Recommended Posts

Publicado

Tenho um casal de Apistogrammas Hongsloi, que já me tinha presentiado com ovos, no entanto, sempre desapareceram antes do tempo da eclosão, é normal pois até acertarem com a postura, demora um pouco.

Deixou-me pensativo, foi o facto do macho ser muito introvertido, mal passo perto do aquário, foge muito rápido, enquanto a fêmea até brinco com ela.

Então, pus-me a pensar como iria ter a certeza que o macho fertilizava os ovos e lembrei-me de uma situação, que aconteceu com Discus, em que eu queria tentar criacção artificial por serem apenas 11 alevins, mas se proporcionou...

Então, chamo a "maria" e mãos á obra.

Retirei cerca de 50 ovos, com a ajuda da minha "maria", cuidadosamente durante uns longos e angustiantes 35 minutos, com os braços pendurados dentro do aquário, drementes e já a desesperar.

Lá consegui então. Coloquei os ovos num taparuwere, 3 gotas de esha2000, uma pedra difusora muito fraca, e um termometro, para ver várias vezes ao dia a temperatura.

Dia 30 de maio, a postura e retirados cerca de 50 ovos ( 40/50% da postura )

dsc02189nw.jpg

dsc02188u.jpg

dsc02185k.jpg

Dia 1 de Junho, nascimento de 28 alevins, iniciação de tpa's de 30 ml ( Com seringa ) de 3 em 3 horas.

dsc02193q.jpg

dsc02187d.jpg

Dia 3 de Junho, continuam 15 vivos a "rabear" cada vez mais e já se vão deslocando, em distâncias maiores.

Dia 4 de Junho, coloquei uma folha de Carvalho, que estava no fundo do aquário dos Progenitores, juntamente com o substrato, na esperança de que, assim que perderem o saco vitelino asseguro alimento com micro-organismos.

Pequeno Vídeo

Enquanto isso, os ovos que a fêmea guardava, desapareceram.

Vou agora ver que sorte vou ter eu, no entanto, mesmo que não sobrevivam ganhei 2 coisas, uma foi saber que o macho fertiliza os ovos, já posso deixar os pais ganharem a experiência necessária para levarem a postura até ao fim. A outra, bem... Ganhei a experiência da criacção artificial, dá trabalho e é engraçado como cada movimento nosso, é muito cuidadoso, como dos nossos filhos se tratasse.

Continuarei este relato, enquanto eles forem vivos, espero conseguir fazer que os vejam adultos :)

Conlusão:

1 - Ovos colocados aparte, sem qualquer tipo de anti-fungos, esha2000 ou azul de metileno por exemplo, acabaram por fungar devido á pouca circulação de Água.

2 - Uma vez que é impossível colocar uma bomba de circulação, a melhor solução será uma maternidade de vivíparos.

Consegue-se ter circulação qb, e podemos sempre usar um garrafão com torneira, usando o sistema gota-a-gota.

3 - Depois da eclosão, a alimentação após a perda do saco vitelino (4 dias), é extremamente importante, e qualquer que seja sem ser Artémia recém eclodida, torna-se bastante dificil a continuação de desenvolvimentos, devido á grande necessidade nutricional dos pequenos.

Dos 2 que sobraram, ainda cá andam, mas duvido que por muito tempo, a mãe anda agressiva com eles, depois dos soltar pouco lhes liga.

Espero que fiquem com uma ideia, para espécies mais dificeis de reproduzir, é uma excelente ajuda.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

Publicado:

Boas

Isso sim é pasiencia de aquáriofilista,os meus parabêns

pois alêm de estár tudo muito bem esplicado,e simples

de se comprender,foi pena não conseguires ter exito,mas

ficou a expriência,e o saber! continua, e muita força para

conseguires na proxima ter um exito pelo menos 90%.

Cump: A.S :)

Publicado:

brilhante mesmo! foi uma pena não teres conseguido salvar mais. as posturas dos honglosoi são pouco frequentes?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Publicado:

O meu "problema" não foi o querer salvar Alevins, mas sim saber se o macho fertilizava ou não, pois nunca o cheguei a saber, porque os ovos desapareciam antes da eclosão, o que sinalizava falta de experiência dos progenitores. Certezas já existem, agora eles que façam a vidinha deles que eu espero...

Quanto ás desovas, normalmente de 21 em 21 dias.

Entretanto desovaram dia dia 17, já não há ovos...

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

• 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
Publicado: (editado)

Será que me poderas dizer como conseguiste tirar os ovos do aquario sff?

Eu ja tive umas posturas de ramirezi mas a femea acabava sempre por comer os ovos, até que tentem os tirar com uma seringa mas não resulto, só resultou em peixes nervosos e ovos perdidos.

Editado por AndreMira

Cumprimentos, André Mira

Publicado:

Hehe tiveste mais sorte que eu :D

Respondeste a uma questão que ainda não tinha encontrado resposta, não sei se é assim para todos os apistos, que é o tempo entre posturas...

A minha fêmea abacaxi anda lá sempre debaixo das folhas mas em vários sitios, e já está a ficar com volume, não sei se poderá ser já a preparar nova postura, ou então tem se alimentado bem(espero que os dois!).

Que espécies é que tens?

Daniel Almeida

Publicado: (editado)
Retirei os ovos com um tubo de ar, encaixado numa seringa e uma boa dose de paciência.

Obrigado por me dizeres, pode ser que da proxima não tenha problemas em tirar alguns ovos.

Editado por AndreMira

Cumprimentos, André Mira