Esgalha Publicado Dezembro 17, 2004 Publicado Dezembro 17, 2004 os primeiros discus que tive tiveram parasitas, intestinais e de guelras, e morreram depois daquela telenovela toda a tentar trata-los, ficando so 1. comprei mais discus e voltei a ter parasitas. o antigo que n tinha ficado curado das guelras, um dos novos que teve nas guelras,e outro dos nosvos que teve intestinais e agora nas guelras. alem desses comprei mais 3 todos de saude e noutras lojas que n na habitual, e com esses esta tudo bem... todos eles sao de importação alema. a loja habitual n sei se faz quarentena dos dicus, e estas duas ultimas a que fui fazem. depois de mais umas tentativas, la consegui curar os que tinham parasitas nas guelras, e o que tinha intestinais esta quase curado. tinha deixado de comer, mas mediquei-o a olhómetro com uma seringa e tb o alimentei da mm maneira e agora ele esta a melhorar. de qq das formas ainda n estao a 100%, mas ja estao em recuperaçao. a explicaçao que me deram para isto, foi que um dos criadores alemao tem um problema de parasitas e que nas viagns, etc que ele ficam fragilizados, o sistema imunitario falha e os parasitas atacam. eu que n sabia de nada, limitava-me a comprar os peixes e mete-los para o aquario. e depois acabei por ter problemas. e verdade que algumas lojas sao mais caras que outras. mas ao menos sabemos que os discus vêm em condiçoes. por outro lado com todas estas coisas sempre aprendi alguma coisa sobre diagnosticos e medicaçoes, e deu para ver o que resultava do que n resultava. e pronto, foi so uma divagaçao de quem nos ultimos tempos quase que so vive para os peixes, a tentar cura-los, e que ja esta mais do que cansado....
dhfenix Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 Olá, Os Discus são também dos meus peixes favoritos e também tive diversos problemas com eles. Dou-te um exemplo, comprei um casal de azul cobalto de uma loja e quando começaram a criar, houve um deles que saltou do aquário e morreu. Como tal resolvi comprar uns pequenos e deixá-los crescer para formar casais. Juntei os pequenos (comprei 20) ao solteiro, e os novos trouxeram os parasitas, ..., por muito tratamento que fizesse, acabei por perder o solteiro mais cerca de metade dos pequenos. Os restantes consegui salvar ! Hoje conheço umas lojas com alguma qualidade nos peixes que vendem, mas principalmente apendi as seguintes regras básicas: 1º Nunca juntar discus novos aos que já temos. 2º Se puderes compra a um criador nacional com alguma qualidade (vê sempre o local de criação e certifica-te das condições dos pais e dos filhos). 3º Perguntar o tipo de água em que são mantidos, isto é importante, pois por vezes, usa-se a água de Osmose e quando os colocamos em água normal sofrem um choque. 4º Se sabes de uma loja que recebeu discus, nunca os compres sem terem passado um periodo de tempo nessa loja. Normalmente ao fim de 15 dias já apresentam problemas. 5º Olha muito bem para todos os discus do aquário em que estão colocados os discus que queres comprar, se vires algum escuro, com barbatanas coladas ou rasgadas, respiração acelarada, pintas ou outras manchas no corpo, não compres. Bem, olha isto é algumas regras que eu uso quando compro Discus, e aplicam-se para a maior parte dos peixes. Portanto não desistas e aprende com os erros. Cumprimentos !
Esgalha Publicado: Dezembro 17, 2004 Autor Publicado: Dezembro 17, 2004 aos poucos vou aprendo a tomar atençao a mais pormenores antes dos comprar... mas realmente todos os discus que comprei, qd os trouxe pareciam de aude, com cores etc... e de repente num espaço de curtos dias, começavam a ficar doentes. mas pronto, estes consegui safa-los e isso e que interessa. e de futuro quarentena a tudo o que e discu novo.... ms pronto tb fiquei a conhecer duas lojas de confiança,e pronto. acho que ja nem vou a lado nenhum diferente comprar discus.
