nuno_79 Publicado Junho 20, 2010 Publicado Junho 20, 2010 Boas,aquario de canto este é o meu aquario , já passou por várias fazes, umas melhores outras piores, de momento e após uma tpa hoje de manha reparei que num dos cantos do aquario e após aspirar a areia para limpeza da mesma, verifiquei que começam a aparecer cianobactérias por baixo da areia e junto ao vidro, isto vem no seguimento da minha maior preocupação que são os niveis de nitrato no meu aquario, adiciono diariamente 10 ppm de nitrato, 20 ppm de potássio e em relação aos fosfatos os niveis mantem se nos 1 ppm de modo que só adiciono quando vejo que é necessário, agora a minha questão é a seguinte para onde vão os 10 ppm diários de nitrato que adiciono? visto que quando faço o teste tenho sempre a 1 ppm ou muito raramente 2,5 ppm, estará este problema relacionado com a recente aparição das ciano? e aconselhável aumentar os ppm de nitrato? o teste que uso para medir não está estragado pois já verifiquei, alguem me ajuda a entender este fenomeno? tenho tido a ajuda de alguns amigos aqui do forum e tambem eles acham isto tudo muito estranho!!! sendo assim fica aqui a questão para ver se alguem já passou pelo mesmo.
Just_me Publicado: Junho 24, 2010 Publicado: Junho 24, 2010 10ppm de nitratos são 10mg/l de nitratos... ou seja, sendo um aquario de 300L... estás a colocar 3g de NO3. Olhando para as plantas todas que tens, 3g por dia não é nada... Sabendo que as plantas ainda por cima querem o NO3 por causa do N e que a maior parte do peso do NO3 são os oxigénios, rapidamente chegas á conclusão que 10ppm não é uma enormidade...e que é muito estranho que desapareça. Especialmente com as plantas que tens em primeiro plano Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Vasco Ferreira Publicado: Junho 24, 2010 Publicado: Junho 24, 2010 Nuno, se estás com uma boa iluminação, bom CO2 (boa distribuição e dissolução) e carrega um pouco mais na fertilização. Não deixes passar as plantas andar com "fome". uma boa tpa semanal resolve qq eventual excesso que tenhas feito durante a semana. Qt as ciano..algo esporadico em lugares mais escondido e "anaeróbico", como debaixo do areão, acho que n deve ser encarado como preocupante. o problema é se começar a alastrar. Abraços ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
nuno_79 Publicado: Junho 24, 2010 Autor Publicado: Junho 24, 2010 isto há coisas que só visto... o teste de nitratos sempre coloquei de parte estar estragado pois apesar de dar sempre zero ou pouco mais, quando fazia o teste com a mistura caseira de nitratos dava sempre o máximo, logo pos de parte a hipotese de estar estragado pois reagia... hoje e como precisava de testes, comprei o de no3 da API e qual não é o meu espanto quando me dá 160 ml de nitratos... fiquei em pãnico, voltei a fazer o teste.. mesmo resultado... fiz com agua da torneira e deu 10 ml... tambem não estava a espera... fiz uma TPA de 50% e novo resultado passado 2 horas e novamente 160 ml de nitratos... tou tramado ou oito ou oitenta, antes sem nada agora com um exagero destes... algas só tenho green spots nas plantas , pedras e vidros, em relação aos peixes os ottos tem vindo a morrer mas os ramirezis, as cory, os escalares , os sae, os cardinais , chineses e tetra limão continuam bem... aguardo sugestões da vossa parte para este caso bicudo??????
