Recommended Posts

Publicado

Ola

Preciso saber como descer o GH, tenho um ph de 5.0 e dGH de 18, noutro PH de 7.5 e dGH de 14.

Estou baralhado....

Alguem pode ajudar?

E que ja li que a turfa baixa o ph mas aumenta o gh, agua destilada não faço ideia de quantos litros preciso para baixar num aquario de 120 litros.

Tambem me falaram de agua raz mas não queria arriscar este metedo.

Va-la a malta das (solhas) e que percebe disto.

Espliquem-me se souberem

Publicado:

De facto a turfa faz baixar o gH mas tb o pH com o inconveniente de

amarelar a agua. eu uso Mutacal é tipo um resina k e faz as trocar de iões com a agua...

resulta bem so k é mais caro!

inté...

Publicado:

Viva.

E que ja li que a turfa baixa o ph mas aumenta o gh

Sim, a turfa de facto baixa o pH mas que eu saiba baixa também o GH. De certa forma o GH é a dureza geral duma água (concentração dos metais dissolvidos em solução). De facto a maneira teórica de baixar a dureza a uma água é adicionar água destilada, ou muito pouco mineralizada (funcionamento parecido ao de um aparelho de osmose, em que os catiões metálicos são adsorvidos por uma membrana de permuta iónica, há vários tipos, mas que eu saiba, basicamente, os metais M(n+) serão trocados por (n)H+). Creio que a solução mais viável, tal como o caotropheus disse, será fazeres as TPA's com água mais branda, uma maneira de fazeres isso é: ou comprares uma água pouco mineralizada (a que é vendida pelo DIA com a marca deles é barata e para o efeito serve perfeitamente) ou então usar água destilada misturada com a água que utilizas para fazer as tuas TPA's (por exemplo, juntares um litro de água destilada a dois de água da torneira).

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!