lalmeida Publicado Dezembro 17, 2004 Publicado Dezembro 17, 2004 Boas pessoal, Tenho um aquário (100*30*40) plantado há duas semanas. Por baixo do areão coloquei um substrato de hummus e turfa onde plantei as plantas. A minha dúvida é se durante este periodo (primeiras 4 semanas) em que se inicia o ciclo biológico devo ou não fazer as TPA's. Já agora, aproveito para perguntar o seguinte: tenho a água amarelada!...será do substrato? O que posso fazer? Obrigado, Citar Luís Almeida
caotropheus Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 Olá A água está sim amarelada por causa do substrato. Se tens só plantas no aquário, penso que não necessitas de fazer TPAs. Citar
lalmeida Publicado: Dezembro 19, 2004 Autor Publicado: Dezembro 19, 2004 Viva, Obrigado pela resposta. Relativamente à água amarelada será que cometi algum erro na montagem do aquário ou é normal que aconteça? Há algo que possa fazer de imediato ou as TPA encarregam-se de ir melhorando o aspecto da água? Tks Citar Luís Almeida
woo Publicado: Dezembro 19, 2004 Publicado: Dezembro 19, 2004 A mim também me aconteceu ter assim a água, parecia estar toda porca. Nãi fiz TPA, com o tempo o solo acentou e o filtro foi funcionando bem, comprei também carvao activo, cortei uma esponja do filtro em 2 e meti o carvão no meio, agora a agua já está +/- cristalina, e vou começar a fazer TPA's uma vez que já tenho peixes. Dá-lhe tempo ... Citar
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 19, 2004 Publicado: Dezembro 19, 2004 Viva. tenho a água amarelada!...será do substrato? O que posso fazer?Para te responder vou citar-te novamente: Por baixo do areão coloquei um substrato de hummus e turfa onde plantei as plantas. É assim, eu não sei se a turfa desse tipo de substracto é, de certo modo, idêntica à utilizada no interior dos filtros externos. Se for, tens aí a tua resposta. Só há um senão... a água amarelada vai demorar a desaparecer. Só após muitas TPA's. Eu uso turfa no filtro externo e a minha água parece mesmo mijo Mas eu gosto, e até dá um toque mais natural ao aquário (do estilo amazónico). Espero ter ajudado. Cumprimentos. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Nuno B Mendes Publicado: Dezembro 19, 2004 Publicado: Dezembro 19, 2004 Eu no inicio tambem fiquei assustado com a agua amarelada mas depois com o tempo e com os tpas a agua vai ficando cristalina ate que comecei a usar turfa no filtro e realmente gostei mais de ver parece mesmo natural tudo isto cumps Citar NuNo MeNdEs
lalmeida Publicado: Dezembro 19, 2004 Autor Publicado: Dezembro 19, 2004 Viva, Estou mais descansado...parece que não sou o único amarelado! O carvão activado deve ajudar, no entanto, pelo que tenho lido, não deve ser usado em aquários plantados porque tira os nutrientes da água que são necessários às plantas. Por isso não uso. O meu fitro (interno) tem um compartimento para carvão activado. Nesse espaço coloquei lã de vidro. Cumprimentos, Citar Luís Almeida
woo Publicado: Dezembro 20, 2004 Publicado: Dezembro 20, 2004 a lã de vidro também tem a propriedade te tornar a agua cristalina ? Citar
Vlad Publicado: Dezembro 20, 2004 Publicado: Dezembro 20, 2004 a lã de vidro também tem a propriedade te tornar a agua cristalina ? Oi No que toca a detritos na água, sim. Em relação à coloração da água, penso que não tenha influência. Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Recommended Posts