Just_me Publicado: Junho 25, 2010 Publicado: Junho 25, 2010 ml não é medida de nitratos...vê lá se isso não precisa de uma conversão qualquer. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Vasco Ferreira Publicado: Junho 25, 2010 Publicado: Junho 25, 2010 sim...tem de haver qq coisa errada, por que com valores de 160mg/l a água estaria impropria para peixes...além do que terias de ter estado a fertilizar desalmadamente para csg esses valores. Se a maioria dos peixes estão bem...morrer um peixe ocasionalmente é normal (acho que não existe ng que possa gabar-se do contrario), qd começas a ter mortes diárias inexplicavelmente é que é indicio q algo vai mal. Green sopts - da-lhe um pouco mais nos fosfatos. Vou voltar a referir, desde que faças uma tpa semanal generosa (50%), n vais ter problema de eutrofização do sistema e n vais ter problemas com algas (pelo menos por problemas de fertilização) Só uma consideração... um aquário plantado anda, a meu ver, em torno de triangulo (fertilização, luz e CO2) em que provavelmente o factor mais dificil de controlar será o CO2 (quantidade ideal e a sua distribuição). Penso que estás a cometer um pequeno erro, (até pq eu em tempos cometi o mesmo erro) que e "viver" obsecado com os testes e os valores da água. Acredita, isso leva qq um quase à locura. Os testes que existem dão uma ideia muito geral e n são muito fiáveis. A melhor maneira de veres se tudo esta bem é olhares para os teus peixes e as tuas plantas (e a existencia ou inexistencia de algas). Se os teus peixes comem e respiram saude, se as plantas crescem e as algas n são dor de cabeça o biotopo está equilibrado e não vale apena tentar a andar ver se os mg/l são y ou x qd "o que vem no manual" diz que devia ser Z. Abraços ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
nuno_79 Publicado: Junho 25, 2010 Autor Publicado: Junho 25, 2010 Quando falo em ml refiro-me a ppm, sei que não é o mesmo mas neste caso penso, corrijam-me se estiver errado, que não seja relevante, de qualquer forma fiz o teste várias vezes e deu sempre a ultima cor da escala do teste, testes efectuados: - agua do aquario antes da tpa- 160 - agua do aquario depois de tpa de 50%- 160 - agua da rede- 10 -agua engarrafada-5 com o teste da elos dava-me zero ou pouco mais com este da API dá-me o maximo da escala, o que me intriga é que os peixes aparentemente estão normais, passeiam-se pelo aquario e na hora da refeição procuram o comer, o que fazer, comprar novo teste ou pedir na loja para analisarem a agua com o teste de nitratos? Desde já o meu obrigado ao pessoal que tem participado. cumps Nuno Oliveira
wesley_boy Publicado: Junho 25, 2010 Publicado: Junho 25, 2010 Boas Nuno... Algo de estranho se passa com esse teste.. De certeza que estás a fazer com as dosagens certas? .. Não há para ai nenhum valor que possa estar enganado? .. Eu levava a agua a uma loja para me fazerem o teste de Nitratos... Ou então ve lá se alguem te empresta um e tiras as duvidas... Abraço. O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Luís Fortunato Publicado: Junho 25, 2010 Publicado: Junho 25, 2010 Olá. Quando falo em ml refiro-me a ppm, sei que não é o mesmo mas neste caso penso, corrijam-me se estiver errado, que não seja relevante É sempre relevante... mas adiante. , de qualquer forma fiz o teste várias vezes e deu sempre a ultima cor da escala do teste, testes efectuados: - agua do aquario antes da tpa- 160 - agua do aquario depois de tpa de 50%- 160 - agua da rede- 10 -agua engarrafada-5 Fácil... das duas, uma: Ou tens mais do que 160 ppm de NO3 no teu aquário, ou o mesmo está estragado ou não estás a seguir as instruções à risca. Em todo o caso, para um despiste do teste faz assim: Pega num copo ou algum reservatório de volume pequeno e retira um copo cheio de água do aquário para um outro recipiente maior (uma garrafa, um jarro ou uma panela, por exemplo). De seguida coloca 9 copos de água da torneira ou engarrafada. Deverás obter uma concentração de NO3 entre os 25 e os 50 ppm (este último no caso de teres mais do que 160 ppm de NO3 no teu aquário). Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
nuno_79 Publicado: Junho 26, 2010 Autor Publicado: Junho 26, 2010 É sempre relevante... mas adiante. Ok, sempre associei ppm como se fosse ml mas sei que não é o mesmo apesar de ter a ideia que não fosse relevante, afinal sempre é. Fácil... das duas, uma: Ou tens mais do que 160 ppm de NO3 no teu aquário, ou o mesmo está estragado ou não estás a seguir as instruções à risca. Em todo o caso, para um despiste do teste faz assim: Pega num copo ou algum reservatório de volume pequeno e retira um copo cheio de água do aquário para um outro recipiente maior (uma garrafa, um jarro ou uma panela, por exemplo). De seguida coloca 9 copos de água da torneira ou engarrafada. Deverás obter uma concentração de NO3 entre os 25 e os 50 ppm (este último no caso de teres mais do que 160 ppm de NO3 no teu aquário). Ok, amanha já faço o teste, mas supondo que sempre tenho uma concentração de nitratos a rondar os 160 ppm o que fazer de imediato? e os peixes será que apesar da aparente normalidade estao a sofrer?
Just_me Publicado: Junho 26, 2010 Publicado: Junho 26, 2010 ppm podes aproximar em aquariofilia a mg/L, teoricamente devias fazer trocas de agua... mas os 160 é o maximo da escala desse teste? se não é... com a troca de agua de 50% que fizeste o valor deveria ter imediatamente descido bastante. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
nuno_79 Publicado: Junho 26, 2010 Autor Publicado: Junho 26, 2010 Ontem tive a trabalhar e só hoje pode fazer novamente os testes, e qual não é o meu espanto que das duas vezes que fiz o resultado são 20 ppm!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ou eu tou a ficar maluco ou como os testes foram comprados na sexta e tiveram ao sol(no Carro) os resultados poderiam estar alterados naquele dia... amanha faço novamente testes, tenho fertilizado apenas com micros á noite e nitrato de potássio e fosfatos de manhã, vamos ver se sa coisas estabilizam, um abraço e obrigado pela ajuda.
Recommended Posts