Recommended Posts

Publicado

Comprei um Eheim Classic 2213, para substituir o filtro interno que so me ta a dar problemas.

Que materais recomendam para utilizar no filtro.

O aquario requer agua negra, por isso tem que ter turfa no filtro.

A minha opinião seria :

Fibra sintética da sera Grossa (aquela verde)

Ceramica(Siporax)

Novamente fibra sintetica grossa

Turfa

Fibra sintetica fina( da branca que parece algodão)

Qual e a vossa opiniao?

Cumprimentos,

Hugo Ferreira

Publicado:

Parece-me bem, mas eu ponho fibra fina na entrada e saida do filtro. Na entrada para reter detritos e não saturar a ceramica e na saida para não deixar sair nada para dentro do aquário.

Publicado:

Pessoalmente não gosto de utilizar turfa no filtro excepto no caso de ter discos. E como não gosto de ter discus não utilizo.

Para obter esse habitat é preferivel ter raizes dentro do aquário e elas fazem o ambiente de água negra.

Se for escuro demais também não se vê os peixes :(

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Publicado:

Tb podes usar "turfa" liquida. Assim podes controlar melhor quantidades e parametros da água.

Publicado:

Quanto a turfa, o aquario tem discos, troncos tb mas não chega pra criar o ambiente certo. Turfa liquida...faz as contas nao me parece que compense.

Já agora as fibras finas não ficam saturadas muito depressa?

Cumprimentos,

Hugo Ferreira

Publicado:

E já pensas-te em colocar a turfa debaixo do areão. É que também servia para forneçer nutrientes as plantas e poupavas espaço e dinheiro nas massas filtrantes do filtro.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Publicado:

Como fica lá tudo retido, saturam muito depressa e faço manutenção todos os meses, mas eu tenho 2 filtros e faço manutenção intercalada por isso não me preocupo com estabilidade biológica.

Sem fibras finas há muitos detritos que acabam por voltar para o aquário e eu não curto. Fazer manutenções esporádicas para mim tb é um erro. Por muitas mudanças de água que se faça num aquário, se o filtro for limpo de tempos a tempos, é esse mesmo tempo que os detritos ficam acumulados e a poluir :)

Publicado:

Ola Hugo

Para ja quantos litros reais tem o aq?

Quantos peixes e de que generos para alem dos discus?

Para mim e vai me deculpar se nao estiver de acordo, sera um erro meter turfa num filtro. Isto porque, arrisca-se a que o PH baixe muito rapido e entao tera de mexer no filtro o que vai tambem alterar o ritmo biologico.

Se me permite aconselho:

Meter no filtro fibra sintetica, ceramica e por fim esponja ou fibra fina.

Penso de que este filtro nao permite muito mais.

Agradeço a sua opiniao sobre o que escrevi.

Ate sempre

Rui

Publicado:

O aquario tem capacidade para 162 litros brutos, quanto as especies tenho:

3 discos;

15 neon;

5 tetras stª Filomena;

5 tetras nariz vermelho;

1 Escalar;

5 corys;

3 octocinclus;

2 plecos;

(tá uma confusão eu sei)

Quanto a utilização da turfa, como na minha zona a agua sai com ph-7,2;Kh-4;gh-7; penso que seria bom utiliza-la para baixar estes valores, que dizem?

Cumprimentos,

Hugo Ferreira

Publicado:

Podia ser pior. Muito pior.

Não está mal de todo, se sabes que pode ficar melhor, vou aguardar que digas as alterações que vais fazer.

É desnecessário dar opiniões antes de saber as tuas.

Publicado:

tems ai uma coisa um pouco polemica aqui no forum: que e a mistura de escalares com discus. outra e os plecos, um pleco chega, pois os plecos sao territoriais com os da sua especie. Depois e se pensas colocar plantas cuidado com as que escolheres, os plecos tem alguma tendencia para as arrancar e ate mesmo come-las.

Publicado:

Quanto a polemica discus vs escalares - pura teoria... até hoje nunca tive problemas e sinceramente duvido muito dessa treta do parasita que pode afectar o discos...afinal eles são da mesma regiao!

Quanto aos plecos, na altura da compra tive em duvida, só que as algas eram tantas.... mas mesmo assim ou sou um tipo com muita sorte ou quer os dois dao-se lindamente, como nao chateiam ninguem nem nada...

Cumprimentos,

Hugo Ferreira

Publicado:

ainda bem que tems tido sorte mas que tamanho teem os 2 plecos?

Ja sao adultos?

e que adultos e que adquirem mais essa caracteristica. Eles nao se magoam mas arrancam mais plantas durante as suas disputas que mais parece luta grecoromana.

Publicado:

Ola Hugo

Penso que a populaçao esta um pouco exagerada face ao numero de litros. Por isso sera necessario uma filtragem boa. Se fosse possivel o ideal seria um 1215.

Tem de reparar que se o filtro ficar mais de que 1 m de distancia do cimo do aq. a força do motor do filtro torna-se escassa.

Tente fazer a experisncia para verificar ate que altura esse filtro eleva a agua.

Eu tenho muito experiencia nesses filtros, para mim essa marca torna-se a melhor que esta no mercado. Pois ha bastante anos que so tenho desses filtros. Nesta altura tenho a trabalhar 2 de 213; 3 de 215;4 de 217 e 2 de 2250. Alem das cabeças dessa marca que sao 4.

Mas vamos ao que interrssa. Eu montava o filtro com fibra sintetica, ceramica e esponja fina ou fibra sintetica (mais conhecida como la de vidro). O seu aq. tem uma populaçao grande pelo que vai obrigar mais atençao nas mudanças da agua, com mais frequencia e tambem mais limpezas do filtro.

Ate sempre

Rui

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!