. Os nitritos baixam naturalmente há medida que um aquario fica maturado (ou seja cerca de 1 mes), podes ter desiquilibrios naturais devido a alimentares um pouco mais que o normal ocasionalmente. Podes também ter desiquilibrios devido ao sobrepovoamento, a problemas com as colonias de bacterias (lavagem do filtro errada, água não tratada contra o cloro e cloramina, etc.) os teus nitratos estão baixos, o limite aceitavel para muitas especies é de 25 mg/l, tens 5 vezes menos. Editado Junho 24, 2010 por Quo Citar
rodribike Publicado: Junho 24, 2010 Autor Publicado: Junho 24, 2010 sim queria dizer por dia enganei-me xD eu fiz os testes com gotas da JBL o areao nao e da praia e 1 areao grosso que tb tenho no aquario de inverts mas o ph dos inverts ta a 7.5 realmente troncos nao tenho vou ver se arranjo conchas nao tenho nenhuma provavelmente o problema e comida a mais creio que so pode ser isso tenho uns 8 guppys adultos e uns tantos juvenis e tenho tambem 4 corys (num aquario de 60L nao esta povoado a mais) eu notei que desde que comecei a dar comida 1 vez por dia os nitratos baixaram mas os nitritos nao sempre tiveram assim nao limpo o filtro a muito tempo... aa ja agora as folhas que se desprendem das plantas e depois apodrecem criam nitritos certo? e que e costume ver umas folhitas soltas mas nao as tiro acham que devo tirar? Citar
crush Publicado: Junho 24, 2010 Publicado: Junho 24, 2010 Sim deves tirar, porque também elas causam poluição da água. Mas subir os nitritos já não sei... Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
Nuno Costa Publicado: Junho 25, 2010 Publicado: Junho 25, 2010 (editado) bom dia eu tambem nunca consegui "ver" os nitritos a ZERO. Isso poderá ser de várias coisas externas ao aqua. 1º os homens tendem a ser mais daltonicos que as mulheres, deves pedir a uma mulher para verificar os valores. 2º as luzes de casa são artificiais, deves ver isso com luz do sol directa. a minha mulher diz que estão a ZERO eu digo que estão na côr seguinte. Em relação ao Ph, tens qualquer coisa dentro do aqua ques está a fazer subir o Ph, por exemplo pedras, conchas. Alem disso deves ter a "Dureza" (Gh) muito alta. cumprimentos Nuno Costa Editado Junho 25, 2010 por Nuno Costa Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Recommended Posts