Recommended Posts

Publicado

BOas ao forum...

O fim de semana passado fui a um shopping na zona do porto e vi numa loja de animais uma raia de água doce, ela devia ter para ai 30 cm, era um bicho lindo... será que é um peixe sociavel com discus e neons, cresce mais do que +- 30cm??

A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro.

Publicado:

Para além do apetite da raia, tal como foi referido, se não tiveres um aquário com uma base de 15 m x 15 m vais ter um peixe muito infeliz, pois começa a crescer e só para quando atingir a módica dimensão de 1,5 m !

Mais alguma dúvida?

Publicado:

Informei-me sobre essas raias à pouco tempo e respondendo à pergunta do technic: o fundo é todo dela, portanto peixes pequenos de cardumes, como neons, não só interferem com a felicidade da raia como se podem tornar uma maneira algo dispendiosa de a alimentar.

Por outro lado, já vi raias com cardumes consideráveis de cardinais e peixes-bebâdos crescidos a viverem em plena harmonia, mas deduzo que seja pela dimensão dos ditos peixes relativamente à raia e pela disposição das plantas que lhe davam muita liberdade de movimentos.

Espero que ajude

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

estou a ver qu a raia está fora de questão para um aqua comunitário de neons e discus... tenho apenas um aqua de 160 lits

obrigado na mesma

Publicado:

Viva ! Até posso adivinhar onde a viste... Foi num shopping Nascente :cry: :D :twisted:

Pois alem das desvantagens ja referidas ainda há o incoviniente de não se poder usar areão normal. tem de ser areia fina pois elas gostam de se enterrar....

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Publicado:

Esqueci-me disso. As que vi ao vivo não tinham um areão capaz, logo ficavam só com umas pedritas e passavam o tempo à procura de uma sombra onde se pudessem esconder.

Vi uma que passava o tempo a subir pelo vidro até à superficie. Não me pareceu que a raia estivesse muito feliz com a vida. Alguém sabe o que leva a este comportamento?

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

Realmente essas raias ficam lindíssimas em aquários de discus, conheço um colega que adquiriu uma recentemente de aproximadamente 12cm e o efeito no aqua é estupendo, agora como já foi referido a “amizade” intima entre a raia e peixes pequenos é desastrosa, neste caso um cardume de 200 cardinais extra ficou reduzido a 7 exemplares na ultima vez que vi o aqua. :cry:

Publicado:
Por outro lado, já vi raias com cardumes consideráveis de cardinais e peixes-bebâdos crescidos a viverem em plena harmonia, mas deduzo que seja pela dimensão dos ditos peixes relativamente à raia e pela disposição das plantas que lhe davam muita liberdade de movimentos.

Também já vi e tenho tal “fenómeno”, mas de vez em quando ela (ou seja ele) lá encosta um Cardinal ou uma Petitela a um canto e lá vai ele, aquilo parece um aspirador… :roll::oops::oops:

Publicado:

sim, foi no parque nascente que a vi, a mim pareceu-me bastante sociavel... mas as aparencias enganam...