Gonçalo Sousa Publicado: Julho 10, 2010 Autor Publicado: Julho 10, 2010 Simplesmente excelente!! Tenho a certeza que com uma explicação tão detalhada, vais ajudar muita gente a perceber melhor como fertilizar, fazendo nós próprios a mistura. Incluindo eu Espero ver fotos do teu aqua em breve!! Com tanta dedicação vai ficar fabuloso, não tenho dúvidas. a ver se consigo explicar à medida que eu também vou aprendendo Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Gonçalo Sousa Publicado: Julho 10, 2010 Autor Publicado: Julho 10, 2010 És tu que escreves estes textos e explicações?Desde o inicio do post que vens com uns discursos de politico com uma pequena diferença, tu escreves e escreves mas ainda dizes alguma coisa de útil, já um politico... Agora uma duvida, fizeste a preparação dos fertilizantes em quantidades superiores ás que precisas, ainda que fertilizes diariamente isso vai durar algum tempo. A duvida é, passada uma semana, duas ou três isso vai continuar a fazer o trabalho a 100%? lol sou, limito-me a ir escrevendo o que eu próprio estou a aprender. mas não percebi os discursos de político? quanto aos fertilizantes, eu realmente fiz uma quantidade maior, mas a concentração final mantêm-se a mesma. quer utilizando por exemplo o KCl, em que tenho 50g dissolvidas em 250ml, que é uma concentração de 0,2 g/ml, pus 200g dissolvidas em 1000ml, que dá as mesmas 0,2 g/ml. a concentração é a mesma, a diferença é que não tenho que voltar a fazer as misturas durante algum tempo. e eu não sei ainda se vou fazer fertilização diária ou não, depende da resposta que o aquário der, consoante o consumo das plantas. mas vou fazer TPA's semanais, por isso uma vez por semana os fertilizantes vão sofrer um "reset" e vou ter que colocar de novo aí Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Filipe Simões Publicado: Julho 10, 2010 Publicado: Julho 10, 2010 A cena do discurso de politico e mais por para explicares alguma coisa vais buscar muita informação sobre o assunto, isso é bom. Normalmente os políticos fazem isso mas acabam por não dizer nada(deve haver uma disciplina no "curso" para aprenderem a fazer isso). Citar DarkSide v2.0 Copella Arnoldi Project
soulgirl Publicado: Julho 10, 2010 Publicado: Julho 10, 2010 e eu não sei ainda se vou fazer fertilização diária ou não, depende da resposta que o aquário der, consoante o consumo das plantas. mas vou fazer TPA's semanais, por isso uma vez por semana os fertilizantes vão sofrer um "reset" e vou ter que colocar de novo aí Gonçalo, talvez me possas esclarecer uma dúvida: no dia das tpa's achas que deva "suspender" a fertilização? Adiciono em maior quantidade? Ou adiciono a quantidade normal diária? Esta é daquelas coisas que nunca percebi muito bem, porque muita gente não fertiliza nesse dia, mas outros fertilizam... O que achas? Citar
stroops Publicado: Julho 10, 2010 Publicado: Julho 10, 2010 Gonçalo, talvez me possas esclarecer uma dúvida: no dia das tpa's achas que deva "suspender" a fertilização? Adiciono em maior quantidade? Ou adiciono a quantidade normal diária? Esta é daquelas coisas que nunca percebi muito bem, porque muita gente não fertiliza nesse dia, mas outros fertilizam... O que achas? A pergunta era para o Gonçalo mas eu posso dar a minha opinião, após uma TPA devem-se sempre repor os nutrientes. Uma vez que retirámos 20-50% (consoante a TPA) de quantidade de nutrientes com a introdução de água nova. Sendo assim, depois da TPA devemos repor os níveis de NPK de acordo com as medições de N e P, por exemplo no meu casa, como tenho bastante fauna só preciso de repor o K pois o aquário é auto-suficiente em N e P. Espero ter ajudado, Daniel Citar Dêem uma vista de olhos... Igapó
Gonçalo Sousa Publicado: Julho 10, 2010 Autor Publicado: Julho 10, 2010 A cena do discurso de politico e mais por para explicares alguma coisa vais buscar muita informação sobre o assunto, isso é bom.Normalmente os políticos fazem isso mas acabam por não dizer nada(deve haver uma disciplina no "curso" para aprenderem a fazer isso). ah sim! tenho essa veia, são "tiques" do curso Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Gonçalo Sousa Publicado: Julho 10, 2010 Autor Publicado: Julho 10, 2010 Olá Sandra o stroops já te respondeu e eu concordo com o que ele disse. quando fazemos uma TPA é quase como um "reset" de valores. hoje de manha fiz a TPA e fertilizei logo a seguir com 10N - 0,5P - 10K Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
soulgirl Publicado: Julho 10, 2010 Publicado: Julho 10, 2010 Olá Sandra o stroops já te respondeu e eu concordo com o que ele disse. quando fazemos uma TPA é quase como um "reset" de valores. hoje de manha fiz a TPA e fertilizei logo a seguir com 10N - 0,5P - 10K Obrigada aos dois! :D Citar
