Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Estou com uma grande duvida, será que alguem me consegue explicar porque é que no meu aquario os cometas e os telescópios não duram mais de uma ou duas semanas? Já tive alguns ( 3 ou 4 de cada) e todos morreram ao fim de uma a duas semanas, sempre com os mesmos sintomas (ictio) e mesmo depois de tratados, e apararentemente livres de perigo. Será que estou a fazer alguma coisa errada?

É que com peixes iguais naqueles globos de vidro duraram anos.

O aquario tem aprox. 20L agua, tem filtro, tem uma planta artificial para embelezar e tem um escoderijo em barro para o dito, para alem do areão no fundo.

Desde já o meu muito obrigado a todos pela vossa ajuda.

Publicado:

Olá

Indicas 20L brutos certo? 20 Litros não são nada, esses peixes precisam de muito mais, só um deles precisa de mais água quanto mais vários peixes.

Depois 20L torna-se difícil manter os parâmetros da água estáveis, pode ser daí o problema, rapidamente a água fica tóxica com amónia e nitritos.

Publicado:

Só tinha um de cada vez, não eram todos ao mesmo tempo.

Mas nos outros balões que levam aprox. 5L eles duraram anos e é aí que me surge a grande duvida.

Sem por em questão aquilo que me dizes muito pelo contário, mas não sei se me entendes... é no minimo estranho não?

Publicado:

tens duas alternativas:

ou compras-te os peixes ja infetados ,

ou e o teu aquario que esta contaminado

depois 20L nao e um aquario para um peixe desses!

tu gostavas de viver dentro de uma cabine telefonica?

Publicado:

è obvio que não gostava e agora sei que fiz uma grande asneira daí eu não querer cometer o mesmo erro.

Estou a tentar perceber o que realmente se passou par não cometer os mesmos erros no futuro,

vamos supor que o aquario está infectado o que é que me aconselham a fazer para poder "limpa-lo"?

Publicado: (editado)

boas!

encontras em lojas de aquariofilia produtos proprios! ou entao a velha soluçao de lavar com agua quente!

Quase de certeza nao foi a falta de espaço que matou o teu peixe!

Que agua estavas a usar?

Tinhas a agua bem condicionada?

Seguistes as instuçoes de uso do medicamento para o ictio?

Aumentas-te a aeraçao durante o tratamento?

Aumentas-te a temperatura da agua durante o tratamento?

Tinhas algum filtro a trabalhar durante o tratamento?

trocas-te a agua depois do tratamento?

colocas-te um filtro de carvao activo depois do tratamento?

Pode acontecer os peixes da loja estarem infetados e o ictio so se revelar em tua casa em condicoes de temperatura mais baixa!

na loja parecem todos saudaveis e quando os colocas no teu aquario o ictio revela-se!

Editado por kohako
Publicado:

Pelas perguntas já vi que cometi alguns erros. Não digam mais nada acho que ja descobri o que se passou e a todos um muito obrigado pela vossa ajuda e pela vossa disponibilidade para quem agora está a aprender alguma coisa. Vou lavar o aquario com agua quente mas não vou colocar as masmas especies lá dentro, isso é de certeza.

Mais uma vez obrigado.

Publicado:

Só terei a absoluta certeza quando lavar o aquario, quando o 3º ou 4º peixe morreu eu lavei o aquario mas com agua corrente e em seguida enchi-o logo, não o deixei secar sequer, colocando os peixes de imediato dentro. ERRO GRAVE, agora sei.

Para alem disso quando estava a fazer o tratamento aos peixes cometi alguns erros de procedimento, enfim, quem não sabe é como quem não vê.

Agora irei proceder de outra forma sem duvida.

Publicado:

Só mais umas duvidas,

Uso só agua quente e mais nada?

Depois deixo secar ao ar livre?

O areão do fundo e respectivos ornamentos procedo da mesma forma (só agua quente e deixo secar)?

E o filtro tb lavo com só agua quente?

Desde já o meu muito obrigado a todos.

Publicado:

Eu lavo com sal, é barato e deixo horas de molho, depois é só passar várias vezes por água. O areão e as pedras podem ser fervidos.

Tens a certeza que era ictio?

Publicado:
Eu lavo com sal, é barato e deixo horas de molho, depois é só passar várias vezes por água. O areão e as pedras podem ser fervidos.

Tens a certeza que era ictio?

99%, tendo em conta que os sintomas eram aquelas pintas tipo açucar, e o que limpava os peixes era o anti-ictio.

Já agora posso saber porque perguntas?