Criação de Apistogrammas


fabiosilva

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Venho contar as minhas experiências dos ultimos meses com Apistogrammas.

Neste momento tenho 2 aquários de criação, um com Triple Red e outro com Viejita Farbform II importados da Glazer.

 

Aquário dos Triple Red:

 

- Cubo 30x30x30 com vaso para desova, areia de silica branca, musgo de java, filtro esponja.

- PH - 6

- Dureza - 0 ou muito perto disso

- Temperatura - 26,5º

 

Aquário dos Viejitas:

 

- Aquário 80cm, bastantes troncos, esconderijos e 2 vasos de desova, areia silica branca, filtro externo baixa potência.

- PH - 6

- Dureza - 0 ou muito perto disso

- Temperatura - 26,5º

 

 

Bem com os Triple Red já tive 4 desovas, as duas primeiras não chegaram a eclodir.

Na 3º desova eclodiram cerca de 10. Por achar que o macho estava ser bastante mal tratado (e sei que isso pode dever-se ao pouco espaço do aquário) resolvi colocar os pequenos numa criadeira daquelas de rede quando faltava muito pouco para perderem o saco vitelino.

Estranhamente acabaram todos por desaparecer, talvez os pais tenham conseguido puxa-los pelo rabo entre a rede e deram cabo deles..

Na 4º desova também eclodiram cerca de 5. Resolvi então deixar os pais junto com eles. Após cerca de 5 dias, já quase sem o saco vitelino a femea trouçe-os para a frente do aquario, nessa altura passei só a ver 4, entretanto voltou a leva-los para o vaso, no dia a seguir não tinha nenhum..

Neste momento deve estar prestes a desovar novamente.

 

Há 2 situações estranhas que me levantam duvidas:

 

1 - Porque será que eclodem tão poucos, visto que a fêmea mete muitos mais ovos do que aqueles que eclodem? Fungam? Penso que não porque até ao dia da eclosão eles estão la todos, não ficam brancos nem nada.. Ou o pai por não ser totalmente adulto não fecunda em condições?

Nascem e são logo comidos alguns pelo pai?? É uma hipotese... Mas se alguem me esclarecer agradeço.

Estou a pensar retirar o macho para a criadeira logo após a próxima desova.

 

2 - Porque desaparecem os pequenos?? Será que algum dos pais os come? Na minha opinião penso que só o macho os comeria, a fêmea é bastante atenciosa com eles e não deixa o macho aproximar-se... quase nunca...

Daí a minha ideia ser a mesma, retirar o macho após a desova..

 

Se estiver errado corrijam-me sff, afinal estamos cá para isso mesmo.

 

 

Quanto ao casal de Viejitas, tenho-os à cerca de 1 mês e fizeram à 3 dias a 1º desova. Passados 2 dias os ovos desaparecerem e nem sinal de pequenos.

Quanto a estes vou dar o beneficio da duvida pois sabemos que as 1º desovas nem sempre correm bem.

 

Não tenho oportunidade de colocar já fotos mas assim que possa coloco-as.

Irei actualizando este tópico à medida que houver desenvolvimentos.

 

Agradeço todos os comentários positivos ou negativos, bem como sugestões para fazer vingar estes belos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já criei com apisto, dou te um conselho, aproveita a rede de criação, e faz com um cubo da vodafone uma expecie de caixa protectora a volta da rede, faz apenas uns furos para a água circular,mas que não sejam muito grandes para os pais não entrarem dentro do cubo e não sugarem as crias e metes a rede lá dentro, tens que fazeres uns suportes para a caixa não afundar, uma pergunta que comidas tens para os alevins?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já criei com apisto, dou te um conselho, aproveita a rede de criação, e faz com um cubo da vodafone uma expecie de caixa protectora a volta da rede, faz apenas uns furos para a água circular,mas que não sejam muito grandes para os pais não entrarem dentro do cubo e não sugarem as crias e metes a rede lá dentro, tens que fazeres uns suportes para a caixa não afundar, uma pergunta que comidas tens para os alevins?

 

 

Boas José,

 

Bem na teoria a ideia que me deste acredito que seja boa, mas na prática acho que não me vai servir.

É que o cubo já tem dimensões pequenas, 30x30x30, se meto outro cubo la para dentro, os pais ficam praticamente sem espaço para estarem e para continuarem as seguintes posturas..

Ainda não cheguei a ter pequenos a nadar livremente, até lá alimentam-se do saco vitelino. Mas tenho preparado para eles microvermes de aveia, infusórios da JBL e sera micron. Ainda estou a ganhar coragem para fazer um jingarelho para eclodir artémia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fabio.

 

Desde já os meus parabéns pela iniciativa, comecei a semana passada um projecto semelhante com cacatuoides num aquário de 35x35x35. Estou ainda á procura de um Macho que me convença, o que tenho no meu aquário comunitário não aceitou a fêmea com que vou desenvolver o projecto.

 

Do que tenho estudado posso te dizer:

 

-Aumentaria a Temperatura para 28\29Cº

-Não vou, em nenhuma circunstância, mexer no local da desova, excepto para tirar o Macho, digo isto pois até eclodirem e mesmo já eclodidos, a movimentação das nadadeiras da fêmea serve de oxigenador para os ovos e para as crias, e assim torna-se essencial que ela os acompanhe até aos 2 meses de idade.

-A fêmea comer os ovos ou os alevinos é muito raro, e tal só acontece devido a inesperiência ou stress. abandona a ideia de maternidades ou cubos dentro do aqua.

-Não retires ou mudes os alevinos de aquário até aos 4 meses de idade ( diferenciação sexual).

-Aparentemente a percentagem de sucesso de uma desova Apistogramma ronda os 23%, e assim deves manter a calma e ter paciência.

 

O Ph em 6 pode ser demasiado baixo, mas aqui não tenho certezas, espera por alguém com experiência no assunto.

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a comida axo que fizeste boas escolhas, mas tens que proteger as crias, não que os pais lhe façam mal, mas um aquario com filtragem, areao, entre outros perigos, a maternidade é o melhor, mas se for de rede os pais sugam-nos, e acabam por os matar dessa maneira, faz mesmo tu um pequeno cubo em acrilico que de para por a rede la dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fabio.

 

Desde já os meus parabéns pela iniciativa, comecei a semana passada um projecto semelhante com cacatuoides num aquário de 35x35x35. Estou ainda á procura de um Macho que me convença, o que tenho no meu aquário comunitário não aceitou a fêmea com que vou desenvolver o projecto.

 

Do que tenho estudado posso te dizer:

 

-Aumentaria a Temperatura para 28\29Cº

-Não vou, em nenhuma circunstância, mexer no local da desova, excepto para tirar o Macho, digo isto pois até eclodirem e mesmo já eclodidos, a movimentação das nadadeiras da fêmea serve de oxigenador para os ovos e para as crias, e assim torna-se essencial que ela os acompanhe até aos 2 meses de idade.

-A fêmea comer os ovos ou os alevinos é muito raro, e tal só acontece devido a inesperiência ou stress. abandona a ideia de maternidades ou cubos dentro do aqua.

-Não retires ou mudes os alevinos de aquário até aos 4 meses de idade ( diferenciação sexual).

-Aparentemente a percentagem de sucesso de uma desova Apistogramma ronda os 23%, e assim deves manter a calma e ter paciência.

 

O Ph em 6 pode ser demasiado baixo, mas aqui não tenho certezas, espera por alguém com experiência no assunto.

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

 

 

 

Boas Spaar, pelo que eu li e pela pesquisa que fiz, os apisto gostam de ph baixo, as zonas em que gostam de viver normalmente tem muitas folhas em decomposição logo ph baixos, quanto a maternidade eu usei e consegui vingar os que pus lá dentro, a 1 desova que tive não pus na maternidade e fikei sem nenhum, não tenho fotos para mostrar pois desmanchei o aqua para passar para escalares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fabio.

 

Desde já os meus parabéns pela iniciativa, comecei a semana passada um projecto semelhante com cacatuoides num aquário de 35x35x35. Estou ainda á procura de um Macho que me convença, o que tenho no meu aquário comunitário não aceitou a fêmea com que vou desenvolver o projecto.

 

Do que tenho estudado posso te dizer:

 

-Aumentaria a Temperatura para 28\29Cº

-Não vou, em nenhuma circunstância, mexer no local da desova, excepto para tirar o Macho, digo isto pois até eclodirem e mesmo já eclodidos, a movimentação das nadadeiras da fêmea serve de oxigenador para os ovos e para as crias, e assim torna-se essencial que ela os acompanhe até aos 2 meses de idade.

-A fêmea comer os ovos ou os alevinos é muito raro, e tal só acontece devido a inesperiência ou stress. abandona a ideia de maternidades ou cubos dentro do aqua.

-Não retires ou mudes os alevinos de aquário até aos 4 meses de idade ( diferenciação sexual).

-Aparentemente a percentagem de sucesso de uma desova Apistogramma ronda os 23%, e assim deves manter a calma e ter paciência.

 

O Ph em 6 pode ser demasiado baixo, mas aqui não tenho certezas, espera por alguém com experiência no assunto.

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

 

 

Boas Spaar.

Desde já obrigado pelas dicas e boa sorte com o teu projecto.

Quanto ao facto de não mexer no local de desova e não retirar a femêa pelos motivos que referiste, estás a ir ao encontro do que eu disse e quero fazer... Retirar apenas o macho.. Deixar a fêmea e os pequenos até estes atingirem um tamanho suficiente para mudarem de aquário. Quanto à temperatura, pelo conhecimento que tenho os apistos aguentam entre os 24º e os 29º, sendo que essa temperatura vai influenciar no numero de fêmeas e machos, preferi por isso manter uma temperatura média.

Quanto ao PH, como disse o José e bem, eles gostam de PH´s baixos, entre os 5 e os 6,8 +/-. Mantenho a 6 também por estar ali num valor médio.

 

Já agora que tipo de Cacatuoides vais criar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Spaar.

...Quanto à temperatura, pelo conhecimento que tenho os apistos aguentam entre os 24º e os 29º, sendo que essa temperatura vai influenciar no numero de fêmeas e machos, preferi por isso manter uma temperatura média.

Quanto ao PH, como disse o José e bem, eles gostam de PH´s baixos, entre os 5 e os 6,8 +/-. Mantenho a 6 também por estar ali num valor médio.

 

Já agora que tipo de Cacatuoides vais criar?

 

Viva Fabio.

 

Quanto á temperatura, existem relatos no Forum "Apisto Brasil", de posturas realizadas entre 30\33Cº, sendo que se tratam de experiências (de sucesso), em que a temperatura inlfuência através de variações hormonais a sexagem dos alevinos.

 

Nem sempre os "Valores médios" são os melhores, e quanto ao PH, não sei qual o ideial, ando a ver se descubro, pois sei que também influencia os resultados obtidos.

 

Através do teu caso, do meu e outros iremos no futuro "entender melhor".

 

Vou reproduzir Cacatuoides Double Red

 

Boa sorte

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fabio.

 

Quanto á temperatura, existem relatos no Forum "Apisto Brasil", de posturas realizadas entre 30\33Cº, sendo que se tratam de experiências (de sucesso), em que a temperatura inlfuência através de variações hormonais a sexagem dos alevinos.

 

Nem sempre os "Valores médios" são os melhores, e quanto ao PH, não sei qual o ideial, ando a ver se descubro, pois sei que também influencia os resultados obtidos.

 

Através do teu caso, do meu e outros iremos no futuro "entender melhor".

 

Vou reproduzir Cacatuoides Double Red

 

Boa sorte

Cumprts

José.Dias

 

 

Não duvido que tenham sucesso na reprodução com essas temperaturas, no entanto acho excessivo, até porque quando os fores mudar de aquário, ou tens a mesma temperatura, ou o choque vai ser grande..

Em relação à temperatura, já andei a fazer experiencias.. As posturas que não eclodiram nos Triple Red tinha a temperatura a 28º (e também sei de casos com sucesso a esta temperatura), entretanto baixei para os 24º, não vi resultados positivos e resolvi mudar para os cerca de 26,5º. Foi com esta ultima temperatura que obtive alevinos, poucos mas obtive.. Também temos que ver a forma com que se ambientam ás mudanças e ás condições que lhes damos. Os meus parecem estar bem, mas acredito que haja algum parâmetro ou outro que possa variar e não ponho fora de hipotese ser a temperatura ou o PH..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não duvido que tenham sucesso na reprodução com essas temperaturas, no entanto acho excessivo, até porque quando os fores mudar de aquário, ou tens a mesma temperatura, ou o choque vai ser grande..

Em relação à temperatura, já andei a fazer experiencias.. As posturas que não eclodiram nos Triple Red tinha a temperatura a 28º (e também sei de casos com sucesso a esta temperatura), entretanto baixei para os 24º, não vi resultados positivos e resolvi mudar para os cerca de 26,5º. Foi com esta ultima temperatura que obtive alevinos, poucos mas obtive.. Também temos que ver a forma com que se ambientam ás mudanças e ás condições que lhes damos. Os meus parecem estar bem, mas acredito que haja algum parâmetro ou outro que possa variar e não ponho fora de hipotese ser a temperatura ou o PH..

 

 

 

Eu apostava no pH, eu verifiquei que com pH na ordem dos 5,5 a 5,8 (para este fim podes utilizar folhas de carvalho), obtia boas posturas, isto nos triple red, consegui tirar cerca de 20 a 30 alevins, acerca de retirar o macho, axo por bem que o faças, por uma simples razão, alem da femea o perseguir ele pode querer tomar conta dos alevins, isto foi um caso que aconteceu comigo um dos meus machos ficou a tomar conta da ninhada, quando eu ia dar comida atirava-se contra ao vidro e não comia com medo que algo se xegasse aos alevins, resultado morreu, começou a ficar magro por não comer, mas os alevins consegui salvar porque os tirei. uma opinião experimenta os apisto borelli, são lindissimos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, como este é um assunto que também me interessa bastante, deixo-vos aqui um link de um artigo que acho bastante interessante:

 

ftp://ftp.sp.gov.br/ftppesca/dissertacao12.pdf

 

como o artigo vem com os dados todos e as referências, penso que não existirão problemas de direitos de autor :)

 

boa sorte e vou ficando atento a este tópico, espero daqui a umas semanas começar com a reprodução de A. nijsseni

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim vou retirar o macho e ver se tenho resultados positivos.

Também gosto dos Borelli, no entanto tenho o stock de aquarios disponiveis esgotado..

Vou tentar arranjar um trio para o meu comunitário de 1,50m mas estou mais virado para os agassizi..

Já agora, acabas-te mesmo com todos os teus apistos ou ainda manténs alguma espécie?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim vou retirar o macho e ver se tenho resultados positivos.

Também gosto dos Borelli, no entanto tenho o stock de aquarios disponiveis esgotado..

Vou tentar arranjar um trio para o meu comunitário de 1,50m mas estou mais virado para os agassizi..

Já agora, acabas-te mesmo com todos os teus apistos ou ainda manténs alguma espécie?

 

 

Acabei com todos, pois precisava dos aquas para os escalares, mas mantehno uns no comunitario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal.

 

Seguem então as fotos dos 4 tipos de Apistogrammas que mantenho cá em casa.

 

Fêmea Triple Red:

 

Pic_18968_1.jpg

 

Fêmea Viejita Farbform:

 

Pic_18968_2.jpg

 

Fêmea Viejita Farbform II:

 

Pic_18968_3.jpg

 

Macho Hongsloi:

 

Pic_18968_4.jpg

 

Macho Triple Red:

 

Pic_18968_5.jpg

 

Macho Viejita Farbform:

 

Pic_18968_6.jpg

 

Macho Viejita Farbform II:

 

Pic_18968_7.jpg

 

 

Infelizmente não consegui fotografar a fêmea hongsloi.

A qualidade das fotos não é a melhor, mas a máquina também não permite mais do que isto....

 

Em relação a novidades dos casais, houve 2 posturas nos viejita farbform II mas não eclodiram os ovos, acabaram por desaparecer, provavelmente por serem as primeiras posturas dos pais..

 

Espero que gostem das fotos mesmo sendo de baixa qualidade.

 

Quando houver mais noticias apito cheers

Editado por fabiosilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal.

 

Gostava que dessem a vossa opinião relativamente ao seguinte:

 

Como a femêa viejita fab form II está a desovar semanalmente e passado 1 dia já não tem os ovos, resolvi colocar o macho e a femêa numa criadeira, no mesmo aquário, deixando os ovos fora do alcançe dos dois. Coloquei uma pedra difusora perto do local onde foi feita a desova e a dose certa de Esha2000 para evitar fungos nos ovos. Com o calor que tem estado a temperatura atinge os 30º +/-, por isso como a desova foi feita ontem, hoje ao fim da tarde ou amanhã de manhã, caso os ovos estejam fecundados, já lá devo ter caudas abanar, ou a temperatura demasiado elevada pode levar à não eclosão dos ovos?

Aguardo pela vossa opinião ou sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas pessoal.

 

Resolvi desenterrar este tópico com boas novas... Já andava à algum tempo ausente porque a peixarada rouba muito tempo. Contudo mesmo ausente da conversa, continuei acompanhar alguns tópicos e sites para tentar tirar proveito de algumas ideias que se mostraram fundamentais para a criação destes belos animais.

Bem na verdade o casal que se segue não está na lista acima referida. Este foi o ultimo casal que adquiri mas foram os primeiros a prendarem-me com pequenos...

 

Aqui ficam as fotos dos meus Agassizi Fire Red e a respectiva tropa :) ...

 

O casal:

 

Pic_18968_8.jpg

 

Macho:

 

Pic_18968_9.jpg

 

Macho again:

 

Pic_18968_14.jpg

 

A Mitra:

 

Pic_18968_11.jpg

Pic_18968_10.jpg

Pic_18968_12.jpg

Pic_18968_13.jpg

 

Foi difícil captar a fêmea porque neste momento tem outra postura e as poucas vezes que saí do local da desova é apenas para dar tareia no macho.

Pode-se notar nos pequenos que alguns já vão ganhando aquela coloração roxa no lombo. Neste momento têm 23 dias de natação livre e a maioria tem praticamente 1cm de tamanho ou muito perto disso.

Peço desculpa pela qualidade das fotos mas a maquina não é das melhores..

Espero que gostem.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fabio.

 

Não sabia que tinhas Fire red até à pouco tempo quando me disseste no meu tópico, absolutamente fantásticos. E o fenomeno que conseguiste com eles ainda mais fantástico é..

Sempre acreditei que os Fire red eram apuramentos, logo impossiveis de reproduzir, fiquei surprendido com o facto e ainda mais com a coloração dos Alevinos.

coloco aqui uma macro dos meus com 15 dias de idade para os compararmos:

Apistogramma Agassizzi Super Red/ Red tail

alevinos.jpg

 

Apistogramma Agassizzi Fire red

Pic_18968_10.jpg

 

Podes partilhar comnosco o Setup e os Parametros da água em que o conseguiste?

 

Obrigado

Cumptrs

Jose.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fabio.

 

Não sabia que tinhas Fire red até à pouco tempo quando me disseste no meu tópico, absolutamente fantásticos. E o fenomeno que conseguiste com eles ainda mais fantástico é..

Sempre acreditei que os Fire red eram apuramentos, logo impossiveis de reproduzir, fiquei surprendido com o facto e ainda mais com a coloração dos Alevinos.

 

 

Boas Spaar,

 

Desde já obrigado pelo comentário e participação no tópico.

Bem na verdade e pelo conhecimento que tenho é possivel a reprodução de apuramentos. Tens vários exemplos como os Cacatuoides Double Red, Triple Red, os Agassizi Fire Red bem como os teus Super Red certamente que também são apuramentos, entre outros. Talvez aquilo que não se consiga reproduzir são os híbridos (mistura de duas estirpes diferentes)...

 

As fotos dos pequenos que coloquei também são Macro, mas mesmo a olho nu se vê a tal coloração deles.

 

Este tópico já é antigo e há aqui casais que já não tenho, como os Triple Red e os Viejitas FarbForm. Daí ter criado um novo tópico, mais actualizado e se tudo correr bem para começar uma nova era...

Está na secção Fotos e Videos com o titulo "Criação de Apistogramas" e sub-titulo "Agassizi Fire Red...".

Agradecia-te bastante se o comentário que fizes-te neste tópico o colocasses no novo para dar-mos continuidade lá.

 

Quanto ao setup do aqua e também em resposta ao amigo rickylopes, postarei amanhã ou depois porque emprestei os meus testes e só me vão devolver amanhã.

 

Como referi acima, as actualizações irão continuar a ser feitas no novo tópico.

Obrigado a todos.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais