Recommended Posts

Publicado

Boas,

É uma pergunta que já deve ter sido muitas vezes feita, mas nas buscas que faço encontro respostas variadas, por isso aqui vai:

Tenho um aqua com 240l brutos (120x40x50cm) e com 4 discus semi adultos juntamente com outra fauna, troncos e plantas. Qual a quantidade máxima de discus (adultos) a meter neste setup? tenho lido referencias de 20l/disco a 50l/disco, sendo esta útlima a mais frequente.

De qq forma os 4 estão algo tímidos, estava com esperança que mais 1 ou 2 (se couberem) despertasse mais instinto de cardume e os "soltasse" mais.

Obrigado,

JMF

Publicado:

Boas

Vai tudo de um factor importante que é a filtragem ou seja podes ter discus até 30L por discu e tiveres um filtro bom por exemplo o meu aqua tem aprox a mesma litragem do teu (280L aqua 260l reais), mas investi num eheim 2080 que faz 1700l/h com capacidade de 25l de materias filtrantes, logo com este nivel de filtragem tenho mais garantias que com 6 a 8 discus no aquario se fizer TPA de 30% a 40% todas as semanas de que em principio não tenho problemas.

Em suma com um bom filtro pode-se fazer as contas a 30 a 40 litros (de preferencia reais) por disco.

Cumprimentos

28592.png

Publicado:

viva

visto que os discos são peixes de cardume 4 serão poucos irá haver muita disputa pela comida e territorio eu se fosse tu ponha mais discus nesse aquario no maximo 8 discus numa relação +/- 30l / peixe mas com tpa´s mais regulares,

é claro que 50l / peixe seria o ideal mas este valor também são para peixes adultos de 18 cm.

eu por exemplo tenho 10 discus em média com 13cm num aquario de 300l e nunca tive problemas até agora tenho uma boa filtragem e faço tpa´s 3 vezes por semana cerca de 75l em cada uma

abraço

Publicado:

Ok, acrescentei 2 pequeno discus, com uns 6cm.

Estava com algum receio que os maiores lhes fizessem a vida negra, mas não houve problemas por esse lado.

O que se passou é que um dos 2 juvenis rapidamente ganhou dominância e encostou o outro a um canto, que apesar de continuar a comer deve andar bastante stressado.

Devo arranjar mais 1 ou 2 pequenos para diluir a agressão? ou aguardo que se entendam?

Miguel

Publicado:

Boas,

Aguarda que eles acabarão por se entender. Tem em atenção se continuam a comer todos, se necessário espalha a comida para poderem comer todos.

Seis já é uma boa quantidade para esse aquario, senão terás de reforçar muito as TPA's..

Espera... eles entendem-se!

Abraço

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Publicado:
Ok, acrescentei 2 pequeno discus, com uns 6cm.

Estava com algum receio que os maiores lhes fizessem a vida negra, mas não houve problemas por esse lado.

O que se passou é que um dos 2 juvenis rapidamente ganhou dominância e encostou o outro a um canto, que apesar de continuar a comer deve andar bastante stressado.

Devo arranjar mais 1 ou 2 pequenos para diluir a agressão? ou aguardo que se entendam?

Miguel

Boas,

Olha os discus são mesmo assim... são territoriais, não adianta inserires mais elementos, o que eles fazem é passar a massacrar outro, mas vais ter sempre um que é o sacrificado, ao fim de algum tempo eles entendem-se. Por exemplo no meu aqua tenho um com 9/10 cm que se farta de malhar num outro de 11/12, o outro quando o vê foge, na altura da comida, normalmente eles preocupam-se mais em atacar a comida do que atacar os outros...

Num aquario com um cardume de discus existe sempre uma hierarquia, o macho alpha ou dominante dá porrada no beta, e por aí fora até haver um mais fraco que não tem ninguem em quem bater.

Certifica-te que tens esconderijos suficientes, tipo plantas ou troncos, para eles se esconderem da vista dos outros, mas como te digo é perfeitamente normal, ainda que as pessoas não gostem de ver "o pequenito a levar porrada".

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:
boas pessoal entao eu com um aqua com 220L brutos posso meter 4 discus?

120/40/45

fluval 404 faz 1000 e tal litros, se nao estou em erro 1300, o que faz 6.5 vezes o total de agua do aquario!

que dizem?

tpa é de 20% a 30% semanais!

Boas Jorge,

Nesse áqua colocava 6 discus adultos sem problemas. Só aumentava para 50% a TPA semanal ou fazia 2 de 25/30%.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:
Boas Jorge,

Nesse áqua colocava 6 discus adultos sem problemas. Só aumentava para 50% a TPA semanal ou fazia 2 de 25/30%.

6?

É na boa?

por mim é na boa fazer 50% visto que é plantado, as plantas ate agradecem!

mas eu achei que meter 4 já era meter muitos!

Publicado:

Eu acho que os discus devem andar sempre mais de 4... no meu aqua de 200lt sempre tive mais que 4,´tenho mais filtração que o teu, tenho 2 filtro com 1000 + 680, tenho muito cuidado com as TPA's.

Sei que existem opiniões contrarias, mas na minha humilde opinião, que vale o que vale, podes ter uns 6 discus á vontade... també depende do que tens mais, se tiveres o aqua cheio de peixes... se calhar já não diria isso.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:
Eu acho que os discus devem andar sempre mais de 4... no meu aqua de 200lt sempre tive mais que 4,´tenho mais filtração que o teu, tenho 2 filtro com 1000 + 680, tenho muito cuidado com as TPA's.

Sei que existem opiniões contrarias, mas na minha humilde opinião, que vale o que vale, podes ter uns 6 discus á vontade... també depende do que tens mais, se tiveres o aqua cheio de peixes... se calhar já não diria isso.

tenho apenas 10 bebados e 4 neons chineses que devem sair

gostava de meter um casal de rams