Recommended Posts

Publicado

Boas, há algum tempo atrás adquiri alguns exemplares de crs a dois membros do fórum.

Chegaram bem e saudáveis com colorações vivas, no entanto com o passar do tempo a cor branca foi perdendo a sua expressão, tornando-se cada vez mais pálida.

De momento as faixas brancas estão praticamente transparentes, questiono-me então qual poderá ser o motivo ?

Aquário: 96L

Temp. 27

Nitratos e nitritos controlados.

pH. 7

Alimento-os com SERA shrimps natural, papa caseira cuja receita está algures no fórum e uma mistura de comidas que me foi oferecida quando os comprei.

Agradecia a vossa ajuda.

Um abraço,

Artur Rodrigues

Publicado:

Podes baixar um pouco a temperatura, para 23 ou 24º...

Qual a companhia (fauna) do resto do aquário ?

Publicado:

Olá,

Podem ser várias os motivos, mas isso terás que ir por partes.

As crias de CRS apresentam sempre cores mais estáveis, fortes e opacas do que em adultos, ou seja, quando são crias podem parecer um grade mais alto e quando crescem e se tornam adultos perdem essas características e ficam um grade mais baixo.

Será esse o caso?

Qual o grade que compraste?

Publicado:

Hugo, tenho uma colónia de red cherrys (será que por serem vermelhos podem “puxar” o vermelho e perder o branco? Numa tentativa de criar homogeneidade de cor?) e alguns planorbius corneus.

Tenho o termóstato desligado, cá no Algarve é difícil ter a temperatura mais baixa sem sistema de refrigeração, mas vou tentar.

O ph também ando a ver se vai baixando aos poucos, a água cá é muito calcaria, sai da rede com ph8..

Hugo Silva, nunca pensei nisso, de facto em alguns casos é provável que tenham “perdido” a grade, (Comprei grade A), tenho alguns definitivamente B.

No entanto a maioria apresenta os as listas bem definidas, apesar da cor ter perdido aquela vivacidade.

Apesar de tudo eles apresentam um aspecto saudável, a perda de coloração é que me leva a pensar o contrario.

Um abraço,

Artur Rodrigues

Publicado: (editado)

Boas Artur!

Quando coloquei o 1º post não reparei na temperatura, 27º é muito alto.

Vou inumerar algumas razões para a perda de coloração:

ph acima de 7

temperatura acima de 26º

usar sempre a mesma comida

amonia nitritos e nitratos tem que estar proximos do zero

femea ovada

se alguma tiver femea com o cio, os machos perdem a coloração com o stress de andarem atrás da femea

estarem junto com especies que se sintam ameaçadas

espero ter ajudado

cumps

Editado por sergio
Publicado: (editado)
Boas!

Há produtos para melhorar os brancos.

cumps

boas.

sera que o membro que te vendeu usava esses "produtos" e agora na falta destes o branco volta ao normal ?

esses produtos podem intensificar o branco , mas nao muda o branco de origem genetica / do apuramento ... penso eu.

do genero canarios vermelhos com papa de ovo com corante vermelho, deixas de dar papa com o corante e eles voltam ao amarelo ... que é a côr deles.

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "