Luisa Fonseca Publicado Junho 17, 2010 Publicado Junho 17, 2010 (editado) Estou com algumas dúvidas na identificação desta espécie, o exemplar foi encontrado na região de Abrantes: Preciso de saber se requer alguns cuidados especiais, no que respeita à alimentação e aclimatização, que seja diferente do das espécies comuns. Luisa Fonseca Edit: erro gramatical. Editado Junho 17, 2010 por Luisa Fonseca Citar
José Pedro Publicado: Junho 17, 2010 Publicado: Junho 17, 2010 Não se trata de uma tartaruga, mas sim dum cágado autóctone, pelo que deverá ser devolvido à natureza, perto de um curso de água, ou onde haja água por perto. É proibido a manutenção de animais da nossa fauna em cativeiro. E mais proibido ainda é recolhê-nos na Natureza. Citar Caudatas do it better.
Luisa Fonseca Publicado: Junho 18, 2010 Autor Publicado: Junho 18, 2010 Não é para manter em cativeiro, foi resgatado porque se encontrava em perigo, provavelmente procurava um local para hibernar quando foi visto e deixado dentro de um tanque de água gelada, parecia morto, todo esticado e muito mole, quando o tirámos da água estava inerte, depois abriu a boca e pareceu ficar a respirar sofregamente durante algum tempo, foi posto ao sol onde se deixou ficar, não se mexia, não andou nem fugiu, uma hipótese era deixá-lo ali mas possivelmente não se safava por estar tão débil, o curso de água mais seguro fica longe e ele não parecia em condições de se deslocar ou defender, nem dos gatos que andam por ali, nem das pessoas. Como tinha de voltar para Lisboa trouxe-o comigo, coloquei-o num terrário improvisado e ele Hibernou, desde que acordou tem-se alimentado com elementos recolhidos na natureza, caracóis, minhocas e outros insectos. Devolvido à natureza, só para Setembro, vou deixá-lo na ribeira de onde deve ter vindo, a questão é que até lá tenho de lhe proporcionar uma alimentação equilibrada, mas ele parece só gostar de insectos e peixe, principalmente caracóis e minhocas. Ainda não comeu nenhum dos frutos ou vegetais que lhe ofereci era mais fácil se eu conseguisse saber exactamente o que prefere na área dos vegetais. Luisa Fonseca Citar
José Pedro Publicado: Junho 18, 2010 Publicado: Junho 18, 2010 Realmente é de louvar a sua atitude de lhe ter proporcionado esses cuidados. Mas neste momento a melhor maneira de o poder ajudar é entregá-lo à guarda de quem possa realmente dar-lhe o que ele possa precisar. Estou a referir-me ao ICNB (www.icnb.pt). Ligue para lá, explique o que aconteceu e diga-lhes se podem recolher o animal ou onde o pode entregar. De certeza que eles se disponibilizarão para recolher o animal, levá-lo para o centro de recuperação de fauna selvagem de Monsanto e libertá-lo assim que esteja em condições. Mas esta é apenas a minha opinião. Citar Caudatas do it better.
tiagoluz Publicado: Junho 18, 2010 Publicado: Junho 18, 2010 Boas, Dá-lhe carne, o cágado do meu tio adora carne. cumps Citar plantado 300L com discus.... .Feedback
Quo Publicado: Junho 18, 2010 Publicado: Junho 18, 2010 penso que o José pedro falou bem. Abandoná-lo também não deves, ao entregares a quem trata da fauna selvagem estás a dar um contributo para a manutenção da espécie. vemos muitos documentarios sobre fauna de outros sitios, mas a ibérica é também muito rica, mas muito maltratada e quase sem espaço para poder viver. Citar
Nasicus Publicado: Junho 19, 2010 Publicado: Junho 19, 2010 Boas, Dá-lhe carne, o cágado do meu tio adora carne. cumps depois enquanto que as nossas duram 30 anos a do teu tio dura 15, carne rebenta lhes com o figado Citar
tiagoluz Publicado: Junho 19, 2010 Publicado: Junho 19, 2010 Boas, Pois é capaz, o problema é que já tem 24 anos... Isso é tudo muito relativo. cumps Citar plantado 300L com discus.... .Feedback
Nasicus Publicado: Junho 20, 2010 Publicado: Junho 20, 2010 24 anos para ela é pouco, quando falei em 30 tava a dar um exemplo, mas cada um sabe dos seus animais Citar
tiagoluz Publicado: Junho 20, 2010 Publicado: Junho 20, 2010 Boas, Sim, os cágados podem viver ate perto dos 60/70 anos. cumps Citar plantado 300L com discus.... .Feedback
Luisa Fonseca Publicado: Junho 21, 2010 Autor Publicado: Junho 21, 2010 A ideia é oferecer os mesmos alimentos que encontra na natureza, assim, quando voltar ao seu meio ambiente não terá dificuldades em se continuar a alimentar, insectos não tem problema, onde vivo existe uma imensa variedade, estou preocupada é com a parte vegetal, daí ter aberto o tópico, obrigada na mesma. Luisa Fonseca Citar
José Pedro Publicado: Junho 21, 2010 Publicado: Junho 21, 2010 Como já lhe havia dito anteriormente, se contactar as autoridades competentes para esses assuntos não tem de se preocupar com nada a não ser entregar o animal que será encaminhado para o centro de recuperação de vida selvagem. Mas pelos vistos o que lhe disse caiu em saco roto. Citar Caudatas do it better.
norby Publicado: Junho 21, 2010 Publicado: Junho 21, 2010 Boas, Faço das palavras do José Pedro minhas. Este cagado deve ser devolvido o quanto antes á natureza ou entregue a uma entidade competente. A colecta de um unico exemplar (de qualquer animal) num determinado ecossistema hoje, pode ter efeitos muito significativos amanha. 1 1 Citar
Nasicus Publicado: Junho 29, 2010 Publicado: Junho 29, 2010 fico mesmo triste quando me apercebo que não ´são só os putos das modas que colectam animais em estado selvagem nao é mais giro fotografar? do que apanhar sem saber os seus cuidados eu felizmente tenho a sorte de poder fotografar muitos animais (poucos para mim) ja basta os animais que morrem atropelados, eu em dois dias vi 3 mochos galegos, 3 natrix natrix e mais umas bixezas mortas pelos carros, agora pergunto, quantos animais não serão apanhados e que morreram ao fim de alguns meses? Citar
alcaide Publicado: Junho 30, 2010 Publicado: Junho 30, 2010 Olá, quanto à atitude de recolher o cágado foi de louvar. Agora quanto ao ter o animal em casa, já é preocupante, embora seja muito tentador. Embora esteja a dar-lhe alimento proveniente da natureza, ele não tem que se esforçar minimamente para o obter, podendo isso inviabilizar a sua reintrodução no habitat natural. Por isso se a sua intenção desde o início foi unicamente salvar o animal, penso que já deveria ter entregue ás autoridades competentes, o que a meu ver era o que deveria ter feito assim que o encontrou. Cumprimentos, tudo de bom para o cágado, Alcaide Citar ALCAIDE
Staedtler Publicado: Julho 11, 2010 Publicado: Julho 11, 2010 eu o mês passado encontrei um cagado do tamanho daquelas tartaruguinhas que se vendem nas lojas, levei-o pra casa, dei-lhe algum peixe da tartaruga grande e no dia a seguir soltei numa barragem privada Citar ::link para site com fins comerciais removido. HRS::
Rafael Silva Publicado: Julho 11, 2010 Publicado: Julho 11, 2010 eu o mês passado encontrei um cagado do tamanho daquelas tartaruguinhas que se vendem nas lojas, levei-o pra casa, dei-lhe algum peixe da tartaruga grande e no dia a seguir soltei numa barragem privada Poxo estar errado, mas na minha opiniam fizeste mal. 1º poque nem o devias ter apanhado( a não ser que estivesse em mau estado, ou em situação de perigo por exº numa estrada) 2º já que o apanhaste, e vou supor que não estava onde devesse estar, devias telo dado as autoridades competentes, onde depois iria ser reabilitado, pois a intrudução de animais num determinado sitio pode destruir o micro-ecossistema local. Citar Tópicos: Lago(20.000/35.000L) Aquário(250L) Aquaterário(250L)
JaimeSousa Publicado: Julho 11, 2010 Publicado: Julho 11, 2010 (editado) Exactamente, das duas uma, ou se liberta o animal onde foi encontrado (a não ser que tenha sido encontrado numa zona onde claramente não pertence), ou se entrega ás autoridades competentes. Andar a introduzir espécies á balda pode dar muito mau resultado. Editado Julho 12, 2010 por Hugo R. Silva Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS Citar
Nasicus Publicado: Julho 12, 2010 Publicado: Julho 12, 2010 apanhar bixezas destas para no dia seguinte soltar, Pergunto eu, qual a pica que isto dá? Citar
André19 Publicado: Julho 12, 2010 Publicado: Julho 12, 2010 fico mesmo triste quando me apercebo que não ´são só os putos das modas que colectam animais em estado selvagemnao é mais giro fotografar? do que apanhar sem saber os seus cuidados eu felizmente tenho a sorte de poder fotografar muitos animais (poucos para mim) ja basta os animais que morrem atropelados, eu em dois dias vi 3 mochos galegos, 3 natrix natrix e mais umas bixezas mortas pelos carros, agora pergunto, quantos animais não serão apanhados e que morreram ao fim de alguns meses? Uaaaau, ver 3 mochos mortos ? Nao é pra todos, hein ? Visto que sao animais voadores ... Ah ! ainda por cima em apenas dois dias x) Citar
heyfishyfishy Publicado: Julho 12, 2010 Publicado: Julho 12, 2010 Uaaaau, ver 3 mochos mortos ? Nao é pra todos, hein ? Visto que sao animais voadores ... Ah ! ainda por cima em apenas dois dias x) é isso e teres tido muita piada com essa resposta... :D Citar Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Miguel Reis Publicado: Julho 12, 2010 Publicado: Julho 12, 2010 Uaaaau, ver 3 mochos mortos ? Nao é pra todos, hein ? Visto que sao animais voadores ... Ah ! ainda por cima em apenas dois dias x) Realmente... ver 3 mochos mortos.. bastante animador, hein? Oh wait... Vá lá.. vamos a ter um pouco mais de "trambelho" naquilo que diz, ok amigo? Abraço Citar
Rafael Silva Publicado: Julho 13, 2010 Publicado: Julho 13, 2010 Uaaaau, ver 3 mochos mortos ? Nao é pra todos, hein ? Visto que sao animais voadores ... Ah ! ainda por cima em apenas dois dias x) Esta resposta, na minha maneira de ver so mostra a ignorancia e o desrespeito que algumas pessoas têm para com a natureza e em particular com a nossa fauna. PS: desculpem curtar o assunto do topico(também sito já se estava a desviar do que é importante), mas tenho uma pergunta, quanto pode crescer uma tartaruga falsa do mapa ( Graptemys pseudogeographica pseudogeographica ) por ano? Citar Tópicos: Lago(20.000/35.000L) Aquário(250L) Aquaterário(250L)
rodribike Publicado: Julho 15, 2010 Publicado: Julho 15, 2010 podes dar-lhe carne, banana, alface. eu dava isso as minhas tartarugas e olha que elas gostavam (de carne dava presunto xD elas comiam e pediam mais ) Citar
Rafael Silva Publicado: Julho 15, 2010 Publicado: Julho 15, 2010 podes dar-lhe carne, banana, alface. eu dava isso as minhas tartarugas e olha que elas gostavam (de carne dava presunto xD elas comiam e pediam mais ) Carne so branca e alface, pouca porque lhes pode causar problemas intestinais. Uma tartaruga saudavel julgo que pede sempre mais mesmo que não tenha fome. xD(elas vêm o dono como uma fonte de comida, pelo menos eu penso assim apesar de ate achar graça a tartaruga vir logo ter comigo), por isso mesmo que pareça que está a pedir mais, simplesmmente não dês. Ps: a minha não toca na banana, ela prefere cereja ameixa e maçã (estas são as frutas que descubri que a minha gosta, podem haver mais mas é uma questão de tentar) Citar Tópicos: Lago(20.000/35.000L) Aquário(250L) Aquaterário(250L)
Recommended Posts