prates Publicado Outubro 14, 2003 Publicado Outubro 14, 2003 Viva, O que é que posso fazer??? Desde que mudei o meu aquário de casa e por consequência de lugar, à cerca de 1 mês, que ainda não deixei de ter estas algas. Mesmo depois de limpar o vidro e o cascalho, elas voltam a aparecer no espaço de 1 ou 2 dias. Mesmo as plantas mais centrais ficam cheias destas pestes. São daquelas algas que se soltam ao toque. Ultimamente tenho observado umas bolhinhas brancas (quase transparentes) no meio. O que já fiz: -Tenho 5 limpa vidros. -Durante o dia, periodo sem luz artificial, tapo o aquário -Já puz resina no filtro -Tenho mudado mais vezes a água (1 a 2 vezes por semana) -Tenho o aqua (100l) razoavelmente plantado e povoado Desde já obrigado!!
Visitante Publicado: Outubro 14, 2003 Publicado: Outubro 14, 2003 Boas, As algas azuis são resultantes de uma iluminação fraca na zona de espectro dos azuis e muito forte na dos vermelhos. Mais informação em: http://www.lojakoala.com/ilumina.htm Que lampadas usas, e quanto tempo têm?
prates Publicado: Outubro 14, 2003 Autor Publicado: Outubro 14, 2003 Tenho 2x20w (power e life glo) e 2 compactas brancas de 20w. Não me parece assim tão mau!?!?!
sergioveterano Publicado: Outubro 14, 2003 Publicado: Outubro 14, 2003 viva essas duas compactas tem que temperatura de cor? as power tem 18000º k e as life penso que tenham 3000º k essas compactas são para uso caseiro?? não devem chegar aos 2000º k ou seja tens metade da iluminação sem uso para as plantas, ok
Visitante Publicado: Outubro 14, 2003 Publicado: Outubro 14, 2003 Essa life glo não é para terrarios? As compactas que temperatura de cor têm? Há quanto tempo tens as lampadas?
prates Publicado: Outubro 14, 2003 Autor Publicado: Outubro 14, 2003 Segundo quase todas as lojas que as têm e mesmo por consulta de catálogo, as life glo, são consideradas as melhores lampadas do género, abrangem um maior espectro do que as outras e tem cerca de 1600 lumens. As compactas que tenho são de 20w e 6400k cada. Continuo a achar que não está assim tão mau!! O que acham??
Visitante Publicado: Outubro 14, 2003 Publicado: Outubro 14, 2003 Não está mal, até porque 6400K é mais pro azul do que pro vermelho. Qual o fotoperiodo? Disseste que durante o dia tapas o aquario, portanto ele fica às escuras. E durante a noite?
prates Publicado: Outubro 14, 2003 Autor Publicado: Outubro 14, 2003 Durante a noite fica cerca de 12 horas ligado com a luz que já referi. Comecei a tapá-lo porque a zona de maior proliferação é junto do vidro que dá para a luz da janela. Mas agora fica às escuras 12 horas e o problema continua. Também pensei no excesso de nutrientes e puz mais plantas de crescimento rápido, que têm crescido imenso, tal como as algas, o que não devia acontecer. Todos os outros valores da água estão normais. ph-6,8, gh-7, t-27º, nitritos-0.
António Vitor Publicado: Outubro 14, 2003 Publicado: Outubro 14, 2003 eu já sei qual é o teu problema: tu dissestes: Tenho mudado mais vezes a água (1 a 2 vezes por semana) -Tenho o aqua (100l) razoavelmente plantado e povoado isso vai te meter os nitratos a 0 (presumo que estavas a falar de nitratos e não de nitritos, deve ter sido lapso teu...). Ora com nitatos a 0 é uma tremenda vantagem para essas algas, repara elas conseguem usar o azoto atmosférico N2, as plantas e outras algas, só conseguem usar o azoto em poucas formas NH4, NO3, NO2, mas nunca nunca conseguiriam usar o azoto atmosférico (N2), geralmente quando se tem a água sem nitratos (o teu caso), estas aparecem, já que a concorrência não tem as mesmas armas... não se trata de espectro, se soubesses quantas espécies existem dessas algas azuladas, bom o número pode ser maior que todas as espécies de mamiferos que já existiram na TERRA! (mamutes incluidos), portanto haveria sempre uma que gostaria das tuas lampadas... elas andam aí no ar como bactérias em forma de cisto ou esporos, e sobrevivem milhões de anos em hibernação... soluções? arranja KNO3, ou aumenta a comida dos peixes, ou muda menos vezes a água...(no caso da água da companhia não conter o tal nitrato) Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa
sergioveterano Publicado: Outubro 15, 2003 Publicado: Outubro 15, 2003 Viva, não sei que plantas tens, mas as egeria densa previne o aparecimento de algas nomeadamente as azuis.
MotarSolitario Publicado: Outubro 15, 2003 Publicado: Outubro 15, 2003 de que forma e que a elodia previne o aparecimento de algas?
prates Publicado: Outubro 15, 2003 Autor Publicado: Outubro 15, 2003 Ok! vou tentar pôr nitratos e 1 ou 2 egerias e esperar por resultados. Obrigado!!
prates Publicado: Outubro 15, 2003 Autor Publicado: Outubro 15, 2003 Ontem à noite apercebi-me que o número de bolhinhas que existem no meio das algas, aumentou bastante, estando a começar a aparecer em algumas plantas. Pelo que li noutros tópicos aqui do forum, parece-me tratar-se de qualquer bactéria ou fungo. Parece-vos prejudicial para os peixes/plantas? Como é que as posso eliminar??
António Vitor Publicado: Outubro 16, 2003 Publicado: Outubro 16, 2003 bolhinhas? deve ser oxigénio, afinal é o que elas produzem... Sim meter eggeria ajuda, mas não mais que outras plantas de rápido crescimento, e só servem de ajuda se tiveres alguns nitratos (podes experimentar meter 1 barra fragmentada para plantas de vaso, só uma barra, com os fragmentos enterrados junto a algumas plantas.. pode ser que assim tenhas um pouco mais de nitratos na água quando esta barra se dissolver... Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa
CMarques Publicado: Outubro 17, 2003 Publicado: Outubro 17, 2003 Quando perderes a paciência vê o tópico: http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...topic.php?t=996 Desde dia 9 do Setembro que não tenho estas algas......e finalmente tenho tido fins de semana sem ter de limpar algas.... Boa sorte Um Abraço, CMarques
Recommended Posts