URGENTISSIMO(MESMO) pH 8

Recommended Posts

Tenho um filtro exterior eheim 2213 num aquario "plantado"(com 2 semanas), e o meu pH é 8, poderá ser da esponja de carvão do filtro? já me disseram que era suposto usa-la só na 1a semana de funcionamento... :cry:

agradecia que me esclarecessem.

As rochas de xisto aumentam o pH, ou não alteram???

abraços

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Partilhar nas redes sociais

ola amigo miguelinho,

Quanto ao a esponja de carvão, se ela for de boa qualidade(como parece, visto dizeres que se trata da eheim)não te altera o ph, por isso não a tires já deixa-a mais algumas semanas.

O xisto, tambem não é calcario, por isso o teu problema não provem tambem daí.

Agora tens que despistar outras hipóteses: qual é proveniencia da tua agua?? Poço? Zona do pais? eu por exemplo estou em Vila Nova de gaia e tinha o mesmo problema(ph + ou - :roll: se não fosse o CO2.

Abraços.

pois, eu pus ontem mais uns troncos no aqua depois de ver que o pH tava assim, amanha faço teste outra vez... Mas realmente tou em Lisboa(Telheiras, para quem morar aqui fica a saber que o pH daqui é 8/8,5 :roll: )

a ver vamos, nao queria recorrer a quimicos, já chega o fertilizante, e preciso mesmo de baixar o pH que a intervençao dos s.a.e.´s tambem já começa a ser precisa... :oops:

Eu tenho um aqua de 54L ao lado deste que está com pH 7,5. mas já tem 1mês e 10 dias, embora tenha sofrido modificaçoes.

obrigado e abraços

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Viva.

pois, eu pus ontem mais uns troncos no aqua depois de ver que o pH tava assim, amanha faço teste outra vez... Mas realmente tou em Lisboa(Telheiras, para quem morar aqui fica a saber que o pH daqui é 8/8,5  )

Tens que ter em conta que os troncos baixam o pH.... mas não é da noite para o dia!! Essa é uma solução a longo prazo, como é óbvio.

Já agora, há quanto tempo é que tens o aquário montado? Cilcaste o aquário? É que pelo que me apercebi, tens o aquário montado há relativamente pouco tempo certo?

Não podes esperar que a água proveniente da torneira se torne perfeita para um aquário assim em tão pouco tempo.

Dá-lhe mais uns dias/semanas e verás que os parâmetros desejados por ti começarão a tornar-se realidade (isto se tiveres colocado apenas troncos). Podes também tentar injectar pH, visto ser um plantado. E ainda te vai ajudar a baixar o pH.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

ivanpantz escreveu:  

Podes também tentar injectar pH, visto ser um plantado.  

Acho que o ivanpantz queria dizer co2

Como é óbvio... obrigado

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

se calhar 2 semanas para ciclar é pouco... mas já tá cheio de algas, preciso de bicharada!

em janeiro entao ponho bichos? tou um bocado aflito porque as plantas estão a ficar cobertas de algas... nao tenho injecção de CO2 porque se me acabou o dinheiro :roll:

abraços e obrigado.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Viva novamente.

se calhar 2 semanas para ciclar é pouco... mas já tá cheio de algas, preciso de bicharada!

Errado!!! Claro que para ciclar um aquário não nos podemos descuidar da fase inicial mais importante: ciclar o aquário. É que de momento as colónias de bactérias nos filtros (e não só) ainda não estão totalmente estabelecidas. Tens que ter em conta que há dois tipos de bactérias, umas que transformam NH3/NH4+ em NO2-, e outras NO2- em NO3-. Por isso no início da ciclagem dum aquário é normalíssimo terem-se picos de algas (o que equivale a níveis elevados de NO2-, salvo erro). E como este é um ião que em grande concentração é "fatal" aos peixes, mais uma razão pela qual se deve dar tempo até que a colónia de bactérias (que oxidam o nitrito a nitrato) esteja estabelecida, e que baixe os níveis de NO2- do aquário.

Se quiseres saber mais sobre isso podes sempre procurar na net, ou aqui no forum, sobre o ciclo do azoto num aquário.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Olás,

Ph 8 é normal no inicio do aquário...se ainda não tens peixes lá dentro porque te preocupas?

Sem peixes não tens o aquário estável, esse valor de pH ainda vai "revirar-se" muito!

Para iniciar o ciclo necessitas de peixes, são eles que vão alimentar as bactérias com amónia -> nitritos...para além de inundarem o aquário com CO2 e baixarem o pH.

As algas são sinal do amadurecimento do aquário, e deverão desaparecer aquando da introdução dos peixes.

não (palavra corrigida) tenho injecção de CO2 porque se me acabou o dinheiro

Não tens dinheiro para uma garrafa de água, umas gramas de açucar e outras tantas gramas de fermento de padeiro? :roll::roll:

Com isto fazes um belo reactor de CO2 caseiro...

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Eu não tenho lá peixes porque axei que o pH tava alto para os meter lá...

achas que ponha? tenho alí 6gambuzias, achas que as meta lá para ver o que acontece? posso comprar assim 3 s.a.e.´s e pô-los lá? e caridinas?

abraços

Ah e quanto à injecção de CO2 caseira, ainda não tive paciencia para tentar fazer, acho que não tenho muito jeito a fazer soluções inovadoras... :roll: mas tentarei!

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Olás,

Sim, coloca as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] já...

Faz uma ambientação de 1 hora +/-, despejando gradualmente água do aquario para o recipiente onde estejam de modo a que LENTAMENTE se habituem á nova água.

Daqui a uns 2 dias, se as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] estiverem optimas, coloca os SAE's.

Os invertebrados são mais sensiveis a mudanças que a maioria dos peixes...não coloques ainda.

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

aLo,

também acho que é normal o pH estar a 8 por enquanto.. (ainda por cima parece que na tua zona o pH é alto..). acho que o mais importante agora é mesmo eliminar essas algas todas :roll:

talvez com uma boa ambientação não haja problema de colocares já poucos SAE's.

Abraços,

david

As gambuzias estão lá desde domingo e sempre muito activas e animadas! :shock: amanha faço testezinho de pH e vou comprar 3 s.a.e´s porque as plantinhas estão cobertas de alguinhas, assim como o fundo... :oops:

abraços e obrigado camaradas amigos...

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Atenção que com o ph a 8 os SAE podem não aguentar.

Eu nos meus aquários de ciclideos africanos (ph 8 ) tenho Gyrinocheilus aymonieri (comedor de algas chinês ou CAE).

Praticamente não tenho ponta de algas no aquário e ele tem 250L e apenas 1 CAE com uns 12cm mais ou menos.

O problema do CAE é que fica grande podendo atingir um máximo de 28cm e é um bocado agressivo e territorial. Com os ciclideos ele fica bem mas com peixes mais pacificos pode fazer estragos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Pois, mas o pH já deve tar mais baixo(:shock:) é que 28cms é agressivo para peixes e tamos a falar de um plantado, por isso seria agressivo para tudo... :oops:

Eu faço o teste antes de comprar os peixes.

obrigado e abraços.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!