Recommended Posts

Publicado

Oi...

Estou com um problema!

Não consigo identificar o meu Loricarideo ;)

O mais parecido que eu vi ao fazer uma pesquisa foi o Spinio tiger portel cheers

Foto:

Pic_3134_9.jpg

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Publicado:

Ok...

Só hoje é que consegui tirar umas fotos...

Não ficaram grande coisa, mas foi o que ser arranjou.

O "gajo(a)" anda sempre no seu esconderijo e só sai para comer.

Aqui ficam as melhores:

Pic_3134_16.jpg

Pic_3134_17.jpg

Parece que são iguais mas não são... :roll:

Publicado:

Olá

As fotos não são grande coisa. Mesmo assim parece que se nota o aparecimento dos espinhos. Sendo assim deve ser o Spinio tiger. Caso não tenha espinhos poderá ser o L002.

Jacinto

Publicado:

Então aí tens.

Se quiseres mais fotos do meu para confirmar manda-me o teu mail por mp.

Posso dizer-te que ele é territorial e come de tudo. É o único L que tenho e apenas "enchota" as corys do seu território. Tem cerca de 10cm e parece-me que já não está a crescer. Os espinhos sim, esses estão a aparecer cada vez mais. Tenho-o há 3 meses.

Cumprimentos

Jacinto

Publicado:
Tudo indica que seja um Peckoltia.

Um Peckoltia Vittata ou um Worm line Peckoltia!?

Pela forma dos olhos e pela escama lateral parece mais um Sipinio Tiger portel, mas como a camuflagem é toda igual já não sei o que dizer!?

Aqui fica mais uma Foto:

Pic_3134_18.jpg

Publicado:

Olá

Eu não consegui encontrar qualquer informação na net sobre o Spinio tiger portel. Onde o comprei disseram-me que a única diferença com um L002 era os espinhos e que provavelmente ia ser classificado simplesmente como Peckoltia sp. Depois de investigar mais sobre o L002 descobri que não é um Peckoltia mas sim um Panaque. Foi indevidamente classificado como peckoltia mas na realidade é um panaque, mais especificamente um panaquolus mas este nome já está em desuso.

Se alguém tiver mais informações ...

Jacinto

Publicado:

Ok...

Mais uma vez fiquei na dúvida. :?

Na loja não sabem o nome cientifico, apenas lhes chamam Pleco's.

E agora :?:

cheers Panaque;

:D Peckoltia Vittata;

:arrow: Worm line Peckoltia;

:arrow: Sipinio Tiger portel.

Eu estou convencido que é um Sipinio Tiger portel, mas... :roll::!::?:

Publicado:

Bom...

Não sei se devia dizer isto, mas...

"Conheço" cheers :D :arrow: muito bem uma das maiores importadoras desse tipo de peixe do país. Sei que foi a única a importar os Sipinio Tiger Portel e a comercia-lo com esse nome.

Por isso se te disseram que tem esse nome provavelmente é ele, embora a foto não seja de grande qualidade. Porque muito poucos vendedores de peixes conhecem essa designação para o peixe. E sim, realmente ainda não está classificado e ninguém sabe o nome ou código que vai ter... esse é apenas o nome com que o fornecedor o baptizou...

Abraços,

Paulo

Publicado:

Ok, obrigado...

Embora as fotos não serem realmente de grande qualidade, visto ao vivo e a cores, ele apresenta alguns espinhos (parecem cabelos) na parte da barbatana traseira até ao meio do "dorso".

Por isso é que eu digo que é um Sipinio Tiger Portel, graças a algumas fotos enviadas pelo Jacinto Salgueiro que tambem tem um ( muito obrigado pela ajuda :wink: ) e que realmente são semelhantes.

Agora na questão da atribuição do nome ciêntifico é que não estou a achar piada! :wink:

Então... Começaram a comercializar os animais sem os estudar primeiro?

E se são especies em que existem poucos na natureza e são essenciais para o ecosistema onde vivem?

Assim não pode ser...

Alguem tem que tomar medidas...

A partir de hoje, não compro mais animal nenhum sem saber o nome ciêntifico e se realmente está ou não em vias de extinção. :)

Publicado:
Agora na questão da atribuição do nome ciêntifico é que não estou a achar piada!  :)  

Então... Começaram a comercializar os animais sem os estudar primeiro?

E se são especies em que existem poucos na natureza e são essenciais para o ecosistema onde vivem?

Por acaso existem em boa quantidade na Natureza…

O problema é que quando o interesse por Loricarideos disparou, os fornecedores começaram a procurar mais do que o simples e banal plecostomus… Espanto dos espantos existiam disponíveis na Natureza centenas de Loricarideos, cada um mais bonito e mais interessante que o outro… Apareciam a tal ritmo que nem dava tempo de os classificar [daí o aparecimento dos códigos L e LDA (entre outros que entretanto foram abandonados)]…

Assim não pode ser...

Alguem tem que tomar medidas...

A partir de hoje, não compro mais animal nenhum sem saber o nome ciêntifico e se realmente está ou não em vias de extinção. :D

Não te preocupes com isso que felizmente as autoridades locais estão cada vez mais atentas e sensibilizadas para isso…

A partir de hoje, não compro mais animal nenhum sem saber o nome ciêntifico e se realmente está ou não em vias de extinção. :D

Quanto aos L’s estás tramado, porque primeiro que consigam estudar e classificar um pequeno número deles (um quarto ou metade deles), possivelmente nessa altura muitos de nós já estaremos “a fazer tijolos” :wink::wink::)

Abraços,

Paulo

Publicado:

pela primeira foto quase que jurava ser um Worm Line Peckoltia, mas pelas outras deu para ver que não tinha a ""rede"" na cabeça. Acho muita semelhança entre o meu Worm Line, entre esse teu e entre o Peckoltia Vitatta, serão derivados da mesma espécie? mas com outras variantes? à semelhança do que se passa com o L177/L18/L81 ?

O meu Worm Line cada vez ta pior a nivel agressividade, até nos botias ja casca, e tá com uma taxa crescimento muito superior em relação aos outros locarideos, inclusive o panaque!!

:D

Pic_652_1.jpg