tp9614 Publicado Junho 14, 2010 Publicado Junho 14, 2010 Boas pessoal, Estou com uma grande duvida, será que alguem me consegue explicar porque é que no meu aquario os cometas e os telescópios não duram mais de uma ou duas semanas? Já tive alguns ( 3 ou 4 de cada) e todos morreram ao fim de uma a duas semanas, sempre com os mesmos sintomas (ictio) e mesmo depois de tratados, e apararentemente livres de perigo. Será que estou a fazer alguma coisa errada? É que com peixes iguais naqueles globos de vidro duraram anos. O aquario tem aprox. 20L agua, tem filtro, tem uma planta artificial para embelezar e tem um escoderijo em barro para o dito, para alem do areão no fundo. Desde já o meu muito obrigado a todos pela vossa ajuda.
Hugo R. Silva Publicado: Junho 14, 2010 Publicado: Junho 14, 2010 Olá Indicas 20L brutos certo? 20 Litros não são nada, esses peixes precisam de muito mais, só um deles precisa de mais água quanto mais vários peixes. Depois 20L torna-se difícil manter os parâmetros da água estáveis, pode ser daí o problema, rapidamente a água fica tóxica com amónia e nitritos. Alguns dos meus aquários (shrimps)
tp9614 Publicado: Junho 14, 2010 Autor Publicado: Junho 14, 2010 Só tinha um de cada vez, não eram todos ao mesmo tempo. Mas nos outros balões que levam aprox. 5L eles duraram anos e é aí que me surge a grande duvida. Sem por em questão aquilo que me dizes muito pelo contário, mas não sei se me entendes... é no minimo estranho não?
kohako Publicado: Junho 14, 2010 Publicado: Junho 14, 2010 tens duas alternativas: ou compras-te os peixes ja infetados , ou e o teu aquario que esta contaminado depois 20L nao e um aquario para um peixe desses! tu gostavas de viver dentro de uma cabine telefonica?
tp9614 Publicado: Junho 14, 2010 Autor Publicado: Junho 14, 2010 è obvio que não gostava e agora sei que fiz uma grande asneira daí eu não querer cometer o mesmo erro. Estou a tentar perceber o que realmente se passou par não cometer os mesmos erros no futuro, vamos supor que o aquario está infectado o que é que me aconselham a fazer para poder "limpa-lo"?
Ricardo José Publicado: Junho 14, 2010 Publicado: Junho 14, 2010 Lava-lo muito bem ou aquece água e deita dentro do aquário. depois deixar secar e voltar a passar por água corrente (isto até podes fazer várias vezes). Boa aquariofilia Ricardo José http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento
kohako Publicado: Junho 14, 2010 Publicado: Junho 14, 2010 (editado) boas! encontras em lojas de aquariofilia produtos proprios! ou entao a velha soluçao de lavar com agua quente! Quase de certeza nao foi a falta de espaço que matou o teu peixe! Que agua estavas a usar? Tinhas a agua bem condicionada? Seguistes as instuçoes de uso do medicamento para o ictio? Aumentas-te a aeraçao durante o tratamento? Aumentas-te a temperatura da agua durante o tratamento? Tinhas algum filtro a trabalhar durante o tratamento? trocas-te a agua depois do tratamento? colocas-te um filtro de carvao activo depois do tratamento? Pode acontecer os peixes da loja estarem infetados e o ictio so se revelar em tua casa em condicoes de temperatura mais baixa! na loja parecem todos saudaveis e quando os colocas no teu aquario o ictio revela-se! Editado Junho 14, 2010 por kohako
tp9614 Publicado: Junho 14, 2010 Autor Publicado: Junho 14, 2010 Pelas perguntas já vi que cometi alguns erros. Não digam mais nada acho que ja descobri o que se passou e a todos um muito obrigado pela vossa ajuda e pela vossa disponibilidade para quem agora está a aprender alguma coisa. Vou lavar o aquario com agua quente mas não vou colocar as masmas especies lá dentro, isso é de certeza. Mais uma vez obrigado.
Ricardo José Publicado: Junho 15, 2010 Publicado: Junho 15, 2010 Esta a vontade para perguntar, o pessoal esta cá para ajudar. Já agora qual foi a causa? p.s- Antes de perguntares utiliza a opção de pesquisa do fórum. Boa aquariofilia Ricardo José http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento
tp9614 Publicado: Junho 16, 2010 Autor Publicado: Junho 16, 2010 Só terei a absoluta certeza quando lavar o aquario, quando o 3º ou 4º peixe morreu eu lavei o aquario mas com agua corrente e em seguida enchi-o logo, não o deixei secar sequer, colocando os peixes de imediato dentro. ERRO GRAVE, agora sei. Para alem disso quando estava a fazer o tratamento aos peixes cometi alguns erros de procedimento, enfim, quem não sabe é como quem não vê. Agora irei proceder de outra forma sem duvida.
tp9614 Publicado: Junho 17, 2010 Autor Publicado: Junho 17, 2010 Só mais umas duvidas, Uso só agua quente e mais nada? Depois deixo secar ao ar livre? O areão do fundo e respectivos ornamentos procedo da mesma forma (só agua quente e deixo secar)? E o filtro tb lavo com só agua quente? Desde já o meu muito obrigado a todos.
pedrolive Publicado: Junho 19, 2010 Publicado: Junho 19, 2010 Eu lavo com sal, é barato e deixo horas de molho, depois é só passar várias vezes por água. O areão e as pedras podem ser fervidos. Tens a certeza que era ictio?
tp9614 Publicado: Junho 20, 2010 Autor Publicado: Junho 20, 2010 Eu lavo com sal, é barato e deixo horas de molho, depois é só passar várias vezes por água. O areão e as pedras podem ser fervidos.Tens a certeza que era ictio? 99%, tendo em conta que os sintomas eram aquelas pintas tipo açucar, e o que limpava os peixes era o anti-ictio. Já agora posso saber porque perguntas?
Recommended Posts