minum Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 (editado) Tenho aqui C4 óptimo para isso. Eheh antes de desmontar o aquário aconselhava colocares alguma foto. Já agora, tens uns camarões muito fixes. Pergunto-me de que habitat são eles para serem tão coloridos. Editado Junho 16, 2010 por minum Citar
Hugo R. Silva Publicado: Junho 16, 2010 Autor Publicado: Junho 16, 2010 Mas como tiro fotos se o vidro é preto?!?! Thanks, tem diversos, indonésia, asiáticos maioritariamente. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
minum Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 Mas como tiro fotos se o vidro é preto?!?! Grande gaita...Isso é que não está com nada. Mas se conseguires saber as dimensões das placas e onde fica o nível de água já ajuda. Dára para fazer um desenho à escala e tentar perceber mais ou menos. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Junho 17, 2010 Autor Publicado: Junho 17, 2010 ok as placas já coloquei aí a info do nível da água tenho que medir. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
minum Publicado: Junho 17, 2010 Publicado: Junho 17, 2010 Tenho uma questão as dimensões das placas são 40X5. o aquario é 45*40*30A Se o aqua tem 30 cm de altura como tens placas de 40cm de altura? Citar
Hugo R. Silva Publicado: Junho 17, 2010 Autor Publicado: Junho 17, 2010 ops tenho que verificar, pedi placas para vários aquários, por isso tenho que verificar. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
maxxedison Publicado: Junho 17, 2010 Publicado: Junho 17, 2010 (editado) Eu creio que no caso do Hugo o problema não seja igual ao que tiveste.Até porque as sump por debaixo do aquario não devem trabalhar cheias, simplesmente porque quando falta a luz há sempre água que ainda desce do aquário se a tens cheia ela transborda, se não transborda então o outlet no aquário está muito alto, podendo ser essa a razão de a sump não repôr a água com rapidez. Mas para esses lados não ateimo nada, concerteza percebes disso melhor que eu. Podias era indicar também algumas fotos da tua sump maxxedinson. Acho que se chama jerrican, esse sistema é boa ideia, para grande aquários, um dos meus perde quase 1L de água por dia. Venham as fotos! Abraço Boas minum, o meu aquario funciona de maneira diferente da do Hugo, tenho um overflow, o nivel do aquario fica mesmo rente ao ponto de transbordar para o overflow assim que mal sobe o nivel da agua, assim como o da sump, esta cheio ao ponto da agua transbordar para o compartimento da bomba. O problema que vi no meu, é o compartimento da bomba leva pouco litros e quando faz o circuito (em que aqui é bastante diferente do Hugo) que passa pelo overflow, por pouco mais de 2 metros de tubagem de 50mm e chegar novamente ao compartimento, a rapidez é tal que se não encher a sump quase até ao nivel maximo dela (com tudo parado) o compartimento da bomba esvazia muito depressa antes de a agua (que será ai uns 15 a 16L) que faz o circuito (que é a água que se encontra no compartimento da bomba) chegue novamente ao compartimento, é pouca água para fazer o circuito, estas a entender o meu raciocinio? É só aquela quantidade de água que está no compartimento da bomba que faz "movimentar" o circuito, logo é pouca para o que eu tenho no meu caso e que poderá ser o caso do Hugo também! A minha sump é basica e era uma sump que veio com o aquário (foi-me dado, é um aquário que serviu durante anos para agua salgada), tecnicamente era para servir para agua salgada, só tem 3 compartimentos e 2 vidros a dividirem os mesmos, o primeiro vidro está mais alto e a água passa por baixo e o segundo é inverso. Não sei se seria assim nesta posição que estava a trabalhar anteriormente, mas foi assim que funcionou melhor no meu caso. Como referis-te o caso de ter agua a mais e transbordar fora quando a bomba deixa de funcionar ou o overflow entupir por exemplo, está tudo contemplado, se entupir o overflow a água que está no circuito e na sump não chega para transbordar no aquário, se a bomba parar então ai é que não transborda mesmo, se eu nivelo oo dois niveis até ao limite do overflow no aquário e em seguida o nivel da sump, nunca há agua a mais no "sistema" logo nunca me vai inundar a sump! Foram feitos testes exaustivos só pela duvida! Quanto ás fotos, assim que tiver um tempinho, terei todo o gosto em tira-las! Um abraço Ricardo @maxxedison Também já tive esse sistema ou parecido em certos aquas. Uma bomba elevava a água até ao recipiente em questão e depois caía por acção da gravidade - ficava bastante em conta mas não muito estético(no meu caso é claro). Se quiseres inspiração p um sistema de reposição automático procura um tópico do David Cabete q se chama "gingarelho" - tenho um e é com isso q faço a reposição automática no meu aqua de 950lts. Boas Ricardo.Fonseca, Muito obrigado pela informação, vou já ver isso! Um abraço Ricardo Editado Junho 17, 2010 por maxxedison Citar
minum Publicado: Junho 17, 2010 Publicado: Junho 17, 2010 Boas minum,o meu aquario funciona de maneira diferente da do Hugo, tenho um overflow, o nivel do aquario fica mesmo rente ao ponto de transbordar para o overflow assim que mal sobe o nivel da agua, assim como o da sump, esta cheio ao ponto da agua transbordar para o compartimento da bomba. O problema que vi no meu, é o compartimento da bomba leva pouco litros e quando faz o circuito (em que aqui é bastante diferente do Hugo) que passa pelo overflow, por pouco mais de 2 metros de tubagem de 50mm e chegar novamente ao compartimento, a rapidez é tal que se não encher a sump quase até ao nivel maximo dela (com tudo parado) o compartimento da bomba esvazia muito depressa antes de a agua (que será ai uns 15 a 16L) que faz o circuito (que é a água que se encontra no compartimento da bomba) chegue novamente ao compartimento, é pouca água para fazer o circuito, estas a entender o meu raciocinio? É só aquela quantidade de água que está no compartimento da bomba que faz "movimentar" o circuito, logo é pouca para o que eu tenho no meu caso e que poderá ser o caso do Hugo também! A minha sump é basica e era uma sump que veio com o aquário (foi-me dado, é um aquário que serviu durante anos para agua salgada), tecnicamente era para servir para agua salgada, só tem 3 compartimentos e 2 vidros a dividirem os mesmos, o primeiro vidro está mais alto e a água passa por baixo e o segundo é inverso. Não sei se seria assim nesta posição que estava a trabalhar anteriormente, mas foi assim que funcionou melhor no meu caso. Como referis-te o caso de ter agua a mais e transbordar fora quando a bomba deixa de funcionar ou o overflow entupir por exemplo, está tudo contemplado, se entupir o overflow a água que está no circuito e na sump não chega para transbordar no aquário, se a bomba parar então ai é que não transborda mesmo, se eu nivelo oo dois niveis até ao limite do overflow no aquário e em seguida o nivel da sump, nunca há agua a mais no "sistema" logo nunca me vai inundar a sump! Foram feitos testes exaustivos só pela duvida! Quanto ás fotos, assim que tiver um tempinho, terei todo o gosto em tira-las! Um abraço Ricardo Essa de quando o overflow entupir ele não vazar no aquário é porreiro, a maior parte do pessoal tem medo disso. Qual é o tamanho do teu 3 compartimento onde tens a tua bomba? E quantos cm tens de altura na primeira barragem? Realmente a vantagem que tens em compartimento pequeno é controlar melhor o nível a que a bomba desferra!Pergunto esta coisas meramente por curiosidade. O aquário dum conhecido meu tem também 3 compartimentos e as placas estão colocadas como o teu, se bem que a filtragem está no primeiro, fez refugio do segundo e tem rocha viva no terceiro... Ainda assim acho que não é a mesma coisa digo isto porque tenho uma bomba de 360Lts no meu filtro interno dentro de um compartimento onde nem a mão entra só mesmo a bomba, e o nível de água só desce passadas umas semanas quando me esqueço de limpar aquilo e mesmo assim só noto no máximo 5mm. Visto por cima o compartimento deve medir 5X5 talvez e deve ter de altura entre 25 28cm. Cerca de 7 Decilitros. Citar
maxxedison Publicado: Junho 17, 2010 Publicado: Junho 17, 2010 Boas minum A sump tem 57CX37LX42A, pelo que sei foi feita á medida para entrar dentro do movel do aquário, estas medidas são por dentro. Então vou tentar-te dar as medidas, o primeiro vidro (a que chamas-te de barragem) e que a água passa por baixo esta a 3cm do fundo, a água que vem do overflow entra neste primeiro compartimento através de tubagem de 50mm em pvc que vai até ao fundo para não fazer barulho e é onde contem o resto do material, como termostatos, e tem sensivelmente 15cm, o segundo compartimento é onde esta o material filtrante começando de baixo para cima com cerãmicas, esponja, lâ e novamente esponja, esta ultima só para "segurar" a lâ no sitio, o segundo vidro (ou barragem) tem 35cm de altura, o que quer dizer que fica a 7 cm do topo maximo da sump e tendo de largura o segundo compartimento sensivelmente 24cm e o terceiro compartimento onde se encontra a bomba tem cerca de 17cm, o compartimento da bomba, só por si leva cerca de 22L mais coisa menos coisa, apesar de quando encho a sump até quase ao seu limite maximo posso contar com mais cerca de 7L para adicionar aos 22L (é menos como é logico) que a bomba pode puxar antes do circuito estiver a funcionar normalmente. Obs: Os 7L são calculados pelos 5cm de altura que subo o nivel de agua ao maximo na sump, deixando 2cm como margem da sump vezes os 37cm de largura e 41cm (a soma do comprimento do segundo compartimento com o terceiro 24+17). A questão que disseste de ser porreiro por causa do overflow, nem me digas nada, agora parece-me tudo muito simples, mas quando comecei a projectar a montagem do aquário e o funcionamento da sump, fiz dezenas, senão mesmo centenas de testes com possiveis falhas dos sistemas, andava com um medo de morte (sim de morte, se conhecesses a minha mulher saberias o porque!!! lol ) de ter uma inundação na sala e então testei tudo na garagem durante uns meses antes de colocar e montar tudo no sitio. Nunca tinha trabalhado com sump's nem overflow's o que a principio parece um bicho de 7 cabeças, mas a coisa até é relativamente simples. Só tive de fazer varios testes e durou algum tempo porque tive de fazer o sistema o mais silencioso possivel, levou o seu tempo, mas posso dizer que o sistema pouco mais barulho faz que o filtro externo convencional, mas deu uma trabalheira dos diabos. É tão silencioso que já tive visitas em casa que dormiram na cama do sofá na sala, ficando a apenas 2m do aquário e dormiram muitissimo bem, sem ficarem perturbados com o barulho! Era mesmo essa a ideia, já que muitos desistem das sump's exactamente pelo facto do barulho! Um abraço Ricardo Citar
Recommended Posts