Hugo R. Silva Publicado Junho 11, 2010 Publicado Junho 11, 2010 Boas, Tenho um aquário com sump interna, acontece que tenho algumas dúvidas. Fica aqui o "desenho" da mesma. A minha dúvida é que no espaço onde fica a bomba de água, aquilo fica praticamente sem água.... Testei mas fica mesmo só a bomba submersa, desta forma ela continua a enviar a água para o aquário sem parar, mas.... será mesmo assim? Ou o que poderei fazer para alterar? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
minum Publicado: Junho 12, 2010 Publicado: Junho 12, 2010 (editado) Assim à primeira diria que é a segunda barreira que poderá ser muito alta, não dando vazão suficiente à água que lá passa para a bomba. Poderias simplesmente rebaixá-la... Será isso ou o que lá tens de matérias filtrantes que pode ser de mais. Eu tenho sump interna mas isso não acontece. Ou então a bomba que lá tens ser sobredimensionada. Sinceramente estou a responder um pouco a medo pois não sei se estou a perceber muito bem o que se passa, pela maneira como explicas-te. Abraço Editado Junho 12, 2010 por minum Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Junho 12, 2010 Publicado: Junho 12, 2010 Isso chama-se um filtro de decantação interno. Acho q o problema pode passar pela matérias filtrantes muito compactadas. Vê se ao deixares mais "à solta" isso melhora. Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Hugo R. Silva Publicado: Junho 12, 2010 Autor Publicado: Junho 12, 2010 Coloquei mais água e melhorou.... A bomba que lá está é fraquinha faz uns míseros 200l/h, estou a pensar colocar uma melhor. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
minum Publicado: Junho 12, 2010 Publicado: Junho 12, 2010 É curioso os nomes que dão para a mesma coisa, mas ok. 200 Litros e a coisa não está correcta... Tenho um aquatlantis com um sistema parecido a biobox e com uma bomba de 300L é bem porreirinho e até hoje não tive esse problema mesmo quando as matérias filtrantes ficam mais sujas e compactas. Se não resolveres o problema depois já sabes que vais ter a bomba a fazer um basqueiro dos diabos. cumps. Citar
Luisa Fonseca Publicado: Junho 13, 2010 Publicado: Junho 13, 2010 Olá hugo, Na minha opinião, eis algumas causas prováveis: - Bomba de água muito potente para o sistema (cuidado se queres colocar outra ainda mais poderosa). - Saída da água do aquário insuficiente, tem de haver equilíbrio entre a entrada e a saída sendo que, geralmente a bomba debita quase o dobro, mas isso depende do sistema de canalização que se usa e não foste muito explícito. - Matérias filtrantes sujas ou (como já referiram) demasiado compactadas. - Vidros demasiado altos, eu uso os vidros internos com metade da altura da Sump para que a água circule melhor e nunca deixe a cabeça motorizada a debitar em seco, podes dar uma olhadela a este tópico; http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=157994 Espero ter ajudado mais um pouco. Luisa Fonseca Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Junho 15, 2010 Publicado: Junho 15, 2010 (editado) É curioso os nomes que dão para a mesma coisa, mas ok. Se quiseres também lhe podem chamar o apito - sou a favor da diversidade mas as coisas têm nomes já definidos. Uma sump é geralmente um reservatório colocado debaixo do aquário que possui também um filtro de decantação entre outras coisas que se poderão adicionar. Agora ao que interessa, a Luísa Fonseca já reuniu as causas mais prováveis para q a água circule deficientemente. Boa sorte Hugo Cumprimentos Ricardo EDIÇÃO - correcção de erro ortográfico Editado Junho 15, 2010 por Ricardo.Fonseca Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Hugo R. Silva Publicado: Junho 15, 2010 Autor Publicado: Junho 15, 2010 Vou pegar no quote da Luisa pois foi a que deu mais razões.... mas não se acanhem nas respostas. - Bomba de água muito potente para o sistema (cuidado se queres colocar outra ainda mais poderosa). Quero colocar mais potente pois noto que movimenta pouca água. - Saída da água do aquário insuficiente, tem de haver equilíbrio entre a entrada e a saída sendo que, geralmente a bomba debita quase o dobro, mas isso depende do sistema de canalização que se usa e não foste muito explícito. Não existe sistema de canalização.... (agora perdi-me heheh), sump, divisórias em vidro e poucas matérias filtrantes e nada compactas. Sobre a saída e entrada não entendi, então se é por bomba então ela puxa a que envia certo?!? Ou está a escapar-me algo? - Matérias filtrantes sujas ou (como já referiram) demasiado compactadas. Não, tenho poucas e nada compactadas. - Vidros demasiado altos, eu uso os vidros internos com metade da altura da Sump para que a água circule melhor e nunca deixe a cabeça motorizada a debitar em seco, podes dar uma olhadela a este tópico; http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=157994 Já tinha visto o tópico, sim os vidros penso que possam ser um problema.... estão bem altos, que era para poder aproveitar espaço para maior quantidade de matérias filtrantes.... Alguns dados se ajudarem: Aquário: 45 © x 45 (l) x 30 (a) Vidros das divisórias da sump: 40 X 5 Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
minum Publicado: Junho 15, 2010 Publicado: Junho 15, 2010 (editado) Se quiseres também lhe podem chamar o apito - sou a favor da diversidade mas as coisas têm nomes já definidos. Uma sump é geralmente um reservatório colocado debaixo do aquário que possui também um filtro de decantação entre outras coisas que se poderão adicionar. Boas tardes É discútivel, então o que é que se chama áqueles filtros dos aquários de água salgada da sera (e julgo que os redsea também, os max130), afinal de contas colocas o que quiseres dentro daquilo, termostato, skimmer, por ex. Se calhar chama-se apito No entanto dou-te razão, os conceitos são esses e a tradução de sump vai desde esgoto a cartér e o normal é ser colocada por debaixo. O que acho é que os "filtros de decantação internos" são na realidade sumps que só têm espaço para a filtragem e respectiva bomba. Pela tua lógica ser sump ou não depende do que ele lá colocar, se ele lá puser um skimmer (em 5cm de largura só se fôr o nano da tunze e e) e termostato, continua a ser filtro de decantação? Acho que se ele tirar as divisórias retira o filtro de decantação mas no entanto continua a ser sump. Não quero de todo ser chato com o amigo Ricardo. E peço desculpa se o comentário inicial conotou algum sentido ofensivo, não foi intenção (é o senão dos posts às vezes dá par os dois lados). Não preciso explicar que sou Abraço Editado: Tinha um boneco no sitio errado Editado Junho 15, 2010 por minum Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 @ minum Sem stress, estamos a discutir ideias e é bom não queria fugir muito mais ao tópico como comecei por fazer mas fica uma última explicação. Se notares bem o q está a bold na minha explicação é o debaixo e esse é o factor mais importante (não interessa o que lhes ponhas dentro) e sim, as bioboxes e afins também são filtros de decantação internos dependendo muito da sua arquitectura. @ Hugo Aqui Hugo o teu problema principal é que a tua bomba envia mais água do que aquela que lhe é fornecida (que tem disponível) - tem que se arranjar solução para isto, ainda se queres uma c um maior caudal. O grande problema pode mesmo ser a disposição dos vidros mas podes fazer um teste rápido: Tiras as matérias filtrantes e tudo mais q possas ter dentro desse filtro e vês se a água corre sem ou com problemas. Depois diz-nos o q aconteceu. Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Hugo R. Silva Publicado: Junho 16, 2010 Autor Publicado: Junho 16, 2010 ok Ricardo é um teste a fazer possivelmente no FDS.... Mas já agora deixo aqui esta indicação que não sei se é importante e passou despercebida ou se passou despercebida por não ser importante.... Coloquei mais água e o nível no local onde está a bomba ficou normal ou seja cheio.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Ricardo.Fonseca Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 Mesmo nas sumps esse problema acontece devido à evaporação da água. É necessário a água encontrar-se entre um nível mínimo e máximo e andar dentro desses níveis sempre. Se tiver água a mais e faltar a electricidade, a sump transborda (q não é o teu caso porque não está por baixo do aqua) - se estiver com água a menos acontece o q t aconteceu a ti, falta água na zona da bomba. Espero ter-me explicado bem, qualquer coisa apita, Ricardo Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Hugo R. Silva Publicado: Junho 16, 2010 Autor Publicado: Junho 16, 2010 Sim explicaste sim senhor. Ou seja, desde que mantenha a água dentro de um certo nível não irei ter problemas e se aumentar a potência da bomba? Este pressuposto mantêm-se? E já agora, como se pode aferir esse nível mínimo (neste caso será só mínimo)? Eu sei que se for retirando água eu vejo qual o nível, mas a pergunta é feita no sentido se ao montar eu a sump interna, 6 vidro ou como queiram chamar.... se existe algo que provoque esse nível mínimo, como por exemplo altura dos vidros, altura dos furos.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Luisa Fonseca Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 Se a entrada de água na Sump é insuficiente, ao aumentares a potência da bomba vais sentir que a água "demora" mais tempo a chegar ao compartimento da bomba podendo mesmo secá-lo, no entanto se a entrada de água for eficiente nem notas, porque à medida que a bomba debita água no aquário também a força de sucção do lado oposto aumenta. O problema pode estar na altura dos vidros, repara que eu trabalho com os vidros a metade da altura e quando as matérias filtrantes estão sujas o primeiro sinal que noto é precisamente o compartimento da bomba ficar com menos água. Não sei a pressa que tens, se fosse eu fazia a experiência primeiro com a Sump sem matérias filtrantes e depois com elas ainda limpas, marcava com uma caneta de acetato no vidro a altura da água em cada compartimento e depois tirava um pouco da litragem ao aquário, via a diferença, aumenta e anotava, acho que ficavas com uma ideia de onde estaria o problema e ficavas a saber os níveis máximo de eficiência (com tudo limpo) e os mínimos (antes de a bomba começar a trabalhar a seco) com algum tempo de funcionamento para as esponjas e afins já estarem um pouco sujas, digamos que cada Sump é uma Sump e assim ficavas a conhecer melhor a tua. Luisa Fonseca Citar
Hugo R. Silva Publicado: Junho 16, 2010 Autor Publicado: Junho 16, 2010 Luísa agradeço a ajuda, vou tentar verificar tudo o que me disseram.... Não consigo entender isto... Se a entrada de água na Sump é insuficiente, (...) Se está ao mesmo nível se tem dois buracos de 50mm como é que a entrada pode ser insuficiente? O problema pode estar na altura dos vidros, repara que eu trabalho com os vidros a metade da altura Sim mas para mim uma sump com metade da altura dos vidros não faz sentido, pois pretendo algo que aloje a máxima carga de material filtrante, reduzir esse tamanho todo corta logo essa ideia. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
maxxedison Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 Boas Hugo, Quando testei a minha sump (que não é interna), aconteceu-me precisamente o mesmo e não continha quaisquer materias filtrantes, o facto era que quando nivelava a agua, meti-a a agua no aquario até ao nivel, e a da sump até ao nivel também, o que acontecia era quando metia a bomba a trabalhar a agua que ela tinha no compartimento era insuficiente para meter todo o circuito a trabalhar, explicando melhor, até o nivel no aquario chegar ao ponto de voltar a transbordar e voltar a correr para o compartimento da bomba, o espaçamento de tempo era tal que a bomba vazava o compartimento antes de o sistema voltar a conseguir repor para o mesmo. Tive de meter a sump cheia quase até ao limite, para ter agua suficiente para fazer o circuito. só uma observação que tenho ideia de já te terem dito, com a evaporação de água é precisamente nesse compartimento que vais notar a descida do nivel de agua, eu fiz algo basico, marquei o sitio ideal onde o nivel da agua fica quando a bomba esta a trabalhar normalmente e reponho água ate esse nivel sempre que necessário (geralmente varia entre 2 a 3 dias no meu caso). Na minha opinião, o teu problema é igual ao meu, o compartimento da bomba é pequeno e não tem litros suficientes para que não esvazie antes de fazer o "circuito"! No meu caso adoptei por meter agua até ao nivel maximo da minha sump, mas mesmo assim, se não fizer reposição de agua, a minha bomba fica a trabalhar a seco passados 5 a 6 dias. (dependendo das condições de evaporação). Cumprimentos, Ricardo Citar
Luisa Fonseca Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 Com esse diâmetro de facto não é insuficiente, logo o problema não vem daí. Quanto ao espaço para matérias filtrantes eu considero que a água faz o circuito à mesma, sem ter de, necessariamente, estar tudo encarrilado, a água cumpre o circuito e passa à mesma por onde tem de passar, até onde conseguires ter altura de água na Sump colocas os materiais à mesma, a água passa por eles, as bactérias alojam-se e alimentam-se, eu podia encher a minha Sump até onde a água chega, mas no último compartimento a água continuaria a ter um nível mais baixo. Talvez eu não tenha percebido bem o teu desenho, desenhas muito mal , pelo que vejo se diminuíres o tamanho dos primeiro e terceiro vidros não perdes nada, mas se tirasses uma foto lateral da Sump era muito mais fácil! Luisa Fonseca Citar
Hugo R. Silva Publicado: Junho 16, 2010 Autor Publicado: Junho 16, 2010 @ Ricardo (maxx...) Pois penso que seja realmente por aí. Vou esperar e ver quanto tempo demora a evaporar.... nas ausências é tramado.... :S @Luisa Diminuir o tamanho dos vidros agora só se for à martelada Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
minum Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 Sem stress, estamos a discutir ideias e é bom não queria fugir muito mais ao tópico como comecei por fazer mas fica uma última explicação.Se notares bem o q está a bold na minha explicação é o debaixo e esse é o factor mais importante (não interessa o que lhes ponhas dentro) e sim, as bioboxes e afins também são filtros de decantação internos dependendo muito da sua arquitectura. Ricardo na tua explicação também colocaste antes de debaixo o "geralmente". Significa que consideras-te outras opções, como a de estar ao mesmo nível. Também acho que se removeres as divisórias que caracterizam o filtro de decantação deixa de ter lógica possuir esse nome. O que acho que falta realmente é um outro nome que preencha esta lacuna, podemos inventá-lo? Acho que já preenchemos aqui este fórum com a discução, peço desculpa ao Hugo que está mais que encaminhado. Fico-me por aqui. Abraço Citar
minum Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 Realmente Hugo, concordo com a Luísa o melhor é mesmo tirar foto. Para se conseguir perceber melhor, a menos que o teu desenho esteja à escala. Estive a olhar bem para o esquema, e na parte da filtragem (onde vais colocar as matérias filtrantes que presumo que seja no meio), a água vem de debaixo e acaba por escoar por cima. Ora a água mais depressa desce do que sobe, se as matérias filtrantes estiverem sujas terás com certeza mais depressa problemas com o sistema assim, do que se a entrada de água no compartimento filtrante fosse por cima e a saída por baixo. Isto porque para além da resistencia que as esponjas oferecem, tens somado a gravidade. Se fôr ao contrário, tens a ajuda da Sra. Gravidade para obrigar a água a passar pelas esponjas. Não sei se me fiz entender. Vou ver se faço um esquema no paint. (Eu não estou completamente seguro disto que eu estou a dizer, digo isto pelo que tenho em casa e sistemas que conheço.) Citar
minum Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 (editado) Pronto, também está visto que não fui para artes. O desenho de cima é o teu sistema, onde poderão surgir 2 principais problemas (pondo de parte a bomba ser potente demais e o bocal de admissão da sump/filtro de decantação ser apertado demais, e também supondo que os corredores estreitos tenham espaço suficiente para que a água flua sem problemas.) 1º A saída do primeiro canal (ou aperto) ser demasiado estreita em baixo, o que se colocares as matérias filtrantes em baixo elas ao sujarem logo naquela zona vão impedir a fuidez da corrente. 2º Este era o que falava no post anterior, a água quando passa pelas matérias filtrantes vai demorar mais tempo a subir e chegar à saída do outro lado. Pelo princípio dos vazos comunicantes quanto mais alto fôr o nível de água no teu aquário, mais "força" terá a água para subir. Daí que quando tu subiste o nível de água a coisa tenha melhorado. Mas só mesmo com foto tiramos a teima. E resolvemos o problema. O desenho debaixo é o sistema que tenho em casa, não haja dúvida que é mais simples, no entanto para as bactérias torna-se menos eficaz visto que a água percorre um espaço menor. Abraço Editado: Calinada no Português Editado Junho 16, 2010 por minum Citar
maxxedison Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 Boas, Hugo, como bem disseste, o problema das ausencias é que é tramado, mas já estou a projectar um sistema de reposição de agua automatico vindo de por exemplo de um "jurrican" (é assim que se escreve?), vou tentar fazer um sistema mais barato e simples possivel, com umas electrovalvulas uma bomba de agua das mais simples e um pressostato (e talvez mais alguma coisa que me escape), vamos ver o que vai sair daqui. Minum, a minha sump tambem esta "inversa", neste caso a agua vai de baixo para cima na parte filtrante, mas tive exactamente o mesmo problema que o Hugo sem materias filtrantes e com materias filtrantes! É verdade que se as materias filtrantes estiverem muito compactadas (especialmente a lâ) a água custa mais a passar, mas nunca tive grandes problemas nesse caso (aliás ainda não tive problema nenhum referente a isso) e estou a trabalhar com uma bomba de 4000L/h numa sump que mal leva 70L brutos. Apesar de concordar que o ideal seria o inverso a agua cair sobre a materia filtrante, como disseste a gravidade poderá ajudar, mas se a agua encontrar muita barreira nas materias filtrantes terá os mesmos problemas e começa a encher. Mas nem vamos por ai! Cumprimentos, Ricardo Citar
minum Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 Eu creio que no caso do Hugo o problema não seja igual ao que tiveste. Até porque as sump por debaixo do aquario não devem trabalhar cheias, simplesmente porque quando falta a luz há sempre água que ainda desce do aquário se a tens cheia ela transborda, se não transborda então o outlet no aquário está muito alto, podendo ser essa a razão de a sump não repôr a água com rapidez. Mas para esses lados não ateimo nada, concerteza percebes disso melhor que eu. Podias era indicar também algumas fotos da tua sump maxxedinson. Acho que se chama jerrican, esse sistema é boa ideia, para grande aquários, um dos meus perde quase 1L de água por dia. Venham as fotos! Abraço Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Junho 16, 2010 Publicado: Junho 16, 2010 @maxxedison Também já tive esse sistema ou parecido em certos aquas. Uma bomba elevava a água até ao recipiente em questão e depois caía por acção da gravidade - ficava bastante em conta mas não muito estético(no meu caso é claro). Se quiseres inspiração p um sistema de reposição automático procura um tópico do David Cabete q se chama "gingarelho" - tenho um e é com isso q faço a reposição automática no meu aqua de 950lts. Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Hugo R. Silva Publicado: Junho 16, 2010 Autor Publicado: Junho 16, 2010 Então se tirar dois vidros a coisa resolve? Tenho que ir buscar o martelo LOL Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts