Recommended Posts

Publicado (editado)

Ola a todos, venho por este meio dar o meu contributo ao forum dos nanos.

Possuo um aquario de 60L emprestado o qual me deu vontade de poder fazer algo "meu".

Por isso, apresento-vos o meu primeiro aquario (comprado e montado por mim) apenas com 2 meses de aquarismo.

Mesmo assim, agradeço a atenção que tiveram no meu primeiro topico falando desse mesmo, mas a partir de agora vai ser este bichinho e um proximo provavelmente vira :P

Vamos ao que interessa:

Setup

Aquário de 15L : 25x25x25

Luz - 9watts

Filtro - Aqua-flow 50

Termostato - ainda não tem

Temperatura média - 22°C

Níveis de Kh, Gh e PH nunca fiz e presumo que não vá fazer tão cedo;

Areia: Quartzo preto;

Fertilizante: 1.5cm de fertilizante terra (sou iniciado e fiz asneira :) ) e ainda um fertilizante liquido que veio com a terra;

Nota: utilizei e vou utilizar sempre 50% agua da torneira (sem cloro) e 50% de agua de osmose.

Nota2: não tinha agua suficiente e usei entre 30 a 40% de agua do outro aquário já ciclado :s

Flora:

- Sagittaria subulata

-Nymphaea sp. (rubra)

Fauna: futuramente, camarões e 1 ou 2 peixes para preencherem o espaço sem nada.

Vamos à parte da humilhação (fotos mal tiradas e com telemóvel...)

O aquário:

frentej.png

O layout em si:

plantas.png

As Lotus (com as folhas todas estragadas coitadas):

lotusi.png

O relevo...muito mal feito porque empurrei as plantas para baixo:

relevo.png

O filtro a funcionar:

frentecima.png

Foto de lado já agora:

frentelado.png

Bem, gostaria antes demais dizer que tentei fazer algumas técnicas embora simples.

Estão a ver aquela "coisa": "ah e tal, eu quero o meu aquário assim assim e assim" ?

A mim não me saiu nada do que queria ...

1° - queria ter utilizado Tnellus como tapete, não encontrei à venda.

2° - queria só uma Lotus e tenho 3... embora até não seja ma ideia porque vou deixar 1 delas subir até à tona.

3° - tentei por fertilizante e areia em proporção, acabei por pôr pouco fertilizante e muita areia (4cm).

4° - pus um pouco de agua antes de plantar a flora... vi-me nelas e quase fiz mais asneiras.

5° - tentei fazer aquele sistema do 1 para 1.68 no layout. As lotus, o que eu quero por em primeiro planto, estão muito para a esquerda.

As minhas questões são:

- Deverei de utilizar um kit de CO2? Gostaria de ver o aquário no seu melhor para atender às necessidades dos futuros visitantes...

- Tenho um bolbo enooorme das lotus, o que devo de fazer com ele para produzir mais plantas desta espécie?

- Finalizando... utilizei 30 a 40% de agua de um aquário já ciclado, deverei de esperar mesmo assim por 4 semanas até completar a ciclagem deste nano?

Se me lembrar de mais alguma coisa escrevo.

Agradeço qualquer tipo de sugestão ou comentário ;)

Editado por Different
Publicado:

Boas,

Esse pequeno aquario podia ter algumas plantas maiores na zona posterior, daquelas que não têm grande volume, na minha opinião.

Essa Lotus quando crescer vai tapar muita luz, acho que não é planta para um aquario dessa dimensão, mas enquanto não crescer muito esta a fazer um bom contraste de cor.

Aguarda outras sugestões.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Já agora sabes-me dizer onde arranjas-te os cantinhos cinzentos que seguram o vidro?, estáo muito porreiros.

Bom trabalho.

Cumps

Publicado:
Boas,

Esse pequeno aquario podia ter algumas plantas maiores na zona posterior, daquelas que não têm grande volume, na minha opinião.

Essa Lotus quando crescer vai tapar muita luz, acho que não é planta para um aquario dessa dimensão, mas enquanto não crescer muito esta a fazer um bom contraste de cor.

Aguarda outras sugestões.

Obrigado pelo comentario Albertorodriguez. Eu gostaria de ficar com um aquario simples onde a imagem principal fosse a Lotus. TALVEZ(acho mesmo) me tenha enganado na planta a por no aquario, mas também agora não tenho onde a meter :S vai ter de la ficar. Agora, tenho umas cabombas (caroliniana e aquatica) que poderia por... mas o problema é que elas mexem-se muito para a frente, tapam mal o filtro e em adição ficam por cima das outras plantas... Mesmo assim, era uma boa ideia?

Já agora sabes-me dizer onde arranjas-te os cantinhos cinzentos que seguram o vidro?, estáo muito porreiros.

Bom trabalho.

Cumps

Caro kohzai, os cantinhos cinzentos vieram como o próprio aquario. é um Superfish Qube 15. Vem com Luz de 9watts e filtro aqua-flow 50 já agora se estiveres interessado :D

Publicado:

Olá,

Acho que fizeste uma má escolha a nível da flora, pois parece-me que tens folhas grandes para tão curto aquário.

O efeito seria melhor com plantas de folhas pequenas, e nesse caso quem sabe conseguirias manter e utilizar a Lotus, desde que dedicasses tempo ao aquário pois seria preciso andar sempre a podar as folhas de lotus que crescessem demais....

Publicado:
Obrigado pelo comentario Albertorodriguez. Eu gostaria de ficar com um aquario simples onde a imagem principal fosse a Lotus. TALVEZ(acho mesmo) me tenha enganado na planta a por no aquario, mas também agora não tenho onde a meter :S vai ter de la ficar. Agora, tenho umas cabombas (caroliniana e aquatica) que poderia por... mas o problema é que elas mexem-se muito para a frente, tapam mal o filtro e em adição ficam por cima das outras plantas... Mesmo assim, era uma boa ideia?

Caro kohzai, os cantinhos cinzentos vieram como o próprio aquario. é um Superfish Qube 15. Vem com Luz de 9watts e filtro aqua-flow 50 já agora se estiveres interessado :medieval_mace:

Muito bom mesmo. Está lindo, uns camaroes ai dentro ficavam um mimo com esse areao.

Só mais uma coisinha, es capaz de me informar por PM onde compras-te o aquario.

Agradecia imenso.

Cumps

Publicado:

Caros amigos, peço desculpa pela falta de participação no topico.

Aconteceram-me tantas coisas no domínio do aquarismo que até fico envergonhado por ca vir responder...

Vou responder de forma geral e desculpem-me não dar atenção individual (porque não sei fazer multi-quote).

Pontos Gerais:

1.

Tive um pequeno problema com o aquario de 54L onde tive de passar toda a fauna para o aquario de 15L... não me dêem na cabeça por favor, eu irei dividir a fauna em dois aquários assim que possa.

2.

Hugo R. Silva, tinhas razão, a lotus esta a dar-me trabalho. No cubo que aqui tenho postado, as lotus morreram todas... talvez por falta de qualquer coisa (substrato fértil e fertilização liquida não faltaram). Estou a tentar tratar desse problema... mas também não me importo muito por enquanto.

3.

O bolbo que foi plantado no cubo #2, estava a ficar bonita (com o toque natural de varias raizes a sairem do mesmo para a terra) até que chegou ao momento que tenta enviar uma folha que cresce bastante. No espaço de um ou dois dias chega à tona da agua, mas fica toda torta porque cresce demais. Aparo sempre essas folhas para que possa seguir o seu crescimento normal sem gastar energia nessas folhas.

4.

As sagitarias do nano #1 estão muito bem desenvolvidas. No nano #2, pus uma ou duas mudas do aquario anterior e muitas pequenas que restaram da plantação... estão a ficar bonitas :mrgreen:

Sobre o Aquario aqui designado:

1.

Tive de dar espaço ao novo hospede (betta femea de um familiar) onde nem la posso por uma ampularia sequer para comer as algas... Meti-a la 2 dias e e quase ficou sem antenas. Por infelicidade mesmo não vi o que acontecia.. a betta tem um apetite de piranha, é esfomeada mesmo.

2.

Ainda não tenho termostato para este, por isso não pude fazer grandes avanços. 6 Neons esperam ansiosamente mas penso que é ainda nesta semana que lhes vou resolver o problema.

Sobre as PMs e o aquario em si.

Notei que recebi algumas PMs sobre este assunto e acho que a melhor forma de abordar as possíveis seguintes é desta maneira :P

Contudo, se puder ajudar em alguma informação adicional, estarei ao dispor.

Nome - Aqua Qube 15, Super Fish

Site: aquadistri.com

Onde foi comprado: França, por isso não poder dar boas informações sobre esta situação.

Preço: o seu preço normal seriam 50€ mas eu comprei em saldos;

Componentes:

- Iluminação de 9watts - lâmpada compacta;

- Filtro Aqua-flow 50 - poder para aquários entre 10 a 50L e ainda contem carvão activado dentro do filtro;

- Tampa em vidro;

Por lógica, penso que esta marca fez estes aquários com design moderno para combater a concorrência da Dennerle. Isto porque vejo aquários dessa marca de 10 e 20L e o preço, vejam por vocês mesmos hehe ...

Peço desde já desculpa se estou a fazer publicidade gratuita. Eu sei que são um pouco severos nesse aspecto mas também não ganho nada com isto (porque nem trabalho em comercio).

Logo que possa, irei postar fotos dos 2 aquarios lado a lado e ver se estou a falhar em muita ou pouca coisa. Novamente, agradeço por todos os comentarios, aparentando que não, estou a aprender bastante. Admito, estou a ver que é necessário haver uma enorme responsabilidade nos nano em comparação a aquários médios...

Cordialmente,

Different

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!