Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal

Já há uns tempos que eu tenho reparado que no meu areão apareciam umas manchas vermelhas, agora de um dia para o outro essas manchas expandiram e formaram no areao uma camada vermelha bem espessa, eu não faço ideia a que sao devidas essas algas. Alguem sabe como as fazer desaparecer?? agradecia a vossa ajuda.

Abraço

Nuno Ramos

Publicado:

É facil dizer que algas são - ciano, agora o importante é saber o motivo do aparecimento das mesmas.

Coloca o setup do teu aquario e á quanto tempo está a funcionar...

Pode ser derivado do proprio ciclo de maturação, excesso de nutrientes, excesso de fosfatos...

Abraço

Publicado:

Boas,

O aqua ja esta montado ha 3 anos, o problema e que as algas apareceram do nada sem eu ter feito qualquer alteraçao na manuntençao, ou seja, nas tpas e afins. Vou fazer os testes aos fosfatos e depois meto aqui os resultados.

Cumps

Publicado:

Todos os seres vivos continuam no aqua, nenhum peixe ou coral ou até molusco morreu?, que agua usas para tpas

Publicado:

Sim estao la todos e de saude, de momento uso agua do garrafao da auchan (marca branca), pois foi a unica que vi que nao tem silica. Em breve irei arranjar um aparelho de osmose. Agora o que fiz foi reduzir o fotoperiodo de 12 para 10h, e ja reparo que ha menos algas no areao.

Cumps

Publicado:
Sim estao la todos e de saude, de momento uso agua do garrafao da auchan (marca branca), pois foi a unica que vi que nao tem silica. Em breve irei arranjar um aparelho de osmose. Agora o que fiz foi reduzir o fotoperiodo de 12 para 10h, e ja reparo que ha menos algas no areao.

Cumps

penso que as cianobacterias tambem aparecem em cor vermelha mas posso estar a meter água (não fosse isto um forum de aquariofilia)

Publicado:
Boas pessoal

Já há uns tempos que eu tenho reparado que no meu areão apareciam umas manchas vermelhas, agora de um dia para o outro essas manchas expandiram e formaram no areao uma camada vermelha bem espessa, eu não faço ideia a que sao devidas essas algas. Alguem sabe como as fazer desaparecer?? agradecia a vossa ajuda.

Abraço

Nuno Ramos

Olá,

essas manchas vermelhas são tipo "gelatina"? Tens um daqueles filtros de fundo?

Publicado:
Olá,

essas manchas vermelhas são tipo "gelatina"? Tens um daqueles filtros de fundo?

oi, nao sei bem descreve-las mas ocupam grandes superficies no areao, e se as remexer ou qualquer coisa elas voltam num ápice. A única coisa que sei dizer é que fazem uma espécie de tapete espesso no areão. Eu penso que o aspecto delas esteja mais ou menos próximo da gelatina, e não, não tenho um filtro de fundo.

Cumps

Publicado:
oi, nao sei bem descreve-las mas ocupam grandes superficies no areao, e se as remexer ou qualquer coisa elas voltam num ápice. A única coisa que sei dizer é que fazem uma espécie de tapete espesso no areão. Eu penso que o aspecto delas esteja mais ou menos próximo da gelatina, e não, não tenho um filtro de fundo.

Cumps

Eu já tive dessas algas, depois de algumas pesquisas, retirei o filtro de fundo.....e o melhor conselho que posso dar-te é muda a água dia sim dia não, 50% de cada vez durante duas semana, usa o aspirador de fundo, vai dar trabalho mas vale a pena tentar, eu mudava uma parte de manhã e outra ao fim do dia para não alterar demasiado a diferença de temperatura das águas, sem esquecer da limpeza do filtro exterior.

Se alguém tiver uma solução melhor também gostava de ficar a saber, nunca se sabe quando voltam a aparecer.

Publicado:
Eu já tive dessas algas, depois de algumas pesquisas, retirei o filtro de fundo.....e o melhor conselho que posso dar-te é muda a água dia sim dia não, 50% de cada vez durante duas semana, usa o aspirador de fundo, vai dar trabalho mas vale a pena tentar, eu mudava uma parte de manhã e outra ao fim do dia para não alterar demasiado a diferença de temperatura das águas, sem esquecer da limpeza do filtro exterior.

Se alguém tiver uma solução melhor também gostava de ficar a saber, nunca se sabe quando voltam a aparecer.

Eu não sei, é que estar a tirar 200 litros dia sim dia não é um bocado complicado especialmente porque uso água de garrafão. Mas vou ver isso, por enquanto vou aspirá-las e ver no que resulta, mas tenho a sensação de que elas não vão deixar de aparecer.

Publicado:

testa os fosfatos!

Provavelmente precisas de os baixar, e muda de água que usas, ela pode conter quantidades de fosfatos.

Publicado:

Tens três soluções:

1 trocas de água (osmose preferencial ou verificar se a que usas tem fosfatos, testa antes de por o sal),

2 resinas removedoras de fosfatos, várias marcas comercializam,

3 utilizar macroalgas como elemento filtrante, mais complicado pelas alterações que evetualmente possas efectuar na sump.

Controla a quantidade de comida que deitas para os peixes...!

o ideal: água de osmose com aplicação de resina filtrante na sump e um refugio (ou espaço na sump) com macroalgas.

• 4 semanas depois...