Recommended Posts

Publicado

Mais uma vez saudações aquariofilas a todos os "users" deste forum.

epois de vos tr pdido ajuda para a construcção de uma sump, ter recebido as vossas ideias de a já ter quase acabado, venho agora pedir-vos ajuda no sentido de saber como hei-de eu de dividir a dita sump, e onde colocar o equipamento técnico tendo como permanente o seguinte:

- A caixa tem 60*30*30 cms

- Pretendo que fique com 20 cms de agua (os restantes 10cms para prevenir a falta de luz)

- Devo lá inserir o seguinte equipamento: 3 termostatos cada um com 38 cms; tubos de entrada e sada de agua de 2 filtros externo (EHEIM 2217 e Eheim 2226)

- Reactor e electroo leitor de ph (devo coloca-los na sump ou no aquario?)

- Matérias filtrantes biologicas

- e por fim a bomba que à partida sera uma EHEIM 1250 (1200 l/h

O que eu pretendo saber é quantas divisórias deve ter a sump?

Será a bomba suficientemente forte para o akuraio em questão(densamente plantado;comunitário;120*60*60cms)

E como devo colocar lá dentro todo o material, tubos e isso (em que ordem etc).

Sei que são muitas qustões, mas conto convosco para me ajudar.

Depois quando tudo estiver pronto prometo "postar" aquas fotos da montagem e resultado final.

Abraços

Publicado:

Olha por norma na sump pretende-se que a água ande em zig-zag e que seja "forçada" a passar por todas as camaras/secções.

Na minha sump (50*45*45 - comp*larg*alt) tenho a seguinte disposição:

Secção 1 - 15*45*30 -> recolha de água do aquário e termoestato.

Secção 2 - 10*45*30 -> primeira filtragem a cargo de uma esponja grossa , seguida de passagem por lã filtrante.

Secção 3 - 10*45*30 -> segunda filtragem e filtragem biológica. os elementos são: lã filtrante, seguida de esponja grossa (o objectivo aqui é ter bactérias), seguido de cerâmicas.

Secção 4 - 15*45*30 -> retorno de águas. Aqui tenho duas bombas de 1000L/h a retornarem a água ao aquário. Tinha aqui também o termoestato mas como com a evaporação ele ficava sempre fora de água optei por o colocar logo na primeira secção (o meu termo tem que estar ao alto, não se pode deitar... já estraguei um por o ter deitado...)

As secções 1 e 4 são mais largas para poderem ter mais água em depósito.

O caminho que a água percorre é este:

Chega na secção 1 vinda da overflow, passa para a secção 2 por cima do vidro de separação, atravessa a esponja grossa e depois a lã, passa por baixo do vidro de está afastado 5cm do fundo da sump, atravessa a lã da secção 3, depois a esponja e por fim as cerâmicas e entra na secção 4 passando por cima do vidro de divisão onde é finalmente bombeada de novo para o aquário.

Desta forma a água está sempre bem oxigenada e é forçada a passar em todos os elementos filtrantes, daí a elevada evaporação que tenho.

A esponja grossa, descobri na aquadecor umas placas com 50*50*10

Espero que tenhas ficado elucidado.

Agora em relação aos equipamentos...

Porquê 3 termoestatos? Vais cozer peixes ou são muito fracos?

Os filtros eu não os colocava na sump... a razão é simples. A queda para os filtros é também por gravidade, o que implica que teriam que ficar abaixo da sump para funcionarem bem e isso por norma é meio dificil de se fazer, a não ser que tenhas a sump numa prateleira elevada.

Uma vez que tens 2 filtros eu usava-os no aquário principal para filtragem mecânica e deixava a sump a fazer exclusivamente filtragem biológica.

O reactor que falas presumo que seja de CO2... esse eu metia no aquário. Isto porque como na sump a movimentação da água é elevada, ias perder grande parte do CO2, devido à agitação de superficie.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Obrigado amigo Darius, de facto é como tu dizes, eu tenho uma prateleira elevada onde vou colocar a sump. Assim sendo pretendo mesmo colocar la os tubos dos filtros exteriores, e como pretendo colocar 4 divisórias, gostava de saber em qual é que devo colocar os tubos de entrada pra os filtros e em que divisória os tubos de saida da agua, sendo que estava a pensar na primeira a recepção da agua do overflow, na segunda os termostatos, terceira matrias filtrantes biologicas e quarta a bomba de retorno ao aquario.´

Obrigadão

Publicado:

Com essa disposição diria para colocares um filtro (entrada e saída de água) no compartimento de recolha de água da sump. Neste filtro metias apenas meios mecânicos de filtragem.

No segundo compartimento onde vais colocar os termoestatos metia o segundo filtro também, mas agora com meios mecânicos e cerâmicas.

Assim fazes duas pré-filtragens antes de filtrar na sump.

Mas continuo a achar que devias ter um filtro exclusivamente mecânico no aquário... isto porque os overflows recolhem a água da superficie mas os detritos como são mais pesados ficam pelo fundo do aquário. Um filtro só com meios mecânicos ajuda a limpar a porcaria que fica pelo fundo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!