VMOF Publicado Junho 15, 2010 Publicado Junho 15, 2010 Olá a todos. Sou novato nestas lides de peixes... Há uns dias decidi comprar um aquario pequeno que já há uns tempos que a minha filha pedia um peixe. Acabei por comprar um aquário pequeno 27cm/14cm, com filtro e um motor. Arranjei um peixe de água doce/fria (pelo menos foi o que me disseram na loja). O peixe é daquele pequenos laranjas..... não sei o neme técnico. Dava-lhe comida 1x por dia. Passados uns dias decidi comprar outro peixe. Informei na loja que já tinha um de água doce e fria e os que me deram a escolher também o eram. Entretanto a água ficou um pouco turva e decidi mudar, não na totalidade, a água do aquário. Fi-lo no domingo à tarde. Infelismente, hoje quando cheguei a casa estavam os dois peixes mortos, e um deles com a barriga muito grande.... de tal maneira que ele não folutoava como o outro mais pqueno.... Será que foi doença, falata de comida, excesso de comida????? Agradecia que me ajudassem para eu saber o que realmente aconteceu..... Aqui vai uma foto.... Cumprimentos VMOF Citar
Quo Publicado: Junho 15, 2010 Publicado: Junho 15, 2010 (editado) o aquario é pequeno demais. os peixes morreram nas proprias fezes com um pico de amonia, como a água é pouca, o pico de amonia foi de tal forma elevado que os matou. existe um produto chamado acelerador de ciclo que permite ter um aquario apto em pouco tempo (24 horas a 3 dias). Se queres usar a forma tradicional, o aquario ficará apto dentro de um mes. no entanto o tamanho exiguo do aquario nao permite grandes aventuras com peixes, apesar desses peixes de água fria serem resistentes. os peixes que tens/tinhas são peixes dourados, um é a variante cometa e o outro a variante shubunkin. Editado Junho 15, 2010 por Quo Citar
VMOF Publicado: Junho 15, 2010 Autor Publicado: Junho 15, 2010 Ok, obrigado pelo esclarecimento, no entanto fic com uma dúvida... eu tinha lavado o aquário há menos de 48 horas..... achas que mesmo assim podem ter morrido dessa maneira?Já agora, com que frequência é que se deve dar comida aos peixes? Qual a comida mais recomendada? Cumprimentos VMOF Citar
Quo Publicado: Junho 15, 2010 Publicado: Junho 15, 2010 (editado) VMOF, o facto de teres lavado o aquario não melhora a situação, de facto piora. Os aquarios e filtros nunca devem ser lavados. Aquarios podes lavar por fora claro, por dentro não. O filtro quando estiver entupido, retiras um pouco de água do aquario, e lavas ligeiramente o filtro apenas para tirar alguma da porcaria. estas são regras básicas nos aquarios... para tratar das fezes dos peixes existem umas bacterias que consomem a amonia, e tu tens que as manter no aquario. as bacterias nao as ves, mas estao alojadas no filtro, no areão, nas plantas e nos vidros do aquario... se lavas tudo, perdes estas bacterias e pioras a situação para os peixes. convem leres sobre o ciclo do azoto ou ciclo do nitrogenio. Quando ten peixes num aquario onde o ciclo do azoto (teres muitas bacterias) não está apto (o que ocorre em aquarios novos), o que vais fazer é mudar 30 a 50% da água. apenas trocar água regularmente, todos os dias, para retirar a amonia. Não vais lavar nada... Se usares um acelerador não mudas a água, apenas uma vez por semana ou de duas em duas semanas. Depois existem as TPAs quando tiveres o aquario a funcionar normalmente no primeiro mes. le alguma coisa mais sobre os aquarios, e escolhe melhor os peixes para um aquario tao pequeno... nao podes por peixes de água fria ai. Arrisca tetras nomeadamente Viuva negra (Tetra Preto) não cresce muito, nao polui muito e é resistente a doenças e água poluida. Depois podes juntar com outro tipo de peixes. Para as viuvas basta que o aquario tenha temperatura em 20-21 graus, compra um termoestato, pois nao vais gastar electricidade para manter a temperatura nesses valores, se a tua casa tem aquecimento e temperatura estavel à volta de 21 C, nem precisas de termoestato. para peixes de água fria o minimo dos minimos é um aquario com 60 cm de frente para os primeiros tempos, isto é o minimo, não é o recomendado, o recomendado é um aquario ainda maior. Editado Junho 15, 2010 por Quo Citar
Justdout Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 boas, posso estar enganado mas acho que nao estou a vr um filtro mas sim uma bomba de ar Citar
VMOF Publicado: Junho 16, 2010 Autor Publicado: Junho 16, 2010 Olá todos. Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos Sim de facto tenho bomba de água. Cumprimentos VMOF Citar
Vang Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 Olá VMOF, bem vindo ao hobby e ao fórum, antes de mais. Deves seguir o que diz o Quo. Tem razão em tudo o que refere. Nestas situações costumo recomendar a leitura deste tópico que resume as regras básicas da aquariofilia: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 Claro que posteriormente deves aprofundar os conhecimentos esclarecendo as dúvidas aqui no fórum. Aqui encontras toda a informação que possas imaginar. Basta utilizares a pesquisa Espero ter ajudado. Citar Cumprimentos, André Basílio
Recommended Posts