Recommended Posts

Publicado

é o seguinte tenho o aqua de Mbunas a cyclar ha uma semana mas ja com alguns peixes as rochas ja tem uma certa poeira em cima mas para isso tenho um pleco (14cm) a postos para colocar la quando acabar de ciclar!!

O fundo ainda não tem detritos mas pelo menos tenho de arramjar em pricipio um synodontis e pelo que pesquisei em principio gostava de ter o Synodontis multipunctatus ou Petricola mas queria se fosse possivel umas dicas sobre que preço posso esperar pagar por eles e tambem se for possivel algumas lojas (por MP) onde procurar por eles ou onde saibam que existem a bom preço isto em lisboa e arredores!!

ja vi a 25 e a 50 euros um muito grande arrajarei mais barato?

ou aconselham outra especie/subespecie que tambem faça o serviço e aguente com auratus e companhia

agradeço a ajuda

os meus Canito/as

assin5.jpg

Publicado:

mbunas sao do lago malawi, sinodontis petriculas sao tanganica.

Na minha opiniao tanto o pleco como os synodontis so te vao entrar em concorrencia tanto pelas grutas como pela comida.

de qualquer das formas aqui na margem sul tenho encontrado com alguma frequencia em algumas lojas pequenos.

Publicado:

ate agora os meus ciclideos tem ignorado o pleco (isto no aqua antigo) chegavam a estar na mesma caverna e tinha poucas mas os ciclideos costumavam tomar o pleco como uma rocha.

Na minha opiniao tanto o pleco como os synodontis so te vao entrar em concorrencia tanto pelas grutas como pela comida.

entao mas preciso de de um peixe pa limpar algas do vidro e remexer o fundo certo?

Sendo um peixe de fundo e da mesma familia não sera ele capaz de se dar com os Mbunas

ou entao deverei optar pelo Synodontis njassae ; outro?

tambem ja li no forum que alguem usou uma botia para o efeito

corydoras ja sei que não dá.

margem sul não me da jeito nem conheco bem mas obrigado

mas umas dicas sobre o preço agradecia, para saber se devo ou não comprar algum que veja !!

os meus Canito/as

assin5.jpg

Publicado:

ok brigado ja me da uma indicaçao !!

entao secalhar 25 por um jovem/adulto ate não é mau preço

e que tambem gostava de os ver criar mas pelo que li eles crescem muito devagar pelo menos os multipunctatus 3 a 5 anos ate idade de procriar

esperar 8 meses pelos mbuna ja me custou quanto mais 3 a 5 anos cheers

os meus Canito/as

assin5.jpg

• 4 semanas depois...
Publicado:

Tenho um Synodontis multipunctatus para venda por 15€ com 7 cm...quero vende-lo porque estou a pensar comprar cardinias e tenho medo que ele as coma :twisted:

se ainda estiveres interessado diz qualquer coisa...

Publicado:

Se queres por um Synodontis num biotopo malawi talvez fosse de considerar o Synodontis njassae que é endémico do lago, e até é relativamente fácil de encontrar. É uma questão de procurar bem nas lojas. Outra opção seria o Chiloglanis neumanni que é o outro gato do Malawi, apesar de este ter uma maior distribuição. No entanto este nunca vi à venda e já ando à procura há uns tempitos.

Synodontis njassae

Synodontis-njassae.jpg

Chiloglanis neumanni

1.JPG

Publicado:

eu queria adequirir um synodontis que eu acha-se bonito e que no futuro podesse reproduzir-se e na net o que eu encontrei sobre reproduçao foi sobre o petricola e o multipuntactus que para mim era o preferido este era um caso em que não me importava de ignorar o biotopo

e sobre os que propuseste aamodt não encontrei nada nesse aspecto

amigo flashsilva se fosse possivel dava jeito uma fotografia pois tenho de ver se não sera pequeno demais para o meu aqua mas para alem disso coimbra fica longe demais para mim e a viagem fica um bocado cara pois tinha de ir ai de proposito mas se fosse mais perto secalhar ficava-te com ele

amanha vou a lisboa e vou ver se passo por umas lojas pa ver tambem os preços

os meus Canito/as

assin5.jpg

Publicado:

Pois se os queres reproduzir é outra história... não conheço a reprodução dos njassae mas vou tentar descobrir, se encontar alguma coisa depois digo-te.

Publicado:

Estive a pesquisar um bocadito e pelo que descobri, e foi pouco, aqui vai.

Os Synodontis njassae são synos “normais”, não são tipo cuco, como por exemplo o multipunctatus.Quer isto dizer que apenas se reproduzem uma vez por ano, no inicio da estação das chuvas. Nessa altura migra para os deltas dos rios, pantanos e ribeiros que cercam o lago onde ocorre a reprodução.

Assim o que se tem de fazer é imitar o inicio da estação das chuvas, e de preferência num aquário bastante comprido, mais de 1,5m e com muita corrente. Outra ajuda para estimular a reprodução é fornecer uma dieta rica em proteínas, larvas de mosquitos, ovos de peixes etc...

Publicado:

obrigado pela informaçao aamodt é sempre util saber mais sobre os peixes eu por acaso na tinha encontrado nada sobre a reproduçao em particular mas mesmo ja sabendo não tenho hipotese de simular isso por isso devo de me ficar pelos multipuntactus secalahr encomendo um casal a loja ainda tou a ver

o meu objectivo final na é a sua reproduçao mas gosto sempre de ver os peixitos pequeninos (vamos la ver se a minha demasoni tem sorte a guardar os ovos da sua primeira postura :) )

abraços

os meus Canito/as

assin5.jpg

Publicado:

Pois, não são condições muito fáceis de simular...

Publicado:

Encontras esse peixe em Loures (Infantado)

Grandes e gordos ... pelo menos havia...

Saudações

Publicado:

A simulação das épocas pode ser feito da seguinte forma.

Época seca-> pouca ou nenhuma corrente (atenção aos níveis de NO2 e NO3, etc) sem trocas de água, alimentação

Nesta época eles engordam, otermino deverá ser quando a fêmea parecer estar com ovos

Época das chuvas-> Baixa da temperatura gradual (cuidado por vezes os peixes recentem-se), trocas com água fria frequentes (chuva), muita corrente/oxigenação, boa alimentação

O tamanho do aquário é indiferente

Boa sorte, confirma mesmo se tens um casal :idea:

Salvem a Natureza, Reciclem

www.pandadosmares.net

Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252

Publicado:

obrigado pelas dicas sobre a simulaçao das condiçoes pode vir a ser util mas penso que para os multipuntactus não é preciso.

e depois ja tenho muitos auratus em breve saiem mais se correr tudo bem ate ao fim e não me importo que em vez de quratus tenha multipuntactus

o pior e se eles depois tambem se atirarem aos demasoni :)

claro isto depois de ter um casal pode ser que a tecnica da dorsl em pe para os machos e mais deitada para a femea funcione senao so me resta encomendar um casal ja formado

Leitao 18 qual o nome da loja?

é que eu sou de santarem e tenho de ver bem onde ficam as lojas antes de me por a aventura! :lol:

e assim podia perguntar os preços

os meus Canito/as

assin5.jpg