Filipe Simões Publicado: Julho 11, 2010 Publicado: Julho 11, 2010 Já agora, revê o primeiro post e vê se esta tudo bem com as imagens... Citar DarkSide v2.0 Copella Arnoldi Project
JaimeSousa Publicado: Julho 11, 2010 Publicado: Julho 11, 2010 Grande tópico, sim senhor, dá gosto ler e acompanhar! Obrigado pela boa partilha de informação! Cumps Citar
Gonçalo Sousa Publicado: Julho 11, 2010 Autor Publicado: Julho 11, 2010 Já agora, revê o primeiro post e vê se esta tudo bem com as imagens... lol sim, já tinha reparado nisso, mas não tinha arranjado paciência para modificar tudo, mas agora lá a arranjei e alojei tudo num site decente e assim já não há perigo de alguma das imagens ser realojada. até acabei por adicionar mais umas quantas fotos Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Gonçalo Sousa Publicado: Julho 11, 2010 Autor Publicado: Julho 11, 2010 Grande tópico, sim senhor, dá gosto ler e acompanhar! Obrigado pela boa partilha de informação! Cumps Obrigado Jaime! Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Filipe Simões Publicado: Julho 12, 2010 Publicado: Julho 12, 2010 Assim está melhor. Quando puderes dá uma olhadela no meu tópico, remodelei o aqua e preciso de dicas sobre que plantas comprar. Citar DarkSide v2.0 Copella Arnoldi Project
Gonçalo Sousa Publicado: Julho 15, 2010 Autor Publicado: Julho 15, 2010 só para deixar uma pequena actualização, hoje completei o meu trio de nijsseni, tenho agora um macho e duas fêmeas e não foi preciso muito tempo no aquário para estes ciclídeos revelarem a sua personalidade! tanto as fêmeas como o macho estiveram a tirar as medidas uns aos outros. inicialmente foi o macho com as fêmeas, ele abria as barbatanas dorsais, anais, guelras e boca para parecer o maior possivel e ficava a olhá-las nos olhos durante algum tempo e as fêmeas respondiam da mesma forma! depois foi altura das fêmeas se defrontarem, e achei fascinante o "ritual" delas. na altura não tinha nada melhor para filmar que o telemóvel, mas para que gosta de interacções entre ciclídeos anões aqui tem um duelo de fêmeas Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Spaar Publicado: Julho 15, 2010 Publicado: Julho 15, 2010 (editado) Viva Gonçalo. São mesmo muito giros os teus apistogrammas, mas receio que não tenhas espaço para manter o trio. Talvez fosse possivel (dificilmente) se tivesses vários esconderijos á disposição para cada fêmea, assim, temo que encontrarás a não-dominante morta num dos cantos brevemente. Esse ritual que partilhas por video é uma disputa territorial em que mais perto do fim do video se entende mordidelas de grande violência. Como o território é curto, a forte personalidade da espécie vai matar o espécime mais fraco. Equaciona devolver a fêmea que demonstrar menos confiança\actividade urgentemente Parabéns Cumprts José.Dias Editado Julho 15, 2010 por Spaar Citar freshwater-fish-profile-keeping.com
Gonçalo Sousa Publicado: Julho 19, 2010 Autor Publicado: Julho 19, 2010 Viva José! Tinha pensado fazer isso que me disseste, mas tenho-os observado e parece que as lutas iniciais foi para definirem os territórios, porque agora já não se confrontam. só no caso de algum atravessar o território do outro é que esticam logo as barbatanas para ameaçar mas não passa disso! deixo aqui algumas fotos de como andam eles e o aquário em geral: posição de ataque: este é o que penso ser macho, nao tem os pretos tão bem definidos como as fêmeas, e parece ter tons mais azulados. mas ultimamente parece que tem ficado mais amarelado, por isso já não sei de nada, digam-me o que acham: de frente: de lado: macho e fêmea a comerem: fêmea mais pequenina: Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Spaar Publicado: Julho 19, 2010 Publicado: Julho 19, 2010 (editado) Viva Gonçalo. Quero te tentar ajudar, mas a coisa fica mais fácil quando os animais estão bem estabelecidos e mostram bem as suas cores. Já deves ter lido, que os Machos adquirem tons azulados enquanto as fêmeas não. Outras coisas que li acerca dos Nijsseni, são: - a coloração negra no corpo que apenas surge nas fêmeas, sendo que nos machos fica restrita à zona da cabeça. - A bartana dorsal nos machos desenha-se em linha recta, enquanto que nas femeas á ondulada. - O pedúnculo caudal é caracterizado por um amarelo pálido e pintado com os raios da nadadeira de azul muito forte. - Os limites da bardatana caudal são de um vermelho alaranjado muito mais forte nos macho do que nas femeas. - Os machos têm um porte notavelmente maior. Esse Ap. também me parece macho, é possivel indentificar alguma destas caracts. nele, contudo, de forma a conseguirmos confirmar, terá de estar menos stressado, mais crescido e estável. Boa Sorte cumprts José.Dias EDIT- : são fantásticos.. Editado Julho 19, 2010 por Spaar Citar freshwater-fish-profile-keeping.com
Gonçalo Sousa Publicado: Julho 19, 2010 Autor Publicado: Julho 19, 2010 Viva Gonçalo. Quero te tentar ajudar, mas a coisa fica mais fácil quando os animais estão bem estabelecidos e mostram bem as suas cores. Já deves ter lido, que os Machos adquirem tons azulados enquanto as fêmeas não. Outras coisas que li acerca dos Nijsseni, são: - a coloração negra no corpo que apenas surge nas fêmeas, sendo que nos machos fica restrita à zona da cabeça. - A bartana dorsal nos machos desenha-se em linha recta, enquanto que nas femeas á ondulada. - O pedúnculo caudal é caracterizado por um amarelo pálido e pintado com os raios da nadadeira de azul muito forte. - Os limites da bardatana caudal são de um vermelho alaranjado muito mais forte nos macho do que nas femeas. - Os machos têm um porte notavelmente maior. Esse Ap. também me parece macho, é possivel indentificar alguma destas caracts. nele, contudo, de forma a conseguirmos confirmar, terá de estar menos stressado, mais crescido e estável. Boa Sorte cumprts José.Dias EDIT- : são fantásticos.. obrigado pelas dicas José! mas com isso que me disseste, fico mais confuso ainda, repara aqui, o suposto macho do lado direito e a fêmea do lado esquerdo: a fêmea tem umas cores pretas vivas e o suposto macho não, isso fazia-me inclinar para ser macho, mas depois aqui nesta foto vê-se que tem a barbatana mais ondulada do que recta: Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
Spaar Publicado: Julho 20, 2010 Publicado: Julho 20, 2010 (editado) Pois é amigo. Á primeira vista parecem todos fêmeas, mas não te queria fazer eu a defeita e tenho ainda algumas duvidas.. No entanto, deverás conseguir distinguir através do comportamento que é diferente para cada sexo. Que tamanho têm? Onde os compraste não havia nenhum exemplar masculino evidente que pudesses comprar com o que adquiriste? Edit:- O Macho deverá circular á vontade pelo aquário, especialmente na parte frontal. - As fêmeas por sua vez escolhem um local especifico onde passaram grande parte do dia. Comigo, demoraram algum tempo a definir o seu "canto" Editado Julho 20, 2010 por Spaar Citar freshwater-fish-profile-keeping.com
Gonçalo Sousa Publicado: Julho 20, 2010 Autor Publicado: Julho 20, 2010 Pois é amigo. Á primeira vista parecem todos fêmeas, mas não te queria fazer eu a defeita e tenho ainda algumas duvidas..No entanto, deverás conseguir distinguir através do comportamento que é diferente para cada sexo. Que tamanho têm? Onde os compraste não havia nenhum exemplar masculino evidente que pudesses comprar com o que adquiriste? Edit:- O Macho deverá circular á vontade pelo aquário, especialmente na parte frontal. - As fêmeas por sua vez escolhem um local especifico onde passaram grande parte do dia. Comigo, demoraram algum tempo a definir o seu "canto" sim, eu do pouco tempo que tenho tido para os observar tenho tentado reparar em diferenças. e realmente noto essas diferenças que falaste. as duas que tenho a certeza de serem fêmeas parece que já tem os seus territórios, nos cantinhos dos aquários, e este suposto macho anda mais pela frente. mas não sei se será coincidência de ter calhado ser aquele o pequeno território. infelizmente eu encomendei pela net os ultimos dois exemplares, porque é bastante difícil de os arranjar por aí e na altura pedi um macho e uma fêmea, não sei se eles se enganaram ou não. quanto ao tamanho, a fêmea que comprei em primeiro lugar tem a volta de 3-4 cm. os outros dois que vieram têm um pouco mais, 4-5 cm. mas não noto grande diferença do porte deles. vou ver se consigo concluir mais alguma coisa Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
jorge_ Publicado: Julho 20, 2010 Publicado: Julho 20, 2010 engraçada essa compra!! tens visto coisa novas nas lojas perto de ti/nos? estive fora por isso nao sei como andam as coisas!! novidades, mete ai uma frontal!! cumps Citar http://jorgescaping.blogspot.com/
jorge_ Publicado: Agosto 16, 2010 Publicado: Agosto 16, 2010 nada? Citar http://jorgescaping.blogspot.com/
Spaar Publicado: Agosto 17, 2010 Publicado: Agosto 17, 2010 Não me canso de ver estes animais que o nosso amigo mantêm e embora não actualize o tópico faz algum tempo venho aqui algumas vezes rever as fotos. É pena o espaço ser curto e os esconderijos escassos, ora caso fosse teriamos fotos bem mais engraçadas e expressivas. José.Dias Citar freshwater-fish-profile-keeping.com
Ric.Gomes Publicado: Setembro 1, 2010 Publicado: Setembro 1, 2010 então grande Gonçalo como vai este aqua? há actualizações? Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
h_saldanha Publicado: Novembro 3, 2010 Publicado: Novembro 3, 2010 Olá Gonçalo, Tudo bem? Então como está o teu projecto? Mostra aí umas fotos actualizadas Abraço Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
Recommended Posts