Recommended Posts

Publicado

boas

como diz no titulo, pq tem essa planta esses buracos nas folhas?

img1366s.jpg

img1362gm.jpg

nao tenho substracto fertil, apenas areao de rio, mas tenho aqules sticks fertelizantes

caracolada, apenas um ou outro planorbis corneu, mas sempre que vejo um, "caço" ele e coloco no "cubo das pragas" (como eu lhe chamo, pois coloco todos os caracois que vejo e dpois vao para um lago de meu pai)

bom, desde ja agradeço a quem me poder auxiliar ou elucidar acerca dos furos nas folhas, o pk de aparecerem

cumps

Emanuel

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Publicado:

Boas

Falta de nutrientes, nomeadamente de K (potássio).

Pode ser um conjunto de factores também, mas quase de certeza que resolverás isso com a adição de K.

Se queres ter trabalho (mais útil) no entanto, em vez de andares a apanhar caracóis que se alimentariam das folhas mais degradadas (fertilizando o substrato) deverias refazer esse Aqua.

Uma camada de substrato fértil não é assim tão cara e os resultados no crescimento das plantas justificam-na.

Fertilizar só na coluna de água requer mais atenção, testes, e disponibilidade, considera a hipótese de colocar uma camada de substrato fértil e verás como tudo se transforma.

Abraço

P.S. Os caracóis também se alimentam de algas, manter uma colónia deles só te traz vantagens.

Publicado:

boas

babykhan, a intensao principal será essa, mas a seu tempo, pois de momento tive que retirar o aqua do local onde estava para poder pintar a sala (a televisao pegou fogo durante a noite e fiquei com as paredes pretas)

tou prevendo pro final deste mes, começo do outro ja ter la o aqua

o aqua é d 54l brutos, sendo de 60x30x30

que substracto recomendas, e em que quantidade? ja li varias vezes que aplicam substracto para plantas de jardim, é bom?

cumps

Emanuel

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Publicado:

quando tive plantas com buracos eu presumi que fosse da acidez da agua que estava a 3,5

Publicado: (editado)
quando tive plantas com buracos eu presumi que fosse da acidez da agua que estava a 3,5

Por isso referi que poderia ser também motivado por outros factores.

Mas em principio será falta de K.

emfbe, terra de vasos, húmus de minhoca são substratos muito potentes e duradouros, o problema é que há que os deixar mineralizar primeiro.

Tens de os deixar submersos para que as condições anaeróbias necessárias à sua transformação possam estar reunidas.

Este período nunca deverá ser inferior a 1 (UM) mês para que a libertação de gases seja o mais completa possivel.

Portanto se não queres ou não podes perder tempo a esperar e ter um Aqua com terra (mal-cheirosa) no meio da sala, o meu conselho é usares (para esse Aqua) um balde dos pequenos de JBL ProfloraStart Set que deve chegar bem.

Não te esqueças é de isolar bem esse substrato fértil com uma boa camada de areão decorativo/inerte.

Abraço

Editado por babykhan