jaferreira Publicado Junho 20, 2010 Publicado Junho 20, 2010 Olá a todos, Antes de mais gostaria de me apresentar visto ser novo por estes lados. O meu nome é João sou programador informático, e tenho um grande gosto por animais. Neste momento tenho um cão (occy) e duas tartarugas ( mimi, donatelo ). Desde pequeno tive uma grande adoração por aquários, sempre achei bastante interessante todo o cuidado que tem que se ter com um aquário e toda a magia que ele envolve. Quero mesmo começar neste mundo e estou a pensar investir num aquário. Contudo eu queria fazer um aquário de peixes coloridos que desse um bom ambiente a uma sala e algo relaxante onde possa perder muitas horas a aprofundar mais o conhecimento sobre peixes. Queria pedir opiniões por onde devo começar, que tipo de aquário é aconselhado para começar e os preços das várias "categorias" de investimento lolol para ter mais ou menos noção do que começar a ver Abraço Citar
Filipe Simões Publicado: Junho 20, 2010 Publicado: Junho 20, 2010 (editado) Antes de mais bem vindo. Convinha dizeres que espaço tens para isto porque o aquário deve ser o maior que se conseguir manter tanto a nível de espaço como de euros. Quando dizes peixes coloridos...Tens algum nome na cabeça?Quando fores compra-los cuidado com os que têm muita cor parece que agora pegou moda pintar os desgraçados. Já te arranjo o link com montes de informação. Aqui está ele: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 Lê com atenção! Editado Junho 20, 2010 por filipegordo Citar DarkSide v2.0 Copella Arnoldi Project
jaferreira Publicado: Junho 20, 2010 Autor Publicado: Junho 20, 2010 Olá a todos, Antes de mais gostaria de me apresentar visto ser novo por estes lados. O meu nome é João sou programador informático, e tenho um grande gosto por animais. Neste momento tenho um cão (occy) e duas tartarugas ( mimi, donatelo ). Desde pequeno tive uma grande adoração por aquários, sempre achei bastante interessante todo o cuidado que tem que se ter com um aquário e toda a magia que ele envolve. Quero mesmo começar neste mundo e estou a pensar investir num aquário. Contudo eu queria fazer um aquário de peixes coloridos que desse um bom ambiente a uma sala e algo relaxante onde possa perder muitas horas a aprofundar mais o conhecimento sobre peixes. Queria pedir opiniões por onde devo começar, que tipo de aquário é aconselhado para começar e os preços das várias "categorias" de investimento lolol para ter mais ou menos noção do que começar a ver Abraço Boas, Antes de mais muito obrigado pela rápida resposta, em termos de lugar tenho/arranjo o necessário certamente , eu não sei se não serão os de agua salgada. Muito sinceramente estou indeciso.... Abraço Citar
Filipe Simões Publicado: Junho 20, 2010 Publicado: Junho 20, 2010 Se for para agua salgada estás no sitio errado. Mas se é o primeiro aquário aconselho-te a ir para agua doce(espero que os tipos dos salgados não vejam o que estou a escrever) porque é bem mais complicado e caro(cada um sabe do seu bolso) Quanto ao espaço convém mesmo que escolhas o tamanho que queres. Se optare pelos salgados e puderes investir vais para a zona de agua salgada e vais conhecer muinta gente que de certeza não se importa nada de te ajudar a montar o aquário(não só a nível do fórum) Há por ai muitos que têm paixão por isto esteja o aquário na casa deles ou não. Citar DarkSide v2.0 Copella Arnoldi Project
crush Publicado: Junho 20, 2010 Publicado: Junho 20, 2010 Bem vindo a este novo hobby. Relativamente a preços...Prepara-te para gastares uns bons trocos. Não te assustes, o investimento neste hobby é só o inicial, depois passa lol. Vamos por partes. O que é preciso: Aquário (duh lol): quanto maior, melhor. Sai mais caro, mas por incrível que pareça é mais fácil de manter do que aquários pequenos. Não caias na tentação "vou começar por pequeno e depois parto para um grande". Tens muitos desgostos e gastas muito mais dinheiro. O mínimo recomendável, é um aquário de 60 cm. Mas se puderes partir com um de 80 cm, tanto melhor. Podes comprar um kit, dos que vem com tudo (não aconselhável, porque por vezes os materiais não são usados e nem sempre sai mais barato do que montar peça a peça) ou então podes comprar só os vidros ou então podes até mandar tu próprio fazer o aquário. Filtro: Deves ter em atenção duas coisas: o volume de caudal e as matérias filtrantes. Quanto ao volume, o filtro deve bombear entre 3 a 5 vezes o aquário por hora (ex: aquário de 100 litros deve ter uma bomba com um caudal entre os 300 e os 500 litros por hora). Quanto às matérias filtrantes, o filtro deve ter uma grande capacidade para receber matérias filtrantes. Deve ter uma filtração mecânica, química e biológica. Termostato: Deve ter 1 watt para cada litro (ex: aquário 100 litros -> termostato 100 watts). Termómetro: para medir a temperatura (os de mercúrio são melhores que os de fita) Calha: se quiseres ter um aquário plantado (e é recomendável, quer para ficar com um ar mais bonito e natural, quer por ajudar na química da água), deverás ter entre 0,5 e 1 watt por cada litro, consoante a exigência das plantas que meteres. Substrato: para o caso de meteres plantas, deves meter um substrato fértil, que servirá para ajudar as plantas a ficarem grandes e bonitas. Areão: para cobrir o substrato fértil. É ao gosto do freguês. Mas não escolhas areão colorido. Recomendo um preto, dá um efeito muito louco e dá um contraste muito bonito aos peixes e plantas. Testes: Há 3 testes essenciais para um aquário: NO3 (nitratos), NO2 (nitritos) e pH. Preferencialmente os de gotas, apesar de mais caros, são mais precisos. Estes testes servirão para medires os parâmetros essenciais da água. Depois de montares o aquário, terás que ter atenção ao ciclo de azoto. Ele servirá para o filtro ganhar bactérias que transformem a poluição da água em água saudável para os peixes. Assim sendo, com o aquário já todo operacional, deverás colocar um pouco de comida todos os dias, durante 3/4 semanas. Para saberes quando ciclo acabou e puderes começar a colocar os primeiros peixes, vais ter um pico de amónia (uma semana), seguido de um pico de nitritos(uma semana) e depois um aumento de nitratos(uma semana). Quando os nitratos baixarem para níveis inferiores a 50, poderás começar por introduzir o primeiro peixe (resistente) e depois ires pondo poucos de cada vez (2 ou 3 por semana). Este mês do ciclo pode parecer secante, mas é essencial para o sucesso do aquário. Se não o cumprires, nunca terás equilíbrio no aquário e vais ter muitas mortes. Aproveita este tempo para fazer experiências e ires aprendendo mais coisas sobre este assunto. Depois há alguns cuidados que deverás ter em conta: de tempos em tempos (a distância será determinada pelo aumento dos nitratos para níveis perigosos) deverás fazer uma Troca Parcial de Água (TPA), que consiste em tirares uma parte da água do aquário e substituíla por uma nova. Esta água que entrará no aquário, deverá estar em repouso num recipiente aberto pelo menos 24 horas, de forma a evaporar o cloro. A água que retiras do aquário, deverás aproveitar para limpar as matérias filtrantes do filtro. Nunca limpar as matérias em água da torneira, de forma a não perderes as bactérias lá alojadas. Quanto aos preços, aquilo que realmente te interessava, recomendo-te uma coisa: muuuuuita pesquisa. Verás que há preços para todos os bolsos nas várias lojas. Se puderes, dá uma vista em sites tais como a pet4you e a wate-r-evolution que têm preços bastante mais acessíveis que as lojas. Os preços vão variar consoante o tamanho do aquário (quanto maior, mais caro, obviamente), mas para teres uma noção, montei um aquário de 100 litros que ficou por 220 euros (peixes e plantas não incluídas), como poderás ver na minha assinatura). Mas é só para ter uma ideia. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
Recommended Posts