Joel Bonifácio Publicado Junho 16, 2010 Publicado Junho 16, 2010 Ora Biba Estou aqui com um problema que nunca me deparei com ele... Já é a segunda vez que acontece e não faço a menor ideia do que seja. Antes de se ligarem as luzes do aquário tenho os peixes quase todos inclusive os camarões (RED´s) todos á borda de agua cá em cima a respirar ofegada mente, como se tivesse uma concentração de CO2 Elevada, mas nao o tenho, tenho ate baixa segundo me indica o indicador de CO2, alias, ate tenho mesmo o CO2 Desligado por completo, não percebo... já no domingo aconteceu precisamente a mesma coisa, ate tive uma baixa num discu hoje aconteceu a mesma coisa mas com um SAE, e tanto no domingo como hoje morrerem N camarões, já fiz os testes todos que por cá tenho, NO2, NO3, Fosfatos, Cobre e deram todos valores aceitáveis depois a partir do momento em que se ligam as luzes (1h depois +/- ) os peixes parecem que voltam ao normal :S agora até tenho a minha fêmea de disco a desovar no mesmo aqua e tudo normalíssimo como se não houvesse nenhum problema... fiz um pequeno vídeo para vocês verem (mas no domingo era bem pior, corridoras, discus, SAE´s tudo ao cimo de agua a respirar ofegada mente) : Problem In Aqua Perdeu bue qualidade quando mostro a vista de cima aquilo estao cheio de camaroes todos ali, em cima do tubo da saida do filtro e do limpa vidros, quando mostro a parvula aqueles pontos brancos sao camaroes mortos. Alguém sabe o que poderá ser isto ? Cmps, Joel Bonifácio. Citar Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
Hugo R. Silva Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 Não tens co2 em excesso e O2 suficiente tens? É que no vídeo a superfície da água nem mexe.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Tânia Filipa Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 (editado) Pois, eu também penso que possa ser do filtro, tens de o meter a trabalhar de maneira que a superfície, mexa. Por outro lado se fosse esse o problema, mantinha-se com a luz acesa, mas mete é a água da superfície a mexer. Boa sorte. Editado Junho 16, 2010 por Tânia Filipa Citar
Joel Bonifácio Publicado: Junho 16, 2010 Autor Publicado: Junho 16, 2010 Mas eu em 1º tinha na mesma assim as flautas um pouco a baixo do nível da agua, e com o CO2 ligado e nunca tinha acontecido isto... Citar Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
lor Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 ao pores o output(tubo de onde sái a agua) do filtro á superficie faz com que a agua se movimente e assim facilita as trocas gasosas (osmose) entre o ar e a agua. Citar Primeiro Aqua A Sério(Plantado !)
Joel Bonifácio Publicado: Junho 17, 2010 Autor Publicado: Junho 17, 2010 Se calhar o que eu vou sugerir é um bocado barbárico, mas será que o facto de apagares a luz não faz com que as plantas comecem a consumir o O2 da água? É que a não realização da fotossíntese associada à falta de trocas gasosas pode esgotar o O2 presente no aqua, digo eu, por isso é que passado uma hora de ligares as luzes eles voltam à normalidade, pois esse deve ser o tempo que as plantas necessitam para repor o O2 do aqua... Mas isto é só uma suposição, corrijam-me se estiver em erro! :D Por acaso já tinha pensado nisso, mas supondo que isso acontece, entao deveria acontecer o mesmo problema todos os dias não achas ? mas não, isto aconteceu no domingo e ontem, hoje por exemplo, já está tudo normal... cmps Citar Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
vspereira Publicado: Junho 20, 2010 Publicado: Junho 20, 2010 (editado) No meu modesto parecer isso é mesmo falta de O2. Qd apagas as luzes pára a fotossintese e as plantas passam a consumir tb O2. Qd ligas a iluminação começa a fotossintese e aumenta o O2 na água. Assim, deves ligar a oxigenação da água de noite (sem luz) e desligar de dia (com luz). Tb atinges um equilibrio em termos de PH pois de noite tende a reduzir (aumento CO2) e de dia a aumentar (aumento O2) ---> Efeito armónica. Espero ter ajudado! Editado Junho 20, 2010 por vspereira Citar O meu Aquario - "A Selva" O meu blog (Vacuradas)
Recommended Posts