JSOUSA Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 Boas, é assim tb tenho passado por grandes problemas com Discus. Acho que normalmente as pessoas só pensam no lucro rápido e não investem a médio e longo prazo. O apoio que é dado é quase baseado em quê : -simples observação? -sensibilidade...? -administra flagyl....? -administra tenilvet....? -coloca uma colher de sal...? -administra umas vitaminas...? -podes colocar o flagyl ou o tenilvet que não faz mal nenhum ao filtro biologico...? sei lá tanta coisa não quero dizer não esteja certo,mas eu acho que qualquer conselho teria que ser dado numa base científica. Por isso, já agora aproveito este post para perguntar: EXISTE EM PORTUGAL ALGUM LABORATORIO PARA FAZER ANALISES ESPECIFICAS ???????????!!!!!!!!!!!!!!!! Porquê que Portugal está sempre atrasado em relação aos outros paises? Pelo que sei a Asia produz Discus com a maior das facilidades. Estou a falar na Asia, mas desculpem lá, a Alemanha também os mantem e produz com muita facilidade. Portugal não será capaz de o fazer porquê??????!!!!!!!!!!!! Cumprimentos Jorge Manuel Portela de Sousa
PedroSantos Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 É verdade que na grande maioria das lojas, encontram-se discus doentes. Já estive para comprar numa determinada loja um daqueles discus de encher o olho e não o trouxe porque no mesmo aquário havia vários com a doença do buraco. Agora, não é verdade, que em Portugal não se produza discus com qualidade, as pessoas é que não fazem muita publicidade a isso. Comprei em Março, 5 discus a um criador nacional, muito jovens para ser mais barato, e não tive um único problema com eles. Claro que fiz, mil perguntas antes de avançar, do género comem o quê, qual o ph, já foram desparasitados e á quanto tempo, etc. Nunca usei medicamentos neles. Em Portugal, pode-se é não produzir em quantidade e isso até ver é verdade. Desculpem lá o testamento, mas é o que eu acho. Espero que os lojistas vejam este tópico, para saberem que existe uma população crescente de pessoas que se importam com a qualidade de vida dos peixes em loja. Um abraço! http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=118592&st=0Ex-spidey http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...14&hl=Manor
JSOUSA Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 Olá Pedro, acho que qualquer pessoa tem que ter cuidado, mas isso para mim não basta. TEMOS QUE TER RIGIROR. Acho que tiveste uma intervenção positiva, mas o que eu queria saber era: "EXISTE EM PORTUGAL ALGUM LABORATORIO PARA FAZER ANALISES ESPECIFICAS ???????????!!!!!!!!!!!!!!!! " Vamos lá pessoal acho que é assunto muito importante para debatermos. Cumprimentos Jorge Manuel Portela de Sousa
Esgalha Publicado: Dezembro 17, 2004 Autor Publicado: Dezembro 17, 2004 pelo contrario ate acho mais provavel arranjar discus de qualidade em criadores de confiança nacionais... qt a mim, uma das principais razoes é exactamente pq produzem em menos quantidade do que por exemplo na alemanha... é mais facil de controlar e quarentenar antes de os meter nas lojas
dhfenix Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 Olá, Existe algumas clinicas veterinárias que já tém médicos especializados em animais menos comuns, como peixes e répteis. Essas clinicas mandam fazer análises quando tal é pedido. Aliás penso que é de conhecimento comun, de uma certa loja em Cascais que está associada a uma clinica veterinária. Nessa clinica podes fazer as perguntas especificas que desejas. Mas como em todos os animais, análises não é a solução, por vezes mais correcta, pois os sintomas das doenças mais comuns são por vezes sufecientes para identificar a causa. Portanto a questão chave é do Conhecimento, Experiência e procurar comprar nos locais certos. Existem criadores em Portugal, portanto comprem a eles ! Deixo uma ideia, internacionalmente existem associações de criadores que premiam as criações e tém vários níveis que são premiados. Nesses paises, ter um reconhecimento ou prémio, é algo que os criadores ambicionam e procuram atingir, sendo depois reconhecidos internacionalmente. Porque em Portugal, em vez de termos associações disto e aquilo, não temos uma Associação de Criadores de Peixes para Aquariofilia, que apoia, exige e promove as criações Portuguesas ? Talvez através de um organismo assim, pude-se haver mais divulgação junto das lojas e menos importações. Isso sim é algo a pensar ! Cumprimentos !
Vlad Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 Boas Eu não compro discos. Simplesmente não há empatia entre mim e os bicharocos, penso que é uma questão de gosto. No entanto o que penso em relação aos outros peixes pode-se aplicar aos discos. Sendo cliente assíduo de duas lojas, tenho preferência por alguns peixes de uma e alguns peixes da outra, simplesmente pelo cuidado amor e carinho que cada uma das casas dá a alguns peixes. Numa delas nunca compraria discos, cardinais, mas compraría e comprei facas, balas e colisas. Na outra loja compraría certamente discos se gostasse deles porque sei que o dono da loja é um apaixonado pela espécie e cada um daqueles peixes é tratado com todo o carinho que merece, assim como outras espécies. Concluindo: nada como conhecer bem as pessoas que estão nas lojas, sentir como os animais são tratados porque não são todos tratados de maneira igual. O factor humano tem um peso muito forte a esse nível, principalmente numa loja que necessita dos cuidados que uma loja especializada em aquariofilia necessita. Penso que seja melhor ter poucos fornecedores e conhecê-los bem, mesmo que isso nos custe um pouco mais às carteiras. É melhor para nós, mas mais importante, para os nossos peixes. Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
PedroSantos Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 "EXISTE EM PORTUGAL ALGUM LABORATORIO PARA FAZER ANALISES ESPECIFICAS ???????????!!!!!!!!!!!!!!!! " Mas específicas em relação a quê? Á saúde do peixe? Que eu saiba não, mas era bom. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=118592&st=0Ex-spidey http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...14&hl=Manor
JSOUSA Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 Boas, já agora qual o nome/contacto dessas clínicas ou da tal loja em Cascais ? DHFENIX não acredito na tua frase: "pois os sintomas das doenças mais comuns são por vezes sufecientes para identificar a causa" uma coisa são "sintomas" outra são sinais. Sintomas é o que se sente, sinais é o que se vê. Nem tudo que é visivel é realidade. A ciência/tecnologia já está muito avançada, acho que não deveremos dar opiniões baseados em empirismos. Tenho lido alguns artigos emitidos na Alemanha em que eles não fazem como nós, isto é, mandam analisar o peixe em questão,e só depois de determinarem qual o verdadeiro problema é que procederão à administração do tratamento adquado. Cumprimentos Jorge Manuel Portela de Sousa
JSOUSA Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 Caros Amigos, este post já foi visto por 102 pessoas, vamos por favor debater este tema...... Jorge Manuel Portela de Sousa
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 Conhecer bem o logista é um primeiro passo... mas conhecer os fornecedores do logista ainda mais! Os peixes normalmente vêm com problemas já dos fornecedores/importadores que têm como objectivo principal o lucro e para os quais um valor percentual baixo em perdas/peixes doentes é aceitável. Um olho treinado é capaz de detectar imediatamente ou quase imediatamente um peixe doente, mas nem todas as lojas têm baterias de aquários dedicadas exclusivamente a quarentenar as chegadas, ou mesmo o espaço para poder ter aquários de quarentena/hospitais. Em muitas lojas o que se faz é aclimatar os peixes e impor um periodo de 3 dias em que não se vendem os recem chegados mas vendem-se os companheiros de aquário. Por muito amor e carinho que o logista tenha, por vezes a falta de espaço obriga a este tipo de compromissos, que obviamente no caso dos discus por exemplo pode ser desastroso. Por esse motivo e mesmo sabendo eu como são tratados os peixes na loja onde compro, não entra peixe ou planta em nenhum dos meus aquários sem ter passado 3 dias num aquário à parte, completamente nu para ser observado e se ver se apresenta sintomas de doença. Eu prefiro que os peixes tenham um espaço mais pequeno e sem abrigos por 3 dias, a metê-los logo no aquário e ter que os tirar um ou 2 dias depois doentes, stressados e submetê-los a medicamentos e afins. Claro que isto implica que tenho um aquário parado, mas prefiro a ter que tratar aquários de 250L onde apanhar um peixe, com a quantidade de esconderijos que lhes forneço, é tarefa impossivel. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Vlad Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 Darius Nesse caso, não sería benéfico a comunidade de aquariofilistas em Portugal promover vendas e trocas entre si, promovendo assim a segurança de toda a comunidade, quer no que toca à qualidade dos peixes que todos compramos, quer à própria qualidade da vida nos nossos aquários? Eu fiquei a saber da pior maneira que os peixes não chegam em condições e tenho a certeza que já nos aconteceu a todos. De 12 Harlequins, tenho 1, pobrezinho, sózinho no meio dos outros peixes mas não sou capaz de comprar mais e temer observar o triste espectáculo a que assisti. Cardinais 33% de mortes, não só no meu aquário, mas também no lojista, vi eu com os meus olhos. E o que fazemos? Não estou a falar de um boicote, mas já me passou diversas vezes pela cabeça deixar de comprar peixes e plantas em lojas e colocar pedidos na área de particulares, mas ainda me sinto muito verde neste mundo. Já montei o meu CO2 e vou iniciar a cultura de microvermes, talvez com o tempo venham então equipamento, mais DIY, mas aquilo que eu sinto falta é de saber quem são os criadores em Portugal, principalmente aqueles carolas que escrevem no fórum e que têm os peixes mais por paixão do que por lucro. Vou criar mollys por gozo, será que era bom colocá-las à venda aqui no fórum? Ao longo do tempo as pessoas saberíam que as Mollys do Vlad são fixes ou que os esclares de Fulano são um mimo e os discos de Cicrano, etc. Ao fim de algum tempo não teríamos separado o trigo do joio e promovido entre todos peixes com mais qualidade e quissá uma pedrada do no charco. Estou para aqui a divagar... Já passou! Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 Darius Nesse caso, não sería benéfico a comunidade de aquariofilistas em Portugal promover vendas e trocas entre si, promovendo assim a segurança de toda a comunidade, quer no que toca à qualidade dos peixes que todos compramos, quer à própria qualidade da vida nos nossos aquários? A resposta a essa pergunta é um nim... Por um lado é benéfico a promoção de trocas entre a comunidade. Por outro lado se for um numero limitado de pessoas a realizarem essas trocas terás um problema, que tem que ver com a chamada diluição genética. O que acontece é que os peixes não devem cruzar se forem da mesma descendencia pois não se renovam genes, ou seja a natureza não actua como seria suposto. Isto significa que na prática de tempos a tempos tens que meter "sangue novo" no aquário para garantires a diversificação de genes e eliminares mutações. Se todos fizessemos trocas só entre nós teriamos pouca diversidade e no limite teriamos peixes muito frageis à semelhança por exemplo dos ramiresis que encontras por aí que são muito mais frágeis que os seus parentes selvagens. Acho que a prevenção é mesmo a melhor situação. Nos nossos aquários temos normalmente tudo controlado, conhecemos os peixes e conseguimos ver logo se têm problemas. No que vem de fora, nada como deixar uns tempos em observação e só depois meter no aquário. O facto de ter um aquário parado nem é muito importante pois ele será preciso várias vezes e estará quase de certeza 90% do tempo com peixes dentro, sejam peixes em quarentena, sejam peixes em cura, sejam peixes com alevins. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Esgalha Publicado: Dezembro 17, 2004 Autor Publicado: Dezembro 17, 2004 eu acho e que sempre que trazemos um peixe que fica doente, tem de ser logo reportado a loja, e deixar o nosso desagrado, e em ultimo caso deixar de la ir. quem perde sao eles, eu vou a outra loja qq que ganhe a minha confiança e pronto... e que depois todas estas situaçoes so servem para criar boatos, como por exemplo os discus serem peixes para quem ja entende... um disco qeu seja saudavel, agua em boas condiçoes e bem alimentado da tantos problemas como outro peixe qq. no entanto se as pessoas os compram nas lojas e 2 dias depois estam a morrer, e depois de ter levado uma lavagem cerebral de uq eos discos sao hipersensiveis, acaba por desistir e é pena. quem diz os discus diz tb os ramirezis. n houve uma unica loja em que n me dissessem " ai e tal o peixe e extremamente sensivel as mudanças de PH, pode morreretc etc:.." deliniavam-me o pior cenario possivel. eu tenho ramirezis ha bastante tempo e nunca me deram problemas... inclusive na altura da aclimatizaçao ( que n tive tempo para fazer ) os peixes foram directos para dentro do aqua ( na altura n tinha o ph onde devia, ainda era uma diferença grande ) e passado uma hora estavam a comer, na maior das descontraçoes. a informaçao e tanta, e tao errada que nos ( aquariofilistas ) a certa altura ja n conseguimos separar o que interessa, dos boatos e das teorias infundadas. n custa nada a uma loja ter os peixes uns dias em quarentena ( falo das lojas grandes ) principalmente os mais caros, pq fazer uma desparazitaçao n e nenhuma despesa e ajuda a criar nome. se uma pessoa compra peixes numa loja e tem sucessivos mais resultados, é claro que deixa de la ir ainda por cima pq pedem uma nota preta pelos peixes que vendem. e fazer trocas entre a comunidade... arrisco tanto como comprando a uma loja, se n conhecer a pessoa em questao, nem como os peixes foram tratados. acho que deveria realmente começar a haver mais ciradores nacionais ( n falo apenas de discos, mas de todas as especies que podem ser reproduzidas em cativeiro ). dessa forma teriamos peixes mais baratos, e que n teriam de ser sujeitos a longas viagens etc etc. outra coisa que tb escasseia em PT é "literatura". livros informativos etc.poucas sao as lojas que vendem livros sobre que tema for ( plantas, peixes, doenças etc ) a aquariofilia ainda tem mt que andar em PT
dhfenix Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 Bem, quanto aos nossos amigos Alemães não sei como fazem, mas, e isso posso dizer de experiência, para todos os animais os sintomas comuns são interpretados e o tratamento é feito com base nesse diagonóstico. Só quando o tratamento não é eficaz é que se passa as análises. Acrescento que felizmente que assim é, pois na maior parte dos casos, a experiência dos veterinários e o seu "olho clinico" é o sufeciente para fazer um diagonóstico. Pois, quando se recorre a análises, algo bastante stressante para o animal é mau sinal, visto que os resultados demoram e por vezes esse tempo é fatal para o animal. ---- Bem, voltando à questão dos produtores em Portugal, penso que é devido à inexistencia de uma entidade regulamentora destes mesmos, que torna-se dificil identificá-los e sabermos em que grau estamos a lidar com um produtor ou um "aldrabão". Se verificarmos o exemplo de outros paises, e dou este exemplo http://www.gcca.net/infochest/info_bap.htm vão vêr que não é para qualquer um, mas para aqueles que realmente dedicam-se à criação. Lembro-me de ir a uma loja de Lisboa, que tem uma grande variedade de ciclideos, e de perguntar de onde eles eram oriundos. Eles disseram-me que era de um país europeu, que o importador contactava a associação e esta contactava os criadores, por forma a fornecerem os peixes. Como vêm é aqui que reside a deficiencia de Portugal, não de não haver criadores, mas da falta de reconhecimento como tal. -- Se pensarmos um pouco, na criação, por exemplo de cães, existem criadores oficiais que até tém uma identificação própria, e aqueles que juntam dois animais e voilá ... Não menospresando os últimos, na maior parte das vezes, os animais que vêm destes últimos, estão em más condições ou não são criados da maneira mais correcta, revelando posteriormente outro problemas. --- Enfim é uma opinião que deixo à vossa consideração ! Cumprimentos !
RicardoBC Publicado: Dezembro 18, 2004 Publicado: Dezembro 18, 2004 Queria só colocar esta questão para reter algumas opiniões: Se por exemplo vocês vão a uma loja e vêem Discus as 25€ e depois vão a outra loja e veêm os mesmos Dicus mas a 70€, em qual delas iriam comprar e pq? Mais caro é sinónimo de qualidade? Abraço Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
Esgalha Publicado: Dezembro 18, 2004 Autor Publicado: Dezembro 18, 2004 obviamente que n... no entanto se a loja mais cara for a de confiança, de hj para a frente n hesito... vou mm para o mais caro. como diferenciar as lojas e pessoas de confiança, das que n o sao? das duas uma: 1ª- ou tens boas referencias ja da lja em questao. 2ª- vais numa de experiencia e com o tempo aprendes a bem ou a mal quais sao as de confiança. no meu caso foi mm a segunda opçao, e tb pq um disco mais barato e sempre mais aliciante. acabei por perceber da maneira mais dificil, em quem confiar daqui para a frente, e que por vezes mais vale abrir os cordoes a bolsa, pq o "desassossego" que se tem, comprando um disco que n se sabe bem como foi tratado, e depois andares a volta deles a tentar cura-los... n vale mm a pena. tb se pode dar o caso que uma loja de confiança os tenha mais barato que noutras lojas de confiança... nesse caso a esoclha e obvia o mais barato.
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 18, 2004 Publicado: Dezembro 18, 2004 Agora deixo eu uma série de perguntas e alguns desabafos para pensarem... temos falado das lojas, que são boas, que são más, etc. Obviamente que a loja tem responsabilidade na qualidade dos peixes, mas apenas no momento em que estes são colocados nos aquários para venda. Mas as lojas, pelo menos na sua maioria, não fazem importação directa, nem vão directamente aos criadores internacionais buscar os peixes. O que a maioria das lojas faz é ir buscar a importadores/fornecedores e obviamente não tem qualquer controlo sobre a qualidade e não têm o knowhow especializado. Neste capítulo entram os criadores nacionais e a já falada associação. É que de facto temos bons criadores nacionais, mas se calhar não têm dimensão suficiente para abarcar o mercado nacional, ou mesmo para se apresentarem nas lojas como criadores e venderem os seus exemplares. A existencia de uma associação de criadores seria benéfica, mas existe sempre a necessidade de um "selo de qualidade" que nunca poderia ser entregue por uma associação generalista. O objectivo da associação generalista seria então o de congregar as outras associações e de as representar perante as lojas no mercado nacional. O selo de qualidade ficaria à responsabilidade de cada uma das associações especializadas. Isto já é feito lá fora e por acaso vem falado numa revista da especialidade, em relação à convenção em vichy. Tivemos este ano uma aquadecor... e vi lá muitos discus premiados para venda... não vi muitos outros peixes... estava lá a APK e a APC... Eu por exemplo, fui à aquadecor para ver peixitos mas também ia com esperança de poder comprar um ou outro exemplar dificil de encontrar nas lojas. Quantos terão ido como eu fui? Porque razão não se aproveitou uma feira como a aquadecor para se dar a conhecer os criadores nacionais e os peixes criados em Portugal? Porque é que não se aproveitou o espaço da aquadecor para mais palestras? Só o Sérgio e o André é que tinham coisas para ensinar? A APK não tinha nada para ensinar? E a APC? E o Clube Discus? A feira não disponibilizou o espaço? Que se passou? Acho que é pena não se aproveitarem estes eventos para se divulgar o que de bom há em Portugal... Não fui à parte dos cães, não me interessava, mas vi algo no programa onde se dizia: "Exposição de ninhadas para venda" E peixes? Não há ninhadas em Portugal? Não há criadores? Ficam as perguntas... o pessoal das associações que não leve a mal, sei perfeitamente que todos têm vida pessoal e que a associação acaba por ser mais um clube de amigos e uma forma de partilhar um interesse comum. Mas faz pena ver um evento com a projecção da aquadecor não ser devidamente aproveitado, tanto para mostrar o que há de bom, como para mostrar o que de mau se faz. Todos ganhavamos um pouco com isso. Talvez para o ano se possa fazer mais alguma coisa... e pressionar um pouco a exposalão para se dar ainda mais condições a uma verdadeira feira de aquariofilia onde os peixes sejam os reis Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Vlad Publicado: Dezembro 18, 2004 Publicado: Dezembro 18, 2004 Acho que o simples facto de se discutirem estes assuntos de uma forma aberta já é muito bom. Desconhecía os problemas que vinham do enfraquecimento das espécies no caso da criação. Isso parece-me de facto um problema a considerar dado que não existe em Portugal uma dimensão de mercado que permita a troca interna de animais que permita um cruzamento dos mesmo com hipóteses reduzidas de consanguinidade. Agora baralho os dois pontos: associativismo com as questões levantadas relativas às lojas. As questões levantadas pelo Darius relativas ao meu post anterior não poderíam ser minimizadas por uma associação de criadores? Ou seja, a injecção de sangue novo nas nossas criações não sería beneficiada se os criadores juntos tivessem um ponto comum de compra? Assim sendo não seríam as lojas beneficiadas com a qualidade do peixe fornecido, quer em qualidade, quer em preço e por conseguinte o cliente final, ou seja, todos nós? Mesmo que comprássemos os peixes ao mesmo preço, comprávamos com mais qualidade, os lojistas teríam um lucro maior e uma comunidade de criadores tinha um futuro mais risonho. Talvez nessa altura a falta o associativismo fosse mais do que um simples interesse comum, talvez os certames realizados permitissem eventos com maior qualidade, talvez um sem número de questões. Depois de escrever o post anterior, fui a uma loja comprar os futuros papás mollys para a minha primeira criação. Falei à pessoa que me costuma atender sobre a tal taxa de 33% de mortes dos cardinais. Prontamente e no meio de umas piadas me disse que não tinha problema em repor a perda que tive, dado que sabía que o problema veio do aquário da loja. Continuei com as piadas e perguntei-lhe se me comprava mollys que eu criasse e para meu espanto, mostrou-se interessado. Ou seja, num clima de confiança, honestidade, abertura, não será mais fácil do que nós pensamos criar uma comunidade de criadores, quissá uma associação? Não acham que as lojas nacionais poderíam usufruir até de uma espécie de selo de criação portuguesa ou algo do género? Este tópico fez-me pensar e até agir directamente junto de um dos lojistas onde sou cliente e do negativismo e desabafo do primeiro post que coloquei, passei ao positivismo e ideias. Compreendo as dúvidas e problemas e até posso estar a ser ingénuo, mas não podemos ser nós a incutir valores de honestidade, confiança e atitude positiva? Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Esgalha Publicado: Dezembro 18, 2004 Autor Publicado: Dezembro 18, 2004 relactivamente as lojas ficrem com as nossas criaçoes, ainda n fui nenhuma que se recusasse a ficar com possiveis criaçoes minhas, quer fossem de ramirezis guppies etc etc. com os problemas que tenho tido, n tenho tido tempo para me dedicar a criaçao do que quer que fosse ( tinha uns casais de ramirezis que criavam mt, mas os alevins desapareciam sempre, ou para o filtro ou por falta de alimento, pq realmente n tive minimamente tempo apra me dedicar a isso ) mas claro, tudo em pequena escala pq n tenho baterias para andar a meter-me em criaçao em larga escala... nem queria...
nunomiguel Publicado: Dezembro 18, 2004 Publicado: Dezembro 18, 2004 Viva, Bom... neste tópico até podemos ler uma coisas "engraçadas". Está muito bom. Concordo com aquilo que o Darius escreveu em cima... Aliás concordo com quase tudo o que aqui foi dito. por exemplo vocês vão a uma loja e vêem Discus as 25€ e depois vão a outra loja e veêm os mesmos Dicus mas a 70€, em qual delas iriam comprar e pq? Mais caro é sinónimo de qualidade? Eu não acho... :D Mais caro não quer dizer tenha mais qualidade... Os primeiros 3 discus que tive eram Asiáticos. Eram pequenos e tinham uma cores muito bonitas. 2 passaram por "n" tratamentos de Flagyl e acabaram por morrer magros. O 3º perdi-o devido a uma infecçaõ bacteriana (no entanto nunca teve um crescimento "por aí além"). Entretanto "mudei" de loja. Não "mudei" por ter ficado chateado pelo facto dos discus terem morrido mas sim porque já conhecia uma das funcionárias. É bom quando isto acontece, ou seja, quando existe já uma relação vendedor-cliente "mais sólida". Para além de termos outro tipo de atendimento somos muitas vezes avisados sobre certas situações: "Não leve destes peixes porque o "lote" saiu mais fraco", "Leve antes este produto/medicamento porque é melhor", etc. Neste momento tenho 2 discus "nacionais", 2 que não sei a origem pois não foram comprados "no sítio do costume" (mas desconfio que sejam Alemães) sendo que os restantes 11 são todos, garantidamente, de criação Alemã. O dhfenix deu bons conselhos: 1º Nunca juntar discus novos aos que já temos. Importante: Quarentena!! 2º Se puderes compra a um criador nacional com alguma qualidade (vê sempre o local de criação e certifica-te das condições dos pais e dos filhos). 3º Perguntar o tipo de água em que são mantidos, isto é importante, pois por vezes, usa-se a água de Osmose e quando os colocamos em água normal sofrem um choque Nacional não quer dizer que seja melhor que importados e vice-versa. No entanto temos sempre a hipótese de ver as instalações, etc. Por um lado até é melhor... 4º Se sabes de uma loja que recebeu discus, nunca os compres sem terem passado um periodo de tempo nessa loja. Normalmente ao fim de 15 dias já apresentam problemas. Já comprei discus na loja "a sair da caixa". A quarentena foi feita em casa. Em vez de 15 dias fazemos 3 semanas, por exemplo. Estão em casa 5*. 5º Olha muito bem para todos os discus do aquário em que estão colocados os discus que queres comprar, se vires algum escuro, com barbatanas coladas ou rasgadas, respiração acelarada, pintas ou outras manchas no corpo, não compres. Já comprei discus que estavam na loja com parasitas nas guelras. Trouxe-os pois achei-os bonitos e fiz o tratamento em casa, durante a quarentena. Muita gente não passa "do básico" do aquarismo: um aquário, água, peixe e flocos. pH? GH? NO2/NO3??? O que é isso? Esses sim vão errar sempre, quer na manutenção quer na compra do peixe. Agora, na minha opinião, quem tem acesso à internet, documentação, fóruns e acesso a testemunhos/relatos de outras pessoas, etc, etc, não tem desculpa para comprar um peixe doente. Penso eu de que... Acho que a solução, no que diz respeito aos problemas que enfrentamos em casa, está aqui: aos poucos vou aprendo a tomar atençao a mais pormenores antes dos comprar... Cumprimentos, Nuno
dhfenix Publicado: Dezembro 20, 2004 Publicado: Dezembro 20, 2004 Olá, Agora sim, já estou a ver a conversa a ir para caminhos mais concretos. Pois também acho que tém razão ao dizer que as associações de Ciclidios, Discus, Guppies,.... talvez divessem têr um papel importante nas criações em Portugal. O certo é que se não houver uma estipulização de regras e premização das criações, estas não ficam com carácter sério, mas sim como projecto de amadores. Se os outros paises fazem-no, então não estou a vêr porque nós não o fazemos também. Pessoalmente já conheço vários criadores nacionais e fiquei bastante impressionada com a qualidade dos peixes. Tenho pena é de as pessoas terem dificuldades de venderem as suas criações e depois vamos a 90% das lojas que importam as mesmas espécies de peixes, que vemos doentes e em mau estado. Bem, esta é uma nota para os nossos criadores, então e a vossa opinião ? Que acham da ideia ? Cumprimentos !
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 20, 2004 Publicado: Dezembro 20, 2004 O certo é que se não houver uma estipulização de regras e premização das criações, estas não ficam com carácter sério, mas sim como projecto de amadores. Se os outros paises fazem-no, então não estou a vêr porque nós não o fazemos também. Nós não o fazemos porque entre nós a aquariofilia ainda é um hobby e a não ser que eu esteja errado, as associações que temos são o resultado da carolice de meia duzia de pessoas. Lá fora as associações têm força, porque apostam fortemente na profissionalização dos seus quadros e estão muito abertas ao exterior, dando-se a conhecer e aos seus associados nas feiras e em eventos diversos. Mas lá fora a aquariofilia tem uma dimensão que não temos em Portugal e por isso profissionalizar as associações por cá seria um contra-senso pelos menos nesta fase. Mas o facto de termos associações resultantes de "carolice" não devia ser impeditivo de coisa alguma. Infelizmente acho que as associações em portugal estão ainda muito viradas para o interior, ou seja, existem para quem pertence a elas mas muita informação é exclusiva para sócios... Mas isto é um contra-senso... de que serve uma associação qualquer manter por exemplo a lista de criadores apenas para sócios? Tira-se alguma vantagem nisto? É informação "secreta"? As pessoas deixam a aquariofilia porque compraram 2 peixes que morreram, depois tentaram mais 2 e morreram também. Mas se calhar se tivessem contactado um criador, teriam peixes de qualidade, teriam se calhar aprendido umas dicas sobre cuidar deles e com o tempo teriam-se tornado sócios de uma associação representativa. O problema por cá é que vemos isto muito na perspectiva de nós e se calhar não nos preocupamos muito em chegar aos outros, aos que nada sabem deste mundo, mas que se calhar se fossem abordados até aprenderiam e gostariam de saber mais. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts