Recommended Posts

Publicado

boas noites. ora vou tentar ser breve, e a questao é a seguinte, comprei um aquario de +- 500 l. e vou comecar a monta-lo mas tenho algumas duvidas em relacao aos produtos que devo usar.ja tenho um aquario de 100 l. com alguns peixes (botias, tubaroes. gouramys, neons jap.) e apos a montagem do outro queria transferir os peixes. têm algum conselho?

Publicado:

Viva. Bemvindo a este forum.

Também já me deparei com essa situação algumas vezes.

A minha opinião é que deves tratar a transferência dos peixes tal e qual como se os estivesses a comprar numa loja. Ou seja, luzes apagadas, esperar algum tempo para a temperatura da água do saco se igualar com a do aquário, deitar um pouco de água do aquário para o saco, esperar mais um pouco, deitar novamente mais um pouco de água do aquário para o saco, esperar novamente e finalmente libertar os peixes na sua nova "casa" com a ajuda duma rede/camaroeiro.

Óbvio que antes de puderes efectuar qualquer troca convem teres já o aquário novo ciclado :lol:

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boa tarde Luis, ora pois ai esta o meu problema que é ciclar o aquario...a minha duvida é como criar a fauna bacteriologica antes de por os peixes?qual a melhor maneira de o fazer? Gacias pela dica ja agora.

Publicado:

oix!

se puderes ter ops dois montados ao mesmo tempo deixas o novo a ciclar normalmente, se não puderes mudas a água do antigo para o novo e aproveitas tambem os filtros do antigo, sem os lavares, assim as bacterias que estão no filtro e na água continuam lá.

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Publicado:

como o novo é de 500 litros e o antigo de 100 litros, é obvio que deves ter filtros novos para o de 500 litros pois os que tens no de 100 decerto que não xegam. Logo, metes esse(s) filtro(s) novo(s) no aqua de 100, junto com os outros, só para eles ganharem a colonia bacterias. Deixas 3 semanas a um mes no de 100l e depois mudas para o outro de 500 (so os filtros novos), assim ficas logo com os filtros novos ciclados que te vão dar uma grande ajuda na água do de 500 litros.

:cry:

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Bem calculo que estejas "mortinho" para mudar os peixes para a sua casa nova.

Tens a meu ver além das opções que já te deram uma extra... que foi o que fiz quando mudei os meus peixes de aquário e não tive quaisquer problemas.

Como as bactérias existem em todo o lado no aquário e não apenas nos filtros, o que fiz foi mudar tudo menos os peixes, a água e o filtro para o aquário novo e deixar 2 ou 3 dias com os filtros novos e alguma água (muito pouca).

Com esta operação levas parte da colónia de bactérias para o aquário novo e como depois vais de certeza juntar mais areão e decoração estás a arranjar espaço para que essa colónia se expanda.

O areão "velho" terá suficiente que "comer" para as bactérias por isso não terás morte de bactérias em massa.

Ao mesmo tempo estás a permitir que o filtro novo estabeleça uma nova colónia.

Depois de 2 ou 3 dias (tempo para que as poeiras assentem e a colónia de bactérias duplique) mudas os peixes e a água na sua totalidade e colocas o filtro velho a funcionar em paralelo com o novo e adicionas tipo mais 50L de água.

Na prática equivale a fazeres uma TPA de 50L e como o filtro velho tem a sua colónia de bactérias intacta não tens problemas:)

Ao longo das semanas seguintes vais adicionando água aos poucos até encheres o aquário por completo.

Como é um processo gradual dás tempo a que a colónia de bactérias se propague sem colocares em risco a filtragem e sem picos.

O que não deves fazer é colocar mais peixes até teres o aquário cheio e terem passado umas 2 ou 3 semanas desde a mudança dos peixes.

Esta é uma solução que comigo funcionou... se eu posso encher o aquário aos poucos porque o havia de fazer de uma vez